Como muito se fala em aplicação de discos no eixo traseiro e com alguns trabalhos bem documentados, vou agora falar de algo que tem passado ao lado e no fundo é o cerne do trabalho, estou a falar da reparação das bombas de travão do Citroen BX. Como o oleo utilizado pela Citroen é LHM, por isso é incompativél com o vulgar DOT, terá de se substituir o vedante do piston da bomba e uma vez que se está com a mão na muda-se tudo o que é borracha. Mas vamos às fotos.
O kit a ser utilizado é o Autofren 4483, o tal que já vem preparado para oleo DOT.
Começar com uma boa limpeza exterior é o ideal.
De seguida iniciar a desmontagem, começando pela mola que aperta a tampa do mecanismo do travão de mão.
Depois da tampa desviada para o lado, retirar, com cuidado, o freio.
Puxar o veio do travão de mão e retira-lo para fora, bem como o escatel e a mola.
Nesta fase inicia-se a desmontagem da bomba, começando pelo sem-fim do piston.
Com o sem-fim retirado visualizamos um dos vedantes que tem de ser substituido(assinalado a vermelho).
Entre o corpo da bomba e as anilhas do sem-fim, existe ainda uma outra anilha que tem de ser retirada.
Seguidamente retira-se o piston, eu utilizei uma chave estrela, e com uma pancada seca ele sai bem.
Aqui podem ver o aspecto do piston.
Aqui podem ver o interior da bomba onde também é possivel ver o vedante do piston, vedante este que tem de ser substituido.
Retirar o purgador e a sua tampa de borracha, porque no kit vem uma nova.
Retirar também os 2 cilindros de suporte da bomba, bem como os foles.
Lavar tudo muito bem (eu utilizei petroleo) e deixar secar, de preferência ao sol para todos os vestigios de solvente de limpeza desaparecerem na totalidade ( NÃO UTILIZAR ÁGUA ).
Após secagem lavei o interior da bomba e o piston com oleo DOT 4, com o fim de retirar qualquer vestigio de petroleo. Esta aplicação teve especial incidência sobre o orificio de entrada de oleo na bomba e também na purga.
Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply
O kit a ser utilizado é o Autofren 4483, o tal que já vem preparado para oleo DOT.

Começar com uma boa limpeza exterior é o ideal.
De seguida iniciar a desmontagem, começando pela mola que aperta a tampa do mecanismo do travão de mão.

Depois da tampa desviada para o lado, retirar, com cuidado, o freio.

Puxar o veio do travão de mão e retira-lo para fora, bem como o escatel e a mola.

Nesta fase inicia-se a desmontagem da bomba, começando pelo sem-fim do piston.

Com o sem-fim retirado visualizamos um dos vedantes que tem de ser substituido(assinalado a vermelho).

Entre o corpo da bomba e as anilhas do sem-fim, existe ainda uma outra anilha que tem de ser retirada.
Seguidamente retira-se o piston, eu utilizei uma chave estrela, e com uma pancada seca ele sai bem.

Aqui podem ver o aspecto do piston.

Aqui podem ver o interior da bomba onde também é possivel ver o vedante do piston, vedante este que tem de ser substituido.

Retirar o purgador e a sua tampa de borracha, porque no kit vem uma nova.
Retirar também os 2 cilindros de suporte da bomba, bem como os foles.

Lavar tudo muito bem (eu utilizei petroleo) e deixar secar, de preferência ao sol para todos os vestigios de solvente de limpeza desaparecerem na totalidade ( NÃO UTILIZAR ÁGUA ).

Após secagem lavei o interior da bomba e o piston com oleo DOT 4, com o fim de retirar qualquer vestigio de petroleo. Esta aplicação teve especial incidência sobre o orificio de entrada de oleo na bomba e também na purga.

Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply