• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Troca de Amortecedores

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Depois de o meu alter ter ido à inspecção e ter chumbado em grande parte devido ao mau estado dos amortecedores do lado direito do carro, decidi, depois de ter ponderado entre recarregar os de origem e comprar amortecedores novos, em comprar novos, uma vez que pretendo andar à vontade e sem grandes chatices. Agora na parte dos novos, pretendia uma opinião, entre colocar 8 amortecedores iguais aos originais (50 €/unidade), colocar 4 old man emu (aprox 100€/unidade) ou colocar 4 Rancho rs 9000 (aprox 140€/unidade). Eu sinto-me tentado pelos rancho, pela possibilidade de regulação... qual a vossa opinião?? e será q 4 amortecedores serão suficientes para absorver convenientemente a "porrada" ?? Peço a quem tenha feito essa alteração ou quem tenha montados alguns destes referidos, q se manifeste!

Cumps
André Mota
Clube Trilhos do Dão - Santa Comba Dão
www.trilhosdodao.com

Frederico

Iniciado
Registo
8 Abr 2006
se fosse a ti ia pelo meio pois é ai que esta a virtude...

agora falando de coisas serias, se fosse eu metia os OME, pois das pessoas que conheço e os meteram so dizem bem. os rancho nao sao maus. os rancho 5000 que custam tb a volta de 100€ sao razoaveis mas os OME penso que sao melhores. ja os rancho 9000 tem um sistema de regulaçao de altura, mas isso nao significa que o jipe fique mais alto. podera é ficar mais duro ou mais mole. e caso se suba o jipe estes amortecedores deverao acompanhar a subida do jipe.
Ter 8 amortecedores é bom para estrada, ja para o monte nao da muito jeito andar com mais de 4.

Cummprimentos,
Frederico Soares

Registo
30 Mar 2006
Em minha opiniao os Rancho 5000 são a melhor opção para UMM digo por experiencia propria melhor relação preco qualidade , tenho os meu (4) montados a 5 anos e 5***** se quiseres a referencia para Umm (RS 5144)tem mais 5 cm de curso que os originais.
PG

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Pelo que tenho ouvido e através de um colega que tem uns R9000 a regulação pouco adianta é engraçado ao incio mas depois acabas por andar sempre com a mesma regulação ainda por cima usas 2 amorcedores por roda.
No UMM quer-se prático, simples e fiável na minha opinião ia para os Old Man Emu ou para os 5000 da rancho.
Até poupas mais uns Euritos...

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Antes de mais obrigado pelas vossas dicas... infelizmente o mal já está feito... acabei por comprar os rancho 9000, mas só 4... um pra cada roda. Mas antes de mandar vir, e para me ajudar a tomar uma opção, fui ver uns instalados num igual ao meu, e foi isso q me levou a optar por esses. A pessoa em questão antes de ter os Rancho 9000 teve instalados os 5000, e segundo me disse, acabou por mudar pq achava os 5000 mto duros.
Agora outra questão, e peço desculpa por estar a ser chato.... qual a melhor posição de montagem dos amortecedores?? atrás ou À frente dos eixos??

Cumps
André Mota
www.trilhosdodao.com

triquiti

UMM
Registo
2 Abr 2006
Boas

Pelo que tenho "ouvido" os amortecedores devem spr estar voltados para o centro do veiculo.

Abraço
Ricardo Ribeiro

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Pra já o meu obrigado pela vossa ajuda e colaboração! Em jeito de conclusão, fica então a "solução final" adoptada por mim!
Acabei por colocar no jipe 4 amortecedores procomp Es9000, uma vez q segundo o importador, antes de meados/fim de maio não haveria rancho 9000 ou 5000 para entrega. Como eu não podia esperar até essa altura optei então pelos procomp. Lá fui experimentar um jipe com eles montados e acabei por encomendá-los. São mais duros do q os rancho 9000, mas amortecem bem as pancadas :)
Em relação ao esquema de montagem, fiz o q a consciencia dita...e fui ver um UMM q trazia de origem os 4 amortecedores :cool:. A titulo de curiosidade, no eixo dianteiro ficam atrás dos eixos, e no eixo traseiro, fica do lado direito á frente do eixo e no lado esquerdo atrás do eixo. Comentários em relação á alteração... noto o carro menos estavel em estrada... no mato... salta bem menos :D
Na inspecção foi bom.... zero anotações!

Cumps
André Mota

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Os rancho 9000 têm menos curso e resistência que os Procomp ES9000. Fizestes bem em optar por esses. Melhor que esses só uns feitos por medida, mas isso só consoante orçamento.

Cumprimentos, Tozé.

www.ummistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

shakkal

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Ja agora e para orientar o pessoal quanto custou cada ES9000_

cUMMprimentos

Paulo Laranjeiro aka Shakkal

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
em relação ao preço, não chegaram a 90 € a unidade.
Já agora uma desvantagem destes em relação aos meus anteriores ( q eram os de origem)... tive de tirar brecagem ao carro para não baterem as bombas dos travões no amortecedor... ainda bem q os UMM têm brecagem á bruta .... (n)

Cumps
André Mota
www.trilhosdodao.com

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Para isso, metes os amortecedores na parte da frente da roda, resolve. De qualquer das maneiras tens que fazer com que a barra de direcção não vá lá bater.

Outra coisa. Atenção aos apoios! O amortecedor pode não encolher tanto quanto deve ou seja, na posição normal, estar demasiado encolhido e isso pode danificar o amortecedor, pois é ele quem sofre as pancadas secas do piso. E cuidado com os casos inversos. O amortecedor estar demasiado esticado e eesticar pouco mais.
Para isso o melhor é alterar os apoios.

Cumprimentos, Tozé.

JPaulo

UMMzito
Registo
29 Mai 2006
Boa Tarde.
Acabei de comprar 4 Es9000 e 4 Es1000 da ProComp por 75€ e 55€ respectivamente, menos 20% de desconto e mais iva, ficou no final por 503.36€.

UMM abraço.
Jorge Paulo

JPaulo

UMMzito
Registo
29 Mai 2006
Na Motormaquina em Sacavém, pede para falar com o Renato (5 Estrelas):). Quando falei com ele sugeriu-me para encomendar os amortecedores com + 5 cm de curso e aparentemente, parecia saber do que estava a falar, coisa rara hoje em dia.
Tel. 219499880.

UMM Abraço
Jorge Paulo

JPaulo

UMMzito
Registo
29 Mai 2006
Andre Mota,
Disseste que retiraste brecagem ao teu para não bater nos amortecedores, estou com o mesmo problema mas não sei como tirar brecagem, estou ás escuras, tu ou alguem que saiba podem-me dar umas dicas.
Obrigado.

UMM Abraço
Jorge Paulo

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Existe um parafuso que faz de batente na parte da frente da roda e não deixa virar mais. Serve para que o amortecedor não seja esmagado pela pinça de travões da frente e que o pneu nao chegue a raspar na mola ou cava.
Vou ver se arranjo uma foto e depois ponho aqui.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

JPaulo

UMMzito
Registo
29 Mai 2006
toz
Já andei a espreitar e não vi nada, se puderes colocar a foto seria à maneira, obrigado.

UMM Abraço
Jorge Paulo

Top Inferior