• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Travar Travões Disco Atrás

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Mensagens
1.007
Localização
Portugal
Quando comprei o meu UMM coloquei logo travões de disco atrás e desde essa altura o travão de mão deixou literalmente de funcionar...

Quando é afinado fica a travar uns tempos mas logo depressa vai ao ar e no monte por vezes é sempre um problema ter de desligar o carro engatar.

Há alguma técnica para resolver isso definitivamente?


cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
 

migneiva

UMM
Registo
12 Abr 2006
Mensagens
683
Localização
Portugal
Desculpa a provocação, mas... trocar de 4x4?!? :p

Agora a sério, já li algures que as VAG resolvem isso... eu estou em testes com outro material... se resultar coloco aqui!

Miguel Neiva
QD-87-84
www.naTTuga.com
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.329
Localização
Portugal
Com as VAG fica melhor, mas ainda não consegui o meu "ponto caramelo", embora tenha ainda de montar cabos novos porque os velhos estão..... velhos....

A forma de resolver esse problema passa por criar uma extenção na alavanca do travão de mão, em concreto na zona onde prende o cabo de forma a aumentar o curso do cabo. Acontece que nos UMM's com caixa de 5 temos um problema devido ao apoio da caixa de transferências. Esse apoio não permite crescer o tirante da forma desejavel. Eu vou fazer umas invenções na tentativa de contornar esse problema, mas não vai ser para já (para ser sincero nem sei quando vai ser). Mas um dia vou avançar.

Existem duas formas. Ou alterar o apoio e a alavanca, ou só a alavanca. Vou estudar para ver qual é a solução mais simples.

Outra maneira que talvez resolva, será arranjar uma caixa de transferências (pode ser mesmo avariada) e uma protecção da caixa do modelo de 93. Se não me engano esse modelo tem apenas um apoio das caixas, precisamente montado na protecção, pelo que, não vai interferir no funcionamento da alavanca do travão de mão.

Mas isso carece de confirmação visual, eu não tenho nenhum modelo de 93 por isso, se alguém tiver a amabilidade de tirar uma foto dessa zona ficamos agradecidos e esclarecidos.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Mensagens
1.007
Localização
Portugal
Miguel... eu troco de 4x4.... quando mudo para 4x2 ahahah

Obrigado aos dois pelas dicas, vão colocando aqui o resultado dos Vossos testes, pelos vistos não sou só eu com esse problema... qualquer dia compro uma ancora e sempre que parar em algum inclinação mando janela fora ;)

Já agora se o cabo "puxa" porque raio é que não trava? será que o curso é pouco para este carro?


cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.329
Localização
Portugal
A alavanca do UMM não tem curso suficiente para as bombas. Resolvia-se, mas acontece que as bombas têm auto-afinação e isso é que nos dificulta a vida...

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
Hoje comecei a aplicação no meu.
Furei o prato onde estão os pernos e fixei o disco com dois parafusos, será que está correcto?
Outra questao, os pernos de origem parecem nao apertar completamente a roda, quais sao as vossas sujestoes para contornar o problema?
- cortar os pernos;
- meter porcas normais
- atar as rodas com arame?

Cumprimentos

André Santos
966916713
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 

Sifred

UMM
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
209
Localização
-
Isso não soa bem...
O disco, depois de abrir os 5 furos para entrar bem nos nossos pernos, fica apertado com a jante e com as porcas daquelas não fechadas! Parece que as fechadas não permitem apertar até ao fim! Há relatos disso cá no forum!
Não esquecer do "espaçador" que substitui o tambor!

Existem de facto 2 furos extra nos discos do samurai que até podem ser apertados ao semi-eixo, mas os nossos pernos, a jante e as porcas acho que são suficientes.

SiFrEd - Ricardo Sifredo Loureiro
A liberdade tem um nome - UMM - E o meu chama-se shUMMaka
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
Olá.
Sim Ricardo de facto tens razão, mas eu não conheço nenhum carro onde os discos sejam apertados pelas porcas das rodas, pelo menos nos 4 que tenho que utilizam discos atrás em todos eles os discos tao fixos com um parafuso.
No UMM até usei dois por disco.

André Santos
966916713
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 

Sifred

UMM
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
209
Localização
-
Tens razao, ainda hoje vi isso. Como os nossos nao tem discos de origem, nao tem esses furos. Furar pode resolver, mas imprime algum calor ao semi-eixo e pode empenar, nao? Alguem com mais conhecimento e experiencia pode confirmar! O meu semi-eixo estava empenado!

Mas em relacao ao pernos, com porcas abertas tens que te safar.



SiFrEd - Ricardo Sifredo Loureiro
A liberdade tem um nome - UMM - E o meu chama-se shUMMaka
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
Não conheces porque os carros não são de porcas mas sim de pernos, esses dois parafusos servem apenas para manter o disco no sitio sem deixar rodar dos buracos.
quote:Originally posted by batrakiu

Olá.
Sim Ricardo de facto tens razão, mas eu não conheço nenhum carro onde os discos sejam apertados pelas porcas das rodas, pelo menos nos 4 que tenho que utilizam discos atrás em todos eles os discos tao fixos com um parafuso.
No UMM até usei dois por disco.

André Santos
966916713
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

É mole mas sobe.
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
o que imprime calor, o furar ou o facto de ter mais dois parafusos a segurar?

