• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Umm não trava

Registo
27 Out 2007
Boa tarde,

Aproveito já para dizer q não percebo nada de mecanica.

O meu UMM-jack não trava nada.

Já sangrei várias vezes mas ao fim de umas horas perde a pressão toda.

Comprei uma bomba repartidora pois pensavamos que estava ali o problema. Nao resolveu.

Alguem tem alguma possivel solução?

Obrigado

Pedro Lameirão

Registo
17 Nov 2007
Boas
Pelo o que percebi se depois de sangrar fica a travar e depois vai perdendo pressão ?? é isto ?
Bem se já colocaste um repartidor novo então só pode ser ar a entrar por um local qualquer, candidatos :
1- Bomba principal
2 - Bombitos ou uniões

no caso da 1ª pode não ser visível a fuga logo de imediato
No 2º vê-se normalmente babado a fuga de oleo ( se entra ar tem de saír oleo de travoes ).
Um abraço
Nuno Abreu

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

Registo
27 Out 2007
Vou tentar ver se o problema está em algum desses locais que falaste.

Já ando farto de tentar arranjar isso e nao conseguir

Obrigado

Abraço

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pedro

Perceberá, naturalmente, de outras coisas. Não se rale.

Quanto aos travões é que se terá que preocupar. Então vamos lá: O sistema de travagem é um circuito totalmente hermético onde, num dado momento, uma pressão exercida em um dos seus terminais (5 principais) se faz sentir em igual tempo e idêntica pressão nos restantes. Num sistema simples com uma bomba central e quatro auxiliares (bombitos/bombites/prensas), quando o nosso pé carrega no pedal e o veio da bomba principal actua sobre o liquido de travagem (o pressiona), essa acção vai-se imediatamente reflectir nos dois pistões/pistons/cilindros etc. de cada uma das quatro bombas auxiliares. Isto é possível, porque uma das características do líquido/óleo para travões, é a sua incompressibilidade, ou seja, não reduz de volume sobre pressão (como este óleo absorve fácilmente humidade, tornando-se "esponjoso", perde essa qualidade, para além de oxidar as paredes internas da BC e bombitos, o carro deixa de responder à travagem com a rapidez necessária e com mais esforço. Assim sendo todo ele deveria ser totalmente renovado anualmente ou mudado para novos tipos de productos com base em silicone).

Tendo isto em mente, deduz-se que a entrada de qualquer elemento estranho no circuito ou a perca do tal óleo (geralmente uma coisa está ligada à outra), anula ou reduz muitíssimo as suas peculiares propriedades. Metemos o "pezinho" no pedal e continuamos, no Cournil, a 200 Km/h:astonished::p.

O que se deverá passar com o seu carro poderá ser uma (ou um conjunto) de várias coisas: Ou as maxilas estão mal afinadas, principalmente as de trás (ver a seguir), ou o travão de mão está mal afinado (deverá começar por aí antes de sangrar o que quer que seja), ou está mal sangrado (porque as maxilas estão mal afinadas), ou tem a bomba central avariada (com o seu interior riscado por impurezas ou com as borrachas/vedantes deterioradas) ou tem um dos 3 tubos flexíveis danificado (entupido/com poros/ou elástico), ou tem fuga (um poro) num tubo rígido, ou ainda tem uma fuga por um dos bombitos (as mesmas razões de defeito da BC).

Quando nos referimos aos riscos que poderão existir no interior da BC ou dos bombitos, ele poderão ser tanto praticamente invisíveis e muito difíceis de detectar a olho nu, como poderão ser autênticas valas. Em ambos os casos essas peças, nessas condições, estão inutilizadas.

Penso que deverá ver a BC e verificar o seu estado. Se for “perfeito”, encher o seu copo e sangrá-la individualmente. Para isso desaperte os tubos que saem de lá e dê duas/três vezes ao pedal. Tenha alguém com um pano a tapar a bomba para que o óleo não espirre para a pintura e lave a área imediatamente com água. A partir daí sangre o restante sistema como habitualmente (depois de ter apertado os tubos da BC;) e ter verificado a afinação do travão de mão). Verifique se óleo sai livremente e em força por cada bico de cada uma das rodas. Depois de ter o sistema fechado e com a ajuda de um amigo:devilish:/vizinho:devilish:/do cão:p, ponha-o a carregar/aliviar no travão:angry: (com o motor a trabalhar) e por apalpação:kissing: verifique se um (ou mais) dos 3 tubos flexíveis (2 à frente e 1 atrás) lhe parece que aumenta de volume sob pressão (nada deverá sentir), ou se está húmido:kissing::kissing::kissing:.
Veja se o servo-freio está em bom estado. Embora seja difícil poderá fazer um teste simples; com o motor parado carregue no pedal de travão. Ligue o motor, deverá sentir uma ligeira pressão a empurrar o pedal, veja se existe alguma fuga de óleo (membrana do SF rota) no interior do carro, junto ao topo das hastes dos pedais (parte de trás do servo-freio), ou na parede (do compartimento do motor onde aperta o SF e a BC) ou entre esta e o SF (BC com fuga).

