• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

GX-44-26 - Restauro da 121" Cabine Dupla

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Pois é, finalmente chegou o momento de partilhar o restauro da minha menina. Já faz cerca de 2 anos que iniciei a desmontagem, por baixo de kgs de betume, acumulavam-se os podres. Chegou a um ponto que não havia um painel que não tivesse um buraco. Tive que ser racional e estancar aquilo que se poderia tornar num processo sem retorno. Desmontei-a toda e guardei-a na garagem. Onde a chapa estiver podre levará nova chapa Zincor. Depois de arranjada e enxertada a nova chapa o chassis será todo decapado e metalizado, só depois será pintada, para não ficar uma grama de ferrugem por baixo. Levará U-pol Raptor nas longarinas, nas cavas das rodas e na zona dos pés do condutor e passageiro. Todos as peças que eram zincadas levaram novos banhos de zinco. Múltiplas peças serão decapadas a jacto de areia e metalizadas. Muitas levarão lacagem a RAL9005 como para-choques, apoios de motor, aros dos faróis, pedaleira e pedais, etc. Mecanicamente levará apenas uma revisão a tudo o que é folgas, rolamentos e redentores, porque mecanicamente já estava muito muito boa. Atrás levará as luzes originais.
É para ser ao parafuso.
DSC_0043 (2).JPG
Uma das últimas fotos dela montada.
.IMG_20171105_121153.jpg
No dia que decidi que tinha que a desmontar tive que fazer um último atascanço daqueles à antiga! Só saiu de tractor. ahah

DSC_0001 (18).JPG
DSC_0003 (13).JPG
DSC_0008 (16).JPG
DSC_0008 (16).JPG
DSC_0014 (6).JPG
DSC_0010 (16).JPG
DSC_0027 (7).JPG
DSC_0039 (6).JPG
DSC_0018 (13).JPG
DSC_0001 (26).JPG
DSC_0012_1 (3).JPG
DSC_0163 (2).JPG
DSC_0165.JPG
DSC_0166.JPG

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Gonçalo, isso estava mesmo poodrrree...!!!:(

Boa decisão e continuação "de bom apetite para a empreitada"🔨🔧;)

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Não parecia... Mas estava mesmo muito má... Sim são soldadas ao chassis...
As minhas também são soldadas, as do @Aldeia e do @Passarinho são aparafusadas... acho que a minha e a tua eram campina de origem, os dele eram SW, será por isso? Desculpa lá o offtopic mas esta observação surgiu à algum tempo atrás durante o restauro da minha.

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
As minhas também são soldadas, as do @Aldeia e do @Passarinho são aparafusadas... acho que a minha e a tua eram campina de origem, os dele eram SW, será por isso? Desculpa lá o offtopic mas esta observação surgiu à algum tempo atrás durante o restauro da minha.
Olha não faço ideia... Não tens de pedir desculpa e não é off-topic ;)

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Vou fazer por partes e esta será a primeira. A ordem de trabalhos para o futuro próximo será mais ou menos esta:
- Substituição da chapa que estiver podre por chapa Zincor à espessura original
- Decapagem e metalização integral do chassis
- Pintura do chassis em Branco 302 Movauto (cor original)
- Pintura da baia dos pés do condutor e pendura pintadas com U-pol Raptor, o mesmo também para longarinas e cavas das rodas
- Montagem dos eixos originais GKN 12HS/16HA com molas espertadas, brincos +5cm, parafusos lubrificáveis, casquilhos novos, eixos revistos com discos novos Valeo/ATE, pastilhas novas ATE, as bombas serão completamente desmanchadas, decapadas, zincadas de amarelo e com kit de reparação, os rolamentos e retentores dos eixos serão todos novos, bem como os cubos desembraiadores que levará novos. As barras de direcção serão novas e reforçadas, bem como as rótulas de direcção todas novas.
- Jantes originais Mangels 16" com ligeira alteração de off-set, decapadas, metalizadas e lacadas de RAL9005 Fosco (preto fosco)
- Montagem de pneus Cooper ST/Maxx 265/75R16.

Há uns dias tinham chegado estas peças:
- Guarda-lamas esquerdo
- Guarda-lamas direito
- Apoios de motor
- Apoios de caixa

DSC_0009.JPG

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Entretanto chegaram mais algumas peças da decapagem/metalização/lacagem a RAL9005M:
- Depósito do óleo da direcção assistida,
- Caixa e tampa do filtro de ar,
- Brincos de suspensão dianteiros
- Suporte do filtro de ar
Estou a aguardar a chegada de mais peças da decapagem/zincagem a amarelo.

Entretanto deixo aqui umas fotos dos pormenores da pedaleira:

DSC_0077.JPG

DSC_0078.JPG

DSC_0079.JPG

Última edição:

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Gosto muito do aspecto com que isto fica. A sensação de montar peças novas e "novas" num UMM é extremamente agradável. Mal posso esperar pelo resultado final...
Está mesmo com bom aspecto. Eu não fui ao "osso" mas daqui a uns 15-20 anos vou fazer assim.

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Está mesmo com bom aspecto. Eu não fui ao "osso" mas daqui a uns 15-20 anos vou fazer assim.
Quando comecei a desmanchar foi com o objectivo de rever tudo. A ideia é no primeiro dia que der à chave para ir fazer inspecção, ter a sensação de me sentar num carro novo... Está a dar muito gozo, mas dado os fundos não serem ilimitados vai levar bastante tempo.

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Força nisso! Acho que a sensação de estar num UMM acabado sair de fabrica é o que todos procuram.

GPatuleia

UMM
Registo
28 Abr 2020
Entretanto deixo mais umas fotos de pequenos pormenores:

As bombas de travão foram integralmente desmanchadas, decapadas e zincadas a amarelo tal como o original.

DSC_0015 (11).JPG

Também os fechos das portas foram todos decapadas e zincados a amarelo.

DSC_0016 (13).JPG

Top Inferior