• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Troca de Retentor do diferencial traseiro

Registo
30 Mar 2006
As produções Raio Azul têm o prazer de apresentar mais uma reparação/manutenção aos nossos bichos, desta vez com co-produção do RJF e o seu Boby:D

Ora bem, já certamente que aconteceu várias vezes ou pelo menos uma, a muitos de nós chegarmos à garagem e ver uma mancha de balbulina por baixo do diferencial, e logo por azar, mesmo por baixo do retentor, vai-se a ver, e não é que é mesmo do retentor???

Bom, começando por apresentar o dito cujo, e porque mais uma vez uma imagem diz mais que mil palavras, neste caso, 6 imagens falam mais que 6 mil palavras, certo? rsrsrsrsrs.....

Vista em perspectiva com a face que fica para dentro do diferencial virada para cima...

... com a face que fica para fora do diferencial...

... em perfil com a face de dentro virada para cima...

... com a face de fora virada para cima...

... em planta com a face de fora virada para nós...

... com a face de dentro virada para nós...

E depois desta passagem de modelos de apresentação do artista principal, aqui fica o procedimento...

Primeiro, para chegar ao retentor, há que soltar o veio de transmissão, aqui já sem os parafusos...

Para o soltar tem de se lhe dar umas pancaditas, normalmente, porque ele encaixa e fica preso quando se apertam os parafusos.
Depois de sair dá-se de caras com a porca que tanta dor de cabeça gerou para se encontrar a chave que lhe encaixa, a chave de caixa 28.
Ah e não se ponham mesmo por baixo, se não levam com um banhozito de valvolina, como podem perceber pela imagem...

Encaixa-se a chave...

... o roquete...

... por fim depois de se desapertar, aparece o artista que queremos despedir pois já não faz o seu trabalho como deve ser, e que limpinho que ele tá hein...
Não sei se conseguem ver, mas nas bordas, tem na aba umas marcas de chave de fendas, isto foi o primeiro indício do que vim a confirmar mais à frente, tenho quase a certeza, que este já saiu e voltou a entrar, aqui ainda tinha a hipótese de que o tivessem tentado tirar mas não tivessem conseguido e desistiram...

...usando uma chave de fendas que se põe pelo interior do retentor, faz-se de alavanca e... é isto que acontece, ele salta pra longe e a malta leva um banhinho... já não chegava a franja à tótó resultado do vento... ainda tinha de levar com balbulina a fazer de brilhantina...

Depois da malta se rir um bocado e tal, este é o aspecto do que se vê quando se tira o retentor...
Este local é para ser limpo rigorosamente, não pode lá ficar a mínima porcaria, a não ser claro a valvolina que continua a escorrer, mas essa até nem suja.

... que foi parar um bocado longe e confirmou o que eu tinha suspeitado, pela quantidade de silicone de juntas que tem... de certeza que já voltou para o lugar onde nunca devia ter voltado, normalmente nem se põe é nada, mas mais à frente também falaremos disso...

...aliás, falaremos já, no retentor novo, com jeitinho e com o dedinho, pois o frasco não trazia pincel, como há alguns que trazem, aplica-se uma camadazinha de cola de juntas, mas é cola, não é silicone, é diferente, isto é mais por uma razão de adicionar mais segurança e descanso à fixação e acção vedante do retentor...

Com jeitinho mete-se o retentor no sítio, certinho e direitinho...

Como já é hábito, faz-se uma peça em madeira à medida, para podermos bater carinhosamente sem ferir as peças...

...e pimbas, agora imaginem a imagem seguinte em movimento, a mão com a peça em madeira a colocá-la no sítio, ao mesmo tempo o maço de borracha a aproximar-se da peça de madeira e... ponc, ponc ponc... carinhosa e delicadamente...

... et voilá, retentor no sítio e até podem ver as horas no relógio, 12:32, e não, não estava calor nem o sol ia alto :D

Voltando às limpezas, vamos limpar a peça estriada que encaixa do veio da pinha e é apertada pela porca 28, esta peça é onde vai trabalhar o retentor, e todo os espaço que a envlve, no interior do guarda-pó, tem de ser limpinho, assim como as estrias, como é óbvio...

