• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Vai pegando

TiagUMM Almeida

UMMzito
Registo
20 Jul 2007
Boas

Tenho um Umm alter 2.5d de 91 e durante este tempo em que ainda estou no restauro do bixumm ele vai pegando, nunca pega a 1º seja de manhã, tarde ou noite.

a maior parte das vezes pega a 2º tentativa preciso da vossa ajuda para me darem umas dicas do que podera ser.

Para vos ajudar a voces e a mim:D

Ja troquei

Velas
filtro de combustivel
diafragma do local onde se dá a bomba para puxar o gasoleo
tubos do deposito de combustivel
alternador "novo"

estas foram as peças directa ou indirectamente ligadas com ligação que foram trocadas, além disso ja sangrei o sistema de combustivel pensado que podia ser ar no sistema, o possivel lixo ou agua no filtro também esta fora de questão, bateria esta boa é apenas de 74 ah de arranque não tenho informação, motor de aranque roda bem, ouço o estalo da caixa azul antes de o ligar.

Basicamente é isto, alguma questão digam.
ele depois de pegar pega sempre bem a seguir, mas sempre que o desligo por um tempo superior a 12 horas já noa pega a 1º.

Começo a pensar em injectores ou bomba injectora espero que não seja.

Fico a espera de soluções:p

Cumprimentos

Registo
17 Nov 2007
Boas
Ainda que ache que não é ar no sistema, assegura-te que é que não é esse o caso antes de gastar dinheiro em bomba e injectores.
Faz o seguinte arranja um depósito pequeno tipo de um motor de rega ou assim (1 ou 2 litros chega) coloca num local elevado e liga directo à bomba injectora, desta forma sabes que não é ar no sistema.

Um abraço

Nuno Abreu

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas,
Para tentar por de parte a hipotese de "ar na canalização" podes sempre tentar abrir o parafuso junto á bomba manual e bombear com a mesma a ver se sai só gásoleo sem ar á mistura. A menbrana da bomba manual foi correctamente substituida e tudo fechado/cravado como deve ser ?

CUMMp's

Adérito

TiagUMM Almeida

UMMzito
Registo
20 Jul 2007
Boas

Amc quando falas de parafuso estas a falar deste que esta a vermelho

é que se é esse ja desapertei na totalidade e dei a bomba e depois apertei um pouco o parafuso e ainda dei mais um pouco não sei se fiz bem...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Esse mesmo:) e sai gásoleo sem borbulhas/gás ???:p.
Quanto a dar umas bombadas a mais, desde que não tenhas forçado, não me parece que seja problema.

Deverias tentar ver se isso acontece depois de estar esse tempo parado. Antes de mudar a "membrana" da bomba manual volta e meia tb me acontecia. Estava a tentar por de lado a hipotese da entrada de ar ser nesse local, pode ter ficado mal cravada, testaram a bomba manual antes de montar.

Adérito

TiagUMM Almeida

UMMzito
Registo
20 Jul 2007
Sai um jacto de gasoleo, não tem borbulhas.

A membrana por acaso não fui eu que mudei ate foi mudada no Silvino penso que foi bem colocada.

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas AmigUMM's :)
Na minha opinião tens algum problemita no sistema de alimentação de gasoleo. Pelo que já li, não deve chegar gasoleo suficiente à primeira tentativa de arranque e só na segunda chega a quantidade suficiente para colocar o motor em funcionamento. :disappointed_relieved:
A sugestão do Nuno de arranjares um pequeno depósito para fazer o teste parece-me muito boa ideia.
Será que a caixa azul está a temporizar correctamente o aquecimento das velas?
Faz o seguinte teste:
Quando o jipe estiver parado a noite toda, de manha roda a chave e espera o "track" da caixa azul. Não dês ao arranque, desliga a ignição e repete o processo. Dá agora ao arranque e testa.
Se o jipe pegar logo à primeira tens um problema no temporizador da caixa azul.
Espero que tenha ajudado :)
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
isso na minha openiao pode ser:
-como o Mjcm diz,do temporizador...
-bomba injectora desafinada ou injectores
-motor um pouco cançado e demora mais tempo a pegar,tendo de dar mais voltas ate inflamar o gasoleo...
-bateria um pouco em baixo e nao da o power sufeciente ao motor de arranque e roda mais devagar o motor dificultando o seu start.

boa sorte:)

Paulo Alves

Registo
8 Jun 2006
Amigo White

Já quase tudo foi dito, mas para compreender melhor que tal nos informar se:

1-O motor não gasta óleo/não deita fumo branco e tem força
2-As velas de incandescência são as indicadas para esse tipo de motor.
3-O tubo que vai da bomba manual para a bomba injectora está em "total bom estado". Os racords onde encaixa (esse tubo), não têm riscos e o tubo tem braçadeiras que impeçam qualquer entrada de ar.
4- Não existem manchas de gasóleo no chão.

