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Debate Circuito de refrigeração - perguntas e respostas

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
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Portugal
Boas pessoal,

Decidi fazer aqui uma brincadeira.
Como o fórum tem tido pouca atividade em debates técnicos, coisa que antigamente se fazia diariamente, lanço algumas questões sobre circuitos de refrigeração para que a malta dê as ideias e sabedorias.

Vamos tentar colocar informação/reapostas de fórum e não de caserna da esquina para tornar isto interessante e ver se ainda existe atividade técnica nestas ruas!


Questões :
1- para que serve um termostato?
2 - para que serve o tampão do circuito de refrigeração?
3 - qual a diferença entre o circuito com vaso de expansão e com vaso ladrão?
4 - porque se usa um líquido que é uma mistura de água e glicol na sua maioria em vez de água?

Quem quiser pode lançar mais perguntas.
Darei as minhas sugestões mais a frente se houver interacção do membros

Abracumm
 
Registo
14 Dez 2011
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Portugal
Boas pessoal,

Decidi fazer aqui uma brincadeira.
Como o fórum tem tido pouca atividade em debates técnicos, coisa que antigamente se fazia diariamente, lanço algumas questões sobre circuitos de refrigeração para que a malta dê as ideias e sabedorias.

Vamos tentar colocar informação/reapostas de fórum e não de caserna da esquina para tornar isto interessante e ver se ainda existe atividade técnica nestas ruas!


Questões :
1- para que serve um termostato?
2 - para que serve o tampão do circuito de refrigeração?
3 - qual a diferença entre o circuito com vaso de expansão e com vaso ladrão?
4 - porque se usa um líquido que é uma mistura de água e glicol na sua maioria em vez de água?

Quem quiser pode lançar mais perguntas.
Darei as minhas sugestões mais a frente se houver interacção do membros

Abracumm
Andas cá com umas ideias
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
Voltaste com a pica toda, vamos lá a ver se é para continuar, mas vamos lá a ver se o pessoal ajuda, agora por aqui o pessoal já é todo entendido nestas coisas de mecânica e afins, mas gabo te a iniciativa...!!!😉👽
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
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Boas,

Menos blablblla e mais argumentos técnicos.
Eduardo podes fazer as honras

Abracumm
 

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
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Não serei o mais entendido, mas depois de eu dizer umas quantas asneiras já qq um pode falar sem vergonhas:

1 - o termóstato serve para controlar a temperatura do motor, ao limitar (ou não) a passagem do líquido de refrigeração por dentro do bloco.
2 - o tampão do circuito de refrigeração serve para manter a pressão do circuito, evitando perdas. Algumas servem de válvula de sobre pressão também.
3 - não sei
4 - a água tem um ponto de congelamento e ebulição limitados, que químicos como o glicol (e outros) podem melhorar, permitindo um uso do carro em maiores amplitudes térmicas. Também, os glicois e outros aditivos permitem adicionar proteção e anti corrosão ao circuito, particularmente no bloco.
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
A minha resposta à questão 3, vaso de expansão, vaso ladrão que fazem parte de circuitos de refrigeração conhecidos como circuitos fechado ou circuito aberto...
No caso dos nossos carros com vaso de expansão temos circuito fechado uma vez que toda a pressão gerada no circuito é compensada com a presença do vaso de expansão.
Nos casos com vaso ladrão o circuito é aberto o que significa na prática que toda a pressão a mais gerada pelo funcionamento do motor é aliviada para o vaso (ladrão) que vai reter o líquido que foi drenado pelo circuito durante um possível pico de excesso de temperatura ou de pressão.
Quando a temperatura baixa para valores normais o circuito caso precise vai recolher o líquido que foi mandado para o vaso ladrão.
Todo este funcionamento é controlado pela tampa do radiador que tem uma dupla passagem controlada por uma mola aferida para a pressão ideal de cada circuito.
Acho que este circuito (aberto) tem vantagens em relação ao fechado porque caso haja uma fuga em agum lado o sistema tem sempre algum líquido extra que pode ir buscar ao vaso ladrão dando desta forma mais tempo de uma pessoa se aperceber de algum problema no circuito!
Esta é a minha opinião baseada apenas no que me parece ser e não por eu ter a certeza do que falo!
Se tiver errado alguém certamente me vem corrigir e desta forma ficamos todos mais entendidos.
Obrigado pelo teu retorno Mauro 👍
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Não serei o mais entendido, mas depois de eu dizer umas quantas asneiras já qq um pode falar sem vergonhas:

