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Turbo para motor 2.5

Mimoso84

UMM
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20 Jul 2009
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Ora viva a todos
Agradecia que me dessem a vossa opinião sfv.
Alguém já modificou um motor normal a turbo ?
Á muito que uns amigos me andam a moer para colocar um turbo no mimoso, hoje foi mais um dia em que me voltaram a falar no assunto , só que desta vez foi diferente. Parece que já tenho turbo, basta eu dizer (sim). Ainda não sei que turbo é.
Agora as minhas duvidas apoderam se de mim, será que este motor 2.5 normal proveniente de uma peugeot 505 está preparado para tal modificação, a bomba injectora terei que a substituir ou poderei só afinar, a embraiagem pode ser a mesma ou tenho que meter outra. O sistema de arrefecimento, o radiador tenho que o trocar ?
Bom, então espero pelas vossas opiniões.
Desde já muito obrigado!!




_______________________
Mário Oliveira - Santarem




 

Perimo

UMMzito
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16 Mar 2007
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Bem, não sou muito experiente nessa área. Eu próprio já tive essa ideia de turbinar o meu Alter. O motor do meu UMM foi tudo rectificado e na altura pensei prepara-lo para turbo, mas não houve hipótese.

Na minha opinião não DEVES colocar um turbo num motor aspirado.

Para tal coisa vais precisar de fazer bastantes alterações. A principal diferença entre o motor aspirado para o turbinado é a taxa de compressão que passa de 23:1 para 21:1, ou seja isto implica mudanças internas do motor (bielas, êmbolos, segmentos, junta da cabeça). Terás que colocar um radiador de oleo, porque a temperatura do óleo vai aumentar muito, incluindo o tubo de pressão para o turbo e o de retorno(descarga). O intercooler não é necessariamente preciso. Também terás que alterar a embraiagem.

Os UMMs de origem fazem 0,8bar de pressão de turbo. Mas sem alterar componentes principais podes alterar a taxa de compressão alterando a junta da cabeça, ou seja com maior espessura, mas mesmo assim não sei se os componentes internos vão aguentar. Podes por uma pressão baixa tipo 0,5 ou 0,6, mas isso é quase nada para um motor com 2500 de cilindrada.

O que aconselho é comprar um motor turbo e colocar no UMM, penso que sai mais em conta.

Culpa o testamento, mas só dei a minha opinião. Fica a espera de opiniões do pessoal mais experiente.

cUMMprimentos

Paulo Agostinho - Santarém
Alter II - 89
 

espanhol5

UMM
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14 Set 2009
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o ideal mesmo é arranjares um motor TURBO...



Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10


Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..


Pedro Santos
961268217

GPS: +39° 49' 37.50", -7° 15' 50.03"
 

Mimoso84

UMM
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20 Jul 2009
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Pois,,,, é melhor estar quieto !!!!:cool:

Este motor está muito bonzinho não o vou estragar, mais vale manter como está.
Sei onde se encontra um motor 2.3td completo, com bomba injectora, já me o ofereceram a um custo simbólico e provavelmente irei busca lo.:)
A este motor que tenho para ficar no ponto só precisava de retirar os injectores, limpar e afinar.:)
Aí sim fica uma pequena maravilha.
Já agora e que estou a falar neste motor 2.5 proveniente de uma peugeot, quando o apliquei não lhe troquei o chupador do óleo, nem o cárter, acham que deveria fazer?
Por vezes quando o tenho bastante inclinado acende me a luz do óleo e o meso está a nível. :blush::blush:
Mais uma vez obrigado!



_______________________
Mário Oliveira - Santarem




 

Perimo

UMMzito
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16 Mar 2007
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O ******* disse tudo.

O melhor que fazes é comprar um motor Turbo, tanto 2.3TD ou 2.5TD. Mas quando o comprares convém veres se ele esta em condições, porque se não sai caro.

Paulo Agostinho - Santarém
Alter II - 89
 

Mimoso84

UMM
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20 Jul 2009
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Pois é melhor é.