O que foi dito para um sistema de tambores, aplica-se também ao sistema de disco, tendo em conta que não teremos que ter cuidados com afinação das pastilhas, em relação ao travão de pé, pois ela fazer-se-á automaticamente se as prensas estiverem em boas condições (pistons livres, sem estarem ovalados, vedados e a vedar)

Amigo Pedro, vá dando noticias, ou pedindo qualquer tipo de esclarecimento sobre o assunto, alguém o ajudará de certeza!

UMM abraço, BOM ANO e boas travagens!

João

Registo
8 Jun 2006
Amigo homónimo:

Pode, se nos diz que tudo o mais é novo e que para além de estar bem montado, foi correctamente sangrado.

As maxilas dos travões de trás têm duas afinações que as fazem, em posição de repouso, ficarem com uma folga mínima em relação à polie (tambor), de modo a quando for solicitado o seu movimento, até se cingirem à referida peça, decorra o menor tempo possível. Logicamente, essa folga deverá sempre existir para que as maxilas não fiquem em permanente contacto com o tambor, aqueçam desmesuradamente e se deformem, descolem ou até peguem fogo. Nesses travões uma dessas afinações é dada pelo travão de mão. Como está muito desafinado, tem que ir injectando até as maxilas atingirem a superfície interna do tambor e o “agarrarem”.

Apesar de haver maneiras de adivinhar essa folga, é um trabalho que requer sempre tempo, paciência e tacto. Poderá haver quem discorde, mas somos da opinião (e hábito) de deixar o tambor a roçar levemente nas maxilas. Ao fim de poucos kms, um pouco mais de aquecimento e cheiro a corno queimado (salvo-seja, cruz canhoto), o pouco que estava em excesso desapareceu e tudo se ajusta naturalmente.

Como sabe que tem que injectar diversas vezes, esses movimentos são feitos à pressa e sem dosear o esforço necessário para uma travagem, que devendo ser controlada pelo o que o seu pé sente e a sua cabeça manda, tendo assim um controlo absoluto, passa a ser neste caso, inesperada e brusca.

Esperamos que ao ter mandado colar/rebitar os “ferrodos”/cintas novos tenha levado os tambores, para que na oficina tenham aparelhado por desbaste e torno uma coisa com a outra (cada par de maxilas com um determinado tambor) e aumentado a espessura das cintas de modo a compensar tudo e que já foi tirado ao tambor, e que ao montar tenha respeitado essa conjugação. No caso de anteriores donos (?) terem reparado as maxilas sem terem levado os tambores (?) e a situação ser continuada por ser mais baratinho (não será o seu caso!), pode-se dar uma péssima conjugação no interior de cada roda, entre as maxilas recém forradas ás cegas e um tambor que ficará a uma distancia igual à existente entre o cú das minhas calças e a feira de Beja. Os tambores não são eternos, nem aguentam a vida de um carro. O seu trabalho leva-lhes, literalmente, a alma. A cada rectificação vão ficando ainda mais “finos”, cada vez mais depressa vão ovalando/ovalisando até que estalam (com potenciais graves consequências) ou ficam com o anel de contacto a garrado às maxilas, enquanto o resto (a chapa) fica preso aos pernos da roda. Não será a primeira vez em que a folga é tão grande que um dos pistões do bombito sai fora.

UMM abraço e BOM ANO

João

Registo
27 Out 2007
Obrigado pela grande ajuda.

Agora vou confirmar tudo isso e dps comunicarei o que foi feito e se o problema foi detectado.

