• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

ventoina de radiador

pedro lemos

UMMzito
Registo
14 Out 2009
boas noites pessoal

É o seguinte eu tenho um UMM alter 2500 atmosferico

e entao quando o comprei na trasia ventoina de origem

optei por adaptar uma ventoina electrica

axam que é o sufeciente para o arrefecimento do meu jipe??

agradeço as respostas (URGENTE)

abraçUMM

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

Tudo depende do seguinte:

- Capacidade de fluxo da ventoinha eléctrica.
- Forma de acionamento (manual, automático através de válvula ou as 2 possibilidades).
- Montagem adequada de acordo com o sentido de rotação.

Eu sou da opinião que a substituição da ventoinha mecânica (original) por eléctrica deve ser bem feita e testada, caso contrário, surgem os problemas de aquecimento, pouco desejáveis.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Registo
26 Out 2007
Ola
Olha o Marcelo ja disse e bem bem feito e bom mal feito arranjas problemas graves de aquecimento

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas Amigo

como já aki foi dito e muito bem ,,terás ke ter muita atenção nesta alteração

alem do ja apontado.. saliento dois pormenores..a ventoinha (de mt boa capacidade) tem que abranger o maximo do ninho do radiador e deve ser colocada não mais ke 2cms de distancia dos favos

e e como é um atmosferico..terás ke ter todasa as chapas canalizadoras do ar nos locais de origem desde da grelha...e se tens farois nessa zon..trás ke os retirar!!

ainda te aconseho outra "coisa" (por experiencia) nos espaços laterais ke existem entre o radiador e as "paredes das cavas" ..eu taparia essas 2 zonas com 2 pedaços de chapa de aluminio, de maneira ke ficassem a fazer uma especie de funil ...pro ar que entra pela frente..fosse todo pro ninho e não se perca ou origem remoinhos!!!

(é por causa disto ke falo..ke os modelos turbos tem akele tunel em plastico)

mas tem as suas vantagens...o motor fica mt mais solto (fala alguem ke andou sem ventoinha de origem á cabeça..alguns anos;)

UMM Abraço
madeira

Registo
1 Out 2008
olá pedro.pelo que me disse uma vez um sr.conhecedor da materia, podes aplicar as duas ventoinhas do ford focus, que são a partida mesmo á medida, para o espaço existente no umm,é uma questão de procurares num sucateiro,ate pode ser que outro modelo ford,utilize as mesmas.cummprimentos.

jsilva

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Pedro viva
Quando troquei o motor do meu cournil, por um de uma 505, a ventoinha deste fica do lado esquerdo do motor e nao ao centro. Entao também ponderei essa hipótese, de a retirar e colocar uma electrica.
Analizando melhor a situação optei por colocar a de origem (mecanica) ao centro.
Não vá o diabo tecelas e o cournil começar a aquecer!!!
Faz da melhor maneira, para nao teres problemas.
Na minha opiniao colocava mecanica.

Mário Oliveira

Top Inferior