... aqui o fotógrafo falhou no enquadramento, mas como podem ver, até brilha, pelo menos por fora, faltava limpar as estrias, como se pode ver...

Coloca-se no sítio e aperta-se...

...um apertozinho final com a super hiper mega chave made in lidl, e podem ver as horas novamente :D

E prontos, depois é só voltar a colocar o veio de transmissão no sítio e tá feito.
Eram 3:30 quando arrumá-mos o estaminé, mas porque somos UMMistas e como tal vamos trabalhando, falando, tirando fotos, enfim, é uma animação :D

E volto a repetir, até agora, parece estar tudo porreiro e impecável, pelo menos ainda não soube de qualquer gota de valvolina que tenha caído depois da troca do retentor, mas não somos mecânicos profissionais e fazemos nos nossos porque lá está, são nossos, se fizerem o mesmo tipo de intervenção nos vossos façam-no com o mesmo espírito, não nos responsabilizamos por danos que possam sofrer, há sempre pormenores que escapam às câmaras e textos.

Quaisquer dúvidas ou questões estamos cá para esclarecer o que soubermos e pudermos

Posto isto... não percam os próximos episódios porque nós também não...:D

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Espetáculo! Mais um grande documentário do Nuno. Os meus parabéns, tanto mais que eu tenho que fazer o mesmo ao meu menino.

Sim senhor! Assim até dá gosto!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mais uma vez Parabens Nuno

é esse o espirito UMMista...a partilha....

assim até pareçe que nao andaste no ISEL... rsrrsrsrsr

Força Continua

UMMabraço
madeira

Registo
30 Mar 2006
Muito obrigado aos 3, isto não seria possível se o RJF não tivesse tidoeste "piqueno cui pró cuó" no seu Boby :) a ele se deve a possibilidade desta reportagem :D

Mário tens toda a razão, mas como eu digo no fim, há pormenores que escapam às câmaras, este é um deles, na foto está o roquete, não quer dizer que tenha sido ele o usado no desaperto inicial, que na realidade foi mesmo o rabo de força que foi utilizado pois o roquete além de não ter braço suficiente é todo em metal e aleija as mãozinhas quando se faz alguma força:D

UMM abraço

Nuno André

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mais um excelente trabalho digno de ser apresentado no Discovery Turbo.

Só faltam as fotos das jolas, vá lá o pessoal quer saber se vocês gostam mais da água de Vialonga ou da água de Leça.

Em relação à utilização do roquete em substituição de chave de força ou de pancada, ainda por cima com uma porca que deve ser um M14(salvo erro) e frenada, pode ser muito perigoso para as mãos, falo por experiência propria, porque já parti 2 roquetes de 1/2" e eram roquetes pró. Roquetes de 1/4" já lhes perdi a conta a quantos parti.

Continua o bom trabalho.

Abraço

Pedro

rjf

UMM
Registo
12 Jul 2006
Carissimos,

Antes demais quero deixar um agradecimento publico ao nosso amigo Superpilot pela paciencia e gentileza que teve a tratar do Bobby.

Não fiquem com ideia que aquilo que fizemos demora muito tempo. Embora a malta tenha acabado às 03:30, começou às 23:30 e com muita galhofa durante a alteração!

Á cerca de 3 horas foi efectuado, com sucesso, o teste de qualidade ao Bobby! Não pinga mesmo nada! Está um verdadeiro espectaculo!

Para finalizar deixo aqui o valor desta alteração. Os valores são aproximados.

Retentor - €23
Valvolina - €6
Aditivo para o dif traseiro - €4
Combustivel para o mecanico - 0,18 Cl de água do Luso - €0,17
Total = €33,17

Não percam os proximos capitulos... Parece que vai aparecer como protagonista uma roda traseira... e mais não digo! Sigam atentamente as produções Raio Azul!

