• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Trocar motor [FAQ]

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Bem sei que há por aí muitos tópicos mas o objectivo é de criar um onde se reuna toda a informação e facilmente se saiba que é AQUELE tópico que trata o tema. Sabe-se isso pela identificação do tópico (titulo) pois coloquei a tag FAQ - Frequent Asked Questions (Questões Frequentes). Vou lançar algumas questões que imagino outros tenham e algumas minhas...Peço que quem responda, indique (ou faça quote/citação) da questão e atribua resposta. Assim pode ser que comecemos a ter tópicos bem organizados!

1. É possivel(legal) trocar o motor por um de cilindrada superior? O que é necessário tratar 'burocraticamente'?

2. Praticamente qualquer motor é possivel trocar, mantendo alguma das caixas (velocidades e transferencias)?

3. É possivel(legal) trocar de motor a gasoleo para motor a gasolina? O que é necessário tratar 'burocraticamente'?

4. Os motores originais UMM são em tamanho semelhantes à maioria ou a substituição por outro implicará na certa corte de chapa para encaixar o novo motor no sitio?

5. Quais os eventuais custos (mais da burocracia) na troca de motor?

6. Que motores mais recentes/economicos podemos ambicionar para os nossos UMM? Não esquecendo que são bichinhos que pesam quase 3 toneladas!

7. É possivel o 'comum mortal' adquirir um motor novo (0 km)? Onde se deve dirigir? Concessionário da marca? Fábrica? Outra entidade?

Por enquanto são as que me ocorrem. Quem tiver respostas a algumas delas, vá colocando! :) Quem tiver mais questões, chute que depois coloco neste primeiro post.

PS: já procurei na wiki (biblia) UMM e ainda não há nada sobre isto. Quem sabe o tópico não poderá dar origem a uma secção sobre o tema na wiki.

cUMMprimentos
Benjamim

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Ui... isso é complicado a nível legal.
Trocar por cilindrada igual e do mesmo combustível podes fazer sem problema... tudo o que altere o livrete a nível de motor terás que apresentar um projecto assinado por um engenheiro mecânico a viabilizar as alterações e assim na DGV entregares esses papeis e pedires a homologação... e não te livras de uma inspecção B.
Imagina o valor que um engenheiro te irá pedir por isso...

Frederico

Iniciado
Registo
8 Abr 2006
portanto, mudar de motor legalmente sem mudar de cilindrada não há qualquer problema ( e penso que meter marca diferente não há problema pois julgo que o livrete não menciona lá motor peugeot mas isso é algo que pouco conheço)...se for para aumentar a cilindrada ou diminuir já requer colocar a alteração no livrete e ai alem de trabalho burocrático também sai bastante caro( pagar um engenheiro mecânico alteração como provavelmente pagar impostos etc ).
motores novos nas marcas são sempre caros, compensa sempre mais comprar usado e reconstruir o motor ( motores novos por vezes aparecem no ebay e outros sítios do género...as marcas normalmente tem motores novos).

pessoalmente também ando pensar mudar o motor do meu cournil e por varias razoes...desde força,velocidade( queria colocar algo que desse 110kms ) barulho sonoro e fiabilidade ( nunca me deu problemas o motor do cournil mas toyota é toyota). o que ando pensar colocar é da pick-uk, e o meu único problema e arranjar alguém com capacidades suficientes para me ajudar a fazer alteração.

Top Inferior