Lá está Madeira, 2 anos não é nada comparado com o tempo que se espera que este tipo de peças sobrevivam, tens o exemplo da minha manga-d'eixo que partiu, ao fim de 18 anos de muita porrada(competição incluída). Digo 18 anos porque pelo aspecto da dita cuja e estado em que estava, acredito que seria a original. E agora pergunto, será que com essas alterações sobreviveria os mesmo anos??? Mais, será que também duraria mais do que esses 2 anos? Outra coisa é que tem de se ter atenção que aumentar o offset negativo numa jante não é a mesma coisa que meter bolachas, e lá está, não pela minha experiência mas pela de outros que metem bolachas e só têm é problemas, e nem são bolachas de 10 cm, nem de perto nem de longe.
A solução do trekker, sem dúvida que é melhor, porque ao aumentar a distância nas peças que sofrem com as bolachas, obriga a que automáticamente se reforcem as ditas e se aumente a sua resistência, no entanto penso que será uma bola de neve porque terá de se ir aumentando e reforçando uma peça atrás da outra.
Isso das soldaduras é assim mesmo, porque numa peça em que a soldadura seja bem feita, a zona soldada será sempre a zona mais forte e nunca partirá por aí, o problema muitas vezes é nas imediações da soldadura.
Mas eu continuo na minha, é mais fácil com esse dinheiro das alterações malucas comprar umas pontes mais largas, chegar, tirar umas e meter outras, trigo limpo farinha amparo.
Até porque sou apologista de que se na fábrica onde se fazem estas coisas(pontes, eixos, semi-eixos, carros...) há gente que vive uma vida só de estudar, calcular e conceber tais mecanismos, então não são feitas por acaso, há uma razão que equilibra as características todas o melhor possível e não é o "zé mecânico do bairro" que numa semana vai mexer naquilo e melhorar as coisas. Pode até melhorar algum aspecto, mas perde noutro e lá se vai o equilíbrio.
Mas pronto, isto já está a ser um testamento e a gerar discussão e não é isso que se pretende.
O UMM tá bonito, a cor até é do meu gosto, e fica Uma Máquina Monstruosa, sem dúvida.
UMM abraço
Nuno André
O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's