Se as quatro respostas forem positivas, possivelmente, como já foi dito, haverá um problema na tal malvada caixa azul, ou na bomba injectora/injectores presos.

Deitando-se por debaixo da zona da bomba:angry: (motor parado, carro bem travado!) veja se está húmida em excesso (excesso = eventual pingo):p. Limpe o melhor possível com um pano, vá beber uma bica/cerveja/ver o Dakar (por um canudo):disappointed_relieved:. Ponha o carro a trabalhar 5 minutos e pare o motor . Verifique de novo:angry: se a bomba está com gasóleo no exterior. Faça o mesmo em relação à bomba manual:angry:.

Não se esqueça, vá dando noticias.

UMM abraço

João

TiagUMM Almeida

UMMzito
Registo
20 Jul 2007
Boas

Bem antes de entrar em outras despesas acabei de trazer agora para casa uma bateria emprestada nova de 95ah e 800 de arranque, para tirar da consciencia que podera ser da bateria visto a que tenho no umm ser de 74ah e de aranque não ter informação penso ser fraca para ele, 1º tentativa com esta bateria foi quando cheguei agora e ele pegou a 1º com um pouco de seforço mas penso ser o normal num carro qu esteve parado muitos anos e já tem uns anitos e ta frio, amanhã vou entar outra vez de manhã pegar nele a ver se pega, vai na volta é mesmo da bateria, já agora qual a potência das baterias que usam nos vossos bolides:p

Registo
8 Jun 2006
Amigo White

Uma bateria de 75Ah é suficiente para pôr os nossos motores em funcionamento. A única diferença que tem de uma bateria de 100Ah ou 10.000Ah:clown:, é que com a 75Ah poderá estar, eventualmente, 6 minutos a "dar à chave" enquanto que, com outra de maior amperagem (com maior corrente/capacidade) pode estar 10m, 20m ou 3 dias! desde que o motor de arranque não arda, ou lhe comecem a doer os dedos!!!:disappointed_relieved:

Se um carro não pega/pega mal e a bateria (75Ah) estiver boa, assim como o MA, pôr uma de 100 ou 150Ah é a mesma coisa que, a um doente terminal com "uma doença prolongada" espalhada por todo o corpo, estar a dar oxigénio puro. Ele será capaz de abrir os olhos, mas que infelizmente morre na mesma:dizzy_face:, disso pode ter a certeza absoluta:disappointed_relieved:.

Assim como esse oxigénio, ainda por cima lhe vai queimar as últimas células capazes de algum funcionamento racional, não o curando, uma maior amperagem vai mascarar o verdadeiro problema.

- Bestial! Tenho uma bateria de 500Ah, o meu carro pega sempre à primeira! Mesmo que eu esteja meia hora agarrado à chave. Parece-me não ser a solução.

Mesmo na Torre, no alto da Serra da Estrela em pleno Inverno e a nevar, se um UMM não pega à primeira (com a tal boa bat. de 75 e um bom MA) ao fim de 3 ou 4 segundos, ou menos, “a dar à chave". o problema está noutro sitio, e será certamente de natureza mecânico, eléctrico ou de quem tem a chave na mão:blush:!

UMM abraço

João

TiagUMM Almeida

UMMzito
Registo
20 Jul 2007
Sim claro atenção que eu não disse que o problema esteja resolvido, bem longe disso apenas constatei que com esta bateria ele pegou melhor e claro tera sido resultado da bateria e não estou falar da amperagem hora mas sim da capacidade de arranque da mesma, mas vamos ver amanhã quer dizer daqui a bocado se ele pega para poder ir pondo algumas probabilidades de problemas de parte:p

Já agora as velas estão boas ja verifiquei uma a uma e também aidna cheguei a por as antigas que tambem estão boas, por isso não sera por ai, o cabo das velas parece-me estar bom também podera ser da caixa azul agora eu ja tive com el ana mão mas não percebi como abri-la desapertei todas as porcas mas depois pelo menos com alguma força não consegui abrir é mesmo fazendo força ou tem algum truque?

