• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Vntoinhas electricas

Registo
29 Jun 2007
Mensagens
196
Localização
Portugal
Boas pessoal fiz uns pequenos upgrades ao meu umm nos quais pus umas ventoinhas electricas, que sao de um toyota que me ocupa o radiador todo, e tambem levou um ninho novo o radiador. Só que na estrada as ventoinhas electricas funcionam a 300% mas em mato e então aqui na minha zona que é areia em que o jipe para andar em dunas chega andar a 3 e 4 baixa a cortar as ventoinhas electricas não aprovaram. Alguem tem o mesmo sistema que eu se sim quais as ventoinhas que pos ou vou ter de montar o sisterma antigo? Agradeo a vossa colaboração um abraço.
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Verifica se as ventoinhas empurram o ar para o radiador e não o estão a puxar. Se for assim tens que trocar a posição delas.
Poderão estar ao contrário, mas em estrada não notares a diferença pois o carro em movimento anula o efeito negativo das ventoinhas.
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Parece-me que tenho o mesmo sistema que tu já tens instalado.
Quando o comprei já vinha com esse sistema de refrigeração, o qual é composto por 2 ventoinhas GATE de boas dimensões.

Verifica e analisa o seguinte:
Não explicaste como se faz o accionamento das mesmas. Se é automática, através de algum orgão mecânico ou se é manual. Caso seja automática verifica a que temperatura as ventoinhas são accionadas, podem estar a ser já a temperaturas mais altas que o recomendável e assim sendo depois é mais dificil baixar a temperatura, ainda por cima com o carro parado ou a muito o baixa velocidade.

A rotação das ventoinhas é inidcada pela polaridade com que a mesma é ligada ou seja se inverteres os fios a mesma passa a operar em sentido inverso. Não sei se é possível teres um comutador que te inverta o sentido das mesmas quando estiveres parado ou quando te for conveniente expelir o ar para fora. Contudo nesta situação o ar expelido pelo radiador para fora é proveniente de perto do motor, não será o mais frio possível... Mas é sempre uma opcção que podes tentar e já agora informar se resulta.

Por ultimo, as minhas ventoinhas vinham ligadas de uma forma um pouco estranha, a qual até hoje ainda não compreendi e que só me leva a pensar que teria sido um lapso de alguém que mexeu no carro à posteriori sem saber muito o que fazia, mas que até pode ter a sua lógica e eu é que ainda não xeguei lá.
A dupla de ventoinhas estava com sentidos de rotação diferentes entre si, ou seja, uma puxava o ar e a outra expelia. Se alguém me conseguir explicar isso agradeço, ou então, antes de alterares o teu sistema exprimenta isto também.


Abraço
Bruno
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Atenção que não é a polaridade do motor da ventoinha que "manda" no sentido de rotação da mesma!!O que manda é o formato das pás!E é pelo formato das pás que vemos o sentido de rotação,e a partir dai é que vamos á "procura" da polaridade correcta.
Por exemplo,estas ventoinhas que o Renato tem montado no carro dele têm de rodar no sentido inverso aos ponteiros do relogio,visto de trás do carro para frente,se forem ligadas ao contrario em vez de puxar o ar não vai empurrar!O que vai fazer é turbilhoes de ar sem sentido...Bem mas isto é só um aparte porque já tenho visto ventoinhas montadas na parte da frente do radiaor a rodar ao "contrario".
Renato,pelas fotos parece que tens uns farois grandes na grelha,isso pode tambem estar a obstruir o ar,pode ser a bomba de agua que não é a indicada e claro na areia nunca esperes milagres...
 

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
Mensagens
306
Localização
-
Boas. Gostava de deixar por aqui uma observação como referência.
O Meu UMM Cournil não passa a temperatura de meio mesmo a puxar por ele nas brincadeiras em areia e ele esta de origem Com termóstato e bomba de água novas.
 
Top Inferior