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Vntoinhas electricas

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29 Jun 2007
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Boas pessoal fiz uns pequenos upgrades ao meu umm nos quais pus umas ventoinhas electricas, que sao de um toyota que me ocupa o radiador todo, e tambem levou um ninho novo o radiador. Só que na estrada as ventoinhas electricas funcionam a 300% mas em mato e então aqui na minha zona que é areia em que o jipe para andar em dunas chega andar a 3 e 4 baixa a cortar as ventoinhas electricas não aprovaram. Alguem tem o mesmo sistema que eu se sim quais as ventoinhas que pos ou vou ter de montar o sisterma antigo? Agradeo a vossa colaboração um abraço.
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Verifica se as ventoinhas empurram o ar para o radiador e não o estão a puxar. Se for assim tens que trocar a posição delas.
Poderão estar ao contrário, mas em estrada não notares a diferença pois o carro em movimento anula o efeito negativo das ventoinhas.
 

Bruno

UMM
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20 Nov 2007
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Boas

Parece-me que tenho o mesmo sistema que tu já tens instalado.
Quando o comprei já vinha com esse sistema de refrigeração, o qual é composto por 2 ventoinhas GATE de boas dimensões.

Verifica e analisa o seguinte:
Não explicaste como se faz o accionamento das mesmas. Se é automática, através de algum orgão mecânico ou se é manual. Caso seja automática verifica a que temperatura as ventoinhas são accionadas, podem estar a ser já a temperaturas mais altas que o recomendável e assim sendo depois é mais dificil baixar a temperatura, ainda por cima com o carro parado ou a muito o baixa velocidade.

A rotação das ventoinhas é inidcada pela polaridade com que a mesma é ligada ou seja se inverteres os fios a mesma passa a operar em sentido inverso. Não sei se é possível teres um comutador que te inverta o sentido das mesmas quando estiveres parado ou quando te for conveniente expelir o ar para fora. Contudo nesta situação o ar expelido pelo radiador para fora é proveniente de perto do motor, não será o mais frio possível... Mas é sempre uma opcção que podes tentar e já agora informar se resulta.

Por ultimo, as minhas ventoinhas vinham ligadas de uma forma um pouco estranha, a qual até hoje ainda não compreendi e que só me leva a pensar que teria sido um lapso de alguém que mexeu no carro à posteriori sem saber muito o que fazia, mas que até pode ter a sua lógica e eu é que ainda não xeguei lá.
A dupla de ventoinhas estava com sentidos de rotação diferentes entre si, ou seja, uma puxava o ar e a outra expelia. Se alguém me conseguir explicar isso agradeço, ou então, antes de alterares o teu sistema exprimenta isto também.


Abraço
Bruno
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Atenção que não é a polaridade do motor da ventoinha que "manda" no sentido de rotação da mesma!!O que manda é o formato das pás!E é pelo formato das pás que vemos o sentido de rotação,e a partir dai é que vamos á "procura" da polaridade correcta.
Por exemplo,estas ventoinhas que o Renato tem montado no carro dele têm de rodar no sentido inverso aos ponteiros do relogio,visto de trás do carro para frente,se forem ligadas ao contrario em vez de puxar o ar não vai empurrar!O que vai fazer é turbilhoes de ar sem sentido...Bem mas isto é só um aparte porque já tenho visto ventoinhas montadas na parte da frente do radiaor a rodar ao "contrario".
Renato,pelas fotos parece que tens uns farois grandes na grelha,isso pode tambem estar a obstruir o ar,pode ser a bomba de agua que não é a indicada e claro na areia nunca esperes milagres...
 

futuroUMM

UMM
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30 Abr 2007
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Boas. Gostava de deixar por aqui uma observação como referência.
O Meu UMM Cournil não passa a temperatura de meio mesmo a puxar por ele nas brincadeiras em areia e ele esta de origem Com termóstato e bomba de água novas.
 
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