• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

UMM - Atmosférico VS Turbo - Qual escolher?

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Mensagens
205
Localização
Portugal
Boas pessoal,

Tenho lido muito acerca dos UMM, e tenho visto algumas opiniões acerca dos Atmosféricos e dos Turbo, de quem prefere um em detrimento do outro em função do tipo de utilização, consumos, €€€ gastos em manutenções, etc.

Sei que como eu, alguns (ainda) não possuidores de UMMa destas lindas máquinas terão seguramente as mesmas indecisões, pelo que solicito os V/ comentários, com base na V/ experiência, opinião, conhecimento, etc para elucidar quem precisa:

Tudo o que for aqui descrito será importante para uma tomada de decisão de futuros compradores - Atmosférico VS Turbo, motivos como os consumos, fiabilidade, tipo de utilização (mais hard, dia-a-dia, passeio), manutenções, desgaste, velocidade, potência, etc...

Obrigado desde já pelos v/ comentários.
cUMMprimentos,
DCorreia

Nota aos moderadores: Não sei se este será o sitio indicado para este tópico. Caso não seja agradeço que seja redireccionado para o sitio onde pertence.
 

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Mensagens
511
Localização
Portugal
Boas
Falando na minha experiencia como proprietário de um atmosférico como 2º viatura:
consumos na ordem dos 8 a 10 dependendo do pé, fiabilidade é como os outros dependendo das manutenções que lhe são dadas, dos "apertões", não esquecendo que são carros com 20 anos ou mais; mecanica acessivel; material acessivel comparado com outras marcas, velocidade na ordem dos 80/90 não é "carro" para mais; tudo depende do que pretendes para o teu caso, o proprietário de um UMM não se preocupa com consumos, velocidades, desgaste, fiabilidade, ou gosta ou não gosta.
AbraçUMMs

JSousa
 

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Mensagens
205
Localização
Portugal
Caro JSousa,

Obrigado pelos teus comentarios.
Este gosto pelos UMM está entranhado, e a questão não se prende com a velocidade (ou falta dela), com a fiabilidade (ou falta dela), nem com consumos (por elevados que sejam), a ideia é conseguir ter um comparativo entre UMM atmosférico e UMM Turbo (com os prós e contras de ambos) para as pessoas (como eu) poderem decidir qual destes pode ser a melhor opção, dependendo do tipo de utilização que se pretende e os €€€ disponiveis.

cUMMprimentos.
DCorreia
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.430
Localização
Portugal
Os consumos são semelhantes entre ambos. Os turbos, por serem mais potentes têm um pouco mais de velocidade de ponta e perdem menos nas subidas. Em contrapartida o material para o motor turbo é mais caro e em igualdade de circunstâncias (muito relativo) durará menos do que o atmosférico. OS turbos também são mais fáceis de "vitaminar" e com resultados mais efectivos que os atmosféricos. Os motores atmosféricos por norma têm as peças mais em conta e contam com um binário um superior.

Pessoalmente prefiro turbos, mas não se fica nada mal servido com um atmosférico, mas em questões pontuais, quer na prática do TT, quer na uso em estrada, o motor turbo faz toda a diferença.

Ambos os motores, desde que estejam em bom estado e sejam respeitados, duuuuuuuram. Levam-te ao fim do mundo se quiseres. Já vi turbos (cansados) com mais de 300.000 e atmosféricos (cansados) com mais de 500.000.

Mas nunca te esqueças. São motores com 20 anos ou mais. Não há milagres. ;)

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

tito

UMM
Registo
9 Mar 2011
Mensagens
152
Localização
Portugal
Boas.
Eu na minha modesta e curta experiencia acho que o amigUmm Aldeia disse quase tudo.
Eu tenho um Alter I, ainda com travoes de tambor, que uso pontualmente em passeios e quando me apetece dar uma voltinha, e nao me preocupo com velocidades nem consumos. Adoro-o.Acho no entanto que quem dispoem de um turbo fica um pouco melhor servido em alguns aspectos.