1 - o termóstato serve para controlar a temperatura do motor, ao limitar (ou não) a passagem do líquido de refrigeração por dentro do bloco.
2 - o tampão do circuito de refrigeração serve para manter a pressão do circuito, evitando perdas. Algumas servem de válvula de sobre pressão também.
3 - não sei
4 - a água tem um ponto de congelamento e ebulição limitados, que químicos como o glicol (e outros) podem melhorar, permitindo um uso do carro em maiores amplitudes térmicas. Também, os glicois e outros aditivos permitem adicionar proteção e anti corrosão ao circuito, particularmente no bloco.

Boas Pedro,

Vou deixar os meus comentários em relação aos teus.
Todas as tuas respostas acho que estão muito bem.

1 - o termostato ou válvula termostatica, entre outras coisas permite que o líquido refrigerante circule dentro do motor sem passar pelo radiador em regime de aquecimento, atingindo a gama de temperaturas de funcionamento mais adequadas, começa a abrir permitindo a saída de líquido do motor para o radiador e por sua vez no lado oposto do circuito a entrada de líquido vindo do radiador com uma temperatura inferior.
Acaba por permitir um período de aquecimento mais reduzido devido a não ser necessário utilizar todo o líquido e todo o sistema de refrigeração em ciclo frio.

2 - bem respondido mas faltam mais coisinhas

4 - muito boa resposta, muita gente mete só água destilada em certos motores que trabalham a temperaturas ligeiramente superiores ao habitual e depois têm problemas, ebulição antes de tempo, o mesmo também acontece por congelamento como é óbvio.

Vamos ver se entre todos no final da uma resposta completa

Abracumm
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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A minha resposta à questão 3, vaso de expansão, vaso ladrão que fazem parte de circuitos de refrigeração conhecidos como circuitos fechado ou circuito aberto...
No caso dos nossos carros com vaso de expansão temos circuito fechado uma vez que toda a pressão gerada no circuito é compensada com a presença do vaso de expansão.
Nos casos com vaso ladrão o circuito é aberto o que significa na prática que toda a pressão a mais gerada pelo funcionamento do motor é aliviada para o vaso (ladrão) que vai reter o líquido que foi drenado pelo circuito durante um possível pico de excesso de temperatura ou de pressão.
Quando a temperatura baixa para valores normais o circuito caso precise vai recolher o líquido que foi mandado para o vaso ladrão.
Todo este funcionamento é controlado pela tampa do radiador que tem uma dupla passagem controlada por uma mola aferida para a pressão ideal de cada circuito.
Acho que este circuito (aberto) tem vantagens em relação ao fechado porque caso haja uma fuga em agum lado o sistema tem sempre algum líquido extra que pode ir buscar ao vaso ladrão dando desta forma mais tempo de uma pessoa se aperceber de algum problema no circuito!
Esta é a minha opinião baseada apenas no que me parece ser e não por eu ter a certeza do que falo!
Se tiver errado alguém certamente me vem corrigir e desta forma ficamos todos mais entendidos.
Obrigado pelo teu retorno Mauro 👍

Boas Mario,

Os meus comentários aos teus hehehe

Ambos os circuitos de refrigeração são circuitos fechados, só é circuito aberto apenas a comunicação do radiador com o o vaso ladrão. Ambos são pressurizados.

Ambos os sistemas dispõe de uma comunicação com o exterior.
No vaso de expansão, quando o líquido expande devido ao aumento de temperatura, se a pressão atingir o máximo do diferencial de pressões da tampa do depósito, é libertado ar para o exterior até que estabilize novamente no valor imediatamente inferior ao de diferencial máximo.
Quando arrefece o tampão permite novamente a entrada de ar para que não haja "vácuo" no sistema e os tubos não fechem.