Cumprimentos

JAVAL

Iniciado
Registo
2 Nov 2007
Antes demais UMM feliz Ano Novo para todos!
Já vi que não sou só eu que ando com problemas de travões. O que se passa com o meu Alter I é que quando travo, prega-me cada guinada para a direita que até mudo de cor. Já me pregou dois valentes sustos em estrada. No campo não se nota, mas quando a velocidade aumenta um bocadinho é como montar um cavalo bravo com o freio nos dentes: só resta pedir a todos os santinhos que não surjam situações que requeiram travagens de urgência. Como percebo zero de mecânica prática de UMM's, já me tinha lembrado de ser uma má repartição da travagem, mas poderão as causas ser outras? É frequente este tipo de problemas? A quem me puder dar uma ajuda, agradecia.

Registo
8 Jun 2006
Amigo Javal

E é realmente uma má repartição de travagem(n), agora resta saber o porquê:devilish:.

Independentemente do sistema de travagem que tiver, poderá o tubo flexivel, que vai do chassis para a roda esquerda, estar obstruido:disappointed_relieved:, e as razões dessa obstrução podem ser várias, incluindo deterioração natural da própria borracha. Poderá também considerar um bloqueio (pouco provável) no tubo rigido que vai do repartidor para a roda desse mesmo lado

Tendo travão de disco à frente, também pode estar preso "gripado"(n) o bombito/prensa desse lado (pode ter "gripado" o pistão, por haver humidade excessiva no óleo de travões:astonished: ou ter entrado água pelo guarda pó:astonished:. Poderá ter uma das pastilhas (ou as duas) do lado direito "no ferro":dizzy_face:, ou seja sem "ferrodo".

Se tiver travões de tambor:thinking:, poderá ser desafinação das maxilas, gordura/óleo de travões vertido para o interior do tambor, ou como no caso acima, ter o bombito gripado/agarrado.

Se for um destes casos, pode ficar descansado que a reparação não será cara:cool:. A confirmar o que foi dito e segundo melhores opiniões a reparação a fazer deverá ser (pelo menos) nas duas rodas desse mesmo eixo e não apenas naquela que tiver a hipotética avaria:p.

Vá dando noticias para todos aprendermos(y).

UMM abraço

João

Registo
27 Out 2007
Olá amigos,

O meu problema subsiste!

Situação actual:
Não perde óleo, não existindo óleo nas rodas de trás.
O pedal do travão só ganha pressão à 3ª vez que é accionado.

Vou tentar explicar tudo o que fiz para ser melhor compreendido:

- Após termos sangrado os travões várias vezes para tentar melhor o sistema, nunca a situação ficou efectivamente melhor. Como saía ar do bombito traseiro direito, este foi substituído. Nada mudou.

- Ajustamos os calços traseiros

- O travão de mão foi afinado conforme indicado, apesar de estar já praticamente igual. Nada mudou

- Sempre que sangramos os travões, começamos pela parte da frente (junto à BC). Nada mudou.

Disseram-me que o problema estava na afinação das maxilas.. será?

Grande abraço a todos e hoje estamos de luto… Dakar cancelado!

Pedro Lameirão
http://www.photoblog.com/lameirao

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Sangraste o repartidor que está á frente? É a peça onde ligam os tubos que saem da bomba do travões.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

JAVAL

Iniciado
Registo
2 Nov 2007
Amigo Verdes Rádios, obrigado pelas dicas.
Os travões ainda são de tambor; digo ainda, porque essa será umas das alterações a fazer no "Geringonço". Ele foi à inspecção e travava tão bem que até os inspectores ficaram admirados; mas assim que saiu do exame, começou a ficar pior. Para a semana vai começar a fazer o check-up geral e os travões vão ser mais um item (não previsto).
Obrigado mais uma vez.

pumm

UMMzito
Registo
28 Nov 2006
Em 1º Lugar essa é uma verdade absoluta
O UMM não trava:D:D

Depois, para sangrar os travões é muito importante o ajustamento dos calços traseiros (podem até ficar a travar), só assim vai conseguir criar pressão dentro dos tubos de travão sem ter de estar sempre a encher os bombitos de traz sempre que carrega no pedal.
Só depois de sangrados deve (des)ajusta melhor os calços

Boa Sorte

Pedro Serpa - BXumm

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pedro Lameirão

"Como saía ar do bombito traseiro direito, este foi substituído. Nada mudou."

(???)E deveria sair ar até estar sangrado, só depois de começar a sair óleo sem bolhas de ar, é que se pode considerar o sistema sangrado, teremos percebido bem?

"- Ajustamos os calços traseiros"

Certo, ainda bem!

