• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Turbo KKK K24

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Bom dia, segundo conta os nossos motores podem ser ou vem equipados com dois tipos de turbos, os KKK ou os Garret. A minha questão é saber se qualquer turbo kkk k24 por exemplo do VW Golf 1.6 gtd é compativel/a mesma que os vieram nos nossos meninos. Já agora k24 é uma medida ou modelo, ou os dois?

Carripana on the way ...

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Esta e' uma boa pergunta pois eu mesmo tenho feito a pessoal "entendido" e nao tenho tido respostas claras...

Sera por falta de informacao exacta? ou...
A pergunta merece boa resposta pois a necessidade por vezes passa numa compra de uma unidade de turbo nova e eu mesmo varias vezes pensei que "talvez" se pudesse fazer um fornecimento deste turbo para os nossos UMM's mas de outro carro.

Pois bem sabemos que as pecas usadas em qualquer carro nao sao exclusivas a "esse" carro.

Carlos Pires

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Amigo Carlos uma boa resposta não lhe sei dar até porque de entendido na matéria não tenho nada.
Contudo vou dizer o que fui lendo e perguntando acerca dessa temática.

Eu tenho um Troféu que traz de origem um KKK 16.
Pelo que me foi dito é um turbo pequeno que enche com facilidade o que torna rápida a resposta do mesmo. Como não há bela sem senão já me disseram algures que como é rapido a encher e a responder acaba depois por ficar mais curto em alto regime do que um turbo maior.

Acerca do KKK24, acho que até havia um tópico aqui no forumm, o que acontece segundo me parece é que é um turbo maior, com pás maiores, o que vai concerteza atrasar a resposta do mesmo. No tópico que penso existir, penso que alguns membros o desanconselharam por não ser dimensionado ao motor.

KKK é a marca.
16 / 24 é o modelo (penso que esteja relacionado directamente com o tamanho das pás).

Espero ter ajudado
Bruno

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Então afinal, pensava que o turbo de origem seria o kkk k24 e não o k16. Estive à procura de turbos kkk, e vi que os 505 Td tinham o kkk24, alguem pode confirmar qual o turbo de origem?

Carripana on the way ...

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
O turbo de origem KKK é um K16.

cumprimentos

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Ok, já percebi o meu erro, é que como o ford scorpio usa o mesmo motor e esse sim vem com o k24, obrigado. No entanto, o k16 ou k24 são compativeis com os motores indenor? Só mudará a performance? K16 baixas e K24 altas? Se qualquer veiculo com turbo k16 for compative aqui fica uma lista:

http://www.turboost.lt/eng/catalog.php?m=KKK&fam=K16

Carripana on the way ...

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Eu vou falar simples:

Para quem sabe que carro gasta o mesmo turbo que os nossos:

"Carlos olha e' o carro X tem os turbos exactamente iguais aos que os nossos motores gastam"

a resposta existe e nao precisa de divagar tanto assim, sera um modelo e uma marca basta.

Agora pelo que ouvi o nosso turbo nao e' o mesmo que vem nas peugeots 505....pois e' e esta hein?
Eu realmente nao queria acreditar que este turbo e' somente montado para os motores "UMM Turbo".

Mas quem souber "mais" que se chegue pois a resposta trara "luz" para a comunidade UMM.
Agora quem sabe e guarda a informacao..acho "baixo".

P.S. eu ando ao cheiro...

Carlos Pires

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Aquilo que sei:

Muitos Peugeot's 505 trazerm turbos Garret.

O KKK24, pode dar para o UMM, mas se não me engano tem o caracol muito grande, ou seja demora a encher e a ganhar pressão. Assim acontece qque demora bastante até dar rendimento, mas depois dá e dá e dá, enfim será um turbo para altas, mas para baixas (mais indicado para UMM) esqueçe. Outra opção que conheço montada é o KKK14, um turbo com um caracol mais pequeno que o 16, o que o torna melhor para baixas (o carro responde mais depressa) mas que também se esgota mais cedo.

O que resulta é pegar (por exemplo) num KK16 e em 600 ou 700€ e vais a uma casa especializada em turbos com intenção de o preparar para dar mais "pastilha". Vais ver depois as diferenças! Conheço casos que começaram a derreter embraiagens à custa dessa "brincareira"! Mas eu também já estou a começar a juntar umas moedinhas....;)

UMM abraçUMM

j.aldeia

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Para quem queira um jipe para viagens longas em auto estrada um turbo k24 talvez seja uma boa soluçao nao achas?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
quote:Originally posted by Aldeia

Aquilo que sei:

Muitos Peugeot's 505 trazerm turbos Garret.

O KKK24, pode dar para o UMM, mas se não me engano tem o caracol muito grande, ou seja demora a encher e a ganhar pressão. Assim acontece qque demora bastante até dar rendimento, mas depois dá e dá e dá, enfim será um turbo para altas, mas para baixas (mais indicado para UMM) esqueçe. Outra opção que conheço montada é o KKK14, um turbo com um caracol mais pequeno que o 16, o que o torna melhor para baixas (o carro responde mais depressa) mas que também se esgota mais cedo.

