• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

UMM Cournil - De série a Dakar

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.450
Localização
Portugal
Boas!

Estou a tentar fazer uma lista de coisas que os UMM's Cournil do Dakar tinham de diferente dos de série... secalhar era mais facil o contrario, o que tinham de origem!!!
Tudo bem que em cada ano houve alterações grandes divergentes mas vou tentar começar pelos carros de 1984 - Restauro Petertumble

1984
Começado pela carroceria:

- Em vez de 2mm é feita de chapa de 1mm
- As portas são autenticas chapinhas fininhas para pesar pouco sem forras e com um porta papeis do lado do pendura
- Capot de fibra
- Protecções de farois
- Para brisas da frente mais inclinado para melhor aerodinamica
- Interior de chapa quinada/ondulada para conseguir ser fina e resistente
- Não tem suporte para os bancos traseiros longitudinais, só faz a forma da cava da roda e o restante espaço é usado para depositos e arrumação
- 2 Depositos laterais debaixo dos bancos do condutor e pendura de 120l cada um
- Painel de instrumentos mais em cima para melhor visualização
- 4 pontos de fixaçao para Hi-lift
- Piscas dianteiros redondos por cima do guarda lamas
- Nao tem para choques traseiro
- 2 ganchos para reboque nas longarinas à frente e atrás
- Espelhos Nissan Vanete ou algo do genero
- Não existencia do porta luvas inferior assim
- Não existencia de nehum cofre
- Roll-Bar
- Fecho rapido para a porta de tras e capot
- Ópticas mais ao centro para caberem 4
- Não tem o acesso aos depositos pela carroceria com tampa

Mecanica

- Motor 2.5 atmosferico com a normalissima caixa ZF de 4 velocidades com a diferença que esta tem a manete entortada para mais rapido uso do condutor
- Eixos Brasileiros à frente e atrás
- Valvula para verificar nivel de valvulina no eixo de tras
- Barra estabilizadora no eixo de tras
- 2 amortecedores por roda
- 2 batentes de eixo traseiros por roda
- 1 deposito de mija-mija debaixo do carro atras
- Resguardo do carter
- Resguardo do veio de transmissao traseiro
- 2 radiadores de agua
- 1 radiador de oleo
- ????Bateria dentro do cockpit ou ao lado do motor??????
- Travao de disco a frente
- Cubos fixos
- Cubo de volante mais coprido
- Apoio anti oscilaçao para as opticas
- 2 Luzes na capota de lona em cima
- Pneus Dunlop STGS 7.50 R16 de 8 telas
- 4 farois Cibié Oscar Plus dois em baixo ao lado dos originais e dois em cima
- Jantes 16" com 10 furos de 40mm
- Servo-freio maior, posteriormente aplicado no Alter 2
- Conta quilometros a marca 160km/h
- Backets
- Cintos 4 pontos Sabelt
- 2 Extintores com acionamento mutuo


Agradeço a ajuda de quem quiser para tornar esta lista completa

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.553
Localização
Portugal
À primeira vista falta o facto do capot ser mais alto no seu inicio e a grelha ser maior para permitir uma melhor ventilação/arrefecimento.

A chapa acho que era de 0.8mm e não de 1mm como referes.

Também acho que tinha um terratrip.

Vi fotos em que alguns tinham as jantes trazeiras com um offset mais negativo para compensar a diferença na largura dos eixos.

As jantes eram as de 16'' comuns mas com 10 furos redomdos de 40mm para arrefecer melhor os travões.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.450
Localização
Portugal
Boas!

Aldeia em tudo estas correcto so tens é que ver em que anos é que usaram.
Como mencionei o UMM de 1984 tinha estas caracteristicas enquanto 1982 tinha o capot alterado, Terratrip todos os anos deveriam ter quase de certeza, jantes com mais off-set foi em 1983 talvez pelo facto de ainda nao usarem eixos brasileiros atras, penso eu!

O eixo brasileiro veio trazer maior largura entre rodas

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.450
Localização
Portugal
Boas!

Os eixos brasileiros são os eixos conhecidos como tipo A por terem sido feito no Brasil em Albaruz (tipo A)

São eixos mais reforçados

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Um aparte... os eixos reforçados são os americanos da Jeep... não os brasileiros.
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.450
Localização
Portugal
Os eixos brasileiros têm semi-eixos mais largos e anilhas de 4 orelhas. ate os rolamentos sao mais resistentes.

As rotulas sao bem mais largas e os semi eixos interiores tambem.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Mensagens
1.571
Localização
-
Ao minuto 1'55 é possível ver como é que eram ;)


cUMMprimentos,
 
Top Inferior