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Trocar sinoblocos

alex

UMMzão
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Caros forUMMistas

Espero com este post ajudar algum companheiro com Cournil ou Alter 1 a se desenrascar para fazer este trabalho.:)
Não sou profissional da coisa, mas tenho muito gosto em fazer eu as coisas e tenho pouco dinheiro para gastar em mão de obra...:dizzy_face:
O trabalho e peças que poderão ver são para uma "roda" (no caso, a traseira esquerda), a substituição dos 3 sinoblocos do feixe de molas/brinco/chassi e dos 4 meio casquilhos de borracha do amortecedor. Depois há que aplicar as outras rodas…:anger:



Para os sinoblocos, procurem também por sinoblocos do Peugeot 404 pick up (3,5€/cada). Os casquilhos de borracha são comuns (0,90€/cada) e encontrei sem problemas, levando o velho para amostra. São os preços que paguei, são meramente indicativos, não quero prejudicar ninguém…


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
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alex

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7 Dez 2006
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Comecei por remover a roda a roda, soltando as roscas, levantei o eixo, pus uma preguiça sob o chassi e removi a roda.







Para poder remover o macaco, apoiei o eixo noutra preguiça



Visto que tinha andado em lama o dia anterior, retirei a poli para ver se não tinha entrado lama, mas não é obrigatório fazer-se para o nosso propósito. Mas não se perde ir ver como estão os calços (os meus estão em fim de vida:dizzy_face:)



De seguida ataquei as duas porcas que seguram o amortecedor. Usei WD-40 para facilitar a sua remoção (assim como em todos os parafusos em que mexi).




O material vai sobrando…:astonished:




cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

alex

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Depois foi a vez das abraçadeiras (U’s) que seguram o eixo ao feixe de molas.





Aqui falta uma foto, em que tenho o macaco a forçar um pouco as molas para cima. Tive receio que ao desapertar as abraçadeiras a mola fizesse um efeito chicote:anger:. Assim removi a abraçadeira (2 U’s e placa) e só depois desci o macaco devagar para evitar problemas.
Chegou a vez dos tão temidos parafusos dos brincos e da mola. Nada que um bom tira teimas com um rabo de força bem comprido e WD-40 não resolvesse…(y)






Depois ataquei-me ao sinobloco que está no chassi. Este foi uma verdadeira dor de cabeça(n). O tubo interior estava solto, borracha sobrava pouca e o tubo exterior calcinado… Depois de cortar várias vezes a chapa do tubo, bater com chave de fendas, ponteiro, tubo, sempre com uma marreta pequena na mão, lá foi saindo aos bocados… Estava tão bem disposto:angry: nesta fase que a fotógrafa nem tirou fotos!



Após a remoção do sinobloco, convém polir um bocado a parede que ficou para remover sujidade assim como disfarçar rebarbas feitas com a violência da remoção:dizzy_face:.





cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

alex

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Já estava tão farto daquele sítio:angry: que mudei para os sinoblocos das molas. Muito mais fácil…:p Feixe de molas em cima da bancada (já estava farto de estar no chão:devilish:), pus uma chave de fendas a forçar o olhal para abrir um pouco.



Depois apoiei uma chave de caixa (24) sobre o sinobloco e com a ajuda de um saca (velho que estava por casa, já comprei um novo, não me batam!)descolou. Com duas boas marretadas, acabou por sair(y).




Para meter o novo, depois da passagem com lixa e untar com óleo entrou folgado. Tive que o segurar no sítio e depois de remover a chave de fendas ficou no sítio dele(y).




Repeti a mesma operação no outro olhal do lado oposto.

Voltando ao sinobloco do chassi, um amigo meu deu-me uma bela dica: usar um varão roscado (usei M14) e apertar. E não é que resultou mesmo:p?





Correu bem até que, quando só faltavam 4mm, a rosca do varão moeu…:dizzy_face: Tive que tirar o varão a mal (rebarbadora) e acabar com umas porradas bem dadas:angry:.


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

alex

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Chegou a vez de voltar a montar o feixe de molas. Coloquei primeiro o brinco no olhal do feixe de mola e de seguida prendi-o no chassi.



Seguiu o outro olhal do feixe de molas para o sítio. Tendo os 3 parafusos apontados, foi a vez de os apertar bem, muito bem(y).
Agora, há que apontar o ponto de mola no eixo (tem lá um buraco para ele:kissing:)





Primeiro, levantei o eixo para remover a preguiça e baixei-o sobre o feixe de molas. Depois subi o feixe de molas até ao ponto de mola entrar no seu buraco…
Há que agora meter a abraçadeira. Já leva a metade do casquilho para o amortecedor e tudo:).




