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UPS!!!!

Registo
22 Ago 2007
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Ora bem, vou-vos contar o que nos aconteceu este sábado:

Fomos ter com uns amigos nossos a Sesimbra e tendo em conta que somos de Corroios, qual o melhor caminho para ir para o destino desejado? Pela lagoa de Albufeira. Aí fomos nós.

Verifiquei que a roda traseira da direita estava com um comportamento estranho, saímos, inspeccionamos e trocamos de lugar, fui eu a conduzir.. olhei para a roda traseira da esquerda e pareceu-me ter o mesmo comportamento.. Eu!!! Que quando conduzo ando só a olhar para os buracos, areia e lama em pânico para o carro não se enterrar.. .como hei-de de saber o comportamento das rodas de um jipe que ficam todas tortas em pisos irregulares… coisas de principiantes:p.. continuando…

Pelo caminho cruzamo-nos com um Alter verde que não sei se é alguém que frequente o Forumm…

Continuando…no caminho de terra batida começamos a ouvir uns barulhos estranhos no jipe, paramos, saímos, inspeccionamos… nada… continuamos.

Chegamos ao destino com o jipe a “chiar”, saímos, inspeccionamos.. nada…

Voltar a casa..pelo mesmo caminho.. estrada de Sesimbra.. ouvimos um barulho muito estranho.. como o piso da estrada tinha um desnivelamento, em fracções de segundo pensamos que fosse a causa do barulho, sai-se do desnivelamento e o barulho continua.. bolas.. pneu furado… encosta.. saímos, inspeccionamos… nada.

Diz o Paulo:
- “Carina” (eu!), “entra e anda para trás”..
E eu andei para trás… nada
- “Agora para a frente”
E eu andei para a frente… nada
- “Agora vai para a estrada e anda mais um pouco”
E eu avancei.. sinto que cai qualquer oiço todos aos gritos “PÁRA PÁRA PÁRA”

Parei (a ocupar um pouco da faixa de rodagem), saio, olho… e eis que verifico que saltou a roda traseira do lado direito… :dizzy_face: (n)

Resumindo.. os cinco pernos (não sei se é assim que se escreve) partidos…

Ligou-se à assistência em viagem… e aí fomos nós de boleia até casa…

Deixo aqui as fotos do acontecimento



















Chegada a casa



Hoje de manhã
Desmontagem do semi-eixo





Lado esquerdo



Agora vai-se mandar colocar novos pernos ou reutilizar outros, está-se a equacionar as várias soluções.. quem tiver sugestões, conselhos sobre como solucionar este berbicacho… são todos bem vindos…
e alguém sabe se isto acontece com frequencia em veículos deste tipo, devido ao peso ou aos espassadores ou até mesmo devido aos pneus... ou se outra coisa???

No meio do azar, tivemos muita sorte, por duas razões fundamentais: a primeira não ter sido no caminho de terra batida da lagoa de Albufeira no meio do nada.. a outra foi a roda ter saído no arranque, se fosse em andamento, a 60km/h ( que é a velocidade que andamos com ele).. as consequências teriam sido muito piores… e a pensar nós que só faltava mudar um retentor, arranjar a capota rígida e pintar.. Estávamos muito enganados…:D


Inté
 

Nascimento

UMMzito
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25 Dez 2007
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Boas,
Não tenho conhecimento de ser comum acontecer esse tipo de situações nos UMM´s ou noutros jipes. Também não tenho grande experiência neste campo ainda, mas nunca ouvi comentar.

Por alguma razão/situação os pernos poderiam ter estado sujeitos a grandes esforços e ficaram fragilizados, o que mais tarde ou mais cedo levaria à sua rotura:dizzy_face:
Se calhar o melhor era colocar uns novos e verificar as restantes rodas

cUMMprimentos
Diogo Nascimento

 

Marques

UMMzito
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16 Fev 2007
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Boas,

isso não terá sido a roda mal apertada e com o andar comeu os pernos até que partiram.





Um abraço
Ricardo Marques
 
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22 Ago 2007
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Pois! também já pensamos nisso.. ele há pouco tempo foi ao mecânico trocar os travões e hoje quando se tirou a roda traseira esquerda as porcas estavam meio soltas... mais uma lição... verificar tudo, quer sejamos nós a fazer ou outros...

Inté
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Isso tem mesmo ar de ter sido os pernes mal apertados... porque de resto, partirem os 5 pernes, só se estivessem podres.
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Se forem os pernos de origem a causa mais provavel é a que ja foi aqui falada da roda desapertada.
É claro que essas bolachas tambem esforçam mais os pernos mas nao o suficiente para os partir dessa maneira.Outra coisa que poderá ser é esses pernos terem sido feitos para aí por um curioso e não houve cuidado na escolha de material...
Não dá para perceber muito bem que tipo de pernos tens aí para fixação da roda/bolacha mas pelo que da para ver é uma porca que aperta a bolacha ao semieixo e nessa porca tem um perno onde depois aperta outra porca a segurar a roda,se for esse o caso é facil "esquecer" de apertar as porcas da bolacha.
 
