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Branquinho...

mauras

UMMzito
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15 Nov 2011
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Viva,

Pronto, foi desta! Não consegui resistir... a um Alter II atmosférico (acho) de 1992. Por isso, e com o apoio da minha esposa, ontem fui buscá-lo e trouxe o branquinho para casa... foi um dia chuvoso mas ele portou-se bem, apesar de eu não estar minimamente adaptado à condução dele. E agora aconchegado na garagem esteve na altura das fotografias.

Mas, no fim do dia, estou com um misto de alegria, medo e dúvida... gosto muito dele! Mas descobri algumas coisas que não sei bem o que são... por isso partilho aqui as minhas dúvidas e peço ajuda aos entendidos nesta matéria.

Mas primeiro as fotografias gerais:

No seu cantinho:


Os interiores:






...Condutor...

...pendura...



(continua no post seguinte)
 

mauras

UMMzito
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15 Nov 2011
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(continuação)









Os sapatos:




Como podem ver tem alguns pontos de corrosão, o dos pés do lado do condutor estão piores do que eu pensava; está com bolhas mas (ainda) não tem chapa perfurada. Têm conselhos de como é que eu posso não estragar mais até ter oportunidade de mandar arranjar? estou a tentar arrancar a ferrugem solta e depois aplicar pontualmente um bocado de anti-ferrugem...

(continua)
 

mauras

UMMzito
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15 Nov 2011
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(continuação)

Agora coisas ainda menos boas; quando o parei, reparei que estava a pingar alguma coisa no chão... fui ver e vi uma "borracha" solta que vem não sei de onde; esta ponta está junto à caixa de transferência (?)









Alguém me sabe dizer o que é isto? É grave? Como é que se arranja?

E mais uma coisa, o chassis por baixo tem muita lama e residuos diversos; é seguro/vantajoso fazer uma "lavagem de chassis"? Já fiz isto com um carro que tive e eles levantam o carro e lavam tudo por baixo com água à pressão quente para arrancar toda aquela sujidade. E este "orifício" que me parece estar na caixa de transferências, pode causar problemas?





Desculpem o testamento de perguntas mas estou com algum medo de fazer alguma coisa que vá fazer ainda mais estragos.

Muito obrigado

Paulo
 
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1 Out 2008
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Olá. e o Resto na caixa esse orificio parace-me a estar tapado para que não entrasse agua, lama etc, quanto á Ferrugem , tenho ca produtos ,para Atrasar essa oxidação.Cummprimentos.

jsilva
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Olá Paulo.

Efectivamente tem aí um espécime de 92. Nessa altura o tratamento de chapa já não era tão bom e agora os problemas estão à vista... (o meu longo de 92 está bem pior).

Sinceramente eu não me chateava tanto pela chapa. Já dá para reparar que tens buraquinhos na chapa (e prepara-te para quando retirares os plásticos!) por isso eu aconselho a partir directamente para a substituição dos podres e resolvia assim. Essas chapas de aluminio convêm saír pois aceleram o processo de degradação da chapa.

O tubo parece ser o respiro do motor, é normal aparecer uma pinginha num motor com alguns anos, embora me pareça óleo a mais para ser uma "pinguinha". Também não sei porque é que esse tubo tem esse "remate/cabeça?". Existem soluções para evitar a pinga, nomeadamente a criação de depósitos ou a inclusão desse tubo no sistema de admissão.

Fazer a lavagem é perfeitamente seguro e vantajoso, a lama só faz bem à pele das senhoras, aos UMM's faz todo o contrário.

Esse furos que mostras, são os respiros da embraiagem e a purga da coloche. O furo que está tapado deveria estar destapado. Se queres fazer TT podes aplicar um respiro usando um tubo de esgoto maleável, comummente usados pelos picheleiros nas instalações dos lavatórios.

A purga sai tapada de origem mas deixa estar assim, pois se entra água, a mesma sai rapidamente.

Com o motor as trabalhar, retira a tampa do óleo (por cima da tampa das válvulas) e vê se sai fumo (dá umas gazadas).

Em suma, eu revia a mecânica e gozava o UMM durante o Inverno. Quando chegar o próximo Verão (se houver €€€€€) então pensaria num restauro de chapa a sério.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

mauras

UMMzito
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15 Nov 2011
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Ok, desde já muito obrigado a todos os que responderam (e também aos que leram o post, que dá gosto ver o nº de reads a subir :)) tanto nesta thread como por PM. Vou seguir os conselhos e vou tratar primeiro de fazer uma revisão mecânica geral e vou ter cuidado e tentar que a ferrugem não progrida (ou tentar reparar ligeiramente) até conseguir fazer uma reparação de chapa a sério.

Já agora, aproveitava para perguntar (mais) uma coisa; qual a pressão que costumam ter nos pneus? Para andar em estrada? É que o carro está ligeiramente inclinado :astonished: do lado do condutor... Está dois cm (mais ou menos) mais baixo desse lado. Pode ser que seja dos pneus... ou não... (?)

Paulo
 

Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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Essa inclinação é característica dos UMM's pois o depósito está montado no lado esquerdo, debaixo do condutor. Com os anos as molas do lado esquerdo vão perdendo arco mais depressa do que no lado direito, ficando o UMM inclinado.

No longo não tenho esse problema, mas no vermelho só consegui resolver colocando mais uma lâmina na mola da frente do lado do condutor. Fiquei com o UMM direito e não o notei mais rigo por isso.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Bela aquisição Paulo.

