• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

UMM COURNIL, guia ilustrado

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Conclui hoje, a primeira fase de um projecto a que me propus.
Vou partilhar convosco.
Espero que seja do vosso agrado e utilidade.
Como todos os projectos, não o considero perfeito, nem terminado.
Com as minhas disponibilidades, de informação, tempo e meios, é para já, o melhor que consegui.
Gostava que fosse o inicio de algo mais abrangente e completo.
Nesse sentido, estejam todos à vontade, e agradeço desde já, as criticas, as correcções, e eventuais colaborações com mais e melhor informação, para que numa próxima revisão, se torne de facto um documento fiável acerca dos UMM COURNIL.





































































 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Paulo muito bem, falta uma foto da frente do carro com os farois pequenos iguais aos que equipavam os Cournis dos Pára-quedistas





 

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Mensagens
901
Localização
-
Excelente trabalho de pesquisa Paulo.

Fotos únicas!!

Está terminado ou ainda vai ter mais secções??

Abraço
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Boa noite Eduardo,

Não estou a perceber, de que farois está a falar!! Em versão civil?



quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Paulo muito bem, falta uma foto da frente do carro com os farois pequenos iguais aos que equipavam os Cournis dos Pára-quedistas










 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Boa noite Ivan,

Obrigado!:)

As fotos, não são minhas. Simplesmente, "catei, catei, catei", e o que apanhei que considerei importante, recortei e colei. Só tive (tenho) acesso ao que é público, à venda, ou em revistas, livros, e as publicações da internet. De facto, nas horas de pesquisa, encontrei algumas coisas, que percebi, não serem muito conhecidas, mesmo de gente dos UMM. O meu trabalho, foi tentar agrupar e dar coerência ao conjunto, pois tinha percebido essa lacuna desde o inicio. A informação existe, mas está muito repetida e fragmentada.

Quanto a projectos futuros, gostava de desenvolver mais, este dos COURNIL, até pelas componentes mecânicas.
E, num futuro, quiçá, seguir pela "árvore", para os Alter.....

Mas, nos moldes em que cheguei aqui, é muito dificil, pois, é muito no "escuro", pela intuição....
A ver se aparecem mais apoios, de material gráfico e explicação de quem "esteve lá, com as mãos na massa"....
Sou um "outsider", e nem os nomes das pessoas ligadas à fábrica conheço....








quote:Originally posted by valedoumm

Excelente trabalho de pesquisa Paulo.

Fotos únicas!!

Está terminado ou ainda vai ter mais secções??

Abraço
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Boa tarde Eduardo,

Julgo que se está a referir aos farois, que entre outras fotos, estão mais aparentes, na 1ª foto da página 4 do guia, o UMM do Ivan Frois.





Agora, ainda a propósito desta foto (ver abaixo), o que explicará estes valores, carga útil e peso total, assinalados na tabela, serem diferentes das outras tabelas!







Razões fiscais?
Encomenda militar?
Homologação?
E os sistemas, deviam ser diferentes! certo? Travões, suspensões, transmissões....

Andará por aqui alguem conhecedor, com boa memória, ou com acesso a informação, que saiba esclarecer?!






quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Boas Paulo

Estou a referir me aos faróis principais da frente em que saíram também na versão civil.







 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Muito bom, o papel milimétrico como imagem de fundo está engraçado, mas faz um bocado de confusão nas imagens e nas letras pequenas.

Parabéns
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Olá Pedro,

realmente tambem sinto que não resultou como imaginava. É um pormenor a rever no futuro.
Obrigado pela apreciação.







quote:Originally posted by herrdoctor

Muito bom, o papel milimétrico como imagem de fundo está engraçado, mas faz um bocado de confusão nas imagens e nas letras pequenas.