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8 Jun 2006
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Amigos Carina e Paulo
Grande aventura:)
Bolachas para quê:dizzy_face:? Para comer barradas com manteiga e um chá?
Para que querem umas ancoras dessas, para ir à pesca? Pensam os meus amigos que num chasso desses, nesse guarda-fatos (diz o roto ao nu...) vão adiantar alguma coisa, com essas "argolas" para pôr nas orelhas da King Konga, que se as tiverem já podem ir ao Dakar, ou nunca mais se entornam?:p? ERRADO!:dizzy_face:
Todo o esforço dessas transmissões, ROLAMENTOS e PERNES foi muito aumentado, fundamentalmente porque as jantes não foram mexidas, não tendo sido alterado o seu centro em relação à sua nova posição de funcionamento (dêem-me um ponto fixo e mudarei o mundo, até partirei pernes de rodas).
Eu, compraria pernes novos originais, retiraria as (4) malvadas bolachas (servem de ponto de amarração se tiverem um porta-aviões:astonished:, ou o Queen Mary II:cool:. Irão ver que poupam muito dinheiro.
UMM abraço
João
PS vejam com atenção se os furos da/das jante não ficaram ovalados.
 
Registo
22 Ago 2007
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Bolachas retiradas.. e por enquanto pernes de outro cournil para arrumar como deve ser o Bichumm. Com tempo vamos ver o que se vai fazer.. Obrigado a todos

Inté
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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Boas
para mim das 2 uma delas foi:D
-ou a roda estava mal apertada e foi moendo os pernes ate que os partiu,tambem podem ter patido por fadiga...
-ou entao os pernes foram de tal forma apertados que esticaram, ficando fragilizados e com um pequeno esforço foram partindo um a um.

e para piorar as coisas tems bolachas que tambem nao ajudao a situaçao, esforçando ainda mais os pernes

nos pajeros e muito frequente partirem os pernes das rodas tenho 2 amigos com pajeros e ambos tem pernes partidos nas rodas(em media andao so com 5 pernes por roda.lol). o aperto nao pode ser muito se não partem.quando vao a uma casa de pneus tem sempre de avisar para nao apertar muito, ou entao tem de rectificar quando chegam a casa.

quanto a reparacao disso axo que e facil.e mandar para um torneiro que deve reparar isso num instante.
basta vazar onde estavam os pernes de origem e voltar a soldar la outros novos.tems e de lhe levar os pernes velhos para ele ver o seu diametro e passo de rosca para ficar igual as outras rodas...axo que e o mais facil de fazer e economico;)

Paulo Alves
 

Chamaeleo

UMM
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14 Ago 2007
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Boas,

Penso que o problema foi mesmo os pernes dos espaçadores mal apertados......

Já trocai os 5 pernes, para tal bastou-me retirar o semi-eixo e bater com a marreta até os velhos saltarem, depois foi só colocar uns semi novos, para tal usei a pressão da marreta ( teria sido mais inteligente usar o macaco hidráulico a fazer de prensa)

 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Truz truz...posso dizer uma coisinha?
Ora e' assim ...ha espacadores e espacadores, o mal e' que anda para ai gente a vender:
Primeiro sem saber o que anda a vender
Segundo porque barato 'e barato

Pois e' assim coisas homologadas custam caro...mas aqui o barato sai caro, como foi de ver, eu tambem nunca vi um perno partir agora aquela "familia" toda...irra! no maximo vi entortar so isso - e como disse o pessoal foi de tanta forca que andou ali a "moer" ate partir...

Agora vou tentar deixar uma imagem ou link de espacadores que "apertam" de maneira correcta,
ou por outras sao espacadores que "originam" novos pernos e a estes novos sim a jante vai apertar
(escusado sera dizer que as porcas antigas vao apertar esses espacadores novos aos pernos antigos)

Ora ai vai...
AH e sao T.U.V. approoved (homologacao de seguranca e qualidade reconhecida)
http://www.scorpionracing.co.uk/OFFROAD/Products images/cats/whe/pros/pros1.jpg

explorem o site...tambem

UMM abraco "flauzina"


 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Carlos,pelo que percebi as bolachas que estavam montadas eram iguais ás que tu indicas no site.
O problema aqui no meu ver foi o "esquecimento" de apertar as porcas que apertam as bolachas ao semi-eixo ou então foram mal apertadas e ao estarem largas foram "comendo" os pernos até partir.E isso meu amigo até com essas bolachas "aprovadas" acontecia.
 
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