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Vibração da maneta das mudanças

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Caros Ummistas

Venho colocar a seguinte questão: O meu UMM é um Alter I com uma caixa de ferro com 4 velocidades e quando ando com ele em alcatrão a uma velocidade +- superior a 50 km/h faz uma vibração intensa na maneta das mudanças provocando um zumbido insuportável. Já tentei colocar uma manga termorectactil para isolar o selector das mudanças e a maneta, mas enquanto dura o barulho desaparece, mas depois rasga-se e volta a fazer ruído.
Como posso diminuir o ruído?? Alguém pode sugerir alguma ideia???

 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Verifica por baixo do alçapão se as manetes têm muita folga junto á caixa, isso normalmente com um ajuste/aperto fica bom


Filipe Pinheiro
 

Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Se é um Alter 1 é mesmo assim....:D
A vibração deve vir das manetas das redutoras e tração, podes encher o veio de massa consistente ou então usar um elastico que as aperte uma contra a outra. Verifica a maneira como elas estão seguras se com um parafuso ou se é com um veio que tem copo lubrificante, podes tambem mandar num torneiro mandar encher os furos e cria los novamente a medida do veio.

UMM abraço
Samuel Sousa
 
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8 Jun 2006
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Amigo UMMiguel

Como já foi dito, o barulho da alavanca de velocidades pode ser gerado de diversas maneiras: Aperto deficiente da porca (grande/hemisférica) por onde passa a alavanca; falta/ineficiência da mola de ajuste; desgaste dos dois munhões que encaixam no canhão da tampa da cx, ou desgaste dos seus encaixes na tampa; desgaste na esfera de contacto dos veios dos “baladeros” (extremo da alavanca que fica dentro da caixa); ou folga nos encaixes dos veios.

Se notar à vista ou experimentando, folga nestes locais da alavanca (retire a porca grande antes), pode mandar encher e rectificar (como está a soldar aço tratado, tem que ser feito por quem sabe). Reparar os rasgos da tampa de ferro fundido obriga à desmontagem da tampa e a soldadura/rectificação especial. Embora seja raro, se a esfera da ponta estiver boa, mas o defeito for dos veios, o seu enchimento e rectificação obriga à desmontagem da caixa.

As outras 2 alavancas (4x4 e redct.) costumam dar problemas de ruído (mais do que a alav. de velc.). Para acabar com esse problema, verifique se entre as referidas alavancas existem duas molas (tipo laminas, que prendem no eixo comum das alavancas). Essas molas obrigam as alavancas a estarem sempre afastadas entre si e a permanecerem encostadas ás orelhas de ferro da cx. de transf. As molas podem estar lá mas mal montadas/fora do lugar, ou terem perdido a elasticidade. Se elas não estiverem lá, e não conseguir arranjar duas, diga. Se elas ainda estiverem no lugar, pode desmontar o sistema e dobrar mais as laminas (molas) de modo a lhes dar mais força.

UMM abraço

João
 

ZePill

UMM
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19 Abr 2007
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Ola

Mil desculpas se a minha pergunta acabar por ser um tanto ou quanto imbecil, mas como o meu conhecimento do carro ainda é muito reduzido cá vai: Quanto a ruido o meu nao faz, e as mudanças entram que parece manteiga, mas mesmo quando engrenado a manete tem uma folga gigante, parece que tá em ponto morto, e em ponto morto... bem.. nao se nota realmente grande diferença eheh parece sempre a manete daqueles autocarros muito antigos da carris em que o homem se nao agarra na manete parece ela que se vai embora com vida propria

a minha questao é, o que voces falam ai para eleminar o ruido pode tambem ser a causa desta folga (a meu ver excessiva) ou como ja me disseram algumas pessoas, umm é mesmo assim e mais nada?

Abraços

Zé Duarte
 
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8 Jun 2006
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Amigo Zé

Imbecil, é aquele que não pergunta:dizzy_face:, e mil desculpas para quê? O forUMM existe para isto (e outras coisas):).

Embora não sejam caixas de um carro de rally;), são caixas relativamente precisas:astonished:. Algo se passa com a sua:dizzy_face:.

O que foi dito anteriormente, relativo aos geradores de barulho, dever-se-à aplicar à sua, e por aquilo que descreve deverá ter problemas a nível dos dois munhões (ou nos seus encaixes da tampa) existentes na esfera onde articula a alavanca.

Vá dando noticias (e perguntando) para ver se aprendemos mais alguma coisa.

UMM abraço

João
 

Samuel

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28 Mar 2006
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Olá
Zé uma coisa importante para te ajudar é saber se atua caixa é de um Alter 1 ou dois? se for de um Alter 2 (peugeot) o mais provavel é teres as borracha que seguram a maneta gastas e com muita folga.


UMM abraço
Samuel Sousa
 

stretx

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31 Mar 2006
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o Zé o teu e caixa de aluminio!.isso deve ser dos tirantes que tem folga.com um pouco de bricolage tiras muita folga a isso:cool:


Paulo Alves
 
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8 Jun 2006
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Meus Amigos
A cx é de ferro, de alumínio ou em pau santo:devilish:
É que se for de ferro poderá ser aquilo que foi apontado, se for de alum., poderão ser os diversos casquilhos, se for de pau santo é caruncho:D
UMM abraço
João
 

ZePill

UMM
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19 Abr 2007
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Boas

A caixa é bastante precisa, só não acho mesmo é normal a folga, porque como é obvio não tou a espera de uma caixa de um carro novo, que está ali sem mexer um milimetro, mas agora como tá.. funcionar perfeitamente funciona, mas parece uma máquina de algodão doce :D Mas pronto assim já posso dizer a alguns teóricos que lá porque é velhote não tem nada parquinson, tá só mesmo é em baixo de forma! eheh :D

Bem agora só me falta mesmo é um dicionário para entender isso tudo :p cheira-me que acabaste de ganhar uma viagem a santarém shor paulo!! ;)
 
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