• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Caixa de direção OPEL OMEGA B (V94). - Atenção mancal montado ao contrário!

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
EDIÇÃO! Nas fotos, o mancal está montado ao contrário. E não foi caso único. Nesta configuração, a caixa funciona ao contrário, ou seja se viram para a direita, o carro vai para a esquerda. A montagem desta caixa terá que ser feita numa posição mais avançada, com o mancal virado para trás!

Parece-me que encontrei uma caixa relativamente acessivel e relativamente simples de aplicar.

Trata-se da caixa de direção de um OPEL OMEGA B (V94).

1757689933398.png

1757689945626.png

1757689958962.png

Estruturalmente são idênticas e o preço é acessivel. Este modelo não abunda cá, nem faço ideia se são boas ou se não valem um chavo. Se alguém se quiser pronunciar, esteja à vontade.

Última edição:
Registo
17 Mar 2017
pela forma/aspecto parece uma caixa fácil de adaptar... por outro lado vem dum carro que nao tem nada a ver, será que isso aguenta as forças da pancada que vem das rodas no UMM? talvez com ajuda dum amortecedor de direcção.
a conceção elétrica será o que?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
A do Frontera tem que se montar mais à frente.

Gostaria de ver uma elétrica montada, mas só fará sentido numa caixa de direção em muito bom estado. Não faço a mínima ideia se as caixas sem assistência são boas ou não.

Já vi aplicações em veículos diversos, sem serem TT. Em TT até agora, só conheço e aplicação num Hummer no Jerry:

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Estou a reunir todas as peças para montar no meu umm. Vou experimentar inicialmente com a caixa de direção sem assistência de um alter 1 e ver como aprova

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
A do Frontera tem que se montar mais à frente.

Gostaria de ver uma elétrica montada, mas só fará sentido numa caixa de direção em muito bom estado. Não faço a mínima ideia se as caixas sem assistência são boas ou não.

Já vi aplicações em veículos diversos, sem serem TT. Em TT até agora, só conheço e aplicação num Hummer no Jerry:

Boas Aldeia,

Posso te mostrar uma coluna elétrica montada num UMM se quiseres ver, só não está com caixas não assistida.
Digo te que pelo menos numa caixa normal assistida, com o motor desligado, é difícil virar

Abracumm

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Boas Aldeia,

Posso te mostrar uma coluna elétrica montada num UMM se quiseres ver, só não está com caixas não assistida.
Digo te que pelo menos numa caixa normal assistida, com o motor desligado, é difícil virar

Abracumm

Coluna elétrica num veiculo com direção assistida? Li bem? Faz sentido isso? Deveria funcionar mesmo com o motor desligado, desde que rodes a chave para o posição certa.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Sim, dois sistemas de assistência.
Quando quiseres experimentas um aqui assim e vais gostar muito heheeeh

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
O meu primeiro UMM, tinha caixa de origem, mas a assistência era enorme. Viravas a direção com o mindinho. Parecia a direção de uma Opel Campo, quem conduziu uma, sabe do que falo. O mecânico não sabia porquê.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
O meu primeiro UMM, tinha caixa de origem, mas a assistência era enorme. Viravas a direção com o mindinho. Parecia a direção de uma Opel Campo, quem conduziu uma, sabe do que falo. O mecânico não sabia porquê.
Tenho uma desconfiança que seja o circuito de retorno com demasiado escoamento dentro da caixa.
Gostava de apanhar uma dessas para investigar e replicar numa do gr

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Não era para ser, mas acabou por ser.

O Mário Machado enviou-me um link com uma caixa destas a muito bom preço - 100 euros. A minha reação imediata foi agradecer, mas deixa para lá, não me faz falta.

Mas depois aquilo ficou a remoer e acabei por comprar a caixa. Vai para o molho das peças que talvez um dia usarei....

IMG20250916193649.jpgIMG20250916193706.jpgIMG20250916193720.jpgIMG20250916193746.jpg

As fotos enganam, a caixa é bem grande. Sendo uma ZF, assumo que tenha qualidade. Me momento verifiquei que está muito justinha, não parece ter folgas. A sua estrutura, semelhante à do UMM, faz com que pareça ser simples de aplicar, foi pena não saber desta quando aplicamos a do Patrol no longo.

Mário, obrigado pelo link. Lá fiquei com mais 100 paus empatados em sucatada.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Não era para ser, mas acabou por ser.

O Mário Machado enviou-me um link com uma caixa destas a muito bom preço - 100 euros. A minha reação imediata foi agradecer, mas deixa para lá, não me faz falta.

Mas depois aquilo ficou a remoer e acabei por comprar a caixa. Vai para o molho das peças que talvez um dia usarei....

Visualizar anexo 40813Visualizar anexo 40814Visualizar anexo 40815Visualizar anexo 40816

As fotos enganam, a caixa é bem grande. Sendo uma ZF, assumo que tenha qualidade. Me momento verifiquei que está muito justinha, não parece ter folgas. A sua estrutura, semelhante à do UMM, faz com que pareça ser simples de aplicar, foi pena não saber desta quando aplicamos a do Patrol no longo.

Mário, obrigado pelo link. Lá fiquei com mais 100 paus empatados em sucatada.
Fizeste bem comprar a caixa.
100 euros de material empatado é um mal menor.
Caso nunca a venhas a usar daqui a uns anos vendes a caixa e vais ver que ainda ganhas dinheiro.
A meu ver essa caixa tem tudo para ser muito melhor do que as originais do UMM.
A estrutura de funcionamento interno é menos sustentável de dar problemas e sendo da marca ZF tem sempre material de substituição caso venha a ser preciso.

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
No meu alter verde tinha uma....mas confirma se esse mancal nao esta mal montado... porque as minhas o mancal estava para trás....

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
No meu alter verde tinha uma....mas confirma se esse mancal nao esta mal montado... porque as minhas o mancal estava para trás....

Estou em divida para contigo. Efetivamente o mancal está montado ao contrário!

A mim não me afeta, dará para montar na mesma, numa posição mais avançada. Mas já não é a mesma coisa.

Acabas de me poupar uma dor de cabeça!!!! Tens uma quantas cervejas pagas!

Top Inferior