• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

UMM - Fabrico

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Boas!
Não sei se existe cá a foto mas muitos conhecem e muitos nunca viram.
Eis uma foto da altura do fabrico dos n/ meninos :


Caso já ande por cá é apagar à vontade.

Abraço
O mal não é colocar a mais...mas sim a menos, ou nunca se darem ao trabalho...!!!
Mentes muito ocupadas..., só quando estão com os "tintins" apertados é que cá vem colocar, na "senhora dos aflitos...!!! :whistle: :alien:
 

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Mensagens
1.373
Eu não conhecia, fiquei impressionado com o número na linha, maior do que eu pensava...
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Eu não conhecia, fiquei impressionado com o número na linha, maior do que eu pensava...
Por acaso, agora deu-me para fazer umas contas……:unsure:

1996 a 1979 = aprox 17 anos
Pensa-se que se fizeram aprox 45000un
Então 2650/ano….
Aprox 11carros/dia (úteis)
É claro que a produção não foi uniforme nos 17 anos….
Se alguém quiser corrigir o exercício, estejam à vontade 😇
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Por acaso, agora deu-me para fazer umas contas……:unsure:

1996 a 1979 = aprox 17 anos
Pensa-se que se fizeram aprox 45000un
Então 2650/ano….
Aprox 11carros/dia (úteis)
É claro que a produção não foi uniforme nos 17 anos….
Se alguém quiser corrigir o exercício, estejam à vontade 😇
Paulo, não achas que estás a abusar da paciência dos "Deuses", olha que eles podem ficar loucos e não responderem pelos actos que praticam ou dizem....!!! :cool: :alien:
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Pronto o Tiago já colocou a parte dele..., agora faltam os que andam a navegar pelo Face o dia todo..., pode ser que algum se "lembre" e cá venha colocar alguma "coisita do seu espólio cheio de bafio", pelo menos para arejar um pouco...!!! :cool: :alien:
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Pronto o Tiago já colocou a parte dele..., agora faltam os que andam a navegar pelo Face o dia todo..., pode ser que algum se "lembre" e cá venha colocar alguma "coisita do seu espólio cheio de bafio", pelo menos para arejar um pouco...!!! :cool: :alien:
D0B33593-B1EE-4196-8644-D24BBA8E6DB2.jpeg
 
Última edição:

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
StreetGT, bom o filme mas ... posso te dizer que nenhum dos UMM da década de 80 foram feitos usando CAD/CAM/CAE !!!!
Nos anos primórdios dos Cournil na década de 80 a 90 era prancheta, papel, Texas Instruments e muita paciência e horas.
Neste filme, esses periodos de robots e CAD/CAE devem ser das últimas produções de 91/92 em adiante.
As primeiras máquinas de CNC vieram apenas em 1985/86. Acredito que este filme seja da década de 90 comparando com a azáfama de
fabrico da foto.
Seja como fôr só posso dizer que prefiro um par de sapatos feito à mão num bom sapateiro que um fabricado em série em máquinas !!!!
Foram as máquinas que estragaram a qualidade e durabilidade pois o consumismo é mais forte que tudo !!!
Sabiam que se vendem mais telemóveis por hora que determinados produtos agricolas em todo o mundo ? Dá que pensar !!!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
StreetGT, bom o filme mas ... posso te dizer que nenhum dos UMM da década de 80 foram feitos usando CAD/CAM/CAE !!!!
Nos anos primórdios dos Cournil na década de 80 a 90 era prancheta, papel, Texas Instruments e muita paciência e horas.
Neste filme, esses periodos de robots e CAD/CAE devem ser das últimas produções de 91/92 em adiante.
As primeiras máquinas de CNC vieram apenas em 1985/86. Acredito que este filme seja da década de 90 comparando com a azáfama de
fabrico da foto.
Seja como fôr só posso dizer que prefiro um par de sapatos feito à mão num bom sapateiro que um fabricado em série em máquinas !!!!
Foram as máquinas que estragaram a qualidade e durabilidade pois o consumismo é mais forte que tudo !!!
Sabiam que se vendem mais telemóveis por hora que determinados produtos agricolas em todo o mundo ? Dá que pensar !!!
Plenamente de acordo..., viva a geração do plástico um dia vão ter de o comer à força, pode ser que seja de mais fácil digestão, eu gosto mais de uma boa sopa da pedra, pelo menos limpa o sistema de exaustão com tanto gás a sair o mais conhecido por "peito"...!!! :cool: :alien:
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Já agora : estatisticas mostram que existem mais UMMs das décadas de 80 a 90 que os fabricados após 90.
Podemos dizer " OK mas antes a produção era maior " ! Tudo bem mas o facto é que largas centenas foram construidas na decada de 91/92 e adiante e quantos sobram hoje ? Eu tive um Counil Entrepeneur 2.3D de 1984 e quando vi os Alter na rua disse para mim mesmo "que raio de chapa é esta " ? A diferença a nivel de qualidade carroçaria era abismal. Começou na era Alter a redução dos custos, meus amigos !!!