Ainda ontem me moeram a cabeça , já nem os podia ouvir irrrrrrrrra.
- E porque é que nao metes um turbozinho, na maquina ficava logo outra coisa e bla bla bla bla.
Eu só dizia que não, porque o motor está muito bom assim e se lhe metesse um turbo, como o motor é atmosferico ia rebentalo.

Entretamto as horas passaram e comecei a matutar nisso outra vez.
E se lhe metesse um turbozito , mas só com 800g em vez de 1kg ou 1.5kg
Só para lhe dar um bafozito ????:D
Estou deserto para o rebentar........:blush::blush::blush:
Não ????????

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Mário Oliveira - Santarem




 

Perimo

UMMzito
Registo
16 Mar 2007
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Portugal
Pode resultar a curto prazo, mas a médio e curto prazo vai começar a fazer mossas no motor.

Mais vale aguentares e comprares um 2.5TD.

Se o queres rebentar é fácil, metes o turbo a fazer 1.5bar e vais ver logo a cabeça a ir a vida! :D

Paulo Agostinho - Santarém
Alter II - 89
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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Devias ter trocado as duas peças.
Queres meter turbo, mete o dinheiro é teu.
Depois conta quantos dias durou.
quote:Originally posted by Mimoso84

Pois,,,, é melhor estar quieto !!!!:cool:

Este motor está muito bonzinho não o vou estragar, mais vale manter como está.
Sei onde se encontra um motor 2.3td completo, com bomba injectora, já me o ofereceram a um custo simbólico e provavelmente irei busca lo.:)
A este motor que tenho para ficar no ponto só precisava de retirar os injectores, limpar e afinar.:)
Aí sim fica uma pequena maravilha.
Já agora e que estou a falar neste motor 2.5 proveniente de uma peugeot, quando o apliquei não lhe troquei o chupador do óleo, nem o cárter, acham que deveria fazer?
Por vezes quando o tenho bastante inclinado acende me a luz do óleo e o meso está a nível. :blush::blush:
Mais uma vez obrigado!



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Mário Oliveira - Santarem






 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Ora vamos imaginar que segues com a ideia de colocar o turbo no teu UMM com motor atmosférico!:p

Primeiro e como é óbvio precisas de arranjar um turbo, esse não será um problema porque até tens um amigo da "onça" que te oferece um! Correcto?

Ora muito bem, para seguires com esse projecto em frente tens que começar por primeiro arranjar todo o material necessário à aplicação do turbo!

Então segue a seguinte lista de compras!:dizzy_face:

1- Turbo em bom estado.
1- Colector de admissão.
1- Colector de escape.
1- Linha de escape proporcional ao "possível" novo desempenho do motor.
1- Radiador de água com maior capacidade de refrigeração.
2- Tubos de radiador.
1- Túnel de vento.
1- Bomba injectora.
4- Injectores.
1- Corpo de filtro de óleo do UMM turbo.
1- Radiador de óleo.
2- Tubos para o radiador de óleo.

Depois ainda vais ter que arranjar vários tubos de admissão, possivelmente um intercooler, uma linha de óleo para a lubrificação do turbo, adaptar uma entrada de óleo no cárter para o retorno do óleo proveniente da lubrificação do turbo, fazer apoios para a fixação do radiador de água e também para o radiador de óleo...

Isto é apenas o que me ocorre, mas conta sempre com muitas outras "merdices" pois é o que acontece sempre que nos metemos a alterar alguma coisa!:blush::clown:

Claro que nesta lista há algumas coisas que podemos dispensar,(y) mas há uma coisa que é muito importante e convêm que tenhas conhecimento disso!:rolleyes:

O Mário já referiu a importância dos injectores de óleo para a lubrificação da parte inferior dos pistões, mas aliado a isso há nos motores atmosféricos uma bomba de óleo que não está dimensionada para garantir a mesma lubrificação que se consegue nos motores turbinados!(n)

Agora que já ficas com mais umas dicas pensa se realmente compensa mais mexer nesse motor ou comprar logo um motor turbinado!

Abraço.
 