Como o Aldeia diz goza o Inverno e depois faz um levantamento dos trabalhos prioritários a realizar na UMMáquina, para depois consoante os €€€€€€€ avançares com a reparação.

Boa sorte com a UMMáquina.

 

Patrick

UMM
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16 Ago 2009
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Agora é muita pesquisa no fórum de como resolver esses problemas ou então levar a um mecãnico da especialidade, é bom saber que o UMM continua a viciar pessoal. Qualquer dica zona de Lisboa ou Mafra estais à vontade.
cUMMprimentos,


Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro
 

guitos

UMM
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3 Mar 2011
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Ireland
Amigo Paulo,

O conselho de rever primeiro a mecanica é sempre o melhor, assim ficas seguro de que não tens surpresas desagradáveis.

Quanto à chapa... Com calma e paciência tudo se endireita e fica novo.

Muita sorte e muitos KMS ao volante do UMM.

cUMMprimentos.

UMMa questão de espirito...
 

B380

UMM
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12 Mai 2009
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Então Mauras, muitos passeios?
Revisão já tratas-te dela? A do meu VaCumm já está feita.
Temos de combinar um dia para ir ali à Serra para te dar a conhecer aquilo, é aqui perto e faz-se bem.

Abraço

É Portugês, e é melhor que o Magalhães, UMM.

Bruno Carvalho
 

mauras

UMMzito
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15 Nov 2011
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Boas,

Há já algum tempo que não escrevo nada por aqui... mas todos os dias "religiosamente" venho cá ver as novidades e passo cá mais tempo do que o meu patrão gostaria... :D

E todos os fins de semana, tenho feito alguns passeios (mas só em estrada) com a famelga que, felizmente, são grandes fãs do Branquinho. Ali nas zonas de Bucelas e Loures...

De resto, nunca cheguei a agradecer ao Bruno e ao Pedro o trabalho de "ama-seca" que fizeram comigo a ver e experimentar o Branquinho e darem-me opiniões de perito sobre o que estaria bem e o que poderia estar mal... E de um modo geral a todos os que fazem parte desta comunidade...

Actualmente, já me adaptei melhor aos travões e o acelerador já não dá os solavancos que costumava. Ou seja, em termos mecânicos parece que não há grande coisa a apontar. Agora, de chapa... tirei um dos plásticos que consegui e apanhei isto:



(os "residuos" esbranquiçados são do conversor de ferrugem que lhe dei depois de raspar aquela mais solta... só para tentar que não fique pior)

fiquei triste porque o Branquinho não merecia estar assim! De tal forma que, após conversações com a "Maria" estamos a planear levá-lo muito em breve a um SPA... para fazer um tratamento de pintura completo! Vamos ver como corre...

Depois já temos muitos planos para tentarmos nós arranjar os interiores, colocar um rádio, iniciar um novo hobby de fotografia confiando no Branquinho para nos levar aos sítios mais "escondidos" da natureza :) , etc., etc....

Paulo
 

ToMiX

UMM
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17 Mai 2008
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Viva

De vez em quando faz bem ligar os cubos e as redutoras ao UMM (ATENÇÃO que só fora do alcatrão).
Tens bons terrenos ali na central eletrica perto de Bucelas, para continuares a adaptação ao UMM.
Como pretexto leva a familia porque lá de cima faz-se umas belas fotos.
Não aconselho a meter a "Maria" ao volante, senão vai haver guerra para conduzir o UMM...

 

mauras

UMMzito
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15 Nov 2011
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Sim, eu tento "regularmente" ligar os cubos e o diferencial da frente, quando apanho um bocado de terra... Já andei a ver tudo o que consegui sobre isso aqui no forUMM :)...

Aqui perto, junto à estação da CP da Póvoa e das fábricas há muitos descampados com terra e um bocado de lama (quando chove). É outra alternativa que até deve dar para fazer trial aos fins de semana... Já lá tenho visto alguns camiões atolados e carros semi-submersos :astonished:

... e sim, a "Maria" ainda não se lembrou de dizer "Olha, deixa-me cá experimentar" :D Talvez quando formos para as fotografias...

Paulo
 

B380

UMM
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12 Mai 2009
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Eu bem que te tinha dito que era provável teres surpresas desagradáveis por baixo dos Plasticos, mas enfim nada que não se resolva.
Já se viu pior e ficou como novo.
Quando quizeres apita.

Abraço

É Portugês, e é melhor que o Magalhães, UMM.

Bruno Carvalho
 

mauras

UMMzito
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15 Nov 2011
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Pois,

Um destes domingos de manhã (há umas duas semanas) vindo eu das compras do supermercado disse para a "Maria"... "E se a gente fosse ver aquele moínho ali em cima?" E fomos... :)











Já aqui tenho dito que o "mato" mais violento que eu faço é andar em alcatrão com buracos, mas neste caso houve duas zonas em que a coisa foi difícil; uma delas, estive mesmo para voltar para trás... uma rampa com uns 100 metros cheia de calhaus soltos... mas não voltei, e ele subiu tudo à primeira como se nada fosse :D

Enfim, mais um caso em que a componente humana é a mais fraca...

Tentei fazer este mapa de cabeça... não sei se resulta...

http://maps.google.com/maps/ms?msid=217279763950736841529.0004b84b5d927a459583c&msa;=0http://maps.google.com/maps/ms?msid=217279763950736841529.0004b84b5d927a459583c&msa=0

Abraço

Paulo
 

B380

UMM
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12 Mai 2009
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Portugal
Branquinho de regresso a casa, e está excelente, parabéns

É Portugês, e é melhor que o Magalhães, UMM.

Bruno Carvalho
 
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