• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Devaneios sobre factos cientificos e não só no UMM

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Crio este tópico porque volta e meia e porque o cerebro não pára, vão-me ocorrendo algumas perguntas parvas, geralmente de teor cientifico ou a andar perto disso.

Está nos off-topic pois é mesmo um tópico para devaneios e não algo que contribua propriamente para o nosso dia a dia.

A primeira questão que aqui coloco e que me ocorreu num dos meus devaneios mentais:

Questão 1:

Imaginando que levamos com uma onda electromagnética, a seguir os nossos UMM vão continuar a funcionar?

É uma questão mais para compreender até que ponto os nossos veiculos dependem da electronica! Esta questão surgiu-me pois estava a divagar sobre catastrofes (infelizmente actualmente é a noticia do dia) e lembrei-me se os UMM seriam o veiculo para todo o tipo de emergencia, já que veiculos modernos, numa situação destas, ficariam inutilizados.

PS: como é obvio este cenário é mais um devaneio do que propriamente uma possibilidade de ocorrer...

cUMMprimentos
Benjamim

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Boa questão

A resposta da minha parte é, depende da corrente eléctrica e com quantas linhas de força atinge o UMM. Mas se for suficientemente forte pode desfazer o UMM em microparticulas... Não provo com cálculos. Eletromagnetismo sempre foi a minha batalha na Universidade...

Dou 2 exemplos:
1-Colocar uma folha de aluminio no microondas (NÃO TENTEM ISTO POR FAVOR)
2-Descarga eletroestática quando saimos de qualquer carro.

Acho que já dá uma ideia...

JPMacedo

UMM
Registo
25 Jun 2006
Boas

Realmente neste campo acho e friso acho que não corremos esse risco, pois segundo sei a nossa atmosfera proteje-nos desse tipo de ondas magnéticas, segundo sei o unico efeito de magnetismo que ocorre na Terra é a Aurora Boreal.

Mas ainda supondo que isso é possivel não te preocupes com os carros pois hoje em dia dependemos demasiado da tecnologia e o caos irá ser obvio.

Eu só de pensar num terramoto em Lisboa até coço a cabeça, e dou-te só uma dicasita o CDOS de Lisboa que é quem cordena os bombeiros da região de Lisboa, está sediado num edificio que quando passa o comboio a cena abana toda, depois Hospitais que resistam só mesmo o de Santa Maria e Amadora Sintra os outros estão a cair de maduros e por aí fora sede do Inem, quarteis de Sapadores, etc...

Umm abraço

http://sites.google.com/site/ummcoisas/

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Benjamim...
nao quis acreditar no que estava a ler...
pois tb ja cheguei a pensar nisso e nao foi este mes, ja faz uns anos...
pois queria mesmo construir um veiculo para situacoes assim mesmo...mas e' complicado nunca ha um veiculo perfeito.

Agora veiculos de centralina e com as cagancas todas da electronica sao muito mais "vulneraveis" a imobilizacao que os nossos UMM's.

So de imaginar que estou de volta de um veiculo para breve que vai ser "base UMM" mas vai levar com centralina devido ao motor...torco o nariz 3 vezes...

Deixa ver se alguem mais posta alguma coisa...pois nao sabemos tudo...e quem queima as pestanas de volta dos estudos etc..etc..tem a porta aberta para aqui vir esclarecer...

Disse estudos nao de Linguas, ou medicina! lol..falo de engenharia, etc..etc..

Carlos Pires

Registo
14 Ago 2008
O UMM deve aguentar visto ser mecânica da boa (antiga) o Hummer foi concebido para pegar sempre mesmo após a explosão de uma bomba atómica (que causa uma onda electromagnética devido a agitação dos electrões no átomo) e creio que os nossos bixUMMs estão safos desde que estejam desligados porque se tiverem em funcionamento poderiam queimar as poucas placas electrónicas (alternador e caixa azul) e se tivermos um rádio com memória esquecem

Caracol: https://for-umm.pt/oldthreads/5259

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Um UMM Cournil com depressor penso que ficará sempre a funcionar desde que a onde não seja de tal grandeza que o faça em pó.