Mais uma vez, apontar primeiro e depois apertar bem, sem ficar folga entre cada folha de mola e o apoio no eixo:devilish:.
Para meter o amortecedor, o macaco levantou o eixo até a altura devida. Meti a outra metade do casquilho, a abraçadeira e a devida porca, com o tal aperto:devilish:.
Meter a poli no sítio (se a tiverem tirado), a roda no sítio devidamente apontada, remover a preguiça do chassi e dar o aperto final a roda(y).

Venham daí críticas e dicas, ainda que fazer 3 vezes!


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 
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13 Jul 2008
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boas ALEX
podias sff por a foto do SINOBLOCO NO FRIO::::::::::::::::



Para amar umm UMM bastou um olhar... Agora para esquecer UMM só mesmo se eu morrer
um abraço
miguel

 

eunema

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Boas Alex

Mais um curso de mecânica à distância:D:D:D:D


Excelente documentação




Cumprimentos
Hernani
 

alex

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quote:Originally posted by miguel umm

boas ALEX
podias sff por a foto do SINOBLOCO NO FRIO::::::::::::::::

Ainda não apliquei essa técnica... Daqui por mais uns dias pode ser que apareça por cá:cool:

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
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26 Out 2007
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ola
Sim senhor esta fixe a esplicaçao ainda bem que a pessoal que goste de tirar fotos

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

alex

UMMzão
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Obrigado pela dica *******, será aplicada para o eixo da frente!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
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show_time

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Boas!

Bela foto reportagem!

Num episodio do Top Gear eles motam um Kit Car em 8 horas senão me engano e têm-no em cima de preguiças até que o motor e a caixa ao entrarem com a grua dão-lhe um beijinho e o carro cai das preguiças.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
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jarbas

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boas alex bela reportagem vai-m dar muito jeito..

por acaso tambem vi esse episodio mauro!!!!

abraços



Subi ao monte para ver o meu UMM passar,depois de ele ter passado....... desci!!!!!!!!!


 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Muito bom tópico Alex, apenas falta uma coisa. Ao fim de uns dias ou alguns km, há que reapertar isso tudo!

De resto 5 estrlas, parabéns e obrigado.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

alex

UMMzão
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Aproveito para deixar mais um relato de um problema relacionado.

Para remover os brincos a frente, tive que tirar primeiro tirar a barra de torção. Muitos dirão que só lá anda a fazer peso:devilish:, mas se quem pensou o carro a lá pôs, é porque lá está a fazer alguma coisa(y)...

Já lá tinha andado mexerico, com parafusos diferentes de um lado e do outro, tudo completamente calcinado. Não fui de meias medidas e deixei o disco de corte esgrimir os seus argumentos:D... Depois de falar com o mecânico cá da terra, garantiu-me que parafusos M12 8.8 faziam bem o papel necessário (mas apliquei com porca e contra porca). Tive que passar uma broca (10) a limpar/desgastar um pouco o buraco, pois nem os parafusos originais lá cabiam.

Para no final montar tudo é que foi dramático... A cabeça do parafuso M12 não passava pela ponta do parafuso do brinco (o de cima). Tive que os desapertar e recuar a face do apoio da barra de torção, apertar os parafusos da barra e depois apertar a porca do parafuso do brinco. Neste procedimento, o apertar da porca é que trouxe o parafuso do brinco ao sítio, pois com o parafuso todo metido:kissing: a porca não passava pela cabeça do parafuso M12.

Espero que consigam compriender a estratégia!

Quanto a tirar parafusos calcinados, roda-los ao máximo primeiro e porrada neles! Eles não se magoam e a paciencia não se esgota...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

alex

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Obrigado Aldeia pelo aviso!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 
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31 Mar 2009
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Ahahahah percebam agora a falta que a Miss VictoriUMM faz neste tipo de reportagem... :p:kissing:

AbraçUMM's

Marta Martins ^^

UMM não é um passatempo, mas um Estilo de Vida
 

espanhol5

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14 Set 2009
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muito bem... bela reportagem...

vou ter de fazer ao meu tambem... é presiso é ganhar coragem...



Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10


Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..


Pedro Santos
961268217

 

jpjonas

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12 Jan 2010
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tambem tenho de trocar pelo menos um sinobloco das molas ,onde é que se pode comprar isso em Coimbra .


Estou a ficar infectado com o virus UMM
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Penso que qualquer casa de peças tem isso

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
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