• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Velicimetro (2)

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Já tinha falado disto noutro tópico (o da electricidade)... mas feita uma observação mais cuidada do problema resolvi passar para aqui.

O meu UMM marca uma velocidade muito superior à realidade. Também o conta kilometros marca mais km's do que a realidade. E foi com base neste que estimei que marcará cerca de uma vez e meia o número de kilometros que percorre na realidade... Pelo que percebi do sistema sou tentado a afirmar que a velocidade marcada deve também ser de uma vez e meia a real.

No post inicial, o Nunumm falou-me de um conversor de rotação, e de uma eventual troca de caixa no meu carro. Efectivamente acho que a caixa de transferência do meu carro foi mudada no passado... acho que o tipo que nos vendeu o carro falou nisso ao meu irmão.

O que tenho que fazer para resolver este problema? Como posso saber que conversor de rotação devo meter na saida da caixa (onde liga o cabo de velocimetro)? Pelo que me pareceu o cabo está ligado directamente à caixa... não vejo peça nenhuma pelo meio.

Por favor pessoal... alguém pode dar mais algumas dicas?

Obrigado,

Luis

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Luis

No cilindro que entra na tampa de saída da caixa de transferências (onde enrosca a bixa do km) trabalha no seu interior um fuso que tem uma pequena roda dentada. Por sua vez essa roda dentada trabalha sobre uma outra peça que é o sem-fim.
A relação de dentes da roda com o sem-fim tem uma correspondência e não pode ser aleatória.
O Atmosférico tem uma relação e o Turbo tem outra.
Provavelmente tens essa relação trocada.

Não tenho grandes conhecimentos de mecânica, mas julgo não estar errado no que escrevi.
Aguarda outras vozes mais experientes e sábias que já vêm a caminho.. :p

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
"Pelo que me pareceu o cabo está ligado directamente à caixa... não vejo peça nenhuma pelo meio."

Ora o teu problema está aí. Essa caixa que tens deveria ter um conversor, que é uma peça que tem um desmultiplicador, e essa peça liga na caixa, onde agora tens a bicha, e depois ligas aí a bicha que vai até ao conta-quilómetros.
Umas caixas tem e outras não... depende. Essa já viste que precisa. O que tens a fazer é tentar arranjar uma peça dessas numa caixa de velocidades que esteja sem reparação e montas na tua.

Marcelo, isso n tem a ver com o facto de ser turbo ou atmosférico... tem que ver com a caixa de transferências que usas.

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Boas... uma vez mais obrigado pelas dicas.

Nunumm, por acaso não se arranja uma foto da peça...?

Obrigado.

Luis

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Atenção que o erro entre o velocimetro e o odometro não é igual. No meu UMM branco tenho um erro de velocimetro de 12% mas o ódometro apenas tem um erro de 3%... No meu UMM vermelho tenho um erro de velocimetro de 15% mas o ódometro tem um erro de 5%. Confere bem isso! Em ambos os casos marca a mais do que fdaz na realidade por isso nem sequer me preocupo. Sempre faço as mudas mais cedo, evito algumas multas de velocidade, etc...

UMM abraçUMM

j.aldeia

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Pois... é engraçado que isso não seja matemático... mas de facto pela forma como funciona o velocimetro até admira que marque alguma coisa real... em fim... eu sou o tipo dos comp***dores por isso é que me admiro.

De qualquer forma... aquilo da 1 vez e meia foi no odometro, e depois extrapolei para o velcimetro. Na realidade ainda quero fazer o teste melhor porque me fiei numa placa de marcação de km do IC 19... De qualquer forma o erro no velocimetro é um exagero... havia de ser lindo o UMM a dar os 150 na estrada de belas... ehehe...

Obrigado pela dica...

PS: Aldeia... ainda não me esqueci das fotos do inteiror dos carros... o problema é que a máquina fotografica nem sempre acompanha as idas à garagem.

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Bestial... nunca tinha reparado nisto... escrevo C O M P U T A D O R E S, e o fórum troca as letras "P", "U", "T" e "A" por P***... isto é lindoooooo... :):):)

Top Inferior