Digo isto porque o UMM Cournil com depressor só necessita de electricidade para aquecer as velas e fazer o motor de arranque funcionar, logo, se o ligarmos e tirarmos todos os fios electricos ele continuara a funcionar.

Com uma onda electromagnetica funciona na mesma hehehe

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

Registo
30 Mar 2006
Bom, suponho que a questão contempla uma onda electromagnética semelhante à que se cria, como disse o Coimbraspeed, aquando da explosão de uma bomba atómica, que agita os electrões a ponto de avariar sistemas eléctricos, e não uma onda suficientemente forte para reduzir tudo a pó.
Isto porque os sistemas eléctricos funcionam conduzindo electrões daqui para acolá, agora imaginem os ditos cujos aos pulos e aos encontrões uns aos outros dentro dos fios condutores e por aí fora. É mais ou menos como se os nossos glóbulos vermelhos e brancos desatassem todos à cabeçada, grande barraca não é... :D

Posto isto, e aplicando o pouco que sei de algumas coisas que podem ser para aqui chamadas, acho que os nossos UMM's iam depender muito da sorte, da força com que fossem atingidos, e de um milhão de outras coisas que tornam cada acontecimento único.

Primeiro, a bateria era capaz de ir às couves, depois, se o sistema eléctrico estivesse a funcionar, ia todo à couves, se não, apenas deixava de funcionar porque a bateria tinha ido às couves.

Em seguida, haveria outro problema, o solenóide da bomba injectora responsável pelo corte de gasóleo, podia dar o badagaio de goela fechada e isso era mau.

O motor de arranque então nem se fala, esse comilão de electricidade... :D

Também havia o problema de não ter como fornecer energia às velas de incandescência para iniciar a combustão do gasóleo.

Mas, e existe sempre um MAS, isto não era suficiente para derrotar os nossos meninos, porque bastava arranjar maneira de abrir o solenóide um bocadinho à força:D. E como sabem, o gasóleo não explode, arde, e isto acontece, não através de faísca, mas através de pressão e temperatura elevadas. Ora, o aumento de pressão leva ao aumento de temperatura, logo, bastava dar um emporrãozito ao bicho e engatá-lo et voilá, estava a trabalhar sem ser preciso sistema eléctrico pra nada a não ser poupar-nos trabalho e esforço :D

Mas como nem tudo é perfeito e o caos ia ser muito, mais tarde ou mais cedo tínhamos de encostar porque íamos ficar sem gasóleo e sem poder abastecer pois as bombas não iam ter como puxar o dito cujo dos tanques até à mangueirinha, não iam ter caixa registadora a funcionar para aceitar os nossos cartões, e até o supermercado ia estar fechado e nem óleo das batatas fritas poderíamos por :p

Por isso é que eu preferia poupar trabalho e andar logo de bicicleta ahahahah :D

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

espanhol5

UMM
Registo
14 Set 2009
VIVA ao COURNILS são quase imortais né Mauro???

acho que alguem andou a ver muito filmes... eh eh

Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10

Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..

Pedro Santos
961268217

Registo
8 Jun 2006
Ora então vamo-nos divertir com uma bomba de neutrões ou com uma de impulsos electromagnéticos (muito similares mas com aplicações diferentes. Pegamos na bomba...:astonished:

Primeiro, bombas existem de facto mas para tirar água de poços ou encher o pneu das bicicletas. Existem sim engenhos explosivos de diversa natureza. Uns têm a capacidade de destruir uma casota de cão, outros o mundo tal qual o conhecemos, podendo diferenciar até o que se quer destruir; se pessoas e coisas ou se umas ou outras, ou mais um bocadito disto e menos um pouco daqueloutro (o que hoje em dia não é lá grande feito:disappointed_relieved:)

Como nota prévia não têm sido conclusivas as relações causa/efeito destes engenhos com falhas nas baterias clássicas, tendo havido algumas fusões de células em baterias mais “XPTO”.

