• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motas na cidade

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Decidi partilhar aqui uma iniciativa do, até agora, único Motoclube de que sou membro e que se refere à circulação de motociclos na cidade de Lisboa. Como utilizador de motociclo e sabendo que mais há pelo ForUMM e por outros foruns, sugiro que apoiem a causa e que divulguem o mais que puderem.

"Este é um e-mail de 'MotoclubeVirtual'

Mensagem:

Boa tarde. Vimos por este meio trazer ao Vosso conhecimento o texto da mensagem que enviámos hoje para a CMLisboa ao Exmº Senhor Presidente da mesma. Por favor divulguem o texto da mesma pelos vossos companheiros, outras listas de distribuição e foruns em que estejam inscritos. Se alguém quiser modificar o texto e reforçar o pedido enviando-o em nome individual por favor sinta-se á vontade para o fazer.

Aqui vai o texto da carta:

"Dr. António Costa
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Paços do Concelho - Praça do Município
1149-014 Lisboa

Assunto: Mobilidade e Segurança para veículos motorizados de duas rodas.

Ao longo dos últimos anos, várias foram as vezes em que nos dirigimos directamente à Câmara de Lisboa, buscando um diálogo com quem à frente da CML, dirige os destinos da cidade. Aos diferentes presidentes da CML entregámos as nossas contribuições e pontos de vista, que pensávamos e pensamos de utilidade, por serem baseados em experiências recolhidas pelos principais interessados.

Mantêm-se sem solução em Lisboa variadíssimas questões importantes para a segurança rodoviária, como sejam os 11 kms de carris desactivados que se mantêm colocados, a sinalização horizontal onde é absolutamente importante a aplicação de tinta com propriedades anti-deslizantes, ou com outra configuração de pintura, à semelhança de muitas capitais europeias. Também os separadores físicos na Rua da Junqueira, e a possibilidade de motociclos e ciclomotores poderem ser autorizados a circular nas faixas BUS, são assuntos sensíveis para quem escolheu um motociclo como veículo de transporte.

Por esta razão, não podemos deixar de solicitar a Vª Exª que apoie a proposta da vereação do PCP nº 312/2010, «Abertura das vias de trânsito de transportes públicos a ciclomotores e motociclos e eliminação de linhas carris de eléctricos desactivados» a ser discutida na reunião de Câmara de 07/07/2010.

Iremos apelar aos nossos associados, simpatizantes e Motociclistas em geral, para que na próxima quarta feira, dia 7 de Julho de 2010, se concentrem ou passem pela Praça do Município entre as 15h00 e as 18h30.

Com os nossos cumprimentos e estima

A Direcção do MCV- Motoclube Virtual

Lisboa, 5 de Julho de 2010"

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter,
ter deve ser a pior maneira de gostar."

Até sempre...

jbraganca

UMM
Registo
1 Mai 2006
Caro Pedro:

Ora Viva!

Assino por baixo, mas tenho a dizer que não concordo com a parte da "eliminação de linhas carris de eléctricos desactivados"...

Se não são usadas, que se faça alguma coisa, mas que não passe pela sua eliminação.
Não sei qual a solução, mas estou certo de que 2 ou 3 engenheiros resolvem o assunto de modo a que não se inviabilize a utilização futura das linhas em questão.
Os eléctricos para além de serem um meio de transporte caracteristico de Lisboa, são um meio de transporte colectivo. Podia apresentar mais 2 ou 3 vantagens que justifiquem a conservação das linhas, mas penso que não tenho de o fazer.

Acho muito bem que se defenda os direitos de quem anda de moto, mas também temos de pensar nos outros. E não estou a referir-me a sucateiros e respectivos Varas e companhia limitada... Que sempre "a bem da nação" (e aproveitando iniciativas como a que aqui foi apresentada) vão enchendo os bolsos e tomando decisoes que comprometem o futuro e descaracterizam o nosso Portugal.

Pelo exposto, penso que seria bom que o Moto Clube Virtual mudasse a frase em questão, de modo a que os interesses de todos fiquem salvaguardados.

Grato pela comprensão.

