• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Troféu vs Inspecção

Registo
19 Jan 2012
Boas a todos gostaria de pedir uma informação!
Como todos sabemos os troféus tinham backets, rollbar e cintos de 3 apois de origem... A questão é a seguinte se for ao centro de inspecção com o troféu como justifico ao inspector que o carro já trazia esses "extras" de origem visto no livrete não mencionar nada a dizer que é um troféu e não ter essas anotações especiais? É que as backets e rollbar e cintos de 3 apoios são proibidos...
Existe alguma identidade(falo identidade pois a UMM já não existe) que me passe algum documento autenticado em que venha mencionado "homologado" que o carro veio da linha de montagem assim e que possa posteriormente ir mostrando esse documento nos IPO ou mesmo as autoridades que me mandarem parar para me tentarem mamar uns euros para a troika?

cUMMps

Joaquim Donário

Iniciado
Registo
29 Out 2010
São proíbidos os que não sejam homologados!

Poderá ser esse o caso; SE forem homologados não há problema.

PENSO EU - são dados teóricos nunca tive conhecimento de casos, na prática!

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Os troféus trazem uma ficha de homologação da FIA em que constam essas alterações, ficha essa que quando apresentada ao inspector permite que o carro traga a senha verdinha com ele.

Cumprimentos,

Passarinho

www.pecas-umm.com

Registo
19 Jan 2012
Mas eu quando comprei não me deram nada disso... Onde arranjo agora isso? Não ha nenhum certeficado que passem a dizer que o carro era assim de origem?

cUMMps

Registo
29 Abr 2010
Tabem já tive dois trofeus e nenhum deles tinha essa ficha da FIA.
Julgava que essa ficha só era obtida quando o carro era inspecionado nas provas desportivas.

Abraço
Pedro SB
969779811

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Eu já vi pelo menos dois certificados desses, o do RH-18-27 e o do 31-11-AA.

para os UMM's correrem nas provas oficiais (baja sagres 500, por ex.) tinham que possuir esse certificado, ou seja, tinham que estar "oficializados" pela entidade que tutela essa pasta, a FIA

Cumprimentos,

Passarinho

www.pecas-umm.com

Registo
19 Jan 2012
Passarinho sim tens razão mas essa ficha da FIA só serve para competição... Eu quero é algo que comprove que o meu troféu trazia de origem o roll backets e cintos de 3 pontos... pois no livrete não vem nada mencionado sobre isso... senão qualquer alter turbo metia backets e dizia que era um trofeu de origem... Queria que alguem me dissesse quem me podia passar um certeficado em que o meu nº de chassi trazia de origem esses extras para poder apresentar nas IPO e nas autoridades.
Que digo eu um destes que me mandarem encostar e implicarem por ex com as backets e os cintos? Digo que é um troféu(sabem lá eles o que é isso!) e que vinha assim de origem? E ele pedem algo que comprove que trazia isso e eu como não tenho nada que prove eles só me fazem uma coisa... Passar o recibo para a troika...

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Esse certificado tinha essa dupla função servia para dizer

"meus amigos este carro pode competir pois sai de origem com os requisitos XPTO necessários para esta prova"

e servia para dizer

"meus amigos inspectores tecnicos, este carro pode passar na inspecção com escape directo, backets, corneta especial etc, pois saiu assim de origem e está homologado com tal".. sem mais okapa!

Cumprimentos,

Passarinho

www.pecas-umm.com

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
pois.... boa pergunta

cada ficha dessas é pessoal e intransmissivel, pois inclui dados especificos do carro tal como matricula, numero de chassis, etc.

Devia ser o departamento de competição da UMM que em colaboração com a FIA passava esses certificados. Não te quero assustar, mas deve ser impossivel conseguires uma segunda via desse documento. Se é dificil conseguires contactar o departamento de competição da UMM, a FIA então nem se fala... Se fosse a FIFA, dava-te o numero do telemovel do Joseph Blatter que tenho aqui na minha agenda.. Na FIA não tenho connects.. :(

(http://www.fia.com/en-GB/global/pages/contact.aspx )

Cumprimentos,

Passarinho

www.pecas-umm.com

Registo
19 Jan 2012
Deve haver outra maneira de contornar esta situação sem passar pela FIA... Só preciso mesmo de algo me comprove que o carro saiu assim de serie.. Como será com o resto do pessoal que tem trofeus? Andam á revelia da lei, pagam bem pagas as inspecções, alteram os carros para ir a inspecção, apanham inspectores e autoridades bem dispostos ou teem algum certificado que prove os extras?