Parabéns
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Cournil Lisboa,

Embora esteja de acordo que fique "pesado" e de dificil leitura com o fundo das imagens em papel milimetrico (agora alteradas)
Era uma maneira de "carimbar" o teu trabalho.
E amanha nao aparecerem uns "papalvos" com as mesmas imagens e reclamarem "suas".
Certo que quando partilho o faco "de graca" e de boa vontade acho que seja quem for seja individuo ou empresa ou um Clube deva deva de mencionar algures que perdeu XIS tempo e alguma mencao a essas horas "perdidas" um prol de outros ou estranhos ....mas entusiastas.

E' muito facil colhermos macas e laranjas do pomar/laranjal mas perguntar ao lavrador se precisa de ajuda ou de apoio para o ano haver mais fruta...vai la vai

Isto nao e' comentario para ja dirigido a ninguem, so um desabafo.

Continuacao de "boas invencoes" e "sacaneagens".

Sugiro muito tirares fotos com alguma qualidade mas nao qualidade superior e postares aqui,
Somente para partilhar informacao assim as pessoas percebem que "alguem tirou" foto e detem esses catalogos ou documentos.
Em rodape que fique a nota a dizer caso precisem de copias fidedignas "facam isto ou aquilo"

Estilo isto:




Seja o que decidires para mim esta "BOM"
continuacao e obrigado



 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Agora está de muito mais fácil leitura. Lógico que só reparou nisso quem leu. É possível colocar uma marca de água nas fotos, como refere o AloeVera. O papel milimétrico também podia continuar, desde que por trás das imagens para não incomodar a leitura, pois gostei do efeito. Mais uma vez, parabéns
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Fica prometido: Numa próxima revisão, voltam os quadradinhos, em versão soft:D

Por agora, a minha resposta é:
Desfrutem, apreciem, critiquem, façam melhor, façam pior, mas façam, para termos alguma coisa de novo para ver!:)

Se alguem quiser contribuir para esta causa, a minha caixa de mensagens, endereço de mail, quiçá dois dedos de conversa (João Silva - não me esqueci), está ávida de contributos gráficos, originais da UMM - COURNIL e ALTER (que eu sei, existirem e muitos), para eu me entreter nos próximos tempos:)

 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Eduardo,

Sim, claro. Mas atenção Eduardo, este trabalho só está feito à volta de versões civis, de uso privado, digamos assim. Só referi, que o tal dos dois vidros seria um pré-militar, porque me pareceu a conclusão lógica.
Futuros caminhos para desenvolver, podiam ser: os militares, os bombeiros, os trabalhos públicos.... Mas, para isso, muitos baús, se teem de abrir:)




quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Paulo, atenção que os Cournis Militares tinham espelhos retrovisores exteriores em chapa, não em plático







 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Já há alguns anos, alguem escreveu:

E' pena que com tanto "historiador" nao ca vem ninguem partilhar informacao...
sera que e' do sol que se faz sentir em certas zonas ca do nosso forum???



Haverá ainda por cá, alguma "alminha caridosa", que me faça um scanner bem feito deste folheto, e mo possa enviar!!?



Abraço

Paulo Nunes
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Aproveitando a "boa onda" dos UMM COURNIL.......... quem quiser comentar, esclarecer melhor algum ponto, ajudar a melhorar este "papelinho" ,
esteja à vontade :)

Deixo mais uma dúvida : Alguem já viu?, sabe alguma coisa??, acerca de porta-luvas com tampa e chave, em UMM COURNIL?

 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Eduardo, para haver livro, tem de haver conteúdos!!!
Se os "astros" se alinharem, e me proporcionarem mais informação, acredita que terei todo o gosto, em cumprir essa oferta.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Eduardo, para haver livro, tem de haver conteúdos!!!
Se os "astros" se alinharem, e me proporcionarem mais informação, acredita que terei todo o gosto, em cumprir essa oferta.

Atenção que eu não me estava a referir (pendurar) em oferta, mas sim em ser o 1º cliente a adquirir o Livro "com requintes de Good Friend";););), e esta heimmm:oops::oops:
 
Top Inferior