• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Alteração de caixa aluminio de 4 velocidades para 5 velocidades

Gago

Iniciado
Registo
21 Jun 2024
Boa noite, necessito imenso de ajuda.

O meu UMM é um Alter 2.5 atmosférico de 1988.
A minha caixa de 4 velocidades alumínio gripou e então decidi trocar por uma de 5 velocidades. Então comprei a caixa de transferências e de velocidades de cinco e mandei aplicar. Para além de aplicar tiveram de fazer alterações nas transmissões.

Contudo, os apoios do motor ficaram muito forçados e a caixa também. Nas subidas ou se arranco mais rápidos, a caixa ou motor dão estalos. Não me sinto nada confortável andar com Jipe assim e pode-se danificar.

Assim, se alguém me pudesse ajudar a resolver ou se é melhor trocar novamente para uma caixa de 4 velocidades.

Ou se me indicarem algum mecânico para aplicar corretamente a nova caixa.

Obrigado

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Boa noite, necessito imenso de ajuda.

O meu UMM é um Alter 2.5 atmosférico de 1988.
A minha caixa de 4 velocidades alumínio gripou e então decidi trocar por uma de 5 velocidades. Então comprei a caixa de transferências e de velocidades de cinco e mandei aplicar. Para além de aplicar tiveram de fazer alterações nas transmissões.

Contudo, os apoios do motor ficaram muito forçados e a caixa também. Nas subidas ou se arranco mais rápidos, a caixa ou motor dão estalos. Não me sinto nada confortável andar com Jipe assim e pode-se danificar.

Assim, se alguém me pudesse ajudar a resolver ou se é melhor trocar novamente para uma caixa de 4 velocidades.

Ou se me indicarem algum mecânico para aplicar corretamente a nova caixa.

Obrigado
Boa noite, acho que em primeiro lugar deveria reclamar onde foi feita a intervenção, já agora, poderemos saber onde foi?

Estava na ideia que a caixa de 4 de alumínio para uma caixa de 5 velocidades era troca sem qualquer tipo de modificação, mas também não sei porque nunca tive nenhum ou passei pelo mesmo.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

Para trocar a caixa deves de comprar as caixas e os veios de transmissão.
Os apoios do motor são os mesmos.
As caixas que compraste estão boas?
A tua carrocería tinha os dois tipos de apoios soldados para os dois tipos de caixas?

AbracUMM

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Boas,

Para trocar a caixa deves de comprar as caixas e os veios de transmissão.
Os apoios do motor são os mesmos.
As caixas que compraste estão boas?
A tua carrocería tinha os dois tipos de apoios soldados para os dois tipos de caixas?

AbracUMM
Sendo se os veios de transmissão são outros, estão bem montados? as cruzetas?

Gago

Iniciado
Registo
21 Jun 2024
Bom dia,

Quem montou foi um amigo meu. Quem me vendeu a caixa e a transferência disse que era só trocar umas pelas outras.

Ao montar notamos que tínhamos de acrescentar a uma transmissão e cortar noutra, pois as caixas eram mais curtas. Isso foi feito num torneiro. Aproveitei e meti cruzetas novas. A minha carroçaria tem as perfurações para os dois tipos de caixas, só que ao colocar nessas perfurações a caixa ficou muito forçada e empurrou ligeiramente o motor para a frente. Também substituí os apoios do motor por uns novos iguais, mas foi difícil estavam muito forçados. A caixa está boa, todas a velocidades entram bem, quer nas altas, quer nas baixas.

Não sei se é necessário alterar mais alguma coisa. Se alguém me indicasse um mecânico que consiga ver o meu Jipe agradecia, porque os mecânicos da minha zona não estão confortáveis com esta mudança. Sou de Vieira do Minho, Braga.

Obrigado

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Bom dia,

Quem montou foi um amigo meu. Quem me vendeu a caixa e a transferência disse que era só trocar umas pelas outras.

Ao montar notamos que tínhamos de acrescentar a uma transmissão e cortar noutra, pois as caixas eram mais curtas. Isso foi feito num torneiro. Aproveitei e meti cruzetas novas. A minha carroçaria tem as perfurações para os dois tipos de caixas, só que ao colocar nessas perfurações a caixa ficou muito forçada e empurrou ligeiramente o motor para a frente. Também substituí os apoios do motor por uns novos iguais, mas foi difícil estavam muito forçados. A caixa está boa, todas a velocidades entram bem, quer nas altas, quer nas baixas.

Não sei se é necessário alterar mais alguma coisa. Se alguém me indicasse um mecânico que consiga ver o meu Jipe agradecia, porque os mecânicos da minha zona não estão confortáveis com esta mudança. Sou de Vieira do Minho, Braga.

Obrigado
Boas,

Atenção que há apoios parecidos mas que não são iguais... Ou seja, podes ter o problema aí...