Mimoso84

UMM
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20 Jul 2009
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Sim é verdade é mais facil comprar um motor turbinado e tbm ja entendi k é melhor nao mexer neste motor.
Ainda esta noite fui dar uma volta pelo mato com uns amigos e iamos a falar nisso, eu ía de pendura com um rapaz amigo que é mecanico que tbm me aconselhou a nao o fazer.

Está fora de questao até porque tenho outras prioridades quero colocar direcção assistida e pneus.

De qualquer modo obrigado a todos pelos comentarios.:)

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Mário Oliveira - Santarem




 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Não te vou dizer descaradamente para montares o turbo...,eu pessoalmente tambem acho que devias pensar num motor turbo se é mais potencia que queres,mas como bons tugas que todos somos, se o quiseres fazer já não és o primeiro e soube de alguns UMM atmosfericos que andavam com turbos aplicados e não foi por isso que arrebentaram instantaneamente(o Cournel tentou dar cabo do motor dele e não conseguiu:D).Mas já sabes que de essa aplicação nunca podes tirar partido a 100% do turbo pois sabes que o motor não está preparado para isso,podes montar um turbo a debitar umas 500 ou 600 gramas e com a bomba original com mais debito de gasoleo,mas nunca terás a mesma potencia de um motor turbo e depois claro o mais dificil é resistir á tentação de acelerar como aceleras agora á vontade com esse.
É como já foi aqui mais do que falado,poder fazer pode-se,mas não se deve:D
 

Perimo

UMMzito
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16 Mar 2007
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Mário, acho que toda a gente já te disse para não o fazeres.

Faz outras alterações, segurança, suspensão, arrefecimento do motor, snorkel, essas coisas.

Para meteres o motor turbo terás que fazer muitas alterações, por isso aguenta os cavalos! XD

Paulo Agostinho - Santarém
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Mimoso84

UMM
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20 Jul 2009
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sim sim nao o vou fazer, já esta fora de planos.
Entretanto estam no ar outros upgrad....:D

Mais uma vez obrigado !

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Mário Oliveira - Santarem




 

TEBI

UMM
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6 Set 2006
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-
Axo que já foi tudo dito:) isso é estragar dinheiro, um motor aspirado tem montes de difrenças para um turbinado...todas já foram aqui referidas:).
O investimento que irias fazer, não teria o retorno equivalente...e depois fica muito frágil, os problemas vão aparecer a curto prazo.

UMM abraço
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Existe quem tenha turbos até bem aplicados mas... não é a mesma coisa!

Vens dar uma voltinha num Cournil Turbinado e vez a bisga que isto tem...

Desde que meti este motor parece uma mota, é sempre a encava-las acima.

No mato nem os patrois me passam nas subidas e tenho os consumos bem cortados!

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

Mimoso84

UMM
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20 Jul 2009
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Já esta resolvida a questao do turbo:D:D
Vem a caminho um grande e lindo motor turbo, só para aplicar no verao nas férias!!!!:cool:
Vamos ver se me aguento até lá..............:D:D

Muito obrigado a todos pelos comentarios, chamadas de atenção
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Mário Oliveira - Santarem




 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Pelo menos valeu a pena pedires a opinião ao pessoal do fórum, não foste como algumas pessoas que depois de pedirem conselhos e serem bem aconselhadas vão exactamente em direcção contrária ao aconselhado!

Agora que vais ter um grande e lindo motor turbo a caminho, prepara-te para alterar toda a linha de escape do teu UMM, se possível um escape do tipo linha directa, este escape passa por cima da travessa que segura a caixa de transferências e dá mais uns bons "horses power" ao jipe.

Um radiador de maior capacidade de refrigeração também deve ser equacionado.;)

Abraço.
 

Mimoso84

UMM
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20 Jul 2009
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Mario viva

Sim todo esse material que falas, já foi colocado na lista de peças a alterar......
Vou adquirindo as peças a pouo e pouco, custa menos :D .
Qunado estiver tudo certinho e direitinho é só montar.
De qualquer das formas o meu obrigado.

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Mário Oliveira - Santarem




 
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