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Velas incandescentes Cournil

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Ora eu ontem distrai-me e fiz asneira...(n)

Como sabem, as velas incandescentes no cournil não funcionam através de temporizador mas sim de contacto feito com a chave que vence uma mola, e tem uma posição intermédia para alimentar as velas e a resistencia que aquece e fica encandescente, dando sinal que estão quentes.

O problema é que ontem tava distraido a pensar no que não devia e deixei aquecer tempo de mais, ficando a resistencia muito quente e encandescente. Depois tentei ligar o motor, mas o motor de arranque rodou fraco, não pegando. Como estava com a pressa, corta corrente nele, peguei noutro carro e fui a minha vida...

Hoje fui tentar ver o que se passava.
Comecei por ligar um carregador a bateria.
Passado um pouco, aquecer (1 minuto) e dar a ignição: a resistencia não aqueceu nem ficou encandescente, e embora o motor de arranque rodasse bem, não pegou.

Primeira possibilidade: velas queimadas
Desliguei o fio que faz o chante entre elas e com um fio ligado ao positivo da bateria, tentei fazer contacto no topo delas. Pequeno teste para ver se estão boas, se fizer faísca ta boa, se não ta queimada. A do 4 cilindro fez boa faísca as outras, uma faísca fraca.

Moribundas certo, mas ainda vivas.

Segunda possibilidade: chega lá electricidade?
Peguei num voltimetro e qual não é a minha surpresa quando ao dar a chave, não chega corrente... Fusível, parecem todos bons... Fios derretidos a primeira não vi...

Digam de vossa justiça caros amigos! Isto aqui pro meu lado anda fraco, ando a gastar mais dinheiro na farmácia do que no FrigorificUMM! Sugestões, please!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas Alex
Faz o teste á resistência incandescente, se a mesma estiver pifada pode não te deixa passar corrente para as velas.

esqueci-me de um pequeno promenor : - verifica se os contactos estão bem apertados na resistência incandescente, se estiverem desapertados ou soltos não te deixam passar corrente.

As melhoras

cUMMprimentos

Dias
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alex

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7 Dez 2006
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AmigUMM Dias, que teste é esse de que falas? Como fazer? É igual as velas?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
1º vê se os contactos estão bem fixos na resistência incandescente do painel de instrumentos (na zona da ceramica ) onde tem um fio grosso que sai do canhão de ingnição e o outro segue para as velas.
2º se não quiseres tirar do painel de instrumentos o corpo inteiro da vela incandescente, pega num busca pólos e ao rodar a chave para o ponto de aquecimento verifica se existe corrente.

se tiveres a vela incandescente queimada eu posso resolver-te o problema só tem de me enviar o corpo completo, para poderes circular com ele sem a vela incandescente podes ligar os fios directamente mas tens de ter muito cuidado quando fizeres o pré-aquecimento para não queimar as velas por distração (fazes contagem até 5 segundos).

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Dias
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alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Eu penso que deverei ter algum problema, pois para ficar minimamente encandescente, coisa pouca a notar-se pouco, tinha que aquecer cerca de um minuto, e já o mjcm e agora tu dizem para aquecer pouco tempo...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas Alexandre

Só vi o teu post agora :disappointed_relieved:
Conforme falamos ontem via telefone, faz todos os testes que o amigo Dias aconselhou.
Se a resistência que fica por baixo da "tampa de saleiro" estiver mal apertada, queimada ou com mau contacto, não te deixa passar corrente para as velas.
Pensando melhor no assunto, acho que é mesmo na resistência de aquecimento que está o problema.
Como a resistência esteve demasiado tempo em carga, deve ter carbonizado algum dos seus contactos mais débil.
Verifica bem os contactos na base ceramica que o Dias fala.

Em relação ao tempo de aquecimento das velas, no minimo 5 segundos (verão) e no máximo 12 segundos (inverno).
Com o motor quente não precisas e não deves aquecer as velas.

O teste das velas pela intensidade da "faísca" não é 100% fidedigno.
A "faísca" é um arco eléctrico provocado pela passagem de corrente.
Logicamente que quanto maior for a "faísca", maior será a passagem de corrente, que por sua vez indica que a vela está a consumir e aquecer.
O teste correcto é tirar as velas fora, fazer o procedimento que fizeste e verificar se efectivamente ficam quentes e na cor "alaranjada".
Tens que ter o positivo ligado no terminal (+) da vela e encostar o corpo metálico da vela a um ponto de massa do chassis.
Atenção que este teste não pode ser demorado senão a vela já era! :disappointed_relieved:

Rápidas melhoras!

Qualquer dúvida apita.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas Alex
deixo aqui uma imagem digitalizada a qual terás de copia-la para o PC para a poderes ampliar para que possas visualizar melhor o funcionamento das velas nos UMM Cournil, eu no meu acabei por retirar e apliquei uma luz piloto no lugar da incandescente e coloquei uma caixa temporizadora.

Esquema:



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Dias
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alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Ora finalmente um tempito para me virar para o FrigorificUMM!

Confirma-se a resistência queimada, não dá passagem de corrente.

A velha


A que vai substituir


Elas parecem diferentes... A nova tem mais filamentos... Será que há problema?

Também vou trocar as velas por umas que me arranjaram (obrigado:)), mas as que lá estão parece que nasceram lá...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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A nova parece-me bastante boa... é mesmo assim.
Podes sempre montar uma luzinha no tablier como fiz no meu... o fio dessa luz fui buscar à última vela de incandescência... assim sei sempre se chega corrente às velas.
Acontece-me várias vezes a luz original não acender no tablier, mas a que montei acende, e assim sei que está a chegar carga às velas.
Se mesmo assim um dia deixar de pegar, é porque o problema pode ser das velas em si.
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Boa ideia nunumm! Onde colocaste essa luz? Não por aí uma fotozinha dessa aplicação?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Coloquei uma luz, que depois apliquei ao lado do tablier superior de ferro do Cournil... está entre o tablier e a moldura do pára-brisas.
Nao se vê em nenhuma foto que tenho... está mesmo escondida. Só eu sei que ela está lá qdo se está no carro.
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Mais uma vista



Agora percebo que afinal o filamento deveria ter tido a mesma forma,só que queimou, partiu e retroceu-se todo...

Já chega electricidade as velas, agora é só trocar as velas, que está a revelar-se outro bixo, pois elas não querem sair e eu estou com receio de partir alguma...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 
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