PD-27-78
Boas.
Todos nós temos os nossos momentos de glória e eu já tive alguns, bastantes até.
Um dia o Metello disse-me Parola, que tal irmos ao Portugal 1000#8243;, a resposta estava logo lá, Embora, estás a espera de quê?.
O nosso carro era um UMM Turbo dos 1.ºs a sair e estava todo de origem.
Falamos com o Tuxa, o Pedro Bastos na altura dos UMMs e levamos o carro a Lisboa para ser afinado.
Metemos 2 amortecedores por roda, mudamos a pressão do turbo e fomos a sucata comprar uns cintos de segurança para em casa fazermos uns cintos de 4 apoios ou pontas.
Capacetes tipo penico e lá vamos para o Parque Fechado defronte dos Jerónimos e depois para as verificações técnicas num quartel que havia ou há a subir para a Ajuda.
Passamos no teste com alguma benevolência do comissário que se ria a brava dos nossos cintos de segurança, mas estavamos admitidos e era isso que interessava, entar no Parque Fechado dos Jerónimos ao pé das grandes máquinas.
Aquele Parque fechado era medonho de grande, uma organização a Megre, metia pilotos de marca e até Touaregues do Niger, ya um tipo porreiro que tinha uma agência de 4×4 no Niger, cujo nome agora não me recordo. Basta ver a lista de inscritos para andarmos todos inchados.
Bem de manhã cedo, com road book na mão fomos para o Prólogo, na zona de Pegões para uma Herdade dos Pedro Queirós Pereira.
O João Bandeira que andava nas motas e tinha vencido um Transportugal, um bocado por culpa minha compra um UMM Troféu e alinha com o filho do Balsemão do Expresso, o Henrique Balsemão, a pendura, que apanhou a Borra tal o andamento do João Bandeira. O Bandeira uma semana antes foi treinar para o Aeródromo com a mulher e pareceu-me em casa a dizer capotei o UMM. Fomos pôr o UMM na horinzontal e o carro e foi para a prova.
Bem, estamos na zona do Prólogo a espera da nossa vez, e eu começo a ver o pessoal com os carros todos kitados, capacetes com intercomunicador, fatos de competição e nós nada. Metello de sapatos de pala,camisinha branca, a sua inconfundível calça de tirylene cinza escuro e óculos bués de escuro, eu de calça de ganga e sapatilhas, um estilo mais cool.
Quando faltavam os 3 carros para chegar a nossa vez, Filipe Botton o homem forte da Logoplaste, chega ao pé de nós e dispara, como sou mais rápido que voçês, quando ouvirem a buzina de ultrapassagem, aquela tipo emergência, encostem. Metelllo sempre sisudo diz concerteza.
Botton, afasta-se e Metello desabafa, vou encostar é no ca
.o.
Chega a nossa vez e Megre ri-te dos capacetes e dos cintos, e começa 5,4,3,2,1 e partida.
Começo a dar as notas a Metello, mas o brulho dentro do UMM era tanto que nem a berrar se ouvia.
Os cintos não seguravam um tipo no banco, que eram normais, nem sequer tinham encostos laterais o que obrigava a ter as mãos no tablier e notas nada. Decidimos seguir o rasto na pista sempre prego a fundo, aquelas mudanças entravam no limite e arranhavam sempre, mas Botton é que não podia passar, palavra de Metello.
Ao fim de uns 4 ou 5 kms dos 14 que tinha o prólogo, já não tinhamos amortecedores, o UMM voa descontrolado e batia por todo o lado, mas Botton não podia passar e eu picava o Metello para acelerar ainda mais. Depois naquela curva onde havia bués de pessoas e a areia era mais que muita, o pessoal puxava pelos pilotos era a loucura total, Metello ainda dá mais gaz e a curvar para a direita na areia numa curva a quase 90.º o UMM enterra a frente e enrola-se capotando, dando umas 4 ou 5 voltas.
Os cintos funcionaram, ficamos dentro do UMM um bom bocado a tentar libertar dos cintos, depois lá saímos com o nosso momento de glória.
A televisão estava a transmitir o prólogo através do Eurosport para todo o mundo e o nosso patrocinador a EFAPEL que estava numa reunião em Paris, foi chamado a uma sala ao lado para ver o seu carro de pernas para o ar. Ele disse que o retorno tinha sido bom.
Com a ajuda do público metemos o carro direito e fomos fazer o resto do prólogo a deitar fumo por todo o lado.
PS: Os carros saíam de minuto a minuto e o Botton passou no sítio do capotanço 130 depois. Pelo menos Metello ganhou a Botton, cerca de 30.
Levamos o carro para o Parque Fechado nos Jerónimos e por aí acabou a eventura.
Mas ficamos felizes.
E faziamos poeira
.. em grande estilo
.eheheheh
ahhhhpoiéeééééééé´
nada de tretas.
Um thanks ainda hoje a EFAPEL, a COPINAQUE e a FAMACOPE, patrocinadores de sempre.
Fiquem bem.
Estas memórias fazem bem.
Inté.
Mungo ué.
PS: Este UMM, ficou algures na terra de ninguém em pleno deserto doTenerée, no Mali, em Tin Zouaten.
Segundo dizem alguns expedicionários já foi visto em Nouakchott na Mauritânia.
**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**