• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Troca de motor [duvidas comuns]

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
863
Localização
Portugal
Boas!

Dado que as nossas máquinas apesar de boas, os motores já têm alguns anos em cima e além do normal desgaste e alguns entregarem mesmo a alma ao criador, muitos de nós também pretendem uma natural evolução para mecanicas mais modernas (falo de motores, nada de mais electronicas e afins!). Assim criei este tópico porque não encontrei nenhum com um resumo de todas as duvidas que surgem da troca de motores.

Deixo as minhas dúvidas (sempre aplicadas aos UMM e nossos motores):

#1: O que envolve a troca de um motor diesel para gasolina? É muito complexo mecanicamente? É possivel legalmente?

#2: É possivel trocar motores com cilindradas diferentes (superiores ou inferiores)? Ex: trocar um 2500cc por um 3000cc

#3: É possivel colocar nos UMM motores relativamente recentes, tipo esses com 1001 truques para se tornarem mais ecologicos, economicos, etc?

Possivel, tudo é, eu sei! A questão será mais se é viavel e rentavel e não tanto o possivel! Impossivel, como se costuma dizer, só mesmo fugir à morte!

Sintam-se à vontade para juntar outras questões e assim juntar toda a informação sobre este tema num só tópico.

Obrigado :)

cUMMprimentos
Benjamim
 

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
231
Localização
Portugal
Bem este topic tem pano para mangas ........:D

Eu troquei o motor 2.3, para 2.5.
O que tive de alterar foi os apoios e volante do motor, alternador,sistema de admição e escape.

O que deveria ter trocado e ainda nao troquei, foi o carter e o chupador do oleo. Mas é para trocar!!!

Isto de motores Peugeot, podes sempre colocar outra marca de motor

Mas aguarda um pouco mais que logo logo teras outras opinioes, mais sabias...


_______________________
Mário Oliveira - Santarem




 

henriques

UMM
Registo
31 Out 2009
Mensagens
229
Localização
Portugal
Viva, vou aproveitar este topico para dizer que tenho estado a assistir á montagem num alter at.de 90 ,um motor de um GR td 6 cil.penso ter uns 130 cv
caixas e diferenciais , molas elicoidais do mesmo incluindo tablier e
bancos, do UMM só a carroçaria com algumas alteraçoes ao nivel de apoios, etc.
AbraçUMM
 

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Mensagens
377
Localização
Portugal
quote:Originally posted by henriques

Viva, vou aproveitar este topico para dizer que tenho estado a assistir á montagem num alter at.de 90 ,um motor de um GR td 6 cil.penso ter uns 130 cv
caixas e diferenciais , molas elicoidais do mesmo incluindo tablier e
bancos, do UMM só a carroçaria com algumas alteraçoes ao nivel de apoios, etc.
AbraçUMM

E em que centro de inspecções vai passar esse UMM?

 

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Mensagens
746
Localização
Portugal
Esclarecendo a pergunta sobre a legalidade da troca de motores, podemos ver a alinea b) do nº 2 do Artº nº 5, no anexo I da Lei 22-A/ 2007 que diz contitui factor gerador de imposto:

"...A transformação de veículo que implique a sua reclassificação fiscal numa categoria a que corresponda uma taxa de imposto mais elevada ou a sua inclusão na incidência do imposto, a mudança de chassis ou a alteração do motor de que resulte um aumento de cilindrada ou das emissões de dióxido de carbono ou partículas..."

Ou seja depois de os motores terem passado para a categoria de peças de substituição, não interessa de marca ou modelo de motor colocado lá dentro, sempre quando seja igual ou inferior ao que está no livrete, se for ultrapassada a cilindrada ou o tipo de combustível tributariamente teremos que nos chegar à frente.




Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
863
Localização
Portugal
Exacto! E em jeito de completar a informação, quando coloquei esta questão, fi-la também aos vários contactos do IMTT (várias delegações pelo país) e de parte delas (as outras nem responderam) a resposta foi sempre a mesma e resumindo é:

#1 - No caso de não haver alteração das características técnicas do motor, taxa de 50,00

#2 No caso de serem alteradas as suas características técnicas, nomeadamente a cilindrada, potência etc, taxa de 165,00.

