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Fuga de óleo pela cambota

Necas.umm

UMM
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Boas
Alguém por gentileza tem alguma reportagem ou fotos da colocação dos chouriços na cambota e Carter por causa da fuga de óleo.

Agradecia
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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Boas
Alguém por gentileza tem alguma reportagem ou fotos da colocação dos chouriços na cambota e Carter por causa da fuga de óleo.

Agradecia
Por acaso não tenho, e duvido que alguém por aqui tenha, mas mesmo que alguém tenha só se forem os mesmos que a coloquem, pois de resto é para esquecer...!!!😉👽
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas,

Necas, há várias teorias para se fazer isso e vários mecânicos experts em UMM com métodos parecidos, mas que eu saiba todos rezam ao deus "primor" e aos santos "nobre" "sicasal" e "frimesa" para que o chouriço não tenha fugas.... Hehehe

Aqui está um bom tema para que alguém se aventure a fazer um how to, eu de momento não tenho nenhum motor para reparar mas comprometo me a no próximo fazê lo.

Nós entretantos podes consultar os manuais técnicos ou posso tentar ver se nos perkins mais atingos fazem referencia ao método de montagem dos ditos cujos.

Abracumm
 

MarioMachado

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31 Out 2008
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Cortegaça
Isso é uma daquelas coisa que antes de se fazer é preciso consultar o manual borda de água para saber em que estado esta a lua porque só pode ser feito no período de quarto crescente!
Fora disso é para esquecer.
Depois para reforçar há quem por precaução acenda uma velinha à nossa senhora de Fátima para assegurar que tudo corre bem!
Se mesmo assim não correr bem tem de se esperar pelo mês seguinte para repetir a operação mas desta vez obriga a que se faça uma reza para tirar o mau olhado ao motor antes de iniciar os trabalhos.
Boa sorte amigo...
 
Última edição:

Necas.umm

UMM
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3 Ago 2009
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Isso é uma coisa daquelas que antes de se fazer é preciso consultar o manual borda de água para saber em que estado está esta a lua porque só pode ser feito no período de quarto crescente!
Fora disso é para esquecer.
Depois para reforçar há quem por precaução acenda uma vela à nossa senhora de Fátima para garantir que tudo corre bem!
Se mesmo assim não correr bem tem de se esperar pelo mês seguinte para repetir a operação mas desta vez obriga a que se faça uma reza para tirar o mau olhado ao motor antes de iniciar os trabalhos.
Bia sorte amigo...
[/CITAR]
Boa obrigada pela resposta

Tenho um mecânico amigo de nacionalidade brasileira que vai me fazer esse trabalho, aliás, você estará com ajuda dele.

Sei que não existem milhares... Mas nesta altura do campeonato não vejo outra solução em termos económicos.

Dai que apesar de todas as condicionantes... Vou arriscar
Isso é uma coisa daquelas que antes de se fazer é preciso consultar o manual borda de água para saber em que estado está esta a lua porque só pode ser feito no período de quarto crescente!
Fora disso é para esquecer.
Depois para reforçar há quem por precaução acenda uma vela à nossa senhora de Fátima para garantir que tudo corre bem!
Se mesmo assim não correr bem tem de se esperar pelo mês seguinte para repetir a operação mas desta vez obriga a que se faça uma reza para tirar o mau olhado ao motor antes de iniciar os trabalhos.
Bia sorte amigo...
[/CITAR]

Óbrigada

Mas como sou um homem de fé acho que vou arriscar 😃😃🙏
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Nem de propósito!
Olha ali os ditos chouriços...
Estes não vão ser mudados.
O motor vai ser retificado, foi todo desmontado mas como não tem fuga nos chouriços não se vai mexer!
Acho que não é bom fazer a troca dos chouriços em ano bissexto..
20240129_112713.jpg
20240129_112723.jpg
20240129_112737.jpg
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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Por curiosidade, será que nunca ninguem maquinou e passou a usar retentor ou uma solução melhor em vez do dito "chouriço"?

Da-me ideia que não porque maquinando o bloco e peça que estas a segurar na mão na ultima foto (esquece-me agora o nome) ficará enfraquecida.
 
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17 Mar 2017
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Por curiosidade, será que nunca ninguem maquinou e passou a usar retentor ou uma solução melhor em vez do dito "chouriço"?

