• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Troca de motor cournil "AJUDA"

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Viva pessoal.
Necessecito da vossa ajuda. Estou a trocar o motor do meu cournil, retirei o 2.3 e neste momento ja se enconta no sitio um 2.5 de uma peugeot 505. O Problema é que este motor tem um veio de cambota com 8 furos e eu queria colocar a mesma caixa de 4 (ferro), só que o volante do motor antigo tem 6 furos.
Alguém me pode ajudar a resolver este caso, como faço para colocar o mesmo volante no novo motor.
O Dias já passou por isto, também já lhe escrevi no topico a perguntar como o resolveu, mas provavelmente ainda não viu. Este fim de semana como é um cadito maior queria reslver este dilema.
Desde já agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos,

Mário

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Eu não estou certo, mas penso que a solução passa por ir a um torneiro alterar a furação...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Luis XZ

UMM
Registo
16 Nov 2007
Boas!

Eu não falo por experiência própria, mas porque já presenciei uma troca de motores idêntica e pelo que li aqui no forumm, o mais indicado é colocar o volante de motor do Alter.

cUMMprimenTTos
Luis Filipe Araujo
Sócio Clube UMM n.º 190

Registo
26 Out 2007
Olha a soluçao e comprares um volante de um motor com 8 furos se quiseres posso te desenrascar 1 na boa ja sabes o meu contacto ligas e depois falamos

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas Mário
eu na altura em que troquei o meu de 2.3 para 2.5 tive esse problema o qual foi fácil de resolver.
Neste caso como me dou bem com um torneiro aqui da zona ele fez a alteração da furação no volante do motor para a caixa de 4 (ferro).Primeiro pedi a opinião dele.... então fiz o seguinte, dei-lhe os dois volantes do motor (o da 505 e o 2.3 ) e segundo a gíria dele criou um centro postiço e calibrou o volante do motor, na altura entreguei-lhe os dois volantes de manhã e a meio da tarde estava pronto a aplicar. O serviço ficou bem feito, já tem uns bons km rodados.
Se não quiseres comprar um, qualquer torneiro te faz esse trabalho.

PS: ele criou um centro postiço para evitar tapar(solda) a furação original do volante e fazer nova furação na mesma zona.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

[email protected]

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

www.n-gestus.blogspot.com

www.lamastt.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Muito obrigado a todos. :)
Logo quando sair do escritório ja vou passar pelo torneiro, para ver quanto fica a brincadeira e depois ligo ao Sr. Pedro, logo veijo o que fica mais em conta. Até pode ser que faça um preço jeitoso.
Mais uma vez obrigado.
Cummprimentos,

Mário

Registo
26 Out 2007
ola
Olha eu so disse nao e com interese de vender mas como sei que no torneiro vai ficar mais caro a nao ser que conheças o homem isso ja e outra coisa

Pedro Marques

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Viva Sr Pedro.
De facto eu conheço o torneiro, mas nao sei se faz um preço justo ou não, é que os santos de pé da porta não fazem milagres, de qualquer maneira nao custa saber os €€. Se conseguir falar com ele, ainda hoje lhe ligo.

Amigo Dias,é verdade tudo cá fora era bem mais facil de se montar, só que a grua era emprestada de um mecanico e como quero ser eu a fazer as alterações tenho que me sujeitar. Só o motor está no sitio, a caixa de velocidades está fora, logo se vê a forma de a colocar no devido lugar.
Mais uma vez o meu muito obrigado

Cummprimentos,

Mário

Registo
11 Out 2007
Boas

Eu estou neste momento a fazer essa alteração tambem num Cournil e ha 2 meses fiz no meu.
Optei por usar nos dois carros o volante do Alter I de 8 furos. Tenho um familiar que é torneiro e tem maquinas do mais avançado que ha e mesmo assim nao optei pela soluçao de abrir nova furaçao, pois se fica descalibrado começa a partir caixas atras de caixas.Ha aqui um membro do forum que ja lhe aconteceu isso...
quote:Originally posted by vitor1979

boas
no meu cournil o torneiro fez uma foração nova no volante e foi uma desgraça resultado 2 caixas de velocidades partidas e 1 embreagem, fui obrigado a comprar um volante já com a furação certa.

mas o torneiro pode ser coxo na sei...

vitor Simão

Ve aqui
https://for-umm.pt/oldthreads/30044

Mas opiniões mais sábias virão...

Abraço

Registo
8 Jun 2006
Ao tópico

Nova furação:disappointed_relieved:, novos buracos:astonished:, alterar de 6 para 8(n). A não ser que o volante motor seja, posteriormente, muito bem calibrado dinamicamente, pessoalmente não aconselho, no entanto não quero fazer juizos de valor e haverão muitos torneiros com capacidade e conhecimento para executar um bom (leia-se, excelente) trabalho.

Será bom não esquecer que uma cambota é calibrada com "o seu" volante motor já agarrado. Teremos que ter o cuidado:astonished: de marcar a posição do volante se soubermos que o motor ainda é virgem:kissing: e nunca foi desmontado. Isto dá-nos uma ideia do cuidado tido nas fábricas para tudo "girar" sem as demolidoras vibrações:dizzy_face:.

Agora, que nada mais há a fazer, é tentar arranjar um volante de 8 furos. Penso eu de que:).

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Registo
11 Out 2007
quote:Originally posted by verdes radios

Ao tópico

Teremos que ter o cuidado:astonished: de marcar a posição do volante se soubermos que o motor ainda é virgem:kissing: e nunca foi desmontado.

Boas João

Os volantes de 8 furos tem um pino que impossibilita a montagem em outra qualquer posição. Mas concordo com o resto da ideia.

UMM abraço

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Agradeço a todos, o meu muito obrigado.

Sendo assim, optei por um outro volante já com os 8 furos, reparei que tinha lá o tal ponto onde o volante vai encaixar. Está bem feito sim srº, pelo menos fico mais descançado.

Cummprimentos,

Mário

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Bem pessoal está quase,,, só mais uma coisinha.
Eu acho que os parafusos do volante do motor (8) são apertados com 130.. de peso, alguem me pode confirmar se é este o peso certo.

Desde já o meu OBRIGADO

Mário

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Obrigado Dias.
Ainda bem que falas-te na outra parte, entre a embraiagem e o volante, aí desconhecia o numero exacto de aperto.

Mais uma vez, muito obrigado

Mário

espanhol5

UMM
Registo
14 Set 2009
e ja agora

o motor 2.3 td da 505 tem 6 ou 8 furos??
e a caixa de 4 de ferro quantos tem?? 6 furos?

queria trocar de motor mas não queria uma coisa assim muito complicada...

abraço

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Eu não tenho a certeza, mas parece me que já ouvi falar algures por aqui que são de 8 furos, mas é como te digo não tenho a certeza. O melhor é dares um toque a um membro com mais experiência na materia como por ex: ao Pedro Alcanena. Penso que te poderá ajudar.

Registo
26 Out 2007
ola
Olha ja me telefonaste e ja te espliquei como e so tirando as embraiagens e ves logo mas nao e bicho nenhum de 7 cabeças e podes ligar a vontade

Pedro Marques

Top Inferior