• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Umm a travar como nunca

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Boas amigos, já fiz esta alteração com o meu pai a uns tempos mas quis deixar o tempo passar para testar tudo como deve de ser, em 1º lugar apliquei os discos do suzuki vitara(uns que são iguais aos do samurai) e apliquei também as piças do citroen Bx, Resultado igual ao de muitos documentado uma travagem melhor mas que ainda não era o desejado e o travão de mão fraco, de seguida aumentei a alavanca do travao de mão cerca de 10cm resultado travão de mao maravilhoso trava ate nas descidas mais íngremes mas a travagem de pedal continuava sem ser o que queria, nisto peguei numa bomba e um servofreio do mitsubishi pagero 144 Glx salvo erro e adaptei no umm. A adaptação facil, requer fazer os 4 furos um poco mais para dentro que os de origem e fazer os 2 tubos que vão até ao repartidor para que a o lado que encaixa na bomba tenha o passo de rosca certo, o resultado superou o esperado travagem progressiva encosta-se o pé abranda pressiona-se um pouco mais trava mais e um pouco mais para mesmo e não derrapa sem razão só se for provocado tal qual um mitsubishi mesmo assim apliquei um deposito de vacuo para ficar com um pedal mais suave, adorei mesmo, agora a uns dias foi a inspecção travagem equilibrada magnifica e travão de mao 5 estrelas a inspectora até ficou espantada. Resumo da história fiz a alteração só obtive pontos positivos e melhorias acentuadas e não pequenas difrenças. Aconselho esta solução a quem quiser e dúvidas é só perguntar.
Não quis deixar de partilhar isto para com vocês é sempre mais uma alteração bem sucedida.

cUMMprimentos
JLeal=)

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Ahah agora nao esta fácil de tempo mas mal possa meto umas fotos e tudo e quando tiver o pessoal junto podem fazer o test drive.

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
também o faço e tem o sistema de origem, discos+tambores
Até piões:)

È mole mas sobe.

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Boas bruno,
eu já tinha andado a trocar ideias e cheguei a conclusão que o problema é mesmo a bomba, não quer dizer que não se ponha a travar bem eu também o pus antes mas agora com este sistema é que estou mesmo satisfeito não dá para explicar tens mesmo que testar e sentir, de qualquer modo se trava bem com o sistema de origem então nem mexas eu sou melhoro o que no meu está mal porque o que está bem nem vale a pena mexer. Isto também depende do que esperas do jipe eu só agora é que fiquei verdadeiramente satisfeito e quis partilhar com a malta.Agora já só falta por o motor agosto xD.

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Posso te dizer que trava melhor que o carro, o pedal está mesmo sensível, mas também o sistema foi todo revisto desde bomba nova, borrachas, calços, bombitos, discos rectificados, pastilhas, cabos de travão de mão, e todo o sistema foi sangrado de baixo para cima.

Chegou a um ponto do pedal bater no fundo e mal abrandar ter que injectar para parar.

Agora consegue levar os 4 * 235 arrojo.

Tenta ter a certeza do modelo do carro onde foste buscar o material, ou a referencia do material.

È mole mas sobe.

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
A referência e essa que ai pus não tenho duvidas, pois eu também fiz isso mas continuei a não ter uma travagem gradual que é o que queria com este sistema consigo isso se quiser travo pouco, se quiser travo um pouco mais se quiser bloqueio faço tudo o que quero. Pois então penso que és um dos poucos felizardos que conseguiu por o sistema de origem a funcionar a 100% e que a travagem e suposto a frente baixar um pouco pois estes que travam 1º e isso não me acontecia com o sistema de origem. Eu tenho jantes de ferro Pneus recauchutados recip trial 7.50.16 e travam onde eu quero e quando quero como te disse estou inteiramente satisfeito com a minha travagem agora.

abraçUMM
JLeal=)

manuel80

UMM
Registo
16 Ago 2008
Boas

O meu UMM, é muito melhor... Tem tambores... trava quando quer e onde quer... Mas já vai levar discos.

Então essa reportagem da alteração?

cUMMprimentos

valedoumm

UMM
Registo
26 Fev 2008
Boa tarde.

Também alterei o sistema do meu CH.
Optei por meter o servo freio e bomba de um Toyota Corolla de 6ª geração, o AE90, que comprei numa sucata por 30 eur.
A vantagem deste servo freio é usar a mesma furação do UMM, logo não tive de furar.
Alterei a parte que encaixa no pedal, e troquei os tubos que vão da bomba ao repartidor( apliquei os do toyota).Depois foi só sangrar.

Resultado: Uma travagem potente, pedal muito mais suave, não bloqueia sem mais nem menos, trava muito melhor.

É tanta a diferença, que quando conduzo um dos meus outros umm,s com sistema original e passo para este,venho habituado a pisar com força, travo e até vou contra o volante!

É uma boa alteração, barata e fácil de se fazer em casa.