No circuito com vaso ladrão, o próprio radiador tem uma zona de expansão na parte superior.
É por isto que se estivermos sempre a abrir parece que o nível está sempre baixo... Há uma câmara de ar/expansão na zona superior.
Neste tipo de circuito devemos verificar o nível do líquido em frio por completo para ser mais correto, se encher o radiador até a boca, quando aquecer vai mandar liquido fora até estabilizar volumes.
Se necessário, em frio permitirá a entrada de Líquido/ar para o radiador novamente.

Um erro comum nos de vaso ladrão é estar sempre a colocar água até à bocas em frio e o vaso ladrão vai todos os dias enchendo mais e mais hehehe

Vamos a mais debate sobre debate hebebe

Abracumm
 
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17 Mar 2017
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vamos lá completar esta informação

1- o termostacto serve para ajudar o motor a atingir a temperatura ideal de trabalho mais rapidamente, certo! Mas tem uma função ainda mais importante totalmente ignorada por quem o retira ou enche de furos tipo crivo... o termostacto serve para manter a temperatura ideal, abrindo e fechado quando necessário. todos os veículos independentemente da marca, ou modelo, tem, ou deviam ter uma radiador\ sistema de refrigeração sobre dimensionado (quando em bom estado a 100%, não vamos aqui falar em radiadores tapados de borras). O que causa que em dias frios, viagens de autoestrada, etc arrefeçam mais que o necessário, causado o arrefecimento do bloco a baixo da temperatura ideal de trabalho, o que a medio prazo vai causar um desgaste anormal dos componentes internos, camisas, seguentos, etc
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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Júpiter
Epá até podia aqui contar umas coisitas acerca deste tema, mas não tenho muito jeito para escrever, posso um dia quando tiver vagar tiro uma cópia dos meus Manuais de Mecânica de à 50 anos atrás e escarrapacho aqui para o pessoal ler, que até é melhor para se aprender...!!!😉👽
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Epá até podia aqui contar umas coisitas acerca deste tema, mas não tenho muito jeito para escrever, posso um dia quando tiver vagar tiro uma cópia dos meus Manuais de Mecânica de à 50 anos atrás e escarrapacho aqui para o pessoal ler, que até é melhor para se aprender...!!!😉👽
Boas,

O membro mais ativo do, que não tem jeito para escrever.... 🙄
Abracumm
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
Epá, vamos lá a ver se a gente se entende, se eu quiser saber qual a função da m£#&@ de um termostato num motor, não venho para um fórum perguntar, para ainda ficar com mais macaquinhos na cabeça do que tinha, vou a um book mas dos bons de mecânica ou ao mestre Google e tiro logo as dúvidas de vêz...!!!😉👽
 
Registo
14 Dez 2011
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Epá, vamos lá a ver se a gente se entende, se eu quiser saber qual a função da m£#&@ de um termostato num motor, não venho para um fórum perguntar, para ainda ficar com mais macaquinhos na cabeça do que tinha, vou a um book mas dos bons de mecânica ou ao mestre Google e tiro logo as dúvidas de vêz...!!!😉👽
Isso mesmo
Há muito que penso que este tipo de assunto é conversa da treta
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
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Boas,

Se isto não é a essência do fórumm então mais vale encerrar de vez e usar só o Facebook.
Os fóruns são supostamente lugares para trocar ideias, conhecimentos etc e ficar registado para consulta.

Aqui temos a oportunidade de cada um expor o seu pouco de know how e partilhar
Abracumm
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
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Boas,

Vamos então fazer um resumo das nossas ideias todas, se alguém quiser corrigir ou acrescentar algo esteja à vontade. De certeza que nos esquecemos de alguma coisa!!!! Lá no fundo há uma nova pergunta hehehe

1- para que serve um termostato?
A) o termostato ou válvula termostática, permite que o líquido refrigerante circule dentro do motor sem passar pelo radiador em regime de aquecimento
B) atingindo a gama de temperaturas de funcionamento mais adequadas, começa a abrir permitindo a saída de líquido do motor para o radiador e por sua vez no lado oposto do circuito a entrada de líquido vindo do radiador com uma temperatura inferior.
C) Permite um período de aquecimento mais reduzido devido a não ser necessário utilizar todo o líquido e todo o sistema de refrigeração em ciclo frio.
D) o termostato serve para manter a temperatura ideal, abrindo e fechado quando necessário.
E) Alguns termostatos têm uma válvula flutuador que permite efetuar o sangramento do circuito mais eficazmente sendo que em algumas aplicações estão na parte superior do motor.

