Ora eu ontem distrai-me e fiz asneira...
Como sabem, as velas incandescentes no cournil não funcionam através de temporizador mas sim de contacto feito com a chave que vence uma mola, e tem uma posição intermédia para alimentar as velas e a resistencia que aquece e fica encandescente, dando sinal que estão quentes.
O problema é que ontem tava distraido a pensar no que não devia e deixei aquecer tempo de mais, ficando a resistencia muito quente e encandescente. Depois tentei ligar o motor, mas o motor de arranque rodou fraco, não pegando. Como estava com a pressa, corta corrente nele, peguei noutro carro e fui a minha vida...
Hoje fui tentar ver o que se passava.
Comecei por ligar um carregador a bateria.
Passado um pouco, aquecer (1 minuto) e dar a ignição: a resistencia não aqueceu nem ficou encandescente, e embora o motor de arranque rodasse bem, não pegou.
Primeira possibilidade: velas queimadas
Desliguei o fio que faz o chante entre elas e com um fio ligado ao positivo da bateria, tentei fazer contacto no topo delas. Pequeno teste para ver se estão boas, se fizer faísca ta boa, se não ta queimada. A do 4 cilindro fez boa faísca as outras, uma faísca fraca.
Moribundas certo, mas ainda vivas.
Segunda possibilidade: chega lá electricidade?
Peguei num voltimetro e qual não é a minha surpresa quando ao dar a chave, não chega corrente... Fusível, parecem todos bons... Fios derretidos a primeira não vi...
Digam de vossa justiça caros amigos! Isto aqui pro meu lado anda fraco, ando a gastar mais dinheiro na farmácia do que no FrigorificUMM! Sugestões, please!
cUMMprimenTTos
Alexandre Madeira
Como sabem, as velas incandescentes no cournil não funcionam através de temporizador mas sim de contacto feito com a chave que vence uma mola, e tem uma posição intermédia para alimentar as velas e a resistencia que aquece e fica encandescente, dando sinal que estão quentes.
O problema é que ontem tava distraido a pensar no que não devia e deixei aquecer tempo de mais, ficando a resistencia muito quente e encandescente. Depois tentei ligar o motor, mas o motor de arranque rodou fraco, não pegando. Como estava com a pressa, corta corrente nele, peguei noutro carro e fui a minha vida...
Hoje fui tentar ver o que se passava.
Comecei por ligar um carregador a bateria.
Passado um pouco, aquecer (1 minuto) e dar a ignição: a resistencia não aqueceu nem ficou encandescente, e embora o motor de arranque rodasse bem, não pegou.
Primeira possibilidade: velas queimadas
Desliguei o fio que faz o chante entre elas e com um fio ligado ao positivo da bateria, tentei fazer contacto no topo delas. Pequeno teste para ver se estão boas, se fizer faísca ta boa, se não ta queimada. A do 4 cilindro fez boa faísca as outras, uma faísca fraca.
Moribundas certo, mas ainda vivas.
Segunda possibilidade: chega lá electricidade?
Peguei num voltimetro e qual não é a minha surpresa quando ao dar a chave, não chega corrente... Fusível, parecem todos bons... Fios derretidos a primeira não vi...
Digam de vossa justiça caros amigos! Isto aqui pro meu lado anda fraco, ando a gastar mais dinheiro na farmácia do que no FrigorificUMM! Sugestões, please!
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Alexandre Madeira