• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Turbo geometria variável UMM

manuel80

UMM
Registo
16 Ago 2008
Mensagens
296
Localização
Portugal
Pois bem, tentando trazer alguma actividade ao forumm, venho colocar em questão:
Qual o tgv mais indicado para o motor xd2s 2.3td?
Quais as alterações necessárias para a aplicação?
Qual a relação custo-benefício da montagem de um tgv?
Agradeço que opinem, coloquem fotos das vossas montagens, dicas, dores de cabeça, etc.
Obrigado a todos!
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.342
Localização
Portugal
Eu tive geometria, não era mau, mas honestamente não valeu a pena o investimento. Preferi 500 vezes a montagem do K14, ainda que seja mais limitado em alta rotação. Pelos valores que vejo no mercado, não me parece que seja a melhor via a seguir.

Dentro da relação custo/benefício, prefiro opções como o k14 ou o TD04.






 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
no meu 2.5 montei o TD04 no meu e ganhei muitas baixas relativamente ao KKK16

nunca andei com um de geometria.

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.193
Localização
Barcelos
Boas, não sei responder as perguntas que fazes, mas andei interessado nessa questão. Informaram-me que não era a melhor opção. Num carro que vai fazer estrada e com uma velocidade de ponta muito baixa, ia andar sempre com pressões altas.
Andei a investigar aqui no forum e encontro algumas aplicações, mas nenhuma delas chega a uma conclusão. De um momento para o outro deixam de dar feedback
 

manuel80

UMM
Registo
16 Ago 2008
Mensagens
296
Localização
Portugal
Viva
Essa aplicação do TD04 é +/- fácil?
Tenho aqui um turbo que penso ser o que estão a falar
Alguém tem fotos dessa aplicação?

TD04L


https://www.dropbox.com/s/k0ev00hwgbzmnij/td04l.JPG?dl=0
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.342
Localização
Portugal
Tem que ter uma bolacha de adaptação e poderás ter que rodar um caracol. Não é difícil mas dá um pouco de trabalho. O K14 deveria ser montagem directa, mas podes ter que rodar um dos caracóis.




 

manuel80

UMM
Registo
16 Ago 2008
Mensagens
296
Localização
Portugal
A referência do que aqui tenho é TD04L-10KYRC-5
Não sei a proveniência. Na internet, após pesquisa, diz que é de uma Komatsu!!!
Será um bom turbo?
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.159
Localização
Djibouti
o TD04 é um turbo fabricado pela Mitsubishi com inúmeras adaptações. O que melhor se adapta ao UMM é o proveniente do 325/525 TDS. A referencia deste turbo é o 13T.

Podem ver aqui todos as viaturas que equipam com esse turbo:
https://turbocentras.com/turbo-model/TD04

um a venda no E-bay:
https://www.ebay.co.uk/itm/1998-1999-BMW-5-Series-525-2-5-TDS-Diesel-Engine-Turbo-Turbocharger-TD04-13T-4/302452521304?epid=1031675811&hash=item466b933958:g:g6AAAOSwJJRZunZ5

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 
Top Inferior