Documentação necessária (no caso #1, dispensa o documento nº 5):

1: Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
2: Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
3: Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
4: Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
5: Documento alfandegário (DVL) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada);
6: Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
7: Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).

Em ambos os casos o veiculo fica sujeito a uma inspecção a realizar pelo IMTT.

Espero ter contribuido para esclarecer mais algumas dúvidas que tantas vezes são colocadas! ;)

quote:Originally posted by Camponês


Esclarecendo a pergunta sobre a legalidade da troca de motores, podemos ver a alinea b) do nº 2 do Artº nº 5, no anexo I da Lei 22-A/ 2007 que diz contitui factor gerador de imposto:

"...A transformação de veículo que implique a sua reclassificação fiscal numa categoria a que corresponda uma taxa de imposto mais elevada ou a sua inclusão na incidência do imposto, a mudança de chassis ou a alteração do motor de que resulte um aumento de cilindrada ou das emissões de dióxido de carbono ou partículas..."

Ou seja depois de os motores terem passado para a categoria de peças de substituição, não interessa de marca ou modelo de motor colocado lá dentro, sempre quando seja igual ou inferior ao que está no livrete, se for ultrapassada a cilindrada ou o tipo de combustível tributariamente teremos que nos chegar à frente.




Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...
 

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Mensagens
381
Localização
-
Pelo post do camponês e na minha interpretação caso o motor continue a ser mais diesel, e se tiver cilindrada inferior ao de livrete fica dispensado de burocracia e impostos extras, pelo que:

Já ouvi alguém comentar e gostaria de saber o que acham dos motores peugeot de carros mais recentes como o 2.0 hdi presente nos 406 do ano 2000, ou os dos anos anteriores, não sei motorizações.. tendo em conta que a legalidade destes é trocar e seguir viagem

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
863
Localização
Portugal
Ao consultar a legislção sobre este assunto (alterações de motor) concluí que posso faze-la, desde que apresente a documentação devida. É então que me deparo com uma impossibilidade do tip "fazer um morto assinar um documento":

quote:Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
Alguém faz ideia se se consegue isto? A marca terá ainda alguma ligação a este tipo de assunto? E se for um documento elaborado e assinado por um eng. mecânico, será que é aceite?
Para o caso estamos a falar em trocas de motores para modelos nunca usados em UMM, portanto a ideia do "este motor já foi usado num modelo, portanto é válido" não serve aqui.

Outra questão:

Fui estudar a possibilidade/legalidade de alterar um veiculo de gasoleo para gasolina e o IMTT diz:

quote:Nos termos da regulamentação específica é admitida a possibilidade de alteração do tipo de combustível utilizado na alimentação do motor de um veículo. Uma transformação comum é a da adaptação à utilização de GPL.
E depois continua com os documentos para alterar para GPL, a legislação do GPL, etc. No entanto, do texto tanscrito eu assumo que a alteração de gasoleo->gasolina poderá também ser possivel, pois o GPL é "uma tansformação comum", não descartando outras...alguém me sabe ou consegue informações sobre que outras transformações são possiveis, principalment sobre gasoleo para gasolina?

Sei que há por aí malta com contactos de confiança no IMTT, será que conseguem responder as estas questoes? Se não quiserem rsponder publicamente mas me possam ajudar, mandem PM sff.

Obrigado! ;)
 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Olá Benjamim.Abordei um dono de um Bj-73 , o qual tem o Motor VM, ele ja teve para lhe meter um Motor Toy, mas acho que não é 100% legal porque o Jipe de origem vem com um motor de 5 cilindros, e ha partida tem de levar outro motor com o mesmo nº de Cilindros.
Mas ha por aqui pessoal mais entendido no assunto que te pode esclarecer melhor.Cummprimentos.

jsilva
 

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
Mensagens
747
Localização
-
Onº cilindros não é importante...não é indicado no livrete:) podemos ter um 2.5lts com 6 cilindros e um 2.5lts com 4...certo!!!
O problema está na cilindrada ser superior ao livrete.
 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Olá.Ok Obrigado Sergio pelo esclarecimento, mas como se costuma dizer «tou a vender o peixe conforme o dono do Bj me vendeu...!».
Cummprimentos

jsilva
 
Top Inferior