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Turbo a debitar 1.3 bar

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Meus amigos, venho aqui para solicitar mais uma dica.

Recentemente coloquei uma BI bosch proveniente de um motor xd2s, até aqui nada de estranho mas agora é que vem aquilo que me levou a ficar preocupado, ou pelo menos apreensivo!!

Antes da troca de bomba, nunca vi o manômetro de preção do turbo passar dos 0.9 bars, mas com a mudança de bomba reparei que a preção do turbo chega a 1.3 bar!!!
A minha dúvida é a seguinte: Corto preção ao turbo ou deixo isto andar assim?
Cumprimentos.
 
Registo
13 Dez 2010
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se ninguem mexeu no turbo pode ser maior densidade do fumo ou seja a bomba tem a goelas abertas...
em relaçao a pressao do turbo de certeza que os entendidos vao postar o que de direito.
mas posso te dizer que ja vi preparaçoes com 0.8 e preparaçoes com 1.8 bar
tudo dependo da saude e do tipo de motor...


São os desafios que me fazem avançar...
www.classificadostt.com


 

Passarinho

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3 Fev 2007
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contrariando ao rigor/segurança do Mário, eu tenho o meu turbo a debitar 1.7. mas tenho muito cuidado com o pé direito, dificilmente o deixo passar de 1.0

Cumprimentos,

Passarinho


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PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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-
A não ser que queiras o UMM preparado para fazer arranques afina isso e consegues previligiar a durabilidade em detrimento da potência a baixa rotação.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boa tarde.
Eu voto na história do pé direito.
Conheço UMM's a atingir 2.1 bar. Com juízo isso dura tanto como os outros.

Cumprimentos.
Tozé.

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Deus é bom, mas o vinho...
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Para já vou mesmo fechar as guelas da bomba!

Isto de gerir a condução com o pé direito não é para todos!... Pelo menos para mim, que facilmente me entusiasmo e quando der por ela já posso estar a estragar aquilo que tanto adoro, o meu UMM.

É verdade que gosto do coice do jipe, mas esse coice é seguido de uma mancha negra de fumo na trazeira,usando uma expreção que conheço do Mário, (parece um xoco em fuga) sendo assim vou mesmo cortar-lhe a paparoca, possivelmente resolvo a questão da (excessiva) pressão do turbo e acabo com o fumo em excesso!!!

Espero com isto não perder muita potência!

Curiosamente só notei ganhos de power com esta bomba apenas em altas, porque em baixas a minha bomba lucas tinha mais jenica, ou então é esta bomba que por estar mexida tem este desempenho!!!!

Cumprimentos.

 
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8 Fev 2012
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Helloas Mário tudo bem?

Como deves saber tenho um XD2s com BI Bosch e injectores Bosch.

Tenho manómetro de pressão Turbo e válvula para "dar ou tirar" vitamina ao motor.

Antes de colocar a válvula o meu Turbo debitava 1.3 bar.

Ou seja o meu Xd2S andou muitos anos com 1.3. (Fazia poucos km por ano) Mas quando ia aos passeios tinha de andar.

Depois de ter metido a válvula se fechar tudo faço picos de 1.5 mas normalmente ando a 1.3.

Regulo a pressão com o pé, tenho muito cuidado com o tipo de calçado que uso no pé direito.

Tenho manómetros e faço o devido uso deles.

Agora duma coisa é verdade, (tal como o ******* disse) temos de compreender que temos máquinas com 20 anos mais coisa menos coisa.

Os nossos motores foram criados na década de 70/80.

Podemos tirar partido do nosso motor, mas para isso temos de VERIFICAR uma panóplia de componentes e garantir que fazem na integra o seu devido trabalho.

O sistema de arrefecimento tem de estar a trabalhar devidamente, radiador, bomba de agua, termostato, tubagens limpinhas, colaça ou cabeça com os canais de agua limpos em suma todo o sistema de arrefecimento tem de estar no ponto.

Tão fundamental como o sistema de arrefecimento de agua é o circuito de óleo. Temos de ter filtros limpos, a bomba de óleo tem de estar a trabalhar em pleno e é conveniente colocarmos um radiador de óleo caso não possua.

Intercooler faz falta e ajuda a diminuir a temperatura do ar que o motor vai respirar. Quanto mais baixa for a temperatura do ar maior a densidade do mesmo.

O filtro de ar convém estar limpo e em bom estado assim como as caixas de filtros, garantir que as tubagens e principalmente o snorkel tenham caudal de ar suficiente para o turbo não puxar em demasia.

Se tivermos os periféricos do motor a trabalhar na "perfeição" é possível andarmos com pressões de turbo altas sem colocar em causa a saúde do motor.

Resumindo é possível andar a 1.3 1.7 e até a 2.1
Agora é muito mais complexo e muito mais delicado que trocar a bomba injectora...

Grande Abraço

Humberto Pinto

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tteventos

UMMzito
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13 Jul 2007
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Olá,
O ganho de extra de pressão no turbo é devido a uma quantidade superior de gasóleo injetado pela bomba, que por sua vez aumenta a temperatura dos gases do escape que resulta num maior volume de gases e faz o turbo rodar mais, a pressão de 1.3 bares não será muito gravosa para o motor, mas se numa situação de pressão máxima continuada do tipo mais de um kilometro é preciso ter em atenção a temperatura do motor e a pressão do óleo, porque se ultrapassar o seu limite os danos para o motor e para o turbo poderão ser consideráveis.
Assim sendo é só ter atenção ao pézinho.

Boa sorte.
Fernando Gonçalves
www.tteventos.com
 

vdpcunha

UMMzito
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19 Out 2008
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Faço correcção, a cabeça do meu carro estalou depois de ser colocado turbo e BI pelo Bruno TerraX4, poderia já não estar nas melhores condições mas deu de si quando fiz a primeira longa viagem (Amarante - Lisboa)com o carro carregado, não ia a abusar da mecanica.

