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Vibração

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23 Jan 2009
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Boas,
Ontem pus uns brincos maiores no meu UMM, e a partir dai ando a sentir uma vibração, parece que vinda do veio traseiro do jipe, o que acham que pode ser?

cUMMps
miguel
 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas

Zoadas e vibrações são comuns nos UMM quando andam com a luva de transmissão (peça que liga o diferencial à caixa de velocidades) desalinhada.
Isto é o posicionamento das cruzetas no veio tem de ser igual em ambos os extremos, senão fica "descalibrado".

Poderá ser também da alteração dos brincos....

Verifica a luva de transmissão dianteira e traseira (especial atenção nesta).

abraço
Vitor Rato
 
Registo
23 Jan 2009
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Boas,
Vitor, foi a primeira suspeita que tive e verifiquei, ambas estão certas uma com a outra, hoje até tirei o veio fora e verifiquei se as cruzetas tinham folga ou aparentavam estar gripadas mas nada.
Para além da vibração, a uma velocidade mais elevada, quando tiro o pé do acelerador, o bicho faz um barulho estranho naqule momento em que o motor deixa de fazer força.

cUMMps
Miguel
 

lenhador

UMM
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5 Fev 2011
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quando deixa de fazer força, é quando todas as peças moveis entram em descanso...rolamentos...

cumprimentos

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 

Humber

UMM
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11 Set 2009
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Isso acontece quando tens o veio de transmissão marado, mas também acontece quando tens o rolamento do pinhão de ataque nas couves. E provavelmente numa série de outros casos que ainda não experimentei.

UMM... o amigo de todas as horas!
 
Registo
23 Jan 2009
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Boas,
Em principio rolamentos não aponto muito.
O problema surgiu apenas apo´s a alteração dos brincos, mas cada vez que ando com o jipe, a vibração tem tido tendencia a ir desaparecendo.

cUMMps
miguel
 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas

alteração de brincos e ruido a desaparecer...

e que tal cinoblocos (talvez excesso de aperto) ???

Abraço
Vitor Rato
 
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26 Out 2007
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-
olha mete umas cunhas nas molas entre o eixo e as molas a dar inclinaçao para meteres o veio de trasmissao mais direito ,ao eixo e ves logo o problema resolvido.


Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Olá,

Se meteste uns brincos muito maiores é provavel que o angulo de trabalho do diferencial esteja alterado.

Para isso tens de rodar o diferencial para cima de forma a que a saida do veio de transmissão para a caixa fique nivelada, isso faz-se como disse o Pedro com cunhas entre as molas e o diferencial. A parte mais alta da cunha tem de ficar virada para a frente do carro.
Ao fazeres isto verifica se o tubo flexivel dos travões que sai do compensador de travagem para o "T" que está no diferencial não fica demasiado esticado quando tens a roda traseira esquerda com o curso maximo da suspensão.

Verifica tambem se por acaso não tens folga na falange de saida do diferencial traseiro.

UMM abraço
Samuel Sousa

 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Aconselhava-te a verificar novamente as cruzetas...pois elas agora estão a funcionar num angulo diferente,principalmente a que está junto á caixa.Está agora a funcionar numa posição que nunca funcionou e a sua lubrificação poderá não ser a melhor,com o tempo está a ganhar "casa" por isso dizes que que a vibração está a passar.
Ou então os brincos que montaste são mesmo muito grandes...
É um erro por cunhas como dizes Samuel para tirar vibrações,para tirar vibrações neste caso a cunha devia ser montada ao contrario do que dizes,para o pinhão de ataque trabalhar paralelo com o veio de saida da caixa de transferencias.Pode-se por a cunha como dizes se a cruzeta estiver no limite de funcionamento(forma barata e para carros que não façam muita estrada),mas garanto-te que vibrações irão lá ficar na mesma ou pior.
 