Quanto aos UMM (Cournil):p e depois de uma deflagração de tão tétricos engenhos nada se passaria de anormal se tivéssemos a carripana a mais de 5Km do epicentro e a tivéssemos parado numa descida, no caso de termos a bateria sem carga. Se um "amigo do alheio" o não tivesse levado bastaria que o deixássemos ir pela ladeira abaixo que ele mesmo sem bateria (equipado com descompressor) acabava por pegar. Posteriormente uma das partes possivelmente afectadas seria a ponte rectificadora do alternador (diodos de estado sólido em silício) relativamente fáceis de reparar.

Quando anteriormente falamos e mais de 5km da deflagração, prevemos que o carro não seja de modo algum atingido pela onda de choque (fraca) nem por acidentes terceiros que nada têm a haver com a “bomba”(y)

Se a viatura tivesse válvula eléctrica de gasóleo, juntaríamos em série pilhas (das gordas) de 1.5v até perfazer cerca de 12v para a válvula abrir, depois era ladeira abaixo com ele. Como estaríamos em “estado sitio” tentaríamos arranjar (comprar:disappointed_relieved:, tá claro) uma bateria em nova de 140Ah ou mais e de marca reconhecida.

O que nos deverá preocupar não serão os engenhos atómicos tácticos muito menos os estratégicos. Se não me engano, e Deus queira que sim:blush:, o futuro está nos compostos binários. Serão eles a fazer as primeiras páginas dos jornais como veículos portadores de uma série infindável de tragédias. Para pôr o nosso UMM em pedaços do tamanho de uma mão (incluindo as pontes e o motor) bastam dois tubos (cada um com um determinado composto) semelhantes aos tubos de Araldite©. Mistura-se, espera-se entre 20 a 40minutos, bota-se-lhe lume e é o fim da macacada…:dizzy_face:

Estáveis (enquanto separados), fáceis de manusear plasticamente (durante os tais minutos), infantilmente fáceis de sofrer ignição, sem odor nem transpirações, são capazes de fracturar uma cabine de avião pressurizada com uma carga do tamanho de um filtro de cigarro. Infelizmente o homem é como é, e assim não há UMM nem cú que aguente um ser tão transbordante de inteligência.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Estava mais uma vez a divagar e a pensar o quão frustrante é, depois de conseguirmos elevar toda a carroceria do UMM (pelos mais diversos meios, até mesmo pneus maiores), continuar a ter o ponto fraco da 'baixa' altura do diferencial...

Questão 2:

Como tal, qual é a viabilidade e 'aceitação' por parte dos UMM a eixos Unimog? Isto é, seria uma operação apenas de troca de eixos? Teriamos de ajustar alguma coisa? Substituir outros componentes?

Já agora, para quem se poderá questionar "porquê eixos Unimog?" - porque os eixos Unimog têm uma 'fisionomia' que coloca o diferencial mais elevado em relação às rodas do que é comum noutros eixos.

Um exemplo para melhor percepção:

(não coloco a questão no departamento técnico pois isto não passa mesmo de um devaneio, já que os eixos Unimog são caros, raros e dificeis de encontrar peças)

cUMMprimentos
Benjamim

Latitude

UMM
Registo
12 Dez 2008
Olá Benjamim,

apresento este caso:

]
[/URL]

]
[/URL]

]
[/URL]

mas o que me parece aqui ter acontecido foi a transferência também do chassi Unimog!! correcto?

não sei se será possível acopolar somente as transmissões de um Unimog directamente à saída de caixas que trazem as nossas máquinas...

e aguentaria a mecânica a força significatica que estas transmissões transmitem?

os entendidos que se acusem...

já agora alguém conhece este híbrido, as informações que recolhi é que a base é de um Unimog 404?

abraço

MonteMonteMonteMonte
e
AmigosAmigosAmigosAmigos

o meu UMM: https://for-umm.pt/oldthreads/6369

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Andava a divagar sobre o problema das elevadas temperaturas que os UMM podem atingir e os problemas que isso acarreta e divaguei sobre algumas soluções usadas noutras areas ocorrendo-me uma duvida/questão

Questão 3:

Qual a viabilidade de colocar um veiculo (UMM em especifico) a funcionar com um sistema de arrefecimento a Azoto (aka Nitrogénio), tal como se faz nos comp***dores?

