• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Vibração nas alavancas

RuiFox

UMM
Registo
28 Jan 2009
Bom dia Companheiros UMMistas

Preciso da vossa opinião, recentemente tenho notado uma certa vibração nas alavancas da caixa de velocidades. Vibram cada vez mais á medida que o carro sobe a rotação, vibram tanto que ontem saltou o pendural de ligação da tracção :dizzy_face:.
Andei e ver debaixo do carro, mas não vi nada de especial (para mim que percebo pouco :D) e parado a vibração não é tão intensa, é mais ligeira.
Será algum sintoma de algo, ou qualquer coisa desapertada, ou será normal???
De referir que tenho um Alter II turbo e os niveis das caixas foram revistos.
Obrigado desde já.
Abraço

cUMMprimentos
FoxUMM

RuiFox

UMM
Registo
28 Jan 2009
Obrigado Mário.

As cruzetas não são porque estão boas.
Os apoios, estas a referir-te aos da caixa de velocidades??? E o que é a manga deslizante?

Abraço

cUMMprimentos
FoxUMM

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
A manga deslizante está junto da caixa de velocidades logo a seguir à primeira cruzeta na transmissão que vai ligar aos diferencias.

Onde as transmissões encolhem ou esticam com os movimentos de oscilação do jipe.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**

RuiFox

UMM
Registo
28 Jan 2009
Pois calculei que fosse isso, só não sabia o termo correcto... Obrigado Bruno.

A manga deslizante têm uma ligeira, muito ligeira folga, duvido que seja isso.

Abraço

cUMMprimentos
FoxUMM

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Caro amigo Rui

Se as cruzetas do veio não têm folga, se a manga deslizante (também conhecida como "luva") estiver em bom estado, deves ter a caixa de transferências mal apertada nos apoios ou os apoios mal apertados às longarinas.

Verifica o aperto de todos os parafusos de fixação da caixa aos apoios e também o aperto dos parafusos de fixação dos apoios.

É conveniente de vez em quando verificar o aperto destes parafusos.

cUMMprimenTTos
M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Também pode acontecer no método "olhometro" e pensares que os apoios de motor ou caixa estarem bons.

Com jeitinho mete um macaco por baixo da caixa de velocidades e vai levantando até perceberes que as borrachas dos apoios estão ainda colados.

RuiFox

UMM
Registo
28 Jan 2009
Obrigado Marcelo, assim que tiver oportunidade vou então verificar o aperto dos parafusos... Espero que o Mário não tenha razão, á pouco menos de 3000km levou uma caixa de transferências na oficina do Silvino e uma embraiagem nova

cUMMprimentos
FoxUMM

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Já agora onde falas de rotação queres dizer velocidade ou parado se aceleraras o motor também faz isso?

quote:Originally posted by RuiFox

Bom dia Companheiros UMMistas

Preciso da vossa opinião, recentemente tenho notado uma certa vibração nas alavancas da caixa de velocidades. Vibram cada vez mais á medida que o carro sobe a rotação, vibram tanto que ontem saltou o pendural de ligação da tracção :dizzy_face:.
Andei e ver debaixo do carro, mas não vi nada de especial (para mim que percebo pouco :D) e parado a vibração não é tão intensa, é mais ligeira.
Será algum sintoma de algo, ou qualquer coisa desapertada, ou será normal???
De referir que tenho um Alter II turbo e os niveis das caixas foram revistos.
Obrigado desde já.
Abraço

cUMMprimentos
FoxUMM

RuiFox

UMM
Registo
28 Jan 2009
Não Bruno parado vibra mas muito pouco, á medida que vai aumentando a velocidade em andamento aumenta a vibração.

Abraço

cUMMprimentos
FoxUMM

Top Inferior