• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

normas para co-piloto

sharky boy

UMMzito
Registo
31 Ago 2009
viva povo.
decidi adaptar algo que tinha lido há tempos num site de tt brasileiro, à nossa realidade.
tou a pensar imprimir e por no porta-luvas.:D

Normas para jójós ( vulgo co-piloto, vulgo pendura).

1 - dar opinião apenas quando for questionado;
2 - abrir e fechar portões e tirar correntes de propriedades, caso seja apanhado, assumir na totalidade as culpas ou os chumbos da caçadeira.
3 - não tocar em nenhuma tecla/botão do painel, e muito menos no ar-condicionado,excepto com autorização do condutor.
4 - trocar pneus, mesmo com água até ao tecto;
5 - achar as ferramentas dentro do UMM, guardar as ferramentas depois de usadas;
6 - não reclamar de nada;
7- acionar os cubos, rápido e com bons modos;
8 - em caso de pausa, procurar água ou gelo para refrescar as cervejas do condutor, na geladeira( que é obrigatório ser o jójó a trazer);
9 - orientar o condutor em todas as manobras de risco necessárias. Neste ponto o jójó leva vantagem porque se ele der uma instrução errada ou se o condutor perceber mal, quem se lixa é o condutor, já que o jójó esta fora do carro;
10 - montar pontos de ancoragem, esticar o cabo do guincho. Guardar toda a tralha depois do resgate;
11 - não reclamar de nada;
12- quando estiver entre os condutores ou outros jójós, elogiar a perícia e ousadia do seu condutor;
13 - manter contato pelo rádio com outros veículos;
14 - preparar o mata-bicho e depois limpar tudo;
15 - É sempre voluntário para abrir caminhos com picaretas, pás e facões ou mesmo à mão:
16- se houver travessia de rios, entrar e verificar a profundidade;
17 - tirar fotos e filmar, de preferência simultaneamente;
18 - ceder sua muda de roupa, capa de chuva ou traje de banho ao condutor se preciso for;
19 - nas bombas, lubrificar o UMM, encher o depósito, verificar o radiador, ver o óleo e pagar;
20 - continuar a não reclamar de coisa alguma.

:D:D:D
------------------------------------------------
em caso de imprimirem cortar por aqui

todos sabemos da importância de mais uma mão, de um par de olhos a mais...e de um amigo para partilhar uma mini.
e levar um simples passeio a bom porto
já todos fomos (ou somos) jójós.
por isso...;)

abraços

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Boas SharKy boy,
Excelente post, com muita graça mas tambem com um bocadinho de verdade, hheheheh, quantas vezes certas situações que escreves isso não acontece mesmo, hehehehe.

Só uma coisa, "jójós" (?????) Não conhecia o termo.,tambem eu já o fui não só em brincadeiras TT mas noutros tempos em Ralis (piratas)e te digo que esse termos não fas jus a duas coisas:

1º Um grande par de "tomates" que por vezes é preciso ter e confiar no piloto.
2º En certos desportos que tenham mais velocidade (do tipo rali, etc) o trabalho do nacegador e essencial, quase que diria tão importante como o de condutor pois este ultimo "limita-se" a seguir a risca tudo o que o navegador diz.... mas mesmo tudo.
(é claro que estou a falar numa cumplicidade mutua, adquirida ao longo de varios tempos e por vezes muitas "discuções" heheh)

Abraço e post mais coisas destas pois são muito giras, hehehhehe

Azimutte

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Já não me ria assim há algum tempo,contudo acho que o papel de quem nos acompanha em passeios, ou mesmo aqueles que os têm no sitio para confiar no tipo que conduz o carro onde vão como se o mundo acabasse no dia seguinte, é de uma extrema importância pois muitas vezes reparam em pormenores que, na sua ausência, nos passariam de todo despercebido. Quanto aos navegadores, falo algumas vezes com um conterrâneo que já foi navegador do Carlos Sousa no Dakar e de vários pilotos no nacional de TT que é o Victor Jesus e ele conta ás vezes coisas que comigo nem que me pagassem!!! Uma dessas recentes foi quando fez equipe com o Granja no RAV4 na Baja Vodafone sendo a melhor Portuguesa ficando no podium desse ano, onde ele conta que nas últimas classificativas, para acompanhar as oficiais, deram mais "chouriços" e tangentes (algumas secantes) que no resto do campeonato, deixando o Toyota com menos uns plásticos e fibras que,generosamente, foram oferecendo aos sobreiros ("chaparros") locais!!!

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Boas SharKy boy, esta até a podias ter postado no tópico " humor para descontrair"...

Já me ri bastante com estas normas, apesar de muitas vezes ter cumprido à risca algumas das indicações descritas no referido "manual" para (jójós).:D

Este vai direitinho ao porta luvas do meu UMM,:D:D obrigado.

Top Inferior