UMM abraço
tito
 

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Mensagens
205
Localização
Portugal
Obrigado pelos comentários.
Tito, concordo que o Aldeia terá deixado claros vários prós e contras de cada modelo.
Para mim, tratando-se de um carro para para andar diariamente para o trabalho (total de 25km/dia), e para umas "passeaTTas" ao fim-de-semana sempre que surgir oportunidade, penso de facto ficar melhor servido com um Turbo.
A ver vamos!

cUMMprimentos,
DCorreia
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.479
Localização
United Kingdom
Eu nao escolhi especialmente ter um UMM Alter turbo.
Ate o meu primeiro UMM foi e ainda e' atmosferico.

De 3 motores Indenor (fabricante alemao dos motores) 2 sao turbo, agora tenta imaginar que o turbo sofre de reumatismo ou tens que o substituir?

Ja fizeste contas a comprar ou mandar reparar uma unidade de turbo? E' que novo contam-se pelos dedos que os possa ter, e se nao tem os devidos cuidados com lubrificacao mesmo tendo o "turbo" na prateleira e' um risco comprar esse turbo "novo" e depois teres mais do mesmo.

E turbos usados?... Vais trocar um cavalo por um burro? ..talvez ou talvez nao...ja e' muita incerteza para uma pessoa que quer ter um veiculo para o dia a dia (que eu nao recomendo)...vais querer estar sempre a horas no emprego certo?

Entao toma as devidas precaucoes e minimiza o risco, neste caso as possiveis "recaidas" que um motor desta idade possa vir a ter...e ainda mais com um turbo.

Sim vais apanhar uma unidade de turbo em fim de vida e que ja teve sabes la que tratos...e depois vais acabar por dizer que porra e mais isto e mais aquilo.

Eu se fosse a ti para o uso que queres recomendo um atmosferico.
Mais te digo, a nao ser que estejas disposto a aplicar algum dinheiro nesse teu carro de dia a dia e' que recomendo comprares um UMM, pois se vais comprar "baratinho" e esperar que esteja tudo bem... E' so uma questao de tempo (como com qualquer veiculo)


"Se tu ignoras o teu carro, um dia o teu carro vai-te ignorar"

Carlos Pires

 

Kawazaki

UMM
Registo
14 Out 2011
Mensagens
232
Localização
Portugal
Boas, em tempos passados, em 2006 adquiri um turbo, e como não tive muita sorte na compra, acabei por ter que investir um bom bocado na mecanica e deu para me aperceber que os custos das peças para o turbo são muito mais caras do que para o atmosférico.
Actualmente tenho um Alter II Atmosférico e verifico que o atmosferico tem uma relação de diferenciais mais curta do que a do Turbo o que dá uma sensação de maior Binário e mais força, contudo o motor turbo tem melhores recuperações. O atmosferico é sem duvida mais fiavel e economico até nos consumos.

Umm Alter II 2.5D - 1989
Ford Escort MK1 GT-HC
Vespa PX 125 - 1992
 

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Mensagens
205
Localização
Portugal
Aloevera, de facto levantas questões sobre as quais não tinha pensado e nem tinha conhecimento, e que obviamente pesarão na balança.
Kawasaki, obrigado por partilhares a tua experiência. É importante "ouvir" e recolher o máximo de opiniões e experiências distintas.

Realmente é preciso ter sorte na compra, e se possível como já têm indicado aqui pelo ForUMM, sempre ajuda levar alguém que realmente perceba desta máquinas na hora de fazer um "test drive" ao potencial UMM.

Thanks for the comments.

cUMMprimentos,
David Correia
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.479
Localização
United Kingdom
Eeehh...

Gente que nao fique aqui a pairar no ar que "nao se deva comprar um UMM".
LONGE disso.

So gosto de ilucidar o individuo que nao tem UMM (ou outro veiculo qualquer) que pense = ah vou comprar baratinho e a coisa ja serve.

Gostava que alguem trouxesse aqui para a mesa um veiculo com:
- 20 anos ou mais.
- para cima de 150mil kms
- e com um nivel de estima "pobre".

Sim porque quem tem um UMM DEVIDAMENTE em condicoes de "concurso" ou "como original" nao vende assim a papo seco.
Portanto e' tudo muito bonito ter e VER os UMM's todos pimpaos (como qualquer outro veiculo com longa vida)...mas para esse veiculo esta em optimas condicoes algo teve que ser feito e acima de tudo despesas em substituir esta ou aquela peca + pintar o carro todo etc..etc...

