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Ajuda no diagnóstico

heldergoncalves

UMMzito
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24 Nov 2006
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Boa noite a todos.
Desde Domingo, o meu UMM, deixou de querer pegar à primeira e, passou a pegar quando lhe apetecia ou, simplesmente não pegar! Passo a explicar:
  • A primeira vez, ficou numa descida e facilmente pegou de esticão ainda que de marcha a trás. Em casa, carga na bateria e, passado uns minutos, pegou na boa durante umas horas;
  • A 2ª vez, com a ajuda da bateria de outro carro pegou bem também e continuou uns tempos (horas);
  • Voltou a aconteceu o mesmo durante estes dias e sem hesitações tentei uma bateria nova de 95 Amp e 720 A, no arranque. Pegou três ou quatro vezes, mas depois o mesmo, como nas situações anteriores, o motor de arranque girava bem o motor, mas nada de pegar. Só pegava como referi nas situações anteriores e durante uns tempos.
Entretanto, verifiquei circuito de alimentação e tudo normal. Todas as indicações apontavam para problemas de corrente/massa. Reforcei a massa com um novo circuito e pegou algumas vezes e depois nada! A minha bateria está boa, não baixa dos 10 Amp no arranque, mede entre os 12,50 a 12,70v e o alternador anda na casa do 13, 90 a 14,20 v. As velas aquecem, a caixa azul aparenta estar bem também, recebe os 12,70 v . A primeira vez que testei os valores, o fio que vai à válvula de corte de gasóleo tinha os 12,70 v, mas hoje ao repetir os testes não chegava corrente ao dito cujo. Fiz ligação directa da bateria e rapidamente senti a válvula a abrir e pegou de imediato. Repeti algumas vezes e sempre pegou. Pelo que leio pelo fórum e pelo que conheço em mais de 20 anos do UMM, vou direitinho para o canhão de ignição que entregou a alma ao criador. Contudo antes de encomendar o canhão gostava de saber a vossa opinião, que desde já agradeço.

P.S. Peço desculpa pela extensão do post.

AbraçUMM a todos,

Hélder Gonçalves
 
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29 Abr 2014
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Se tens um multimetro à mão e conhecimento nao precisas de tentar adivinhar.

A alimentação à válvula de corte não basta estar presente quando estás na ignição, tem de ser mesmo em boa condição. Qualquer ficha mal metida ou cabo traçado é o suficiente para ter queda de tensão ao arranque e a gaja fechar.

É tambem comum essas válvulas agarrarem. E aí ja não é um problema eletrico, mas sim mecanico das mesmas.

Despista nao só o canhão, mas como o fio que vai à valvula de corte. Mede resistência e mexe na instalação e ver se tá partido.

Eu tive exatamente o mesmo problema e fui descobrir a ficha do canhão com um terminal solto.

Olha aqui a meio da pagina: https://for-umm.pt/threads/restauro-do-qa-alterii-88.11429/page-9
 

heldergoncalves

UMMzito
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24 Nov 2006
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Boa noite a todos.
Hoje substituí o canhão e, contra todas as indicações, o problema mantém-se. Pegou duas ou três vezes depois não pegou mais ou apenas quando ele quer. Será o fio que liga na válvula? Querendo substituí-lo, como o identifico na ficha que liga ao canhão?
AbraçUmm
Hélder Gonçalves
 
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14 Dez 2011
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Boa noite a todos.
Hoje substituí o canhão e, contra todas as indicações, o problema mantém-se. Pegou duas ou três vezes depois não pegou mais ou apenas quando ele quer. Será o fio que liga na válvula? Querendo substituí-lo, como o identifico na ficha que liga ao canhão?
AbraçUmm
Hélder Gonçalves
Tira o solenoide fora e testa.
Com um carregador de bateria coloca o positivo na rosca e o negativo no corpo do solenoide e verifica a funcao dele se vai para dentro depois desliga um dos fios e ve se volta para fora. Tem cuidado para o interior não sair a voar.
Com um busca polos automóvel e com a chave liga ve se o fio tem corrente liga e desliga a chave para veres se nao há falhas
 
Registo
29 Abr 2014
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Boa noite a todos.
Hoje substituí o canhão e, contra todas as indicações, o problema mantém-se. Pegou duas ou três vezes depois não pegou mais ou apenas quando ele quer. Será o fio que liga na válvula? Querendo substituí-lo, como o identifico na ficha que liga ao canhão?
AbraçUmm
Hélder Gonçalves
Helder, não me leves a mal...mas na minha mensagem disse tudo o que tinha a dizer e como acho que podes chegar à armadilha. Não precisavas de gastar dinheiro sem antes testares. Nem toda a gente te indicou para trocares o canhão 😅 devias ter testado como disseram.
Se não quiseres diagnosticar so podes continuar a trocar peças ate acertares ou entregar a alguem que o faça...talvez te saia mais barato.

Abraço
 

heldergoncalves

UMMzito
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24 Nov 2006
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Obrigado a todos.
Luís eu fiz tudo isso que indicaste e, só não consegui saber se o fio do canhão à válvula está interrompido ou não. Na ligação das fichas, aparentemente está tudo bem. Continuo a tentar.
O canhão fica de suplente e a bateria que experimentei uma nova , não cheguei comprar.
AbraçUmm
 
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29 Abr 2014
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Ignição ligada e mete a tensão no terminal da valvula de corte. Mexe na cablagem a ver se te cai a tensão.

Tens de ter sempre o mesmo que a bateria.