De qualquer modo mantenho a mesma pressão de turbo que não sei ao certo qual é mas raramente passo os 0.9 bares que indica no manometro de origem. Uso a técnica do pé direito.

Vitor Cunha
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boa tarde.
Desculpa, pensei que o Bruno te tinha dito que a culaça não estava grande coisa na altura em que foi testar o turbo. Lamento o equívoco.

Cumprimentos.
Tozé.

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toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boa noite.

Não, Passarinho. A história que eu conheço (até me lembro de ver o carro lá e ouvir o Bruno dizer isso), é que o carro tinha o motor muito soltinho, muito porreiro. A culaça ou junto é que teriam qualquer problema e disse para ir com cuidado.
O que é certo é que a culaça na viagem cedeu e o Bruno orientou-o dizendo que estava muito longe e como ele tinha muita urgência para ir ao "Tebi" que ele teria certamente o material todo para trocar para ele depois seguir viagem.
Assim (história resumida) se passou a história e nunca mais ouvi falar do Vitor novamente. O que estou a ver que devo ter percebido mal.

O que é certo é que a colaça já foi substituída. E é certo é que o máximo do turbo estar a 1.3, não quer dizer que tem que andar sempre a 1.3. Haja método e cabecinha!!!

Cumprimentos.
Tozé.

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Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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exactamente, mesmo a 1.3 esse valor logicamente não será constante, haverá picos.

O importante é que não seja utilizada essa pressão de forma homogenea e a coisa lá se vai aguentando :)

Cumprimentos,

Passarinho


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batrakiu

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11 Jun 2009
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Olá.
Com o turbo a debitar 0.8 BAR a cabeça do motor estalou!
Como não foi nas minhas mãos, nem sei bem em que circunstancias isso aconteceu, deduzo que tenha sido por sobreaquecimento ou esforço demasiado do motor.
Isto digo eu!!

André Santos
966916713
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Altura - Algarve
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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quote:Originally posted by batrakiu

Olá.
Com o turbo a debitar 0.8 BAR a cabeça do motor estalou!
Como não foi nas minhas mãos, nem sei bem em que circunstancias isso aconteceu, deduzo que tenha sido por sobreaquecimento ou esforço demasiado do motor.
Isto digo eu!!

André Santos
966916713
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Não vamos agora culpar os turbos e respectivas preções por causa das estaladelas nas cabeças dos nossos UMMs!!!

Os UMMs atmosféricos tembém sofrem do mesmo problema!

Há inumeros factores que podem provocar uma fissura na cebeça de um motor normalmente há uma relação directa entre altas temperaturas e os seus respectivos danos colaterais onde se incluem juntas queimadas, tubos que rebentam, etc etc...

As nossas máquinas já são velhotas por isso temos sempre que estar um paço à frente das possiveis avarias, o Humberto Pinto refere com exactidão alguns dos cuidados a ter com os nossos motores, só que a maioria das pessoas onde eu me incluo apenas resolve os problemas em vez dos prevenir!!:clown:

 

batrakiu

UMM
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11 Jun 2009
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De facto tens razão, mas não é normal uma cabeça estalar num carro em que o uso não é por ai além desgastante.
se bem que eu comprei um jipe com 18 anos, nao sei o que se passou antes de ser meu!

André Santos
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filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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A minha experiencia com pressoes elevadas de turbo num xd2s resumiu-se a 4 anos a 1.3bar,50.000km maior parte deles em lentas,BI de 12mm,e a puxar por uns 9.00r16 arrebentou 1º o turbo...
E o cuidado principal que tinha era com o ponteiro de temperatura,que com esta pressao tinha muita facilidade em subir...
 
Registo
8 Fev 2012
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Grande parte do nosso problema prende-se muito também com a pouca utilização das maquinas.

Como os motores não rodam uma vez por semana durante 15 minutos (preserva o bom funcionamento do motor e periféricos) o que acontece muitas vezes é a junta da colaça ou da cabeça apodrece, passa compressão para a agua e ao fim de duas horas já não temos água no circuito.

Os injectores entopem, as BI vão à vida uma enormidade de coisas que por negligencia ou preguiça podem acontecer.

Abraço

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Boas a todos, regreço ao tópico para fazer uma pequena atualização, já que vim aqui pedir alguns conselhos tenho pelo menos o dever moral de dar essa satisfação.

Ora muito bem, primeiro comecei por reduzir um pouco a entrada de combustivel, desta forma baixei a pressão do turbo para um valor a meu ver mais aceitavel, com esta medida o turbo trabalha até 0,8, para mim está ótimo!

Feito isto, dei umas voltas com o jipe e apercebi-me que a temperatura do motor estava a subir com mais facilidade que anteriormente, para além disso continuava com o excesso de fumo, principalmente em altas!

Para tentar resolver este problema, foi feita uma pequena rotação da posição da bomba injectora, ou seja acho que a atrazei um pouco em relação á primeira posição!

Confesso que fiz isto a titulo exprimental, do tipo deixa ver no que dá!!!

A verdade é que o jipe ficou com um trabalhar surpreendentemente melhor, mais certinho, silencioso, com melhor resposta em baixas, sem fumarada a seguir a trazeira do jipe e a temperatura do motor voltou a não subir mantendo-se dentro dos valores de refência.

A juntar a isto ainda vi o consumo do jipe baixar bastante o que nos dias de hoje é uma mais valia.

Para concluir, sempre fui fâ das bombas lucas, mas para já estou rendido ao desempenho do meu UMM apenas com a mudança da bomba, de facto a Bosch é outra coisa.

Obrigado a todos.
 
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