Não são esses dois parafusos que seguram a travagem, não existe necessidade de os ter aplicados.

quote:Originally posted by Sifred

Tens razao, ainda hoje vi isso. Como os nossos nao tem discos de origem, nao tem esses furos. Furar pode resolver, mas imprime algum calor ao semi-eixo e pode empenar, nao? Alguem com mais conhecimento e experiencia pode confirmar! O meu semi-eixo estava empenado!

Mas em relacao ao pernos, com porcas abertas tens que te safar.



SiFrEd - Ricardo Sifredo Loureiro
A liberdade tem um nome - UMM - E o meu chama-se shUMMaka

É mole mas sobe.
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
quote:Originally posted by snipers

Quando comprei o meu UMM coloquei logo travões de disco atrás e desde essa altura o travão de mão deixou literalmente de funcionar...

Quando é afinado fica a travar uns tempos mas logo depressa vai ao ar e no monte por vezes é sempre um problema ter de desligar o carro engatar.

Há alguma técnica para resolver isso definitivamente?


cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com

Se calhar ja venho um pouco trade ou ja resolveste o problema...mas é como falou o Aldeia,falta de curso na alavanca para ficar a travar nos primeiros trincos.No meu nao tenho a alavanca emendada,o que faço é andar com a alavanca a travar mesmo nos ultimos trincos para quando está a alavanca em "baixo" garantir que os cabos nao ficam em tensão,ou seja com as patilhas das pinças todas recuadas que é para as bombas autoafinarem o sistema de travao de mao,quando precisares de ir ao IPO podes afinar para os primeiros trincos mas depois voltar a "desafinar".
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
Olá.
A minha Iveco é como os UMM's e tem os discos atrás fixos.

André Santos
966916713
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 

scalbis

UMM
Registo
3 Nov 2010
Mensagens
405
Localização
Portugal
boas, poes os discos , colocas as bombas e as pastilhas , ligas tudo bem ligado ( conselho , tubo flexivel nas bombas ) poes a jante , sim é verdade , as porcas fechadas nao permitem o aperto necessario para segurar as jantes , portanto porcas ditas normais , exprimentas e afinas . voilá , tá feito ;).

obs : esta minha descrição acima , levou me 1 semana , e algums momentos de desepero :devilish::devilish:

" SE NAO OS CONSEGUES VENCER ( UMMS),JUNTA -TE A ELES "
Socio clube UMM Nº 257
 
Registo
29 Jun 2007
Mensagens
196
Localização
Portugal
Eu não percebo muito mas no meu UMM o que tinha era travão de mão hidraulico com uma bomba da wildwood (penso que era assim que se chamava) e aquilo éra do melhor o unico senão era que numa viagem longa quado travasses com o travão de mao convinha deixar engatado porque depois de frio as pastilhas dilatavam e o carro ficava sem travao de mao mas que trava va muito bem travava.
 

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
1.929
Localização
Kyrgyzstan
As pastilhas dilatavam?
Se é para deixar o carro engatado até podemos andar sem travão de mão.
eu andei assim 15 dias.
As bombas Vag resolvem bem o problema!

Cumprimentos.

André Santos
966916713
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Mensagens
746
Localização
Portugal
Boas eu tive um problema igual, troquei os cabos de travão por uns do citroen BX, e a única alteração que fiz para dar curso ao travão, foi passar as "bichas" para trás no apoio, para esticar os cabos e ficarem mais justos nas bombas, ou seja apenas tive que aumentar o furo na carroçaria porque as roscas dos novos cabos é maior! Quando tiver a oportunidade tiro uma foto. Mas posso dizer que funciona muito bem!



Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...
 

manuel80

UMM
Registo
16 Ago 2008
Mensagens
296
Localização
Portugal
Com as VAG fica melhor, mas ainda não consegui o meu "ponto caramelo", embora tenha ainda de montar cabos novos porque os velhos estão..... velhos....

A forma de resolver esse problema passa por criar uma extenção na alavanca do travão de mão, em concreto na zona onde prende o cabo de forma a aumentar o curso do cabo. Acontece que nos UMM's com caixa de 5 temos um problema devido ao apoio da caixa de transferências. Esse apoio não permite crescer o tirante da forma desejavel. Eu vou fazer umas invenções na tentativa de contornar esse problema, mas não vai ser para já (para ser sincero nem sei quando vai ser). Mas um dia vou avançar.

Existem duas formas. Ou alterar o apoio e a alavanca, ou só a alavanca. Vou estudar para ver qual é a solução mais simples.

Outra maneira que talvez resolva, será arranjar uma caixa de transferências (pode ser mesmo avariada) e uma protecção da caixa do modelo de 93. Se não me engano esse modelo tem apenas um apoio das caixas, precisamente montado na protecção, pelo que, não vai interferir no funcionamento da alavanca do travão de mão.

Mas isso carece de confirmação visual, eu não tenho nenhum modelo de 93 por isso, se alguém tiver a amabilidade de tirar uma foto dessa zona ficamos agradecidos e esclarecidos.

UMM abraçUMM

j.aldeia



Viva
Em tempos, acho que havia umas imagens sobre isto aqui no forum
Alguém sabe onde se encontram?
cUMMpts
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.193
Localização
Barcelos
Eu logo tiro fotos à solução do terraX4 para o meu carro. O travão trava mesmo, independente da inclinação.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.986
Localização
Porto
Viva
Em tempos, acho que havia umas imagens sobre isto aqui no forum
Alguém sabe onde se encontram?
cUMMpts
Havia mas já ninguém usa hoje em dia pinças BX.
Agora o que esta na moda é pinças VAG de alumínio e discos do Vitara.
 
Top Inferior