Registo
23 Jan 2009
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Boas,
Os rincos são bastante grandes relativamente aos que eu lá tinha, vou então proceder a lubrificação das cruzetas e ver o que dará.

cUMMps
miguel
 

lenhador

UMM
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5 Fev 2011
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quote:Originally posted by filipeumm

Aconselhava-te a verificar novamente as cruzetas...pois elas agora estão a funcionar num angulo diferente,principalmente a que está junto á caixa.Está agora a funcionar numa posição que nunca funcionou e a sua lubrificação poderá não ser a melhor,com o tempo está a ganhar "casa" por isso dizes que que a vibração está a passar.
Ou então os brincos que montaste são mesmo muito grandes...
É um erro por cunhas como dizes Samuel para tirar vibrações,para tirar vibrações neste caso a cunha devia ser montada ao contrario do que dizes,para o pinhão de ataque trabalhar paralelo com o veio de saida da caixa de transferencias.Pode-se por a cunha como dizes se a cruzeta estiver no limite de funcionamento(forma barata e para carros que não façam muita estrada),mas garanto-te que vibrações irão lá ficar na mesma ou pior.



boas, desculpa Filipe penso que estas enganado.... senão vejamos, as cunhas não são um erro, são acertadas para corrigir inclinações, e minimizar atritos...tanto servem para as cruzetas, como para CORRECÇÃO dos caster da Direcção...em relação á sua montagem o Samuel tem razao, pois a ideia, é levantar a ponta do diferencial, e nao baixar, com o facto de ele baixar, ainda "enforcas" mais a cruzeta da caixa...

claro aumentando atritos, e com isso ruídos !! se quiserem resolver

essas questões, montem veios de trasnmissao de cardan duplo...é assim que faço, ou baixando a caixa..claro sem comprometer apoios, tanto de caixa como de motor !!etc

um abraço

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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quote:Originally posted by lenhador

quote:Originally posted by filipeumm

Aconselhava-te a verificar novamente as cruzetas...pois elas agora estão a funcionar num angulo diferente,principalmente a que está junto á caixa.Está agora a funcionar numa posição que nunca funcionou e a sua lubrificação poderá não ser a melhor,com o tempo está a ganhar "casa" por isso dizes que que a vibração está a passar.
Ou então os brincos que montaste são mesmo muito grandes...
É um erro por cunhas como dizes Samuel para tirar vibrações,para tirar vibrações neste caso a cunha devia ser montada ao contrario do que dizes,para o pinhão de ataque trabalhar paralelo com o veio de saida da caixa de transferencias.Pode-se por a cunha como dizes se a cruzeta estiver no limite de funcionamento(forma barata e para carros que não façam muita estrada),mas garanto-te que vibrações irão lá ficar na mesma ou pior.



boas, desculpa Filipe penso que estas enganado.... senão vejamos, as cunhas não são um erro, são acertadas para corrigir inclinações, e minimizar atritos...tanto servem para as cruzetas, como para CORRECÇÃO dos caster da Direcção...em relação á sua montagem o Samuel tem razao, pois a ideia, é levantar a ponta do diferencial, e nao baixar, com o facto de ele baixar, ainda "enforcas" mais a cruzeta da caixa...

claro aumentando atritos, e com isso ruídos !! se quiserem resolver

essas questões, montem veios de trasnmissao de cardan duplo...é assim que faço, ou baixando a caixa..claro sem comprometer apoios, tanto de caixa como de motor !!etc

um abraço

Nada como o cheiro da solda pela manha !

Se leres bem o que eu disse estás-me a dar razao;)
Ao levantar o pinhao estás a afastar a hipotese de "trancar" a cruzeta,mas quanto a vibrações estás a piorar,pois com cruzetas simples os dois veios que elas ligam têm de trabalhar num plano paralelo,que é como todos têm de origem,no UMM é bem perceptivel.Para por as cunhas de modo a levantar o pinhao e eliminar vibrações tens de alterar para cruzeta dupla no veio de saida da caixa.

Cruzetas simples que é o nosso caso


Alinhamento correcto para cruzeta dupla
 
Registo
23 Jan 2009
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Sintra
Boas,
Os brincos estao aplicados a frente e atrás, descobrindo eu hoje a derivação da vibração.
Num dos desenho do Filipe aparece lá, o diferencial de trás não está paralelo com a caixa dai vir a tal vibração.
Para agravar ainda mais, a cruzeto do dif esta com folga já
Questiono, onde posso adquirir umas cunhas para o meu eixo, frente e traseiro?

cUMMps
Migueç
 
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