Bem, falemos de outras coisas:
não sei se alguém um dia passou por uma dissertação de um estudante de nome Tiago Jorge Russo da Silva da UL para o mestrado.
Eu li essa prova há uns anos e gostei imenso o que escreve sobre o Automóvel em Portugal.
Deixo aqui o link para quem quizer mas aconselho a ler a partir da pag 53 senão .. têm muita palha para trás.

 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Muito obrigado pela partilha! (y)
De facto, já conhecia esta dissertação. Voltei a reler, e recordei a principal contradição que encontrei, e até agora não consegui esclarecer:

O autor, fala em produção total de 15.000 un, mas admite que a UMM falaria em 25.000un. Eu, sei de um numero de série que aponta para 43.000un!!!
Falou em estatisticas! Elas existem? Estão disponiveis?
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
As estatisticas são como as coisas são : é fazer o Censos dos vivos e seus modelos !
Quanto a nrs de produção dos variados modelos pelo que sei e se existe estará de certeza nos arquivos da MOCAR.
Depois é o nr de restauros ao longo dos anos. Assiste-se a restauros de máquinas UMM mais clássicas e muitos mantem as mesmas
mais paradas. Verifica-se nos Turbos uma maior frequencia de utilização e até mais a nivel citadino.
O facto é que os UMMs foram feitos para durar e é como o sapato feito à mão pelo sapateiro tem provas de durar muito mais que um
feito com um caderno de encargos atrás e custos controlados quando feito por métodos mais automatizados e em eras diferentes.
Dou um exemplo de um carro : o Opel Corsa ou Opel com motor Izuzu a diesel! Eles ainda andam aí e alguns com 500 e 600 000 km.
Razões para que os deixassem de fabricar : long life no profits !
Porquê a fábrica de Oeiras fechou ? Fazia máquinas de lavar que duravam décadas !!!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
As estatisticas são como as coisas são : é fazer o Censos dos vivos e seus modelos !
Quanto a nrs de produção dos variados modelos pelo que sei e se existe estará de certeza nos arquivos da MOCAR.
Depois é o nr de restauros ao longo dos anos. Assiste-se a restauros de máquinas UMM mais clássicas e muitos mantem as mesmas
mais paradas. Verifica-se nos Turbos uma maior frequencia de utilização e até mais a nivel citadino.
O facto é que os UMMs foram feitos para durar e é como o sapato feito à mão pelo sapateiro tem provas de durar muito mais que um
feito com um caderno de encargos atrás e custos controlados quando feito por métodos mais automatizados e em eras diferentes.
Dou um exemplo de um carro : o Opel Corsa ou Opel com motor Izuzu a diesel! Eles ainda andam aí e alguns com 500 e 600 000 km.
Razões para que os deixassem de fabricar : long life no profits !
Porquê a fábrica de Oeiras fechou ? Fazia máquinas de lavar que duravam décadas !!!
Isto tudo faz me lembrar o antes do 25 de Abril os Presidentes da República duravam décadas... até morrerem, mas também aí não avançámos muito, eles andam por aí...,se andam...!!! :whistle: :alien:
 
Top Inferior