• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Liquido refrigeração

Carlos Silva

Iniciado
Registo
8 Ago 2023
Saudações Ummistas

Qual será o liquido de refrigeração mais indicado para colocar nestas máquinas..ou qual o que costumam utilizar.

Cumprimentos a todos

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Já muito se debateu sobre este assunto por causa dos nossos carros terem um radiador de cobre.
Como é sabido os radiadores de cobre tem uma reação aos líquidos orgânicos que segundo dizem tem tendência a corruer os ninhos dos radiadores e respetivas soldas!
Sendo assim, e segundo dizem os entendidos o ideal para os radiadores de cobre seria usar os refrigerantes inorgânicos.
Mas vou dar a minha opinião com base na minha experiência.
Nos meus UMMs uso o mesmo anticongelante que uso nos carros atuais.
Salvo erro é líquido anticongelante orgânico G11.
Já usei G13 para ajudar a limpar os resíduos de ferrugem e limpar o interior do bloco e radiador.
Depois quando tive de substituir o refrigerante passei a usar G11 para não andar com misturas cá em casa.
Já os uso há muitos anos e coincidência ou não felizmente sem nenhum problema a acrescentar.
Fica o meu testemunho.

Top Inferior