Nao pensar que as coisas caem do ceu.

Sou 150% apologista que qualquer ou TODOS os portugueses deveriam de ter um UMM.

A partir dai sabem que tem que carregar uma despesa, mas se o interessado for mesmo interessado no veiculo de verdade passara pela seccao de restauros por exemplo, e vera que muitos bons trabalhos de qualidade bem aceitavel sao feitos "em casa"....nem todos e' certo! Mas em vez de "se ir para o cafe" falar da bola...ficamos na garagem de volta do "hobby" e certamente sera motivo de orgulho para geracoes futuras - em estilo olha o que o meu pai lhe deu para fazer....como era e como ficou!!!!


Simples.
O resto sao obstaculos e cada um tem que os vencer como pode.
A forca motora = vontade de ter um UMM.

PECAS?!
ha sempre pecas...mesmo nao havendo fabricam-se novas...la esta aparece um obstaculo, ha que saber vencer...tudo vai da vontade.

Se nao tens urgencia em comprar, aparece num encontro UMM da tua zona...se fores atento ca no forum UMM ha muitas zonas onde o pessoal se encontra e NA boa de deixam sentar e sentires "a coisa".

Agora nao te iludas com "turbo ou nao turbo"...um dia ou daqui por uns meses ate pensaras em mudar de motor.
Tudo esta bem se queres "rolar" ate ao trabalho.

Agora que sao uns valentes aqueles que fazem de um UMM o seu carro do dia a dia la isso sao.
Para mim os meus UMM's sao "senhores" reformados que de vez em quando la trabalham para mim.

A pick up inglesa la teve que trabalhar ...foi a FRANCA "IDA E VOLTA" e trouxe uma outra pick up as costas...agora ve bem o que se fez ate comecar a viagem...e olha que foi muito a correr.

Dito por alguns o restauro "parcial" relampago do ano.
clika neste link e perde um tempito a ler e a ver >>> https://for-umm.pt/oldthreads/17065/1

Mas ha muitos restauros por ai...
E como te disse este nem foi la muito exemplar, mas foi para servir um proposito.

Carlos Pires


EDIT: ...Mais possiveis despesas?
Pergunta isso aqui no topico...
Olha desde bomba injectora...sao sempre entre 200 a 600 euros de reparacao ou mais (mas fica nova)
isto se estiveres a precisar...mas mais tarde ou mais cedo precisa.
Tanto e tanto material de desgaste que QUALQUER VEICULO precisa ao fim de algum tempo...e nao sao somente os UMM's.
Ignorante e' quem pensa assim.

Tens a mais valia de ter um veiculo nacional + de "FACILIMA" manutencao = tecnologia do "parafuso".

Acho que te deverias de revestir de energia e forca e dizer "caia neve ou faca sol eu vou ter um UMM".
...e pensares que e' um optimo projecto a pequeno ou a medio ou a longo prazo.


 

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Mensagens
205
Localização
Portugal
Caro Aloevera,

Grato pelos esclarecimentos. Penso que de facto será uma boa ideia colar-me a um destes encontros aqui da Margem Sul. Vou estar atento. Entretanto se alguém destas bandas estiver disponível a levar um pendura num destes encontros é só avisar ;)

cUMMprimentos
David Correia
 

jrjunior

UMM
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
176
Localização
Portugal
Uma das coisas que não foi falado! Já foram muitas! Creio que o Atmosferico faz mais barulho do que o turbo. Eu por exemplo quase não consigo ouvir a pessoa que vai ao meu lado! Tenho um atmosférico.

Agora ter um UMM é demais quer seja turbo ou atmosférico! Comparado a outras maquinas da altura o UMM dá 15 a zero!

http://gloriasdeoutrostempos.blogspot.com/
 
Registo
14 Dez 2011
Mensagens
2.002
Localização
Portugal
Boas
Tenho um atmosferico e consigo falar bem com a pessoa ao lado e ate ouvir radio tudo depende do estado do isolamento.
Eu prefiro o atmosferico.