Da-me ideia que não porque maquinando o bloco e peça que estas a segurar na mão na ultima foto (esquece-me agora o nome) ficará enfraquecida.
"chumaceira", ou mancal como dizem os Zucas

se tiveres o motor montado na maquina, não faz sentido pensar em maquinar...
agora quem está com ele na mão como o Mario, não pensava duas vezes, isso tem ai material mais que suff para maquinar uma caixa de resolver o problema de vez.
Os puristas vão dizer que já dura á 50 anos assim e que assim é que está bem... pra esses a TV a preto e branco tbm trabalhava bem, não percebo porque crl mudaram o que estava bem. :LOL: :LOL: :LOL:
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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"chumaceira", ou mancal como dizem os Zucas

se tiveres o motor montado na maquina, não faz sentido pensar em maquinar...
agora quem está com ele na mão como o Mario, não pensava duas vezes, isso tem ai material mais que suff para maquinar uma caixa de resolver o problema de vez.
Os puristas vão dizer que já dura á 50 anos assim e que assim é que está bem... pra esses a TV a preto e branco tbm trabalhava bem, não percebo porque crl mudaram o que estava bem. :LOL: :LOL: :LOL:
É isso mesmo, obrigado.

Percebo o que dizes, mas nem sempre é uma solução, repara por exemplo o motor do 300Tdi, já é com retentor e é uma fonta de problema desse motor. Eu acho que é uma questão de sorte muitas vezes hehe.
 
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17 Mar 2017
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É isso mesmo, obrigado.

Percebo o que dizes, mas nem sempre é uma solução, repara por exemplo o motor do 300Tdi, já é com retentor e é uma fonta de problema desse motor. Eu acho que é uma questão de sorte muitas vezes hehe.

foste logo arranjar um exemplo que até me custa chamar a isso motor :ROFLMAO:

Em principio o torneiro que faz esse trabalho está careca de saber, mas fica a dica... ao maquinar a caixa do retentor, é necessário furar a chumaceira inferior, para o interior do motor, a pelo menos 3mm na esquina interior dessa caixa. ou seja todo o óleo que se junte nessa zona, vai escoar livremente por esse furo, caso contrário não há retentor que aguente e pressão que ali se gera.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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foste logo arranjar um exemplo que até me custa chamar a isso motor :ROFLMAO:

Em principio o torneiro que faz esse trabalho está careca de saber, mas fica a dica... ao maquinar a caixa do retentor, é necessário furar a chumaceira inferior, para o interior do motor, a pelo menos 3mm na esquina interior dessa caixa. ou seja todo o óleo que se junte nessa zona, vai escoar livremente por esse furo, caso contrário não há retentor que aguente e pressão que ali se gera.
Só motores de m£#&@, Toyota é outra loiça...!!! :whistle: :alien:
 

vego

Diogo
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25 Set 2018
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Por curiosidade, será que nunca ninguem maquinou e passou a usar retentor ou uma solução melhor em vez do dito "chouriço"?

Falei nisso na rectificadora onde deixei o meu motor.. e sei que passaram a testes para o uso de outra solução
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Ainda não olhei com olhos de ver para a possibilidade de mexer no bloco para alterar o tipo de retentor do lado da cambota, mas assim de repente suponho que o trabalho a fazer no bloco terá de ser gigante de modo a acomodar um retentor igualmente enorme porque a falange da cambota onde aperta o volante do motor tem um diâmetro bastante considerável!
Sei que não é impossível mas também sei que fácil não vai ser até porque desde que me lembro de fugas nos motores dos UMMs toda a gente se assusta só com a possibilidade de ser do lado da caixa de velocidades!
Se fosse fácil alterar isso já muita gente o tinha feito...
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Os gajos dos UMMs são muita complicados, com tantos milhões de motores a circular pelo Mundo inteiro sem essa preocupação, tinham de aparecer logos uns complicados na matéria...!!! :whistle: :alien:
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Eles usaram um retentor diferente dos tradicionais chouriços!
Deve ser algum upgrade pensado no problema das fugas dessa zona do motor...
Olha a diferença.
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Cenoura

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29 Mai 2019
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Eu no meu alter fiz isto com o meu pai. Ele na altura teve a idéia que foi dita já aí cima, mergulhar em óleo. Mas em vez disso acabámos por deixar mergulhado em vaselina de um dia para o outro. Antes de ir ao sítio foi amassado com um maço.
Se bem me lembro aquilo vem com um diâmetro maior e ao cortar deixou-se uns mililitros de fora nas duas partes da chumaceira. O motor ainda só trabalhou umas horas, mas até agora parece que ainda não perdeu óleo por ali.
Aqui há uns tempos ouvi outra dica, que era meter silicone antes de meter o chouriço para ter a certeza que ele não vai rodar com o veio. Nao sei se já alguém experimentou ou se já ouviu falar disto.
 
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