Helloas Mário tudo bem?
Como deves saber tenho um XD2s com BI Bosch e injectores Bosch.
Tenho manómetro de pressão Turbo e válvula para "dar ou tirar" vitamina ao motor.
Antes de colocar a válvula o meu Turbo debitava 1.3 bar.
Ou seja o meu Xd2S andou muitos anos com 1.3. (Fazia poucos km por ano) Mas quando ia aos passeios tinha de andar.
Depois de ter metido a válvula se fechar tudo faço picos de 1.5 mas normalmente ando a 1.3.
Regulo a pressão com o pé, tenho muito cuidado com o tipo de calçado que uso no pé direito.
Tenho manómetros e faço o devido uso deles.
Agora duma coisa é verdade, (tal como o ******* disse) temos de compreender que temos máquinas com 20 anos mais coisa menos coisa.
Os nossos motores foram criados na década de 70/80.
Podemos tirar partido do nosso motor, mas para isso temos de VERIFICAR uma panóplia de componentes e garantir que fazem na integra o seu devido trabalho.
O sistema de arrefecimento tem de estar a trabalhar devidamente, radiador, bomba de agua, termostato, tubagens limpinhas, colaça ou cabeça com os canais de agua limpos em suma todo o sistema de arrefecimento tem de estar no ponto.
Tão fundamental como o sistema de arrefecimento de agua é o circuito de óleo. Temos de ter filtros limpos, a bomba de óleo tem de estar a trabalhar em pleno e é conveniente colocarmos um radiador de óleo caso não possua.
Intercooler faz falta e ajuda a diminuir a temperatura do ar que o motor vai respirar. Quanto mais baixa for a temperatura do ar maior a densidade do mesmo.
O filtro de ar convém estar limpo e em bom estado assim como as caixas de filtros, garantir que as tubagens e principalmente o snorkel tenham caudal de ar suficiente para o turbo não puxar em demasia.
Se tivermos os periféricos do motor a trabalhar na "perfeição" é possível andarmos com pressões de turbo altas sem colocar em causa a saúde do motor.
Resumindo é possível andar a 1.3 1.7 e até a 2.1
Agora é muito mais complexo e muito mais delicado que trocar a bomba injectora...
Grande Abraço
Humberto Pinto
www.ArnaldoGomes.com