Atrás tenho tb o sistema do Bx com discos vitara, mas o travão de mão é sempre problemático.Vou experimentar essa alteração da alavanca.

Já agora acrescenta-se dentro do carro a alavanca? Eu já acrescentei 2,5 lá em baixo onde puxa os cabos.

Cummprimentos.

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Boas amigo,

Boa dica assim nem e preciso mudar a furação, em relação a alavanca de travão de mão acrescentei na base aquele ferro que depois segura o olhal do perno que vai ao duplicador de cabos, tirei a alavanca desmontei o olhal cortei uma barrinha com a medida a mais desejada depois foi fazer a furação e montar o olhal na sua nova casa, resultado uma atuação mais suave e ao mesmo tempo mais eficaz por causa do efeito alavanca. Quando conseguir ponho foto. Eu fui a inspeção e passou bem acima do mínimo o meu travão de mão. Eu também quando ando noutros umm´s e volto ao meu JASUUSSS a diferença e descomunal. Desde já obrigado pela partilha e se precisares de mais informações diz que eu ajudo no que puder.

abraçUMM

JLeal=)

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Amigo Manuel,

Os UMM's com tambores sempre travaram bem o problema foi quando se inseriu os discos, os tambores só pecam quando entra água de resto é impecável, mas umm's com travão de disco à frente a travarem bem com sistema original não são muitos. Mais uma vez saliento que não foi uma alteração feita em cima do joelho, foi pensada, avaliada, pesquisada, executada, testada, testada e testada para que não houvesse pontos fracos nela. Em relação a fotos peço desculpa mas o trabalho não me deixa tempo para nada mas mal possa tiro-as e meto-as aqui.

Sifred

UMM
Registo
1 Fev 2011
Compreendemos a dificuldade em às vezes tirar umas fotos, mas ajudava muita gente que está com a mesma ideia.
Quer da zona do servo e da bomba, devido às ligações ao repartidor e bomba de vácuo quer do travão de mão.

Quando puderes a cummunidade agradece!

SiFrEd - Ricardo Sifredo Loureiro
A liberdade tem um nome - UMM - E o meu chama-se shUMMaka

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Boas amigo,

Obrigado pela compreensão está combinado mal possa ponho as ditas fotos o mais pormenorizado possível.

UMM_ZePLeal

UMMzito
Registo
4 Fev 2008
Boas Mauro

Esta solução de travagem já estava instalada há mais de 4 anos no meu Cournil, e tinha sido testado antes de o parar para começar o 2º restauro (nas minhas mãos). Como o Zé Maria anda com o UMM todos os dias e não conseguíamos por o sistema original a travar como gostávamos, a opção foi "desmontar" do Cournil e montar no Alter. E mais uma vez confirmou o que eu já tinha verificado no Cournil: a bomba central de travões instalada nos UMM com travão de disco de origem não debita a pressão adequada para o correcto enchimento das bombas de travão da Volvo (que são as empregues nos nosso UMM's).
Quanto ao Cournil, quando chegar a altura de tratar da travagem a solução será a mesma só não sei se recorrerei na mesma à bomba do Mitsubishi se a outra com performance equivalente.

AbraçUMM

Zé Pedro Leal
quote:Originally posted by show_time

Boas!

Então e o cournil tambem vai levar com a mesma bomba?

"tente sempre passar pela Natureza sem que se perceba que por lá passou"
Unico, Maravilhoso, Meu

Registo
21 Set 2009
boas... aumentas-te a alavanca do travão de mão 10 cm para onde? poe uma foto...

UMM= Uma Maquina de Monte...

jjtd

UMM
Registo
15 Fev 2009
Isso depende sempre eu como todos os meus amigos daqui tenho as bombas do BX atrás e o meu com o resto do material todo original trava muito bem, macio e se carregar bem no pedal bloqueia às 4 rodas sem grande esforço, o travão de mão não trava muito é um facto mas tenho os cabos e camisas antigos, o cabo não corre muito bem, mas trava quanto baste!!!
A única diferença que tem em relação ao deles é o facto das bombas do BX serem de um 1.9 GTI, não sei se será por esse motivo que terá um melhor poder de travagem!!!
Resumindo trava muito bem para um carro com mais de 20 anos!!!
Abraços UMMeiros!!

"Se as vacas passam nós também passamos"!

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Olá José!

Vê se arranjas um tempinho para meter aqui umas fotos do up-grade que fizeste!;)

Abraço,

Delgado

jjtd

UMM
Registo
15 Fev 2009
Oi Delgado na apresentação do meu UMM está lá esse up-grade, neste momento o jipe está no electricista mas quando ele vier terei todo o gosto de postar um video, neste momento já tem as camisas novas de um bx e agora até o travão de mão trava bem.
Se um dia vier por cá terei todo o gosto em mostrar o material aplicado!!
Está aqui o link,
https://for-umm.pt/oldthreads/6690/2
Grande abraço.

"Se as vacas passam nós também passamos"!

Top Inferior