Mete a tensão entre a alimentação da válvula e o polo positivo da bateria. Deve ser perto de zero.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Existem coisas, que ao se vê "um boi" da coisa, ou então é melhor não andar armado em "artista" sim é esse o nome que dou, e mandar a um entendido na "coisa"...!!!
Eu falo por experiência própria e funciono assim, bombas injectoras é com entendidos na matéria, pois não vejo um "boi" da coisa e vai logo a quem vê..., parte elétrica até dou uns "toques", mas quando vejo que é areia de mais para a minha "camioneta", vai para quem percebe ou chamo para me ajudar, e mais nada..., e é assim que funciona...!!! :whistle: :alien:
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Existem coisas, que ao se vê "um boi" da coisa, ou então é melhor não andar armado em "artista" sim é esse o nome que dou, e mandar a um entendido na "coisa"...!!!
Eu falo por experiência própria e funciono assim, bombas injectoras é com entendidos na matéria, pois não vejo um "boi" da coisa e vai logo a quem vê..., parte elétrica até dou uns "toques", mas quando vejo que é areia de mais para a minha "camioneta", vai para quem percebe ou chamo para me ajudar, e mais nada..., e é assim que funciona...!!! :whistle: :alien:
Há mais uma dica para quem não vê um boi...
Comprar um par de óculos graduados de preferência para ver ao longe porque se o boi for bravo e os óculos forem para ver ao perto dá direito a umas valentes nódoas negras e com sorte umas poucas costelas partidas... :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO:
Amigo Hélder, já foram dadas dicas muito boas para ajudar a descobrir a origem do problema, ao tentarmos ajudar mais podemos estar a ser redundantes e nunca mais saímos daqui!
 

vego

Diogo
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25 Set 2018
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Boa noite a todos.
Hoje substituí o canhão e, contra todas as indicações, o problema mantém-se. Pegou duas ou três vezes depois não pegou mais ou apenas quando ele quer. Será o fio que liga na válvula? Querendo substituí-lo, como o identifico na ficha que liga ao canhão?
AbraçUmm
Hélder Gonçalves

Eu costumo fazer um teste de continuidade com o multimetro.
 

heldergoncalves

UMMzito
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24 Nov 2006
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Boa noite e obrigado a todos. Problema aparentemente resolvido.

Cá o “artista” nunca pretendeu dizer que percebe um “boi da coisa”, apenas referiu que em mais de vinte anos na posse de um Alter II, já lhe aconteceu uma vez algo semelhante e, sim, foi o canhão. A esses vinte podem juntar mais outros tantos de utilização diária e ouvindo, reparem … ouvindo (sem ser mecânico ou algo parecido), situações semelhantes! Apenas para esclarecer… mas sim não sou entendido na coisa como felizmente e bem, outros.

Claro que fiz todos os testes mencionados pelos elementos do Foruum e, depois de hoje, pela manhã, ter confirmado a continuidade do fio que liga à válvula de corte de corrente, decidi levar o bicho a quem entende da poda. O homem analisou, sacou do quadrante, fez testes e concluiu que uma pista dos circuitos não estava plenamente em condições. Soldou lá um fio e depois disso, toda a tarde a testar, a máquina pegou sempre. Não sou entendido, repito, mas relato factos.

E pronto, agradeço de novo a todos .

AbraçUMM

Hélder Gonçalves
 
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29 Abr 2014
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Caro @heldergoncalves poderias ter um problema no quadrante, mas não vejo qualquer relação com o UMM não pegar.

Tens o temporizador das velas a funcionar e a acender e apagar a luz no quadrante, certo?

Infelizmente acho que não te safaste para já.

Pelo que descreves o problema está entre o fio ate à valvula de corte. Poderá ser a válvula e ja te disseram como testar.

A meio há uma derivação para a caixa temporizadora.

O chato dos UMM é que por vezes ja foram muito mexidos e inventados e nem pra todos as soluções são as mesmas.

Por acaso nunca instalaste ou sabes da existência de algum corte de segurança à válvula? Alguem instalou um alarme?

Há malta que esconde botões para isso.
 

heldergoncalves

UMMzito
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24 Nov 2006
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Obrigado Luis. O temporizador das velas funciona e acende/apaga a luz no quadrante. Na minha mão, nunca foi instalado nem corte de corrente nem alarme e não me parece que o tenha sido antes. Os testes feitos hoje pelo electricista na válvula , no fio , etc...estvam todos ok. Vamos aguardar . Grato pela atenção e persistência Luis. Bem haja.
Hélder Gonçalves
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Helder, fico contente por saber que para já o jipe está a funcionar bem, oxalá ele aguente mais 20 anos de utilização diária sem dar chatisses (chatas) como essa...
Obrigado pelo teu testemunho, servirá certamente para ajudar outras pessoas que numa aflição idêntica tropecem neste tópico!
Curiosamente os meus dois UMM trabalham sem quadrante, experimenta o teu porque a verdade é que acho estranho que no teu caso a falha seja do quadrante!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
Helder, fico contente por saber que para já o jipe está a funcionar bem, oxalá ele aguente mais 20 anos de utilização diária sem dar chatisses (chatas) como essa...
Obrigado pelo teu testemunho, servirá certamente para ajudar outras pessoas que numa aflição idêntica tropecem neste tópico!
Curiosamente os meus dois UMM trabalham sem quadrante, experimenta o teu porque a verdade é que acho estranho que no teu caso a falha seja do quadrante!
Tem piada Mário que também tenho dois UMMs que trabalham sem quadrantes, serão os únicos 4 que saíram assim de fábrica...!!! :whistle: :alien:
 
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