• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Válvula da caixa de velocidades/Marcha atrás

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Boas, não há duas sem três!!
se continuar assim qualquer dia monopolizo o sos..

bom meus caros, desta vez acho que fui longe de mais... Como pretendo,(acho que todos nos pretendemos) tornar as nossas maquinas o mais perfeitas possiveis, estive a verificar se havia fugas de liquidos e reparei que estava a verter oleo de uma valvula na caixa. apertei ao maximo mas nao consegui vedar completamente. hoje consegui aranjar uma anilha vedante e qual nao e o meu espanto quando ao tentar retirar a respectiva valvula, ficquei com duas ...tal como as fotos demosntram. fiquem com metade dentro da caixa e a outa metade na mao..

alguem sabe se isto é normal ou dei mesmo cabo da valvula...
pus o motor a trabalhar e claro comecou logo a verter oleo ou algo parecido muito grosso. Se dei cabo alguem pode indicar-me onde posso adquirir um novo ou um compativel, agradeco desde ja a vossa ajuda..

desculpem as fotos estao com pessima qualidade mas foram tiradas com o telemovel ..

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Partiste a válvula.....

Isso é barato mas vais ter chatisses para retirar o que lá ficou. Experimenta fazer um furo pequeno com o berbequim e depois espetas um ferro quadrado nesse furo para tentar rodá-lo. Boas Sorte.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Atenção ao tamanho das fotos!Convem ter no maximo 800x600.
Para tirar o "resto" da valvula vais ter algumas chatices,mas faz como diz o Aldeia que pode ser que te safes...
Agora outra coisa,isso que esta a correr por aí parece tudo menos oleo 15w40:dizzy_face:,isso não tem um cheiro intenso,a valvulina?E cá para mim isso tem oleo/liquido a mais,a valvula de M.A. não fica acima do do bujão do nivel de oleo?Se fosse a ti drenava já a caixa e punha oleo novo,pois isso parece uma "mistela" de valvulina com oleo ou mais grave ainda com agua:astonished:

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas!
Pois a válvula já era.. :disappointed_relieved:
A válvula não é dificil de encontrar e não fica caro.
Tirar a parte que ficou roscada na caixa é que vai ser mais complicado. :disappointed_relieved:
Se a solução dada pelo Aldeia não resultar, eu no teu lugar pedia a um mecanico ou torneiro para dar uma olhadela nisso.
Toma em atenção que não podes andar a "inventar" muito porque a rosca da caixa pode ir à vida e depois vais ter despesas consideráveis para rectificar ou abrir nova rosca! :disappointed_relieved:
A questão que o Filipe coloca sobre a "mistela" concordo em absoluto.
A mexer abre o bujão de baixo, tira isso tudo fora e coloca oleo 15w40 como deve ser até ao nível do bujão de entrada.
Oleo acima do nível só estraga! :disappointed_relieved:
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Ok, vou seguir os vossos conselhos. No entanto que referençia indico para a valvula? sao universais? já sabemos que o melhor mesmo é levar a antiga, isto se a conseguir tirar. Quanto à mudança de óleo, alguem sabe mais ou menos qual a quantidade? é que se nao estou em erro, existe um bujao da parte de cima da caixa do lado direito e a valvula que parti do lado esquerdo. Vou ver com mais atenção se existe uma valvula na parte inferior. Bom entao o truque é mesmo encher até o bujao superior certo? ok. agora desculpem a minha ignorancia valvulina e o oleo que me indicaram sao a mesma coisa? se nao que devo atestar com oleo ou valvulina? obrigado!

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Para a válvula pedes uma válvula da marcha-atrás da caixa de velocidades da Peugeot 505.

O óleo não tenho a certeza da quantidade mas tens sempre a referência do bujão que está do lado oposto ao da válvula. Contudo tens que vazar o lubrificante que tens dentro. Para isso tens outro bujão que está junto à caixa de transferências, quase oculto pela protecção das caixas (tens que a retirar para aceder ao dito bujão). Quando arranjares a válvula nova colocas óleo 15w40 (o mesmo do motor) e dás uma volta (faz praí uns 100 ou 200 km) e volta a mudar de óleo para ter garantias que ficou a caixa limpa do lubrificante anterior.

Faz o trabalho com calma e paciência (não sejas como eu:D) e em caso de dúvida pára e pergunta. Preparate para te "cagares" de óleo. É das coisas que menos gosto de fazer são as mudas, fica sempre uma "bodegada"!:devilish:

UMM abraçUMM

j.aldeia

Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Registo
17 Nov 2007
Boas
A caixa deve levar cerca de 2 litros de Oleo, e sim o nível do bujão de enchimento é acima do de macha atrás.

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

Registo
30 Mar 2006
quote:Originally posted by Aldeia

Para a válvula pedes uma válvula da marcha-atrás da caixa de velocidades da Peugeot 505.

O óleo não tenho a certeza da quantidade mas tens sempre a referência do bujão que está do lado oposto ao da válvula. Contudo tens que vazar o lubrificante que tens dentro. Para isso tens outro bujão que está junto à caixa de transferências, quase oculto pela protecção das caixas (tens que a retirar para aceder ao dito bujão). Quando arranjares a válvula nova colocas óleo 15w40 (o mesmo do motor) e dás uma volta (faz praí uns 100 ou 200 km) e volta a mudar de óleo para ter garantias que ficou a caixa limpa do lubrificante anterior.