Os apoios do motor também não são iguais aos da caixa, são mais finos.

Tens uma comunidade muito grande aí na zona, se ninguém aqui do fórum te der uma mão, tenta por no Facebook que pagas um almoço a alguém que passe por aí para deitar um olho.
O pior trabalho já está feito.

As transmissões ficaram direitas e alinhadas?

AbracUMM

tutu

João Serra
Registo
23 Mai 2011
Realmente é muito estranho.. Estou para fazer essa alteração, já fiquei de pé atrás 👀
Mas realmente ultimamente o pessoal tem se queixado da qualidade dos apoios infelizmente... E sim, há varios tipos de apoio..

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Realmente é muito estranho.. Estou para fazer essa alteração, já fiquei de pé atrás 👀
Mas realmente ultimamente o pessoal tem se queixado da qualidade dos apoios infelizmente... E sim, há varios tipos de apoio..
Já montei várias vezes apoios velhos nojentos... Mas ficaram melhor que os novos lol

Gago

Iniciado
Registo
21 Jun 2024
Bom dia, eu só troquei os apoios depois de montar a caixa, para ver se resolvia, mas ficou igual. O motor ficou bastante forçado para a frente e não sei se os apois irão resistir muito tempo.

Ontem foi dar uma volta ao monte, mas nas súbidas, quando em esforço, começa novamentes a dar estalos e parece-me que é entre a caixa o motor.

Quanto a pagar um almoço, isso é com agrado, e pode ser uma posta Barrosã. Eu queria era o problema resolvido.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Essa operação é um pouco mais complicada do que há primeira vista parece. Assumindo a originalidade, os atmosféricos com caixas de 4 e 5 tem bastantes diferenças, usam caixas, veios de transmissão e eixos distintos. Ainda que corresse tudo bem, vais ficar com caixa de 5 e relação longa, para motor atmosférico, a não ser que tenha muita saúde, vai-se ver aflito nas subidas.

Os estalos podem vir de vários pontos, até mesmo internamente das caixas. E nunca se monta o material forçado, se está forçado, então algo não está bem.

Agora na situação em que estás, tens duas formas de resolver.

Ou cravas um UMM com caixa de 5, para fazer as comparações devidas, medindo cuidadosamente as distâncias dos apoios aos elementos comuns e dessa forma, descobrir o que está mal.

Ou desmontas os apoios do motor, procurando que a caixa fique sem esforços e fazes as alterações necessárias aos apoios do motor (ainda que este avance ligeiramente, para corrigir a situação.

tutu

João Serra
Registo
23 Mai 2011
Essa operação é um pouco mais complicada do que há primeira vista parece. Assumindo a originalidade, os atmosféricos com caixas de 4 e 5 tem bastantes diferenças, usam caixas, veios de transmissão e eixos distintos. Ainda que corresse tudo bem, vais ficar com caixa de 5 e relação longa, para motor atmosférico, a não ser que tenha muita saúde, vai-se ver aflito nas subidas.

Os estalos podem vir de vários pontos, até mesmo internamente das caixas. E nunca se monta o material forçado, se está forçado, então algo não está bem.

Agora na situação em que estás, tens duas formas de resolver.

Ou cravas um UMM com caixa de 5, para fazer as comparações devidas, medindo cuidadosamente as distâncias dos apoios aos elementos comuns e dessa forma, descobrir o que está mal.

Ou desmontas os apoios do motor, procurando que a caixa fique sem esforços e fazes as alterações necessárias aos apoios do motor (ainda que este avance ligeiramente, para corrigir a situação.
As relações não sao necessariamente assim. O meu tambem é alter de transição, caixa 4 alumínio mas tem relação atmosférica (curta)

Registo
17 Mar 2017
a única incompatibilidade entre caixas são as transmissões, e isso já corrigiste.
tendo em conta o que descreves, o que me vem á cabeça é caixa de transferências cansada, com correntes já muito gastas e está saltar... uma infeliz coincidência que nada tem a ver com o upgrad

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
As relações não sao necessariamente assim. O meu tambem é alter de transição, caixa 4 alumínio mas tem relação atmosférica (curta)

Todos os que vi até agora, tinham relação longa. Não terão sido substituídos? No teu caso é mais fácil a substituição das caixas.

Gago

Iniciado
Registo
21 Jun 2024
Boa tarde, as tramsissões tiveram de ser alteradas, uma mais longa e outra mais curta.

A caixa de tranferencia foi comprada juntamente com a caixa porque é difente da da caixa de 4 velocidades.

O que me preocupa mais, é o facto de dar aqueles estalos quando em esforço e o motor bastante forçado para a frente.

Como posso saber se a relação é longa ou curta?

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
@Gago mete umas fotos dessa alteração, para sem possível ajudar melhor á distância

A relação supostamente tens numa chapa nas tampas dos diferenciais.

Top Inferior