cUMMps

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas companheiros
Se os documentos não tiverem sido alterados, tens apenas dois lugares de livrete, logo já não tens problemas com as backets nao rebativeis.
Os cintos podes utilizar os que bem entenderes, apenas têm que estar homologados para andar na estrada.
O roll-bar pode dar algum stress, mas se está tudo original, uma coisa leva à outra, e bem explicado não vais ter problemas.
Para além dos passaportes técnicos das provas(apenas válidos para provas desportivas oficiais) nunca vi nenhuma ficha de homologação FIA que acompanhasse o livrete das minhas viaturas e também nunca tive que pagar na extra para passar na inspecção!
Existe aqui num dos tópicos uma reportagem com o nome "De série a trofeu", podes imprimir essas folhas e fazes-te acompanhar delas quando fores a inspecção para facilitar essa explicação junto do inspector!
este é o link :https://for-umm.pt/oldthreads/10837
Também não era mal pensado passares por lá primeiro e pedires para falar com o responsável e trocares umas palavrinhas com ele sobre o assunto.
ABraços fortes
RaminiUMM

Registo
19 Jan 2012
Boas!
O carro foi alterado para até8 lugares... Na inspecção pode passar mas se a bt me mandar parar que digo eu do rollbar por exemplo?
Que mostro a eles a comprovar que já trazia de origem assim? Eles de boca não querem saber... Ou querem homologado no livrete ou um certeficado da marca...

cUMMps

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas companheiros
A BT já não existe à uns anos, foi suprimida e absorvida na G.N.R. ;)
Em toda o caso estamos na mesma, nunca um G.N.R. me chateou em lugar nenhum, já que ninguém acredita que desmontas uma estrutura tão sólida para ir fazer a inspecção, logo eles também não vão por em causa a inspecção nem os inspectores, já que esse não é o seu trabalho nem competência.
Em relação aos 8 lugares também tenho um trofeu com os 8 lugares averbados no livrete e nunca sequer estiveram lá bancos atrás...
Abraços fortes
RaminiUMM

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
olá.
em conversa com um elemento da GNR-BT há umas semanas atrás coloquei as mesmas perguntas ÁS quais me respondeu, e passo a citar:
" a lei diz que o carro tem que ter bancos, não especifica se são baquetes ou de pele de macaco, quanto aos cintos de segurança, é a mesma coisa, o carro tem que os ter a funcionar, e podem ser de tres apoios, ou de catorze..."
Fiquei esclarecido.

André Santos
966916713
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

Registo
25 Jul 2006
Boas , esse passaport FIA só serve para a competição.

A unica declaração valida era da UMM a dizer que esses extras vinham de serie.
Eles não passam nada mas os carros saíram de fabrica com isso e há provas disso e se a coisa der para o torto um dia podem ter chatices a sério mas como nunca ninguem se chateou a sério com isso eles gosam com o povo que tem os carros.

Não tendo essa declaração podem chumbar na inspeção e multar na estrada e na pior das hipóteses ser apreendidos os documentos da viatura e obrigar a retirar esse material e fazer uma inspeção no IMTT , pois tudo pode ter homolgação mas nada está homolgado é o país que temos e os bananas que o têm dirigido.

Registo
19 Jan 2012
PETERTUMBLE essa é a minha guerra agora... Quero algo que me comprove que isto é de serie pois se me quiserem multar pode fazer pois isto não é legal... Queria a tal declaração UMM pois ira provar alguma coisa.. Já agora tens alguma declaração dessas?

cUMMps

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas companheiros
Ninguém tem, conforme as palavras escritas pela Petertumble!
Existe um centro de inspecções que tem um manual com a descriminação e fotos do material que equipava os trofeus, que foi elaborado por mim e cedido a fim de esclarecer os inspectores acerca destas viaturas.
Foi a pedido do próprio centro e após algumas conversas entre mim e um dos inspectores.
NOTA: isto só prova o interesse em manter estas máquinas de acordo com o original, por parte deles, mas em termos legais não sei se tem realmente viabilidade, penso que não!
De qualquer forma, assim nunca tive problemas.
Não creio que fique em caminho para ti, já que fica em Coimbra!
Mas, podes elaborar um identico e tentar a tua sorte´... ...aí em LX existem mais trofeus, portanto tb não seria pior falares com a malta afim de saber onde costumam ir!!!
De resto, apesar de tudo o que já aqui foi dito, na estrada, dificilmente terás problemas com as autoridades.
Abraços fortes
RaminiUMM

Registo
19 Jan 2012
RaminiUMM podes enviar-me essa documentação por mail para alar aqui com a malta da IPO? O meu problema não é a inspecção mas sim as autoridades... Se eles imbirrarem até os documentos apreendem... Conheço um rapaz que foi fazer uma prova de classicos a Portimão e levou o carro pela estrada e na Mimosa foi mandado encostar e como tinha cintos de 3 apoios levou a pastilha e documentos apreendidos... O carro era um fiat 600 abarth de 64 e em 64 nem era obrigatorio ter cintos... Mas como ele tinha os cintos eles disseram se o carro tem cintos tem que os ter legais e esses não são! Se ele fosse sem cintos safava-se mas como levou os de 3 apoios levou a bomboca e fds estragado...

É só mesmo para casos destes que quero tudo legal no meu carro!

cUMMps

cUMMps

Top Inferior