• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Trocar Cx de 4 por Cx de 5 ALTER1

Eliseu78

Iniciado
Registo
21 Jul 2009
Boas já alguem trocou uma caixa de um alter1 2500 atms 4 velocidades em aluminio por uma de 5 velocidades. Gostava de saber quais as compatibilidades assim como as alterações, ja fiz pesquisa aqui e não encontrei nada especifico.

Com os melhores comprimentos a todos
Obrigado:)

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

tens que trocar veios de transmissão, e apoios de caixa de transferencias no minimo, mais do que isso nao sei mas ja é uma ajuda

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Boas,

Só falta a tampa/painel por cima da caixa, entre os bancos, por onde passam as manetes. E acho que está tudo.
O veio da frente é curto e o de trás longo cx 5 vel., enquanto na cx de 4 são do mesmo tamanho. Os apoios se não me engano os da cx de 5 velocidades são mais curtos.
Boa troca

UMM AbraçUMM
Paulo

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Tens que mudar também os apoios do motor, a cloche do motor, o volante do motor. No Alter 1 com a caixa de 4 o motor trabalha quase direito, com a caixa de 5 acoplada o motor fica deitado a não sei quantos graus.

Dá um bocado de trabalho e se for feito fora em mão de obra é capaz de ficar caro.

cUMMprimentos;

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Em complemento... sei que a caixa de 4 é um bocado limitada sobretudo em estrada, também tenho um alter 1, mas por outro lado é uma caixa quase indestrutível, não tem problemas com correntes de altas e baixas e é mecanicamente mais robusta a nível de freios e aneis de sincronismo.

Também andei com essa ideia, mas quando avalio os prós e os contra de trocas acabo sempre por desistir da ideia. Acabei por me habituar a andar com calma de descontracção em estrada... sem stress.

cUMMprimentos;

Eliseu78

Iniciado
Registo
21 Jul 2009
Boas malta desde já obrigado pela participaçao. Abreu tinha ideia q o motor q trabalhava deitado era apenas o 2500Turbo, nesse caso torna-se mais complicada a mudança! Mas ideias sao bem vindas.

cumprimentos a todos...

Registo
18 Jul 2010
ola elizeu a aleração passa por ter que alterar a fixação dos apoios,pois a caixa e mais comprida alem disso tens que mandar fazer duas peças como as que estão nas fotos no poste alteração da caixa de transferencias posto por mim.isso foi o que eu tive que fazer.caixa de quatro para de cinco de aluminio.alguma duvida diz.abraços moreira

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Boas,

Eu ja fiz essa troca e só tens que adaptar a fixaxao da caixa pk e cerca de 3 cm mais distante que os da caixa de 4 de aluminio e so tens que trocar tambem ambas as transmissoes por outras com o cumprimento correcto. O volante do motor e o mesmo tal como a chapa entre os bancos pois estamos a falar da caixa de 4 de aluminio e a caixa de 5 de aluminio.

AbraçUMM

JLeal=)

Registo
18 Jul 2010
Ola estou inteiramente de acordo com o Leal quando diz que há entre 3/5 centrimetros,mas não com a simplecidade que escreve quanto á união e porque?
quem já desmontou uma caixa de tran.de 4 vé que a luva que entra no vei primario esta dentro da caixa enquanto a de 5 esta fora dai a nessecidade de fazer um aumento ou então ficar pegar por pontas o que não garante fiabilidade. este foi o meu caso cada UMM é umm abraços moreira

jleal

UMM
Registo
11 Mai 2009
Concordo Zezimoreira, eu foi o caso de por uma de 4 num umm k tinha de origem de cinco e fix uns acrescentos em tubo quadrado com tubo redondo a faxer de expaxador dos furos do tubo quadrado para lhe dar rigidez e comprei uns parafusos maiores e a 1 ano e tal que assim anda maravilhosamente sem problemas nenhuns=)
Mas é como dizes cada UMM e um UMM, espero ter ajudado.

AbraçUMMs a todos
JLeal=)

Eliseu78

Iniciado
Registo
21 Jul 2009
Olá malta, ainda não fiz a troca e ainda nao estive cara a cara com a caixa de 5, a de 4 está desmontada, é muito parecida com a UGO. De qlq modo eu depois vou dando nuvidades... se ouver mais alguma ideia é apitar! hehe
Moreira ñ encontro o teu topico, escreve lá qlq coisa para ir para primeiro ou manda o link ;)
Obrigado
Abraços

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
boas
aproveito este tópico, pois acho que está um pouco incompleto
e ás vezes passa-me pela ideia esta alteração
agradeço então contributos para a causa:)
no meu caso é uma cx 4 vel ZF

Além do obvio que é a caixa de 5 vel com transferencias que mais é preciso e qual a melhor forma de fazer uma transformação com qualidade

Material:
bomba principal e secundária da embraiagem
travessa que suporta a caixa
Veios de transmissão frt e tras
volante motor e embraiagem
........
........

vão dando dicas

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Se quiseres trocar tudo do alter 2 é:

Volante do motor
Embraiagem
Bolacha
Motor de Arranque
Caixas
Apoios de caixas e motor
Os suportes dos apoios soldados ao chassis
Tubagem de embraiagem
Pedaleira
Bombas de embraiagem
Veios de transmissao
Tunel metalico de vento
Tampa das caixas do habitaculo
Chapa de protecção debaixo

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
obrigado Mauro

eu não quero trocar tudo, só o que for necessário:)

existem suportes á venda ou tem que ser retirados de outro UMM?

A pedaleira é mesmo necessária, a do Alter I, não serve?

A tampa da caixa do habitáculo tb não serve? qual é a diferença?

que tunél metálico é esse que falas?

a chapa de protecção debaixo, é o suporte, certo?

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Os suportes eu vendo-os novos, a pedaleira se for retirada dum alter 2 e mais facil, facilitas o trabalho da aplicação da bomba, a tampa da caixa tem que ser outra porcausa dos buracos das manetes ou entao fechas esses e abres outros, o tunel de vento é o que ta preso ao radiador onde entra a ventoinha, a chapa de baixo no teu é suporte mas na caixa de 5 vai deixar de ser

Top Inferior