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trocar por 2.3 td

espanhol5

UMM
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14 Set 2009
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boas como todos sabem tenho um Cournil 2.3 atms... e queria meter lá um 2.3 TD... mas tenho algumas duvidas...

quais as partes que se tem de trocar no 2.3TD para um coracto funcionamento?? carter,volante do motor, que tem 6 furos etc etc...

e tambem dessas peças que se tem de trocar se algumas delas se pode tirar do 2.3 atmosferico para o 2.3TD... tipo carter, volante etc??

eu sei que existe algures um topico sobre isso, mas não o encontro...:disappointed_relieved:



Abraço

clasico
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Pedro Santos
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mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas amigo Pedro

As alterações não são impossiveis mas requerem alguns cuidados.

Tens que fazer um corte na chapa do habitáculo do motor junto à zona da bateria para ganhar espaço para o turbo.
Esta operação requer trabalho de chapeiro com corte, soldadura e pintura.

Em relação ao volante do motor, tens que arranjar um volante que tenha o mesmo numero de furos.
Creio que o volante do Alter I tem a mesma furação do motor 2.3 TD
Há malta aqui no Forumm que sabe explicar melhor a questão da furação.

O carter do 2.3 TD é mais pequeno, mas podes aplicar o carter do 2.3D com a respectiva junta nova.

O circuito de refrigeração tem que ser bem visto, com muita atenção à bomba de água (dimensão das pás) e o radiador tem que estar em perfeito estado de funcionamento.
As viaturas de onde provêm os motores 2.3TD, normalmente não são sujeitas a condições tão exigentes como são as nossas máquinas.
Refrigeração sempre ao fininho!!!

Fala com o amigo Pedro Miguel de Ponte de Lima.
Ele já fez essa alteração no Cournil dele e saberá explicar muito melhor do que eu.

cUMMprimenTTos
M Marques
"Vamos pintar um sorriso no Haiti" :)
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

espanhol5

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14 Set 2009
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obrigado caro amigo,

ja agora, a a bomba do oleo não necessita de ser trocada??



Abraço

clasico
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Pedro Santos
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alex

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7 Dez 2006
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Penso que na bomba d'oleo tens que mudar o chupador uma vez que mudas para um carter mais fundo. Tenho a ideia que é recomendável a instalação de um radiador de óleo. Mas não sou o melhor para falar, visto que nunca fiz, nem tenciono fazer, esta alteração...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

Fante

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5 Out 2008
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O corte no habitaculo é mesmo necessário? tendo em conta que a corroçaria do atmosferico é igual ao turbo, corrigam-me se estou errado, não deveria caber o motor turbo numa carroçaria de um atmosferico?


Carripana on the way ...
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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A carroçaria do Cournil é mais estreita do que do alter 2 e a posição do motor é diferente.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

Fante

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5 Out 2008
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Desculpem lá, não reparei que era um cournil, mas já agora um alter II de 1992 atmosferico? é necessário proceder ao corte da chapa?


Carripana on the way ...
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Penso que não tens que cortar a chapa se alterares os apoios do motor, mas não sou a pessoa certa para responder...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

espanhol5

UMM
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14 Set 2009
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bom... alguem me podia dizer mesmo quais as peças a trocar???

ja sei estas,


carter
chupador do oleo
cortar chapa carroçeria
filtro de oleo maior

mais???

abraço

Abraço

clasico
HJ-03-13
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Pedro Santos
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alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Com o carter diferente tens que mudar também a vareta do óleo.
Deves aplicar um radiador de óleo - já mencionado
Deves ter verificar o radiador de água - já mencionado

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

Delgado

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20 Out 2008
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Boas Pedro!

Fiz essa adaptação no meu Cournil, e não te vais arrepender!;)
Em relação ao habitáculo, o motor cabe lá, apenas cortei a chapa do habitáculo junto aos pés do pendura para ter melhor acesso ao turbo!
Fiz um corte idêntico ao que temos aos pés do condutor, que permite o acesso ao filtro de óleo e motor de arranque.
Não esquecer uma linha de escape nova, com pelo menos 6 cm de diâmtero.
Um radiador de óleo!
Como diz o Alex e bem, a bomba de óleo mantém-se, temos é que "alongar" o chupador devido à profundidade do carter.
A bomba de água tem que ser a do turbo.
De preferência instala uma ventoinha eléctrica, com uma electro-válvula no radiador.
Se tiveres mais alguma dúvida, apita!

UMM abraço,

Delgado
 

espanhol5

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14 Set 2009
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boas amigo Delgado...

olha ja agora, se não for abuso, podias-me mandar uma PM com o teu numero?

para poder tirar as duvidas mais à vontade??

eh eh



Abraço

clasico
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Pedro Santos
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26 Out 2007
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Ola
Eheheheh es lixado ja te espliquei n vezes mas como se costuma falar quanto mais melhor e se vires no forum a diversos topicos para ver mas assim e mais façil


Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

espanhol5

UMM
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14 Set 2009
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loool sou teimoso... eh eh quero saber e resaber, para tudo correr bem...
~

venham mais dicas...

e na questão do ligação??



Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10


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Pedro Santos
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Aldeia

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31 Jul 2006
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Atenção ao arrefecimento. Os turbos aquecem mais!

Se fizeres essa alteração aconselho-te a rever bem (se necessario restaura) o radiador, a instalar um radiador de óleo e uma ventoínha electrica adicional. Caso contrário vais ter o Cournil com os "calores"!

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

espanhol5

UMM
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14 Set 2009
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... O sucateiro ja me ta a trocar as voltas... quer mais dineiro!!

to a ver o caso mal parado...:dizzy_face::angry:

vamos ver



Abraço

clasico
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vitor1979

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30 Mar 2006
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Boas
na alteração que fiz ao meu umm cournil ao colocar o motor no sitio, os apoios de motor não são os mesmos mas o boloco de motor tem sitio para colocar os apoios no sitio correcto pois o bloco de motor deve de ser mesmo igual, na chapa leva um pequeno golte aos pés do pendura e umas boas marretadas e o problema fica resolvido, tens que trocar o carter do motor do carro pelo carter do motor umm e o seu respectivo chupador, a vareta do oleo tens que a tirar do sitio onde se encontra e coloca-la noutra posição mais atraz, conforme estava no motor UMM, o volate, tens que arranjar um com a furação turbo.
o unico problema que tenho que ainda ando as turras com ele é o facto do motor aquecer um pouco quando está em esforço, o motor 2300t já trazia radiador do oleo que foi aplicado na grelha frontal do UMM.

Boa sorte na alteração, fica sem duvida outra maquina mas ...


 
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