AbraçUMM
RJF

Registo
30 Mar 2006
É sempre um prazer ver um documentário com esta qualidade.
Parabéns ao SuperPilot e ao RJF por esta produção.
Hernâni Peixoto

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
esta mnuito bacano caro colega:D

eu nao tive foi a mesma facelidade em desapertar a porca ...eu mesmo com um braço de forca nao consegui...dassss...tive de entalar o rabo de força nao o meu:D entre as molas e o chaçi do UMM e depois andar com ele para a frente ou para tras(ja nao me lembro) com a tracao a frente ligada..hehehe

Paulo Alves

shakkal

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Muitos Parabéns!!!!
Mais um Excelente TRABALHO!!!
Este poste deveria ser aproveitado para colocar um "pionés", Srs. ADMNS. tratem lá disso por favor....!!!!

cUMMprimentos

Paulo Laranjeiro aka Shakkal

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Bom trabalho;)
Foi pena esse estar com a porca fácil de desapertar porque se não teriamos mais umas 20 fotos:D:D
Agora as criticas.
Cola de juntas ou silicone é dispensável neste tipo de retentores,porque o que faz a vedação nessa zona é o metal "prensado".
Outro aspecto que deviam ter referido e para mim o mais importante(espero ao menos que tenham feito uma inspecção a isso)é a zona onde o interior do retentor vai assentar e vedar,por vezes essa zona já tem desgaste e mesmo levando um retentor novo vai ficar na mesma...
Mas de resto 4stars :D:D:D

Filipe Pinheiro

Registo
30 Mar 2006
Muito obrigado aos restantes que entretanto aqui deixaram ao comentário.

OH Mário, aqui o je não bebe a não ser mesmo água ou refrigerantes LOL tramóços e minuins também não é o meu forte... :p

A roda traseira por enquanto está no sítio LOL

Eh pah se for para passarmos todos um bom bocado e ainda resolvermos alguns problemas nos bichos... venham à vontade, eheheheh...

Não esquecer que o dia seguinte era de trabalho para o RJF e de estudo para mim que sábado tive exame, isto já para não falar nas nossas respectivas que estavam a dormir mas não descansadas, sempre com medo que as troquemos pelo UMM :) rsrsrsrsrsrsrsrss

Filipe, essa zona que falas eu tava com medo devido às marcas de chave no retentor, quem as fez no retentor poderia tê-las feito também nas paredes interiores do diferencial. No entanto depois de limpar bem limpinho verifiquei e não encontrei tais marcas. Mas a cola é precisamente para precaver algum desgaste, ao ser mais líquida que o silicone, vai preencher eventuais recantos microscópicos que passam despercebidos, e resiste melhor à valvolina do que o silicone, o silicone ao secar e ficar "rígido e aborrachado" até pode ser pior, enquanto que esta cola mantêm tudo no sítio e fica tipo "pastilha elástica" ou seja, resiste melhor a vibrações, traulitadas, solavancos e pancadas próprias do trabalhar dos veios daquela zona.
Mas o desgaste neste caso era da borracha do retentor, ainda não peguei no paquímetro para a medir, mas olhando para ela, parece que foi rectificada e ficou sem menos uns mm, daí a fuga.

UMM abraço

Nuno André

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas,
não podia deixar de agradecer aos produtores a bela "obra".(y)

Deixo no entanto uma pergunta de "analfabeto" nestas coisas. O aperto da porca tem de obedecer a algum cuidado ou é apertar até não dar mais ?

Agora falando de coisas "sérias":):

Por acaso não estão a pensar fazer um "remake" "Troca de retentor II" num UMM perto de si, ou seja perto de mim, ou seja num UMM que eu conheço :D:D:D.

Oh Mário então penalizar a produção por causa de terem falhado alguns pormenores !! Isto é marketing :cool: agora vem o "making of" e o lucro aumenta :p

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Onde é que posso comprar esse redentor na zona Norte? É que eu sou de Vilar de Mouros e por aqui já perguntei em casas de peças de automóveis e não encontro!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Registo
30 Mar 2006
Adérito, o aperto da porca há de ter um binário ao qual obedece sim,e deve estar no manual de oficina, mas esse aperto não deve andar longe daquilo que apertamos a "olhómetro" ou seja até não poder mais, mas sem exagero, neste caso tentámos exercer ao apertar a mesma força que se fez ao desapertar e deixar a porca no mesmo sítio sensivelmente.

