• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

PD-27-79 (Off Road - fevereiro)

UMMvee

UMMzito
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
134
Localização
-
Este tópico pretende fazer justiça a mais uma viatura que deu o seu contributo para o bom nome dos UMM o PD-27-79



A informação divulgada por mim poderá estar incompleta ou mesmo errada, mas seguramente existem pessoas neste ForUMM que me permitirão rectificar tudo o que escrever.

Pertenceu à equipa ERT (Equipa Raids e Triais) e faz parte de um lote, salvo erro de 10 viaturas de matrículas consecutivas que saíram de fábrica prontas para correr, os "famosos" PD. Julgo que apenas 5 pertenciam à ERT (PD-27-78,79,80,81 e 82).

Não é um Troféu (na altura não existiam) mas tinha muitas características que viriam depois a ser implementadas nos Troféu por isso pode-se dizer que estão na base da sua criação.

Não sei se já mudaram de dono mas tanto quanto é do meu conhecimento:

UMM actual dono condutores conhecidos Provas
PD-27-79 UMMvee Rui Lages
PD-27-80 João Laio ?????
PD-27-81 Petertumble Tucha
PD-27-82 Superpilot Diogo Amado Raid Portugal






O meu UMM é como os cães; marca todo o terreno por onde passa ...
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
PD-27-78





Boas.

Todos nós temos os nossos momentos de glória e eu já tive alguns, bastantes até.

Um dia o Metello disse-me “Parola, que tal irmos ao Portugal 1000#8243;, a resposta estava logo lá, “Embora, estás a espera de quê?”.

O nosso carro era um UMM Turbo dos 1.ºs a sair e estava todo de origem.

Falamos com o “Tuxa”, o Pedro Bastos na altura dos UMMs e levamos o carro a Lisboa para ser afinado.

Metemos 2 amortecedores por roda, mudamos a pressão do turbo e fomos a sucata comprar uns cintos de segurança para em casa fazermos uns cintos de 4 apoios ou pontas.

Capacetes tipo “penico” e lá vamos para o Parque Fechado defronte dos Jerónimos e depois para as verificações técnicas num quartel que havia ou há a subir para a Ajuda.

Passamos no teste com alguma benevolência do comissário que se ria a brava dos nossos cintos de segurança, mas estavamos admitidos e era isso que interessava, entar no Parque Fechado dos Jerónimos ao pé das grandes máquinas.

Aquele Parque fechado era “medonho” de grande, uma organização a Megre, metia pilotos de marca e até Touaregues do Niger, ya um tipo porreiro que tinha uma agência de 4×4 no Niger, cujo nome agora não me recordo. Basta ver a lista de inscritos para andarmos todos “inchados”.

Bem de manhã cedo, com road book na mão fomos para o Prólogo, na zona de Pegões para uma Herdade dos Pedro Queirós Pereira.

O João Bandeira que andava nas motas e tinha vencido um Transportugal, um bocado por culpa minha compra um UMM Troféu e alinha com o filho do Balsemão do Expresso, o Henrique Balsemão, a pendura, que apanhou a “Borra” tal o andamento do João Bandeira. O Bandeira uma semana antes foi treinar para o Aeródromo com a mulher e pareceu-me em casa a dizer “capotei o UMM”. Fomos pôr o UMM na horinzontal e o carro e foi para a prova.

Bem, estamos na zona do Prólogo a espera da nossa vez, e eu começo a ver o pessoal com os carros todos “kitados”, capacetes com intercomunicador, fatos de competição e nós nada. Metello de sapatos de pala,camisinha branca, a sua inconfundível calça de tirylene cinza escuro e óculos bués de escuro, eu de calça de ganga e sapatilhas, um estilo mais cool.

Quando faltavam os 3 carros para chegar a nossa vez, Filipe Botton o homem forte da Logoplaste, chega ao pé de nós e dispara, ” como sou mais rápido que voçês, quando ouvirem a buzina de ultrapassagem, aquela tipo emergência, encostem”. Metelllo sempre sisudo diz “concerteza”.

Botton, afasta-se e Metello desabafa, ” vou encostar é no ca….o”.

Chega a nossa vez e Megre ri-te dos capacetes e dos cintos, e começa 5,4,3,2,1 e partida.

Começo a dar as notas a Metello, mas o brulho dentro do UMM era tanto que nem a berrar se ouvia.

