Todos nós sabemos que os nossos motores sempre apresentaram algumas "fragilidades" ao longo dos 30 anos de utilização em vários modelos de carros que os montavam...já vi de tudo nestes motores, desde bielas partidas com um buraco de cada lado do bloco, correntes de distribuição que furavam a tampa de alumínio, cambotas partidas por desapertar a chumaceira da frt (XD2s)...ou com muita frequência, turbulências partidas que caiam para dentro do cilindro, que desfaziao por completo a cabeça válvulas piston biela etc. etc.
Hoje desarmei um XD3t, que puxava que nem um perdido, não gastava óleo, nem respirava pela vareta...enfim, nenhum sintoma de desgaste, apenas uma ligeira batida... ao tirar o cárter e na tentativa de desmistificar o tal barulho, e depois de já ter desarmado distribuição, cabeça etc. etc., por cima tudo 5*, nem o vestígio, ou tirar o cárter deparo-me com meio piston feito em pedaços!!!!
Fico estupefacto, como é que este motor fez 3000kms com uma ligeira batida que foi aumentando a medida que o piston se ia "despedaçando" e sempre com o mesmo rendimento.
O cliente deixou o jipe na oficina, para fazer uma revisão, e quando ia embora virou para tras para me dizer para não me esquecer de afinar as valvulas que estavam a bater um pouco!!!!!!!!! só e apenas isso no motor, porque para ele estava fantastico....
É claro que quando dei a chave vi logo havia caldeirada e não era de valvulas
Depois de mais está para juntar as outras, estou a mudar de ideias em relaçao a durabilidade destes motores, tenho que elogiar inclusivé...é que trabalham mesmo só com 1/2 piston
Depois de reparado, vou colocar um limitador no acelarador...este senhor tem o pé pesado
Hoje desarmei um XD3t, que puxava que nem um perdido, não gastava óleo, nem respirava pela vareta...enfim, nenhum sintoma de desgaste, apenas uma ligeira batida... ao tirar o cárter e na tentativa de desmistificar o tal barulho, e depois de já ter desarmado distribuição, cabeça etc. etc., por cima tudo 5*, nem o vestígio, ou tirar o cárter deparo-me com meio piston feito em pedaços!!!!
Fico estupefacto, como é que este motor fez 3000kms com uma ligeira batida que foi aumentando a medida que o piston se ia "despedaçando" e sempre com o mesmo rendimento.
O cliente deixou o jipe na oficina, para fazer uma revisão, e quando ia embora virou para tras para me dizer para não me esquecer de afinar as valvulas que estavam a bater um pouco!!!!!!!!! só e apenas isso no motor, porque para ele estava fantastico....
É claro que quando dei a chave vi logo havia caldeirada e não era de valvulas
Depois de mais está para juntar as outras, estou a mudar de ideias em relaçao a durabilidade destes motores, tenho que elogiar inclusivé...é que trabalham mesmo só com 1/2 piston
Depois de reparado, vou colocar um limitador no acelarador...este senhor tem o pé pesado