2 - para que serve o tampão do circuito de refrigeração?
A) Permite que o circuito tenha um local de enchimento e por outro lado ser o ponto de fecho amovível para que o circuito funcione em circuito fechado
B) Serve para manter o circuito pressurizado evitando perdas.
C) Serve de válvula de sobre pressão.
D) Permite entrada de ar no circuito quando a pressão interna do mesmo é inferior à pressão exterior
E) Ao ser tarado para um diferencial de pressão com o exterior, permite que a pressão interna tenha sempre uma relação com a pressão externa independentemente da mesma
F) Como consequência do circuito ser fechado e pressurizado, evita cavitações na bomba de água.
G) Como consequência do circuito ser fechado e pressurizado, aumenta a temperatura de ebulição da água proporcionalmente com a pressão do mesmo.
H) Permite que o circuito liberte ar para o exterior quando o liquido expande de forma a manter uma câmara de expansão no vaso de expansão com volume e pressões corretos

3 - qual a diferença entre o circuito com vaso de expansão e com vaso ladrão?
A) Ambos os circuitos de refrigeração são circuitos fechados, só é circuito aberto apenas a comunicação do radiador com o o vaso ladrão. B) Ambos são pressurizados.
C) Ambos os sistemas dispõe de uma comunicação com o exterior.
D) No vaso de expansão, quando o líquido expande devido ao aumento de temperatura, se a pressão atingir o máximo do diferencial de pressões da tampa do depósito, é libertado ar para o exterior até que estabilize novamente no valor imediatamente inferior ao de diferencial máximo.
Quando arrefece o tampão permite novamente a entrada de ar para que não haja "vácuo" no sistema e os tubos não fechem.
E) No circuito com vaso ladrão, o próprio radiador tem uma zona de expansão na parte superior.
É por isto que se estivermos sempre a abrir parece que o nível está sempre baixo... Há uma câmara de ar/expansão na zona superior.
Neste tipo de circuito devemos verificar o nível do líquido em frio por completo para ser mais correto, se encher o radiador até a boca, quando aquecer vai mandar liquido fora até estabilizar volumes.
Se necessário, em frio permitirá a entrada de Líquido/ar para o radiador novamente.
Um erro comum nos de vaso ladrão é estar sempre a colocar água até à bocas em frio e o vaso ladrão vai todos os dias enchendo mais e mais
F) O vaso de expansão facilita a purga do sistema de refrigeração devido a ter nível visível, e normalmente comunicar diretamente com o bloco e com o ponto mais alto do circuito.
G) O volume do mesmo deve ser calculado em função do volume total do circuito e da temperatura e pressões a operar.
H) Se o circuito estiver bem projetado, deve de ser purgado com o tampão fechado para evitar cavitações (vem nos manuais da Mercedes por exemplo).

4 - porque se usa um líquido que é uma mistura de água e glicol na sua maioria em vez de água?
A) a água tem um ponto de congelamento e ebulição limitados, que químicos como o glicol (e outros) podem melhorar, permitindo um uso do carro em maiores amplitudes térmicas.
B) Os aditivos permitem adicionar proteção e anti corrosão ao circuito, particularmente no bloco.
C) Os aditivos permitem adicionar proteção e anti corrosão ao circuito, nos veículos atuais com EGR refrigeradas são essenciais e obrigatórios.
D) Ao não usar líquidos recomendados usando só água destilada, em certos motores que trabalham a temperaturas ligeiramente superiores ao habitual têm problemas. A ebulição da agua dá-se antes da temperatura correta de funcionamento do circuito.
E) Em zonas frias evita o congelamento que por consequência pode partir os blocos de motor e outros componentes.

Nova questão!!!!
5 - Para que servem as relas????



cUMMps
 

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
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1.393
Especialista em relas depois do que me aconteceu ao Panda!

Aquando da fundição dos blocos, há necessariamente uns “buracos” devido à forma de fazer os moldes.

As relas tapam esses buracos.


aqui sem certeza - acredito que uma vantagem adiciona é que as relas também podem servir de ponto de escape em caso de sobre-pressão no bloco (mas, pensando melhor, os pontos da refrigeração iriam ceder muito primeiro!
 
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