Faz o trabalho com calma e paciência (não sejas como eu:D) e em caso de dúvida pára e pergunta. Preparate para te "cagares" de óleo. É das coisas que menos gosto de fazer são as mudas, fica sempre uma "bodegada"!:devilish:

UMM abraçUMM

j.aldeia

Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Aldeia sabes estas coisas são para quem tem jeitinho:D
Sujar as mãos de oleo....conheces as luvas de latex?:blush: sim desse material dos preservativos:blush:, aquilo é muito resistente , e não suja as mãos.(y)

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Bem já nem sei o que pensar. Consegui retirar a rosca da valvula de marcha atras que ficou na caixa. O pior foi o que saio, ou melhor pois quanto mais rapido for mudado melhor, saio um liquido verde???? da valvula como podem verificar n aimagem abaixo. Seguindo as dicas dadas, retirei tambem o bujao inferior para limpar o resto quando nao foi o meu espanto quando nao saio nada, absolutamente nada. Alguem sabe para que serve este bujao? é o da embraiagem? de certeza que nao é para a caixa de velocidades pois estava a sair oleo na saida da valvula de marcha atras e nem pingo no bujao que retirei.
Como o pessoal gosta de fotos aqui vao mais algumas ja com tamanho em condicoes

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
My friend!

Não é esse bujão! Esse é o da coloche da embraiagem e se não saiu nada é bom sinal.

Tens de procurar o bujão que está escondido pela protecção das caixas!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
ok, no meio deste mal todo, afinal foi bom sinal nao sair nada, entao para que serve? para limpar possiveis infiltracoes de liquidos?
relativamente ao liquido verde, alguem sabe o que é eo porque de estar verde?

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
quote:Originally posted by Fante

alguem sabe o que é eo porque de estar verde?

Nunca experimentei, mas pôr um 15w40, água e lama nas proporções correctas e bater x tempo deve dar o mesmo resultado...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
30 Mar 2006
A cor tem a ver com o oleo que foi lá posto. De qualquer forma põe o oleo que te foi dito 15w40, quanto a marcas é uma qualquer, eu ponho da KAT, mas hoje em dia qualquer marca que ponhas tem sempre melhor qualidade que os que havia antigamente quando este tipo de caixas foi feito.

Só mais uma achega, se puderes junta um pouco de aditivo anti-fricção tipo Faher ou Bardal, ou mesmo STP, não perdes nada e melhora o rendimento da caixa não deixando aquecer tanto com a fricção.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Bom isto de viver em uma ilha tem os seus incovenientes, andei hoje durante a manha toda para conseguir os interruptores de marcha atras e do 4x4 e nada, so mesmo no fim é que na ultima casa consegui os dito cujos. Para variar, consegui retirar o bujao da caixa de velocidades, aquele que serve de limpeza mas nao consigo retirar o de abastecimento, resultado acho mesmo que terei que colocar um pouco de calor a ver se resulta. Comprei 3 chaves para terirar o dito cujo e todas elas dobrao mas nada, nem um so movimento. alguem tem outras dicas para alem do calor?

Carripana on the way ...

Registo
30 Mar 2006
Bate com o martelo no bujon para ele descolar.
Cuidado com o calor a caixa é de aluminio, e se dás calor tem que ser muito bem controlado. Mas de preferencia nada de calor.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
A caixa é de aluminio ou antimonio? não percebo muito disto, mas seja como for o meu ajudante (sogro) tambem esta com receio de meter calor pois pode ir parte da caixa com o bujao.. Para alem do mais, já existe no bujao sinais de problemas identicos anteriores. É mesmo necessário apertar tanto os bujoes? ou mesmo apertanto pouco com o tempo tendem a ficar colados? é que neste momento tenho e bujoes colados, o de enchimento da caixa, e os dois da transmissao, é caso para dizer que vai ser uma missao e peras!!

Carripana on the way ...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Sacando-o fora tenta arranjar um novo. Se não encontrares à venda pede a um torneiro para te fazer um senão qualquer dia vês-te perdido para mudar o óleo.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
pois é, perdido ando eu agora que não encontro maneira de retirar os bujoes, nem mesmo de martelo. Não me resta outra altermativa senão utilizar calor, ja fiz uma chave de metal para retirar os bujoes mas todas elas dobram e nada, nem dão sinal. Fartei-me de martelar e nepias. Acho que os bujoes da caixa e da transmissao sao os mesmos nao sao? pelo menos pelo tamanho parecem iguais. A referencia deverá ser a mesma, bujao para a caixa do 505, certo?

Carripana on the way ...

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mais um nível ultrapassado. o que aparentemente seria rápido e fácil tornou-se instantaneamente um inferno, foi o caso das mudanças de óleo. mais concretamente caixa, transmissão e diferencial. aqui ficam algumas fotos das peças destruidas/torcidas pois os bujões recusavam-se a sair do sitio. foi mesmo necessário desenbolsar 40 euritos para comprar uma chave profissional de 8mm para conseguir removelos e mesmo assim vi-me grego!!. neste momento só me resta substituir o óleo da trasmissão da frente, mas nesse caso vai ter mesmo que levar calor, a cabeça esta toda destruida.
O que achao sobe substituir os bujões das transmissões (o de esvaziamento) para bujões com cabeça quadrada mas macho? o meu sogro comentou que não é muito aconselhavel pois pode prender em qualquer lado e ups, vai bujão vai rosca do bujão vai tudo, acham que é possível?
amanha regresso ao trabalho novamente para terminar as mudancas de óleo.
aqui ficam as fotos

a destruição:

A solução e os bujoes que nao queriam sair ..

O primeiro bujao carrega as maracs da luta pela persistencia ..

por fim, as pontas todas torcidas

Carripana on the way ...

Top Inferior