O que resulta é pegar (por exemplo) num KK16 e em 600 ou 700€ e vais a uma casa especializada em turbos com intenção de o preparar para dar mais "pastilha". Vais ver depois as diferenças! Conheço casos que começaram a derreter embraiagens à custa dessa "brincareira"! Mas eu também já estou a começar a juntar umas moedinhas....;)

UMM abraçUMM

j.aldeia

Para não derreteres tanto a embraiagem podes sempre aumentar a força do garfo ou do prato da embraiagem!
É o que a malta das navaras de competição faz...

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
boas
no fundo é isso mesmo
os nossos xarutos trazem o kkk 16 por ser o mais apropriado ao carro,já as 505 tem o garret pq são mais estradistas.
em relação ao kkk24 irias ter problemas para o colocar no sitio devido ao espaço existente para o turbo!o proprio garret é umm truque pq é umm pouco maior.

MRoque

UMM
Registo
2 Set 2006
Boas

Eu tive problemas com o meu kkk16 e na altura foi-me aconcelhado a montagem de um kkk24 no meu UMM sinceramente não noto grande deferença para o kkk16, só no arranque é que é um bocadinho mais lento.

Abraço

Marco Roque

MRoque

UMM
Registo
2 Set 2006
Boas

No post anterior esqueci-me de dizer que não foi tirar um e montar o outro foi uma adeptação que não ficou nada barata mas tem a vantagem de poder montar outra vez um kkk16.

Abraço

Marco Roque

Registo
26 Out 2007
joaquim santana
UMM

Portugal
1236 Posts
Posted - 26 October 2009 : 11:19:35
--------------------------------------------------------------------------------

boas
no fundo é isso mesmo
os nossos xarutos trazem o kkk 16 por ser o mais apropriado ao carro,já as 505 tem o garret pq são mais estradistas.
em relação ao kkk24 irias ter problemas para o colocar no sitio devido ao espaço existente para o turbo!o proprio garret é umm truque pq é umm pouco maior.

abraços e bons atascansos
joaquim santana

ola faço das palavras do santana minhas e exatamente isso que ele diz

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

UMMvee

UMMzito
Registo
6 Jun 2009
Pelo que consegui apurar o facto de se falar em KKK14, 16 ou 24 apenas especifica a marca e o modelo. O problema é que dentro de cada modelo existe uma grande quantidade de variantes (conforme o motor/fabricante a que se destinam) e a maior parte delas não são compatíveis com os nossos bichos.:dizzy_face: Isso pode ser facilmente comprovado na lista que o Fante colocou.

Será que alguém do forum consegue colocar aqui as referências que estão na chapa do turbo que são 100% compatíveis com o UMM sem ter que alterar colectores,etc:)

pf ponham aqui as fotos das vossas chapas e assim a malta já não é enganada quando pretende adquirir um.;)

Um abraço,
CV

O meu UMM é como os cães; marca todo o terreno por onde passa ...

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Muito boa ideia, eu pelo menos já tentei tirar de um garret que veio no motor do scorpio, ou seja um kkk24 se não estou em erro, mas nã ficaram garnde coisa. Como vou ter que retira-lo, ai sim vai ser possivel tirar uma fotos em condicões. No entanto, e neste caso em cincreto trata-se de um turbo acopolado em um indenor com colectores da Ford, que não sei se serão os mesmos que o UMM turbo.

Carripana on the way ...

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

CARLOS e companhia foi o melhor que vos consegui ajudar.

O meu turbo é um KKK16 e tem como referência 5316 970 6702. Pesquisa efectuada na lista que o Fante colocou e eis os resultados:

KKK Peugeot 505 SRTD 1986-05 XD3TE
(2.5) 105 D K16 53169706702 037522 U?sakymas

KKK Peugeot 505 SRTD 1986-93 152B/XD3TE
(2.5) 109 D K16 53169706702 9351014780 U?sakyma

KKK Peugeot 505 SRTD 1986-93 152B/XD3TE
(2.5) 109 D K16 53169706702 037514 U?sakymas

Abraço
Bruno

UMMvee

UMMzito
Registo
6 Jun 2009
Obrigado Bruno,

Se mais malta contribuir podemos fazer uma lista completa com todas as referências compatíveis. Bora lá olhar para debaixo do capot e ajudar a malta!!!;) Venha de lá tudo o que fôr KKK...

Um abraço,
CV

O meu UMM é como os cães; marca todo o terreno por onde passa ...

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas
O UMM turbo traz de origem turbo garret, o trofeu k24..outras aplicaçoes de k16 ou k14 servem para trialadas pois enchem mais rapido..servem para melhores prestaçoes em baixas..mas arruina mais o motor!!
Abraços fortes
RaminiUMM

Top Inferior