SuperPilot
UMM
As produções Raio Azul têm o prazer de apresentar mais uma reparação/manutenção aos nossos bichos, desta vez com co-produção do RJF e o seu Boby
Ora bem, já certamente que aconteceu várias vezes ou pelo menos uma, a muitos de nós chegarmos à garagem e ver uma mancha de balbulina por baixo do diferencial, e logo por azar, mesmo por baixo do retentor, vai-se a ver, e não é que é mesmo do retentor???
Bom, começando por apresentar o dito cujo, e porque mais uma vez uma imagem diz mais que mil palavras, neste caso, 6 imagens falam mais que 6 mil palavras, certo? rsrsrsrsrs.....
Vista em perspectiva com a face que fica para dentro do diferencial virada para cima...
... com a face que fica para fora do diferencial...
... em perfil com a face de dentro virada para cima...
... com a face de fora virada para cima...
... em planta com a face de fora virada para nós...
... com a face de dentro virada para nós...
E depois desta passagem de modelos de apresentação do artista principal, aqui fica o procedimento...
Primeiro, para chegar ao retentor, há que soltar o veio de transmissão, aqui já sem os parafusos...
Para o soltar tem de se lhe dar umas pancaditas, normalmente, porque ele encaixa e fica preso quando se apertam os parafusos.
Depois de sair dá-se de caras com a porca que tanta dor de cabeça gerou para se encontrar a chave que lhe encaixa, a chave de caixa 28.
Ah e não se ponham mesmo por baixo, se não levam com um banhozito de valvolina, como podem perceber pela imagem...
Encaixa-se a chave...
... o roquete...
... por fim depois de se desapertar, aparece o artista que queremos despedir pois já não faz o seu trabalho como deve ser, e que limpinho que ele tá hein...
Não sei se conseguem ver, mas nas bordas, tem na aba umas marcas de chave de fendas, isto foi o primeiro indício do que vim a confirmar mais à frente, tenho quase a certeza, que este já saiu e voltou a entrar, aqui ainda tinha a hipótese de que o tivessem tentado tirar mas não tivessem conseguido e desistiram...
...usando uma chave de fendas que se põe pelo interior do retentor, faz-se de alavanca e... é isto que acontece, ele salta pra longe e a malta leva um banhinho... já não chegava a franja à tótó resultado do vento... ainda tinha de levar com balbulina a fazer de brilhantina...
Depois da malta se rir um bocado e tal, este é o aspecto do que se vê quando se tira o retentor...
Este local é para ser limpo rigorosamente, não pode lá ficar a mínima porcaria, a não ser claro a valvolina que continua a escorrer, mas essa até nem suja.
... que foi parar um bocado longe e confirmou o que eu tinha suspeitado, pela quantidade de silicone de juntas que tem... de certeza que já voltou para o lugar onde nunca devia ter voltado, normalmente nem se põe é nada, mas mais à frente também falaremos disso...
...aliás, falaremos já, no retentor novo, com jeitinho e com o dedinho, pois o frasco não trazia pincel, como há alguns que trazem, aplica-se uma camadazinha de cola de juntas, mas é cola, não é silicone, é diferente, isto é mais por uma razão de adicionar mais segurança e descanso à fixação e acção vedante do retentor...
Com jeitinho mete-se o retentor no sítio, certinho e direitinho...
Como já é hábito, faz-se uma peça em madeira à medida, para podermos bater carinhosamente sem ferir as peças...
...e pimbas, agora imaginem a imagem seguinte em movimento, a mão com a peça em madeira a colocá-la no sítio, ao mesmo tempo o maço de borracha a aproximar-se da peça de madeira e... ponc, ponc ponc... carinhosa e delicadamente...
... et voilá, retentor no sítio e até podem ver as horas no relógio, 12:32, e não, não estava calor nem o sol ia alto
Voltando às limpezas, vamos limpar a peça estriada que encaixa do veio da pinha e é apertada pela porca 28, esta peça é onde vai trabalhar o retentor, e todo os espaço que a envlve, no interior do guarda-pó, tem de ser limpinho, assim como as estrias, como é óbvio...
... aqui o fotógrafo falhou no enquadramento, mas como podem ver, até brilha, pelo menos por fora, faltava limpar as estrias, como se pode ver...
Coloca-se no sítio e aperta-se...
...um apertozinho final com a super hiper mega chave made in lidl, e podem ver as horas novamente
E prontos, depois é só voltar a colocar o veio de transmissão no sítio e tá feito.
Eram 3:30 quando arrumá-mos o estaminé, mas porque somos UMMistas e como tal vamos trabalhando, falando, tirando fotos, enfim, é uma animação
E volto a repetir, até agora, parece estar tudo porreiro e impecável, pelo menos ainda não soube de qualquer gota de valvolina que tenha caído depois da troca do retentor, mas não somos mecânicos profissionais e fazemos nos nossos porque lá está, são nossos, se fizerem o mesmo tipo de intervenção nos vossos façam-no com o mesmo espírito, não nos responsabilizamos por danos que possam sofrer, há sempre pormenores que escapam às câmaras e textos.
Quaisquer dúvidas ou questões estamos cá para esclarecer o que soubermos e pudermos
Posto isto... não percam os próximos episódios porque nós também não...
