• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ventoinha com mais pás

ruiumm87

UMMzito
Registo
17 Jun 2014
Boa noite, precisava da vossa opiniao para uma possivel alteraçao/soluçao nas nossas maquinas. Um dos problemas que acontece a estas máquinas no verão é a temperatura subir um pouco quando apertamos por ele, embora a ventoinha esteja sempre a trabalhar as vezes nao é o suficiente. Sendo as nossas ventoinhas de "8" pás, alterando por exemplo para uma com mais pás, iria arrefecer melhor? Por exemplo os land rover usam de 10 pás... já testaram alguma vez?
obrigado.:)

Registo
14 Dez 2011
Boas
Optei por colocar uma eléctrica na parte frontal do radiador com um botão para ligar e desligar.
Acho que será a melhor solução.

UMM ALTER "FENIX"
Os anos passam o UMM fica!!!!!!

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Esse è um problema muito comum a muitos UMMs, principalmente quando turbinados...
A colocacão de uma ventoinha de diâmetro um pouco maior e com mais pàs dà uma enorme vantagem mas com o senão de ir esforcar muito o conjunto de correias que è estremamente fràgil e que frequentemente dà problemas principalmente com o rolamento do tensor!!!

A meu ver acho que a solucão ideal passa pela adapatcão de uma ventoinha eléctrica ligada a uma vàlvula que a partir de uma determinada temperatura arranca!

Esta solucão é a melhor uma vez que a rotacão da ventoinha eléctrica è muito superior à da rotacão do motor desta forma o arrefecimento do circuito de refrigeracão é mais eficiente.

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Vamos lá desenterrar isto!
Costumam aplicar um ventilador eléctrico mas deixam o mecânico na mesma?

mtavares

UMMzito
Registo
22 Set 2017
NMoutinho.

Tb estou com essa atrás da orelha.

A ventoinha mecanica está sempre ligada. logo nunca falha.
mas tem rotacoes diferentes 1500 rpm, 2500 rpm, 4000 rpm, logo caudais diferentes.

Uma electrica, pode ter 1 ou 2 velocidades, se algo falha, termostato ou motor electrico ficas sem arrefecimento.
mas tens rotacao constante, quer estejas as 2000 rpm ou 4500.

agora mais mas e mas.
Os ditos motores mais ecologicos usam electrica para poupar combustível , pk uma ventoinha daquele tamanho ainda gasta um a 2 Cv do motor.

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Eu pessoalmente acho que não se deve anular a ventoinha original ...

se por algum acaso vais muito bem a dar um passeio mais longe e a ventoinha eletrica falha ?? ao menos continuas com a do carro sempre a trabalhar ...

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
a meter eléctrica na frente convém que seja o maior possivle ou uma de 32 já tem bom poder de arrefecimento ocupando apenas metade do mesmo.

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro=Mafra/Ericeira

Top Inferior