Que outras soluções poderá haver para arrefecimento? Radiadores maiores? Radiadores a oleo? Ventoinhas influenciam significativamente o arrefecimento? Trocar agua por outro liquido com melhores capacidades de arrefecimento?

cUMMprimentos
Benjamim

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Isso do aquecimento dos UMM já tem sido um pouco debatido e têm-se chegado a conclusoes interessantes.

Um radiador com o ninho em bom estado e limpo e uma bomba de agua boa não deixam o UMM aquecer, nós ca pelo algarve pelo menos com os atmosfericos nao temos problema nenhum.

Acho que a soluçao passa mais por o material estar todo 100% do que invençoes interessantes hehehe. Uma ventoinha pode sempre dar a sua ajudita, electrica, pois existem casos mas extremos que pode mesmo aquecer.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM Alter II 2000
16-06-2000

Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
quanto a esta 3ª questão (melhorar o arrefecimento do motor)
Não tenho a solução mas pelo pouco que li e aprendi cheguei a uma conclusão referente á refrigeração dos Cournil a Alter I atmosférico, isto passa por ser um pequeno defeito.
Digo isto porque o sistema de refrigeração destes modelos mais parece ser de termo-sifão, para quem desconhece, o sistema termo-sifão não utiliza bomba de água, sendo assim o seu radiador tem dimensões maiores e encontra-se numa posição mais elevada em relação ao motor, o liquido de refrigeração aquece e ao aquecer sobe, obrigando o liquido a descer pelo radiador para fazer o seu arrefecimento.
Nos veiculos equipados com bomba de água esta é utilizada para forçar a circulação da água, passa o seu radiador a ter dimensões mais pequenas em relação ao de termo-sifão e o seu radiador passa a estar praticamente ao nivél da cabeça do motor.

Nestes modelos Cournil e Alter I parece uma mistura do termo-sifão com sistema de bomba.
Termo-sifão porque o radiador está numa posição elevada em relação á cabeça do motor e de bomba porque vem equipado com bomba de água.

Só para fazerem a comparação, verifiquem a posição radiador/motor nos vossos automóveis do dia a dia, tirando os UMMs.

Talvez ....seja a próxima melhoria a fazer no meu Cournil, alteração de radiador e descer cerca de 20 cm.

Esta é a minha opinião referente ao ligeiro aquecimento dos modelos acima referidos, quando aperta-mos mais um pouco pelos motores.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Questão 4:

Muitos são os que colocam snorkel nos UMM (e não só UMM's)..."ah e tal, não entra àgua para o filtro e bla bla bla". Enquanto ía mexendo no meu UMM e pensando no snorkel, lembrava-me "ok, com o snorkel não entra àgua no filtro...mas e o resto? Há aqui montes de sitios onde àgua não deve ser de todo aconselhavel!!!". Então coloquei a questão a mim mesmo: até que ponto é seguro 'submergir' um UMM? Será que ao inudar a parte eléctrica dá buraco? Será antes disso? Pode mergulhar até ao tecto?

Já agora, o filtro do ar está ligado ao snorkel...mas o filtro tem um orificio por onde supostamente escoa àgua que eventualmente entre no filtro...usar snorkel com este orificio do filtro aberto serve de alguma coisa?!...ou deverá este ser tapado (já me foi desaconselhado, não recordo o motivo)?

cUMMprimentos
Benjamim

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Se tudo estiver bem isolado podes andar com o jipe a fazer de submarino mas nao esperes que nao entre agua para lado nenhum porque entra mesmo com restentores novos em todo o lado.

Ele andar anda... agora despois da agua vem a manutençao

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Preenche:

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Questão 5:

É possivel instalar um interruptor de start/stop em substituição da normal ignição nos nossos UMM?! Estava aqui a divagar sobre esses sistemas e ocorreu-me "com um botão de start/stop é impossivel ter a fase de aquecimento da resistência e afins..."

Estarei certo?...

cUMMprimentos
Benjamim

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
É possivel... eu já montei num.
Tens um botão que faz o mesmo da chave na posição "ON", onde as velas recebem carga, e depois um interruptor para o "START"
Assim n precisas de chave, mas cuidado que qq um que saiba coloca o UMM a trabalhar.

Top Inferior