UMM ALTER "FENIX"
Os anos passam o UMM fica!!!!!!
 

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Mensagens
897
Localização
Portugal
Boas.

Eu tenho um carro no dia a dia que anda muito, nao faz barulho, trava bem, e muitas mais coisas boas! Mas andar de UMM, com barulhos, quase que nao trava, abranda, e muitas outras coisas, é sem duvida bem melhor, e mais emotivo :D:D:D:D

Concordo com a máxima de que cada português deveria ter um UMM:cool:

João Miranda
Metade da velocidade

Dobro do prazer!!!
 

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.880
Localização
Portugal
Boa noite.
A minha opinião é que são ambos UMM's que servem para todo o tipo de situações. Eu acho só que, quem tem atmosférico, quando tiver a oportunidade passa para turbo, ou então nunca andou num UMM turbo (a ignorancia é nossa amiga...).
A vantagem do turbo é que dá conforto. Ir de Porto-Lisboa sempre em 5* velocidade dá conforto, em vez de passar a vida a reduzir. Desvantagem, tem turbo, é mais uma peça que pode avariar.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 

ACardoso

UMM
Registo
6 Nov 2011
Mensagens
366
Localização
Portugal
quote:Originally posted by MIRANDA

Boas.

Eu tenho um carro no dia a dia que anda muito, nao faz barulho, trava bem, e muitas mais coisas boas! Mas andar de UMM, com barulhos, quase que nao trava, abranda, e muitas outras coisas, é sem duvida bem melhor, e mais emotivo :D:D:D:D

Concordo com a máxima de que cada português deveria ter um UMM:cool:

João Miranda
Metade da velocidade

Dobro do prazer!!!

Aí está o verdadeiro espirito, revejo-me perfeitamente, o mesmo passa-se comigo, depois de apertar com o bi-turbo... relaxo com o bi-cilindrico (méhari), e dá mais nas vistas....

https://for-umm.pt/oldthreads/18188
http://portugal.portalclassicos.com/topic/12687-mehari-plage/
 

Gatumm

UMM
Registo
5 Mai 2009
Mensagens
348
Localização
Portugal
Boas,
Já foi tudo dito, eu opinar no meio destes "srs do UMM" passo despercebido, por isso cá vai:)
Eu tenho um atmosférico hà 10 anos por duas vezes que tive que lhe abrir o motor e por duas vezes que ponderei enfiar lá no buraco um turbinado.. não o fiz. continua lá o velhinho (dia 24 de junho faz 25 anos) :)
e não o fiz porquê?
é menos uma peça que avaria:)
e na minha modesta, mas mesmo muito modesta opinião, gosto mais do comportamento do meu atmosférico com caixa de 4 a saltar pedrinhas que outro.. e sim, já andei com outros a "brincar".
posso estar enganado, posso estar a ser "influenciado" a dizer isto porque tenho um.. mas é apenas a minha opinião.
Obviamente que gostava de ter um turbinado para ir de Mangualde a Lisboa em 5ª :) mas vou na mesma em 4ª e lá chego. (estou a aescrever isto, acabadinho de chegar de BARCELOS, fui lá a um encontrUMM, 3 horinhas de viagem, estou aqui como novo:)
Alexandre, quanto ao Bi-cilindricos, sei o que isso è.. dar nas vistas? sei o que isso é.. o meu AMI 8 é verde-alface:) até doi só de olhar.

AbraçUMM

UMMundo à parte....
 

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.361
Localização
Portugal
Tinha ideia que o pessoal "fugia" mais para os Turbos.

Eu de motores a única opinião que tenho de experiência própria é que motores bons, mas bons e fiáveis só mesmo os arrefecidos a ar.
O mundo dos turbinados e aspirados ando a tentar cultivar-me.

Valeu pelo desenterro do tópico!
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.226
Localização
Portugal
Boas

Na minha opinião um motor atmosférico ou turbo pode ser muito bom desde que o construtor tenha tido a felicidade de o desenvolver para assim o ser. Hoje em dia já é perfeitamente normal motores turbos aguentarem muito mais de 500.000 sem problemas.

 
Top Inferior