Os cintos não seguravam um tipo no banco, que eram normais, nem sequer tinham encostos laterais o que obrigava a ter as mãos no tablier e notas nada. Decidimos seguir o rasto na pista sempre prego a fundo, aquelas mudanças entravam no limite e arranhavam sempre, mas Botton é que não podia passar, palavra de Metello.

Ao fim de uns 4 ou 5 kms dos 14 que tinha o prólogo, já não tinhamos amortecedores, o UMM voa descontrolado e batia por todo o lado, mas Botton não podia passar e eu picava o Metello para acelerar ainda mais. Depois naquela curva onde havia bués de pessoas e a areia era mais que muita, o pessoal puxava pelos pilotos era a loucura total, Metello ainda dá mais gaz e a curvar para a direita na areia numa curva a quase 90.º o UMM enterra a frente e enrola-se capotando, dando umas 4 ou 5 voltas.

Os cintos funcionaram, ficamos dentro do UMM um bom bocado a tentar libertar dos cintos, depois lá saímos com o nosso “momento de glória”.

A televisão estava a transmitir o prólogo através do Eurosport para todo o mundo e o nosso patrocinador a EFAPEL que estava numa reunião em Paris, foi chamado a uma sala ao lado para ver o seu “carro” de pernas para o ar. Ele disse que o retorno tinha sido bom.

Com a ajuda do público metemos o carro direito e fomos fazer o resto do prólogo a deitar fumo por todo o lado.

PS: Os carros saíam de minuto a minuto e o Botton passou no sítio do capotanço 1’30” depois. Pelo menos Metello ganhou a Botton, cerca de 30”.

Levamos o carro para o Parque Fechado nos Jerónimos e por aí acabou a eventura.

Mas ficamos felizes.

E faziamos poeira….. em grande estilo…….eheheheh…ahhhhpoiéeéééééé鴅nada de tretas.

Um thanks ainda hoje a EFAPEL, a COPINAQUE e a FAMACOPE, patrocinadores de sempre.

Fiquem bem.

Estas memórias fazem bem.

Inté.

Mungo ué.

PS: Este UMM, ficou algures na terra de ninguém em pleno deserto doTenerée, no Mali, em Tin Zouaten.

Segundo dizem alguns expedicionários já foi visto em Nouakchott na Mauritânia.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**
 

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Mensagens
1.138
Localização
Portugal
Um que pertencia a ERT mas a matricula não começa por PD.



cUMMprimenTTos


Sérgio Silva-AlterII 90

 

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
Mensagens
747
Localização
-
Os UI também foram da ERT, neste caso o meu UI-23-88 tinha a designação do TEAM como nos PD!!??!!??

 

UMMvee

UMMzito
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
134
Localização
-
Então e sobre o PD-27-79 ninguém tem nada? Não me levem a mal, tenho gosto em rever tudo sobre o Team ERT mas o objectivo era mesmo prestar homenagem a um membro da equipa em particular.

Vá lá, não sejam mausinhos, vão procurar no baú que vão vêr que encontram. Ele participou no mínimo em 3 provas distintas por isso deve constar nem que seja na lista de carros à partida!!!:D:D

Um abraço,
CV




O meu UMM é como os cães; marca todo o terreno por onde passa ...
 

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Mensagens
724
Localização
Portugal
Boas
Devido ao palmares da maquina não ser de grande interesse vai ser dificil encontrar muitas fotos dessa maquina...mas não desanimem é capaz de aparecer por ai qualquer coisa!!
Abraços fortes
RaminiUMM
 

UMMvee

UMMzito
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
134
Localização
-
Não é difícil quando existe vontade!!!

Vejam o caso do Eunema que teve a amabilidade para me alertar para a Pág 19 da revista Off Road deste mês.

Adivinhem quem lá vem no canto superior esquerdo.



Vejam lá, fotogénico como ele é de certeza que apareceu noutras revistas nem que seja tipo emplastro...:D:D:D




O meu UMM é como os cães; marca todo o terreno por onde passa ...
 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.874
Localização
Portugal
vejam entao este filme no fim...

UMM Cournil 80
UMM Alter 1 87
UMM PornStar 80

vitoria nao e chegar em primeiro mas sim concretizar os sonhos e objectivos
 

UMMvee

UMMzito
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
134
Localização
-
Eu não disse oh para ele ali tão limpinho :D

Obrigado markilhas, bom golpe de vista,

Cumps,
CV




O meu UMM é como os cães; marca todo o terreno por onde passa ...
 
Top Inferior