• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Embraiagem- Dificuldade em meter a primeira velocidade

Registo
30 Mar 2006
Bom dia.
Depois de procurar aqui no forUMM algo que pudesse responder à minha questão, e não encontrando, decidi abrir este tópico, com o seguinte problema:
Neste momento, tenho grande dificuldade em engrenar a primeira velocidade e a marcha atrás com o motor em funcionamento. É preciso forçar muito para fazer entrar a primeira velocidade.
Outro sintoma é que com o UMM desengatado, e numa rampa com alguma inclinação, este não desliza, o que só acontece se levar a embraiagem a fundo.
É óbvio que há um problema com a embraiagem, o nível de óleo do copo da embraiagem baixou, mas não vejo fugas de óleo. Bem, só espero que não seja nada de muito grave, mas receio que possa vir aí algo sério...
Li que é possível sangrar o sistema de óleo da embraiagerm, mas não explica como se faz. Poderá ser daí?
Entretanto, tive de substituir os tirantes da caixa de velocidades, será que há necessidade de fazer alguma afinação? Procurei manter os tirantes nas posições em que estavam antes da substituição.
Agradeço dede já a quem me puder ajudar.
cUMMprimentos,
HP

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Bom dia.
Depois de procurar aqui no forUMM algo que pudesse responder à minha questão, e não encontrando, decidi abrir este tópico, com o seguinte problema:
Neste momento, tenho grande dificuldade em engrenar a primeira velocidade e a marcha atrás com o motor em funcionamento. É preciso forçar muito para fazer entrar a primeira velocidade.
Outro sintoma é que com o UMM desengatado, e numa rampa com alguma inclinação, este não desliza, o que só acontece se levar a embraiagem a fundo.
É óbvio que há um problema com a embraiagem, o nível de óleo do copo da embraiagem baixou, mas não vejo fugas de óleo. Bem, só espero que não seja nada de muito grave, mas receio que possa vir aí algo sério...
Li que é possível sangrar o sistema de óleo da embraiagerm, mas não explica como se faz. Poderá ser daí?
Entretanto, tive de substituir os tirantes da caixa de velocidades, será que há necessidade de fazer alguma afinação? Procurei manter os tirantes nas posições em que estavam antes da substituição.
cUMMprimentos,
HP
Sempre que se mexe no tirante da embraiagem tem de se ter em conta se a folga do pedal está dentro da tolerância ou se é preciso afinar.
Pela descrição dos sintomas à partida só falta mesmo fazer uma afinação adequada do tirante da embraiagem.
Vê se há muita folga no pedal e tenta eliminar essa folga fazendo descer o tirante até que a folga seja de apenas um milímetro ou coisa parecida.

Registo
30 Mar 2006
Sempre que se mexe no tirante da embraiagem tem de se ter em conta se a folga do pedal está dentro da tolerância ou se é preciso afinar.
Pela descrição dos sintomas à partida só falta mesmo fazer uma afinação adequada do tirante da embraiagem.
Vê se há muita folga no pedal e tenta eliminar essa folga fazendo descer o tirante até que a folga seja de apenas um milímetro ou coisa parecida.
Olá Mario.
Agradeço a sua resposta. No entanto, não sei se estamos a falar dos mesmos "tirantes". Os que substituí, foram estes, que ligam a caixa de velocidades à alavanca das mudanças:
Se o tirante a que se refere, for outro, o da embraiagem, esse fica localizado onde?
Será que se refere ao veio da bomba principal da embraiagem? Se for, não mexi nesse, mas haverá a possbilidade de se ter desafinado?
Obrigado.

Tirantes cx velocidades.JPG

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Olá Mario.
Agradeço a sua resposta. No entanto, não sei se estamos a falar dos mesmos "tirantes". Os que substituí, foram estes, que ligam a caixa de velocidades à alavanca das mudanças:
Se o tirante a que se refere, for outro, o da embraiagem, esse fica localizado onde?
Será que se refere ao veio da bomba principal da embraiagem? Se for, não mexi nesse, mas haverá a possbilidade de se ter desafinado?
Obrigado.

Visualizar anexo 39683
Esses tirantes não afetam o desempenho da embraiagem.
Falo do tirante que liga o pedal à bomba primária da embraiagem.
O tirante está no interior junto à pedaleira.
Tenta verificar se por algum motivo ele desafinou ou se está empenado porque esse tirante de vez em quando costuma dar problemas mesmo sem ser mexido!

Registo
30 Mar 2006
Olá Mario.
Agradeço a sua resposta. Bem me parecia que não seriam esses tirantes... Mas, para eu ter a certeza, e não mexer onde não devo, será que é este que está na foto, a que se refere?
Desde já a agradeço a sua atenção e paciência em ajudar-me.
HP

Anexos

• espigão embraiagem.png
    espigão embraiagem.png
    112,3 KB · Visualizações: 15
Registo
17 Mar 2017
Bom dia.
cUMMprimentos,
HP

o nivel de oleo de emabriagem baixou...
portanto não vale a pena atamancar, ou a bomba primaria (pedal) ou a secundaria (atuador) está a perder oleo... é a altura ideal para trocar ambas e verificar o estado do tubo flexivel entre chassis e caixa, se tiver muitas rachadelas, trocar também.
a bomba primaria troca-se bem, a secundaria é uma dor de cabeça por causa do sitio, mas é fazivel... depois é sangar tudo e rezar 2 pai nossos, para que o material novo não venha defeitoso... passei umas valentes horas da ultima semana a devolver um Alter 2 á estrada com os mesmos sintomas :rolleyes:

Última edição:
Registo
17 Mar 2017
Bom dia Mário.
Embora com algum atraso, venho confirmar que o seu "palpite" estava certíssimo! Era mesmo falta de ajuste no tirante que liga o pedal à bomba primária da embraiagem. Após o ajuste, ficou impecável!(y):)
Muito obrigado pela dica!
o tirante estava solto? com a porca ferio desapertada? que se possa ter desapertado sozinho?

Registo
30 Mar 2006
o tirante estava solto? com a porca ferio desapertada? que se possa ter desapertado sozinho?
Olá, boa tarde.
Estive a fazer alterações ao sistema de travagem, com a instalação duma bomba Pajero. Para isso, tive de retirar o sistema dos pedais, e provavelmente ao instalar o sistema dos pedais, o tirante/parafuso que ataca a bomba da embraiagem, terá ficado com o curso reduzido, pois a porca freio estava bem apertada. Acho que terá sido isso que aconteceu.

Top Inferior