Eh pah, és de Coimbra, fica um pouco fora de mão, digamos:D

Aldeia na zona norte não sei, aqui em Lisboa comprei na Landecar.
Mas se fores a uma casa de retentores e vedantes, podes procurar por um da marca Jenstar de referência 11150, pelo menos é o que está gravado no retentor como podem ver na foto em planta.
A referência para o retentor no catálogo da UMM é 0911001.

Dentro em breve ainda terei uma alternativa para o caso de já não existir o retentor em lado nenhum, vou fazer o desenho técnico para depois ser possível imprimir e levar a uma casa que os fabrique por medida

UMM abraço

Nuno André

rjf

UMM
Registo
12 Jul 2006
quote:Originally posted by SuperPilot

Adérito, o aperto da porca há de ter um binário ao qual obedece sim,e deve estar no manual de oficina, mas esse aperto não deve andar longe daquilo que apertamos a "olhómetro" ou seja até não poder mais, mas sem exagero, neste caso tentámos exercer ao apertar a mesma força que se fez ao desapertar e deixar a porca no mesmo sítio sensivelmente.

Eh pah, és de Coimbra, fica um pouco fora de mão, digamos:D

Aldeia na zona norte não sei, aqui em Lisboa comprei na Landecar.
Mas se fores a uma casa de retentores e vedantes, podes procurar por um da marca Jenstar de referência 11150, pelo menos é o que está gravado no retentor como podem ver na foto em planta.
A referência para o retentor no catálogo da UMM é 0911001.

Dentro em breve ainda terei uma alternativa para o caso de já não existir o retentor em lado nenhum, vou fazer o desenho técnico para depois ser possível imprimir e levar a uma casa que os fabrique por medida

UMM abraço

Nuno André

Sr. Nuno (Colega)!
Agradeço que comece a assinar com Produções Raio Azul a seguir ao seu nome!

AbraçUMM
RJF
Produções Raio Azul

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Nuno,
obrigado pela info. adicional, é que já ando há 1 ano para mudar o retentor. Comprei o dito cujo e está guardadinho na caixa, mas como por enquanto é só alguma sujidade que anda ali á volta,não chega sequer a sujar a garagem :p fui dando tempo, mas parece que desta vou avançar com os trabalhos, antes que as produções "raio azul" saltem para Hollywood e me acusem de plágio:D.
O meu retentor comprei nos representantes da UMM aqui por estas bandas e nem sequer foi preciso mandar vir, mas já não me recordo o preço e se calhar agora é + complicado.

Aderito

rjf

UMM
Registo
12 Jul 2006
quote:Originally posted by AMC

Nuno,
obrigado pela info. adicional, é que já ando há 1 ano para mudar o retentor. Comprei o dito cujo e está guardadinho na caixa, mas como por enquanto é só alguma sujidade que anda ali á volta,não chega sequer a sujar a garagem :p fui dando tempo, mas parece que desta vou avançar com os trabalhos, antes que as produções "raio azul" saltem para Hollywood e me acusem de plágio:D.
O meu retentor comprei nos representantes da UMM aqui por estas bandas e nem sequer foi preciso mandar vir, mas já não me recordo o preço e se calhar agora é + complicado.

Aderito

Aderito,

Os meus pais moram na Lousã. Quando aí for... se precisares de ajuda, avisa!

AbraçUMM
RJF
Produções Raio Azul

zaskar

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Boas Tardes a Todos!

Já alguém tem as medidas do exactas do retentor?

Obrigado.

Ass: Ruben
Cumprimentos UMMistas

NUFI

UMMzito
Registo
23 Fev 2007
Depois de ver esta reportagem fotográfica não posso deixar de vos dar os parabéns!
E tudo era mais fácil se existissem muitos posts destes...fica uma sugestão, tal como existe o local dos restauros (e muito bem!!!) porque não pensar num local onde se colocariam todas aquelas mudanças ou trocas de material...sempre com as obrigatórias fotos...ajudaria muita gente, principalmente os iniciados nestas andanças do mundo automóvel principalmente dos UMM´s
Obrigado a todos pela partilha de informação

Nuno

Top Inferior