"- O travão de mão foi afinado conforme indicado, apesar de estar já praticamente igual. Nada mudou"

Algo continua mal (ver anteriores post)

"- Sempre que sangramos os travões, começamos pela parte da frente (junto à BC). Nada mudou."

A forma correcta será essa, mas na prática terá pouca importancia;)

"Disseram-me que o problema estava na afinação das maxilas.. será?"

Se reparar isso já lhe foi referido anteriormente!!!:blush:

"Grande abraço a todos e hoje estamos de luto… Dakar cancelado!"

Para mim, nem fú nem fá (estou-me nas tintas(y))

UMM abraço e vá dando noticias

João

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Olá a todos

seria bom (digo eu) saber qual foi a solução destes problemas para posteriores membros com problemas identicos também os poderem resolver. Pois é o meu caso também não trava e ja fiz de tudo!!! miguel

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Muito ptovávelmente é a bomba de travões que deixa recuar. Mas costumo aconselhar dar uma revisão às pinças e bombites. São carros que não são novos e que têm muito uso.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Eu venho tambem dar a minha "posta":DQuer dizer,já foi falado aqui no topico:blush:
Mas para mim o grande problema nos UMM AlterII são os afinadores dos calços,aqueles quadrados.Se já se aperceberam aquilo é um veio excentrico,e tem que estar em muito bom estado para os afinar e ficarem na mesma posição por muito tempo.No meu quando era afinado ficava a travar bem,passado um tempo(pouco:dizzy_face:)desafinava e ficava com muito curso no pedal,ganhava ar,travava incerto.E vai de sangrar e dar uma afinadela e mais do mesmo:dizzy_face:já punha tudo em questão,bomba principal,repartidor,tubos,etc e a solução do meu foi eliminar o sistema de calços e montar discos atrás.Acabaram os problemas:p,conclusão era o sistema de calços atrás já muito "usado",os afinadores,bombites e até os pratos que é onde os afinadores estão fixados com pequenas folgas e mazelas o que tudo junto ajudava para a festa:devilish::8ball:

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Muito bem mas!!! a bomba principal é nova os bombites foram todos desmontados limpos e estao em boas condições, as bombas da frente também parecem boas não vertem e funcionam.... continuo sem saber que fazer.Como diz o filipeumm os afinadores dos calços são muito importantes pois quando não estavam bem afinados estava muito pior, mas ainda nao está bem pois continua sem travar bem apenas abranda. Obrigado

Registo
8 Jun 2006
Amigo migumm

Já estou como o Filipe, cá vai a minha posta:D (3ª ou 4ª!)

Se todo o sistema de travagem estiver bem montado;), se não houve alterações de vão de escada:angry::dizzy_face:, feitas por boas almas:blush:, mas que deveriam estar a fazer bolos(y), se os tubos flexiveis estiverem bons (mesmo bons!!!), ou tem ainda ar no sistema ou anda aí um espírito:D

Por vezes a própria bomba central quando é desmontada ou substituida (estando completamente vazia), precisa de ser sangrada individualmente, porque já inserida/montada no sistema de travagem e tudo bem apertado, tem grande dificuldade em ficar sem qualquer ar no seu interior.

Isto acontecia muitas vezes em sistemas mais antiquados de travagem assistida (ex. FIAT, Renault, Peugeot).

Para ser sangrada, depois de montada no lugar e com tudo apertado a bomba era cheia pelo copo de gravidade. Enquanto se ia enchendo, um ajudante ia carregando leve e alternadamente no pedal (a meio curso).

A sangria da bomba era então feita, pelo sistema habitual, mas nas porcas dos tubos à saída dela.

Atenção que o óleo de trv. ataca a pintura e este trabalho dá sempre cagad@.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Ola de novo, verdade que a bomba central tinha ar e depois de bem sangrada ficou melhor, depois dos calços serem lixados e as polis tambem, depois a valvula de peso ter bloqueado foi toda desmontada e limpa ficou a funciona bem ou seja passo a travar á frente o que nao acontecia so travava atrás, mas o problema ainda não esta bem solucionado pois axo que ainda assim trava mal!! penso que abranda mais do que trava e tenho de fazer de elefante no pedal. Nao sei se a bomba de vácuo esta boa ou o servo freio mas não fazem ruidos e o tubo que vem da bomba de vacuo tem alguma sucção.

Obrigado pelas ajudas têm sido boas, mas este UMM na rolava à tres aninhos.

Top Inferior