UMM abraço
Nuno André
O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
Ora bem, já certamente que aconteceu várias vezes ou pelo menos uma, a muitos de nós chegarmos à garagem e ver uma mancha de balbulina por baixo do diferencial, e logo por azar, mesmo por baixo do retentor, vai-se a ver, e não é que é mesmo do retentor???
Bom, começando por apresentar o dito cujo, e porque mais uma vez uma imagem diz mais que mil palavras, neste caso, 6 imagens falam mais que 6 mil palavras, certo? rsrsrsrsrs.....
Vista em perspectiva com a face que fica para dentro do diferencial virada para cima...
... com a face que fica para fora do diferencial...
... em perfil com a face de dentro virada para cima...
... com a face de fora virada para cima...
... em planta com a face de fora virada para nós...
... com a face de dentro virada para nós...
E depois desta passagem de modelos de apresentação do artista principal, aqui fica o procedimento...
Primeiro, para chegar ao retentor, há que soltar o veio de transmissão, aqui já sem os parafusos...
Para o soltar tem de se lhe dar umas pancaditas, normalmente, porque ele encaixa e fica preso quando se apertam os parafusos.
Depois de sair dá-se de caras com a porca que tanta dor de cabeça gerou para se encontrar a chave que lhe encaixa, a chave de caixa 28.
Ah e não se ponham mesmo por baixo, se não levam com um banhozito de valvolina, como podem perceber pela imagem...
Encaixa-se a chave...
... o roquete...
... por fim depois de se desapertar, aparece o artista que queremos despedir pois já não faz o seu trabalho como deve ser, e que limpinho que ele tá hein...
Não sei se conseguem ver, mas nas bordas, tem na aba umas marcas de chave de fendas, isto foi o primeiro indício do que vim a confirmar mais à frente, tenho quase a certeza, que este já saiu e voltou a entrar, aqui ainda tinha a hipótese de que o tivessem tentado tirar mas não tivessem conseguido e desistiram...
...usando uma chave de fendas que se põe pelo interior do retentor, faz-se de alavanca e... é isto que acontece, ele salta pra longe e a malta leva um banhinho... já não chegava a franja à tótó resultado do vento... ainda tinha de levar com balbulina a fazer de brilhantina...
Depois da malta se rir um bocado e tal, este é o aspecto do que se vê quando se tira o retentor...
Este local é para ser limpo rigorosamente, não pode lá ficar a mínima porcaria, a não ser claro a valvolina que continua a escorrer, mas essa até nem suja.
... que foi parar um bocado longe e confirmou o que eu tinha suspeitado, pela quantidade de silicone de juntas que tem... de certeza que já voltou para o lugar onde nunca devia ter voltado, normalmente nem se põe é nada, mas mais à frente também falaremos disso...
...aliás, falaremos já, no retentor novo, com jeitinho e com o dedinho, pois o frasco não trazia pincel, como há alguns que trazem, aplica-se uma camadazinha de cola de juntas, mas é cola, não é silicone, é diferente, isto é mais por uma razão de adicionar mais segurança e descanso à fixação e acção vedante do retentor...
Com jeitinho mete-se o retentor no sítio, certinho e direitinho...
Como já é hábito, faz-se uma peça em madeira à medida, para podermos bater carinhosamente sem ferir as peças...
...e pimbas, agora imaginem a imagem seguinte em movimento, a mão com a peça em madeira a colocá-la no sítio, ao mesmo tempo o maço de borracha a aproximar-se da peça de madeira e... ponc, ponc ponc... carinhosa e delicadamente...
... et voilá, retentor no sítio e até podem ver as horas no relógio, 12:32, e não, não estava calor nem o sol ia alto
Voltando às limpezas, vamos limpar a peça estriada que encaixa do veio da pinha e é apertada pela porca 28, esta peça é onde vai trabalhar o retentor, e todo os espaço que a envlve, no interior do guarda-pó, tem de ser limpinho, assim como as estrias, como é óbvio...
... aqui o fotógrafo falhou no enquadramento, mas como podem ver, até brilha, pelo menos por fora, faltava limpar as estrias, como se pode ver...
Coloca-se no sítio e aperta-se...
...um apertozinho final com a super hiper mega chave made in lidl, e podem ver as horas novamente
E prontos, depois é só voltar a colocar o veio de transmissão no sítio e tá feito.
Eram 3:30 quando arrumá-mos o estaminé, mas porque somos UMMistas e como tal vamos trabalhando, falando, tirando fotos, enfim, é uma animação
E volto a repetir, até agora, parece estar tudo porreiro e impecável, pelo menos ainda não soube de qualquer gota de valvolina que tenha caído depois da troca do retentor, mas não somos mecânicos profissionais e fazemos nos nossos porque lá está, são nossos, se fizerem o mesmo tipo de intervenção nos vossos façam-no com o mesmo espírito, não nos responsabilizamos por danos que possam sofrer, há sempre pormenores que escapam às câmaras e textos.
Quaisquer dúvidas ou questões estamos cá para esclarecer o que soubermos e pudermos
Posto isto... não percam os próximos episódios porque nós também não...
UMM abraço
Nuno André
O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's