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O turbo não faz pressão !

Duarte Pinto

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3 Dez 2019
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Boa noite,estou com um problema num alter turbo de 1991 ,que é o turbo não está a fazer pressão, alguém sabe qual poderá ser a causa? obrigado
 

MarioMachado

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31 Out 2008
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Pode haver algum tubo de admição que se tenha soltado!
Verifica os tubos que saiem do turbo, passam pelo intercooler e vão ligar no coletor de admição, poderá ser num desses tubos!
Caso esses tubos e bracadeiras estejam todos bem apertados e 100% funcionais pode ser que o turbo esteja estragado!
 

Duarte Pinto

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3 Dez 2019
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Já desmontei esses tubos todos e parecem estar bons,a turbina do turbo está a funcionar, será que seja a wastegate presa
 
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29 Abr 2014
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Vamos la por partes a ver se descobrimos o mistério hehe.

Como sabes que o turbo nao faz pressão?

Se tiveres sem o tubo que vai à LDA da bomba injetora tambem não tens "pulmão" no motor.
Como já viste as tubagens...vê tambem se o atuador da wastegate está lá... e se estiver podes desmontar e movimentar a mesma à mão e perceber se está inteira.
 

Duarte Pinto

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3 Dez 2019
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@LuisPSilva

Sei que não faz pressão porque em andamento não sinto o turbo e os tubos do intercooler não ficam rijos.

o tubo que vai do coletor ao LDA da bomba é este assinalado a vermelho certo?
 

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29 Abr 2014
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@Duarte Pinto é esse tubo sim.

O turbo nao faz pressão só com rotação do motor, logo com o umm parado nunca vais ter pressão. Tens sempre de ter o motor em carga.

Tens a certeza que os tubos estão bem montados?

Não sentes o turbo, ok... e que fumo vês no escape? branco?

Se branco é mistura pobre:
- Filtro de ar entupido
- Lda não está a funcionar
- no limite filtro de gasoleo entupido
 

MarioMachado

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Se os tubos de admição estão todos apertados, a turbina do turbo está solta e a rodar sem folgas só pode ser problema na LDA da BI ou a astgate partida ou presa na posição em aberto, no limite o coletor na zona do caracol de ferro partido o que origina a perda de pressão na passagem dos gases pela turbina de escape!
Tens BI Lucas certo?
 

MarioMachado

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@MarioMachado certo é bomba Lucas,para tirar a wastegate só tirando o turbo para fora não?
Com BI Lucas é quase certo que o problema está na LDA!
A wastegate para se ter acesso só mesmo com o turbo fora do jipe e desmontado!
Tira o tubo que liga a LDA ao coletor de admição, se começar a sair gasóleo na zona da BI onde o tubo entra significa que os diafragmas da LDA estão rasgados!
Se isso acontecer convém resolver o problema com a maior brevidade possível porque pode haver retorno de gasóleo pela LDA para o coletor de admição e partir a culaça, empenar alguma biela ou provocar outros danos igualmente graves no motor!
 

MarioMachado

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@MarioMachado

járetirei esse tubo do LDA e não saiu gasóleo,mas fiz com o jipe parado,tenho de fazer com ele a trabalhar?
Não é preciso, porque havendo rotura dos diafragmas terias gasóleo a sair mesmo com o motor desligado!
A LDA tem um piston que faz acionar o débito de combustível de acordo com as necessidades exigidas pelo turbo, esse piston também pode estar preso daí não haver resposta do turbo!
 

Duarte Pinto

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3 Dez 2019
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@MarioMachado

ok, e dá para desmontar o LDA ou é melhor ser alguém que entende do assunto, outra questão é que precisava de ir fazer ainspeção, á problema de andar assim com o jipe?
 

MarioMachado

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@MarioMachado

ok, e dá para desmontar o LDA ou é melhor ser alguém que entende do assunto, outra questão é que precisava de ir fazer ainspeção, á problema de andar assim com o jipe?
O melhor a fazer é ir com o jipe a alguém que esteja habituado e saiba mexer nos nossos UMMs...
Para inspeccionar o jipe não há problema desde que o jipe não largue muito fumo preto quando se acelera...
 

Duarte Pinto

Iniciado
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3 Dez 2019
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@MarioMachado

Desculpe estar a chatear, liguei um manómetro de pressão ao tubo que vai do LDA para o coletor de admissão e a pressão só chegou a 0,4 bar, pelo que estive a ver deveria fazer perto de 0,8 certo?
 

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MarioMachado

Mestre
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Sem problema amigo....
O ideal seria 0,9 , mas com esse manómetro dificilmente terás uma leitura precisa!
De qualquer forma não havendo resposta da LDA dificilmente a pressão do turbo subirá para os valores ideais, se assim não fosse não te estavas a queixar da falta de pressão dele!
Se possivel leva o jipe a alguém com conhecimento e meios para pelo menos descobrir qual será o problema...
 
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