TiagUMM Almeida

UMMzito
Registo
20 Jul 2007
Boas

Acabei memo agora de tentar liga-lo e pegou a 1º outra vez deve ter demorado cerca de 6 segundos a ligar e tive que dar um bocado de acelarador penso ser normal, agora do que podera ser com antiga bateria não pegava nunca a 1º nem que tivesse uma eternidade a dar a chave e com esta sempre vai ligando, do que será? motor de arranque, alguma coisa na ligação as velas, falta de compressão no motor.

Cumprimentos

Registo
8 Jun 2006
Amigo White

Como é que nota (quais as diferenças) a/da rotação do motor de arranque com a 2ªbateria? Tem mais rotação? Mais viva?

Se for esse o caso poderá ter a 1ª bateria "sulfatada", não lhe dando a corrente necessária para o motor rodar bem e pegar (apesar de, se lhe medir a tensão, marcar 12V ou mais!). Se a bateria estiver de facto nesse estado é para deitar fora, não gaste dinheiro em pastilhas para por no electrólito, está a dar aspirinas a um morto:disappointed_relieved: com sete dias de frigorifico:dizzy_face:.

Apenas por curiosidade e porque para alguns de vós será uma novidade. Aqui há mais de trinta anos, levei muitas baterias (das pretas, com alcatrão) para a extinta prisão de Monsanto (Lisboa). Não, ainda não me passei… É que alguns presos (bem comportados) tinham cá fora uma pequena oficina (pertença da prisão) onde reparavam totalmente as baterias!!! Nestas era verificado qual o elemento/os (3 para as de 6V e 6 para as de 12V) que estava sulfatado ou interrompido, era cortado, retirado e colocado um novo ou outro usado mas em perfeito estado. A bateria era fechada de novo com alcatrão líquido, refaziam as ligações exteriores e ainda faziam de novo com chumbo derretido os terminais (quando estavam muito marcados). Se uma bateria custasse 150 Escudos/75c, a reparação ficava por 20 Escudos/10c, tinha garantia e durava mais 2 ou 3 anos. O trato com os presos era livre e sem restrições.

Mas vamos ao que interessa, se pela experiência que teve/tem, a rotação permanecer insuficiente o problema poderá residir no MA ou numa falta de "massa" (negativo da bat. mal ligado à carroçaria, ao motor ou até apenas o m. de arranque mal apertado e isolado por óleos).

Se já viu o que foi indicado sobre este assunto por diversas pessoas, poderá:thinking: ter um motor com pouca compressão (nesse caso gastaria óleo e faria fumo claro).

Tente nos informar sobre possíveis consumos de óleo e faça mais algumas experiências pondo o carro a trabalhar com o motor frio.

Mantenha o contacto.

UMM abraço

João

TiagUMM Almeida

UMMzito
Registo
20 Jul 2007
Boas

Quero desde já agradecer a todos pela ajuda e principalmente ao amigo joão que esta sempre com uma resposta pronta:D

O motor de arranque com esta bateria nova noto que roda mais, alias parece que faz mais barulho:blush: parece que roda com mais força.

Em termos de oleo ate agora não têm gasto nada mas também se ate agora fiz 1 000km foi muito e fumo deita mas quando estico por ele e não é claro o fumo.

Amanhã de manhã mais um teste a ver se pega vamos ver, tou desejoso de por sito a andar e todo bonitinho por dentro para andar por ai:D

TiagUMM Almeida

UMMzito
Registo
20 Jul 2007
Boas

Foi hoje, não pegou a 1ºainda tive uns 10 seg a dar a chave e nada depois voltei logo a dar a chave a seguir e pegou logo:dizzy_face:

Sai fumo preto alias o chão confirma isso:D

Foi hoje para o bate chapa porque ele tinha tido uma fuga no deposito que foi remendada mas mesmo asism ainda tinha uma minima fuga que ainda saia um pouco de combustivel quando voltar de lá começam outra vez os testes:p

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Já agora que falam de baterias aptoveito...
Será que me podem indicar onde se compra aqui para os lados de lisboa?

"Para começar as baterias de gel são sempre mais seguras, não exigem manutenção e estão sempre prontas a dar o seu melhor, acho que é um investimento que se paga antes de 4 ou 5 anos, porque duram pelo menos o dobro das baterias convencionais custando menos do dobro de uma bateria de hipermercado com as mesmas dimensões e muito menos performance."

É que andei a fazer pesquisa, e realmente baterias de hiper estão mesmo mt caras...

Obrigado saudações UMMisticas

Rui

Top Inferior