JB

www.rodasdeviriato.blogspot.com - O mundo sobre rodas em Portugal

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Concordo consigo JBragança, mas só há duas opções, ou se colocam as linhas em funcionamento ou se retiram as linhas... Existe uma outra opção que é a de reparar pavimentos, regularizando as ruas e homogenizando as linhas nas mesmas de forma a que se minimizem os riscos da passagem dos motociclistas por cima dos carris, mas isso custa dinheiro...:dizzy_face:

Desses 10 km desactivados existem uns quantos que não valerá a pena reactivar mas existem outros que são uma mais valia para a cidade, pena é que já não há Eléctricos suficientes para se usarem as linhas, refiro-me por exemplo aos troços do Bairro Alto.

Os "nossos" Eléctricos que para nós não prestam, estão a fazer furor na ligação Soler-Port de Soler-Soler na ilha de Maiorca. É assim, para nós é lixo mas para os espanhois é oportunidade de negócio.;)

Até sempre...

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Off topic

Aqui está um dos ex-Eléctricos da Carris depois de restaurado e em pleno funcionamento na baía de Port de Soler.

Até sempre...

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Boas. Como motociclista utilitário das vias lisboetas. Concordo e louvo a iniciativa. Assim como outros perigos que todos os dias enfrentamos em lisboa (a 1a que desci a calçada da estrela em preno inverno, suei e muito he he he) o carril é dos mais perigosos, é certo que se deveria eliminar poupava-nos muitos sustos e despesas. Mas estamos a pensar no momento. Temos também de pensar no futuro, cada vez mais as energias sustentáveis são a prioridade. E quem sabe se daqui a uns anos muitos dos autocarros serão eliminamos por eléctricos. Ou seja iria ser uma despesa para os retirar o outra para os colocar. Uma solução? Alcatroar por cima. Temos um exemplo disso. Quem passa na rua da alfândega já perto do campo das cebolas. Encontra um carril que já foi alcatroado e nas partes que já saltou a cobertura, pode ver-se que está intacto.
De qualquer das formas há muita maneira eficiente de contornar um problema já muito falado na nossa gíria de 2 rodas. De resto bem em lisboa para um motociclista o que é que não é perigoso? Passadeiras, lençóis de água que parecem piscinas, milhas de crateras de meteoritos, alcatrao polído, más sinalizações, calçadas Etc, etc, etc... Mas já dá gosto ver parques próprios só para nós. É sempre um incentivo à redução de automóveis dentro da cidade.
Mais uma vez parabéns pela iniciativa vou já dar o meu contrabuto.

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Boas

Como alguns de vocês sabem, o meu Amarelinho tem uma mana mais nova de duas rodas com que ando todos os dias, faça sol ou chuva. Apesar de concordar com grande parte das cartas, abaixo assinados e manifestações que se fazem no que diz respeito a segurança em duas rodas, e apesar também de concordar com esta, tenho uma opinião muito pessoal que aproveito para partilhar.

Um ENORME sim a legalização da utilização da faixa do BUS. Mesmo com a policia a chatear pouco ou mesmo nada (pelo menos já me fartei de passar por policia na dita faixa e nunca nem um aviso levei...) não deixa de ser ilegal, coisa que noutros países não é e que faz todo o sentido em termos de segurança para toda a gente, motas e carros.

No que diz respeito aos carris já discordo um pouco mais. Se falarmos que algo deve ser feito uma vez que muitos estão desactivados e não se anda nem para trás nem para a frente quanto a isso, concordo perfeitamente. E se falarmos que carris, tampas de esgoto, sinalização da estrada e tantos mais perigos que estão por ai são verdadeiras armadilhas, também concordo. No entanto são coisas para as quais estamos de sobre aviso, e sobre as quais adaptamos a nossa condução, sendo esta mais ou menos cuidada perante estes "obstáculos" quanto a consciência de cada um o permite. Agora alcatrão que adere tanto quanto manteiga, crateras na estrada, reparações dessas ditas crateras que sejamos sinceros não sei o que é melhor, se o buraco ou o remendo.. quando chegamos ao ponto da A1 ter buracos ou a A12 (é essa a do Algarve não é?) ter o tipo de piso horrível que tem, pelo menos para motas, ai sim, vejo todo o sentido em reclamar. É que mal ou bem, desviar do alcatrão fica difícil lol

Mas como digo, é apenas a minha opinião e não faz com que ache que esta iniciativa seja mais ou menos válida, e como tal tem todo o meu apoio :)

Abraçummm

Registo
1 Out 2008
Olá pessoal.como motociclista, apoio completamente estas ideias, sugestoês e iniciativas.(João Silva) sócio do M.C. Ferreira do Zêzere.Cummprimentos.

jsilva

Top Inferior