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Travões Disco/Rep. das bombas

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Como muito se fala em aplicação de discos no eixo traseiro e com alguns trabalhos bem documentados, vou agora falar de algo que tem passado ao lado e no fundo é o cerne do trabalho, estou a falar da reparação das bombas de travão do Citroen BX. Como o oleo utilizado pela Citroen é LHM, por isso é incompativél com o vulgar DOT, terá de se substituir o vedante do piston da bomba e uma vez que se está com a mão na muda-se tudo o que é borracha. Mas vamos às fotos.

O kit a ser utilizado é o Autofren 4483, o tal que já vem preparado para oleo DOT.



Começar com uma boa limpeza exterior é o ideal.

De seguida iniciar a desmontagem, começando pela mola que aperta a tampa do mecanismo do travão de mão.


Depois da tampa desviada para o lado, retirar, com cuidado, o freio.


Puxar o veio do travão de mão e retira-lo para fora, bem como o escatel e a mola.


Nesta fase inicia-se a desmontagem da bomba, começando pelo sem-fim do piston.


Com o sem-fim retirado visualizamos um dos vedantes que tem de ser substituido(assinalado a vermelho).


Entre o corpo da bomba e as anilhas do sem-fim, existe ainda uma outra anilha que tem de ser retirada.

Seguidamente retira-se o piston, eu utilizei uma chave estrela, e com uma pancada seca ele sai bem.


Aqui podem ver o aspecto do piston.


Aqui podem ver o interior da bomba onde também é possivel ver o vedante do piston, vedante este que tem de ser substituido.


Retirar o purgador e a sua tampa de borracha, porque no kit vem uma nova.

Retirar também os 2 cilindros de suporte da bomba, bem como os foles.


Lavar tudo muito bem (eu utilizei petroleo) e deixar secar, de preferência ao sol para todos os vestigios de solvente de limpeza desaparecerem na totalidade ( NÃO UTILIZAR ÁGUA ).


Após secagem lavei o interior da bomba e o piston com oleo DOT 4, com o fim de retirar qualquer vestigio de petroleo. Esta aplicação teve especial incidência sobre o orificio de entrada de oleo na bomba e também na purga.



Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Continuando o trabalho, entramos na fase da montagem e colocação dos componentes do kit.

Começa-se pelo novo vedante do piston.


Com muito cuidado, coloca-se o piston na câmara.


Coloca-se o novo vedante no sem-fim.


Coloca-se a anilha de chapa e o sem-fim.


Coloca-se o vedante do veio do travão de mão, que embora não seja muito importante, convem faze-lo, com o fim de evitar a entrada de impurezas.


Em seguida vai-se proceder à montagem do veio(trabalho mais dificil). Agora é necessário comprimir a mola do piston, para isso utiliza-se um grampo. O grampo deve de ser colocado de forma a que não estorve a entrada do veio e a colocação do escatel.


Para isso coloca-se apenas uma ponta do grampo na parte mais saída do sem-fim. Nesta fase a mola do veio já tem de estar no sitio.


Deve-se colocar o escatel e de seguida empurra-se o vei para o sitio dele, encaixando também a mola do mesmo.

Quando o veio estiver no sitio coloca-se o freio.


Deve-se colocar um pouco de massa lubrificante no veio, escatel e mola. Eu coloquei massa sintética para não ter problemas com água e lama. Agora fecha-se a tampa do dispositivo de travão de mão e coloca-se a mola que segura a tampa.

Também já se pode colocar o purgador e a nova tampa do mesmo.

Coloca-se também o fole novo do piston.


Por fim coloca-se os 2 cilindros e os foles dos mesmos. Com o fim de evitar a gripagem dos cilindros, coloquei um pouco de oleo sintético em toda a sua superficie ficando assim a fazer um movimento suave.


Et voilá, trabalho concluido.




P.S. Ao fazerem este trabalho, façam numa bomba de cada vez. Assim dessa forma têm sempre uma bomba montada que serve de cabula.

P.S. Atenção ao manuseamento do oleo DOT, evitando ao máximo o contacto do mesmo com a pele.

P.S. NUNCA DESMONTAR O INTERIOR DO PISTON, se o fizerem já não o vão conseguir montar.


Pedro
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30 Mar 2006
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Tuvalu
Só um pequeno pormenor, nas guias deverias ter utilizado massa de cobre e não oleo sintetico devido às altas temperaturas que os travões atingem, o oleo ou massa normal vai secar e em casos extremos pode inclusivé agarrar-te uma guia.
Aproveita que está com a mão na massa e repara tb as bombas da frente.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Valter, tens razão em relação ao lubrificante ideal ser massa cobreada. Aliás, aquele cilindro vem preparado para ser lubrificado com massa, uma vez que tem umas ranhuras no interior. Portanto é algo a ser rectificado e vou faze-lo durante esta semana.

Em relação a fazer o mesmo às bombas da frente, para já não, mas um dia se fizer, vou documentar aqui.


Pedro
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Aldeia

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31 Jul 2006
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Boas, alguém me pode dizer qual é o kit a comprar para fazer o mesmo ás bombas da frente?

UMM abraçUMM

j.aldeia
 

Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Boas as bombas da frente são iguais as do Volvo 740 pede um kit para esse modelo.


UMM abraço
Samuel Sousa
 
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30 Mar 2006
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Boas, o kit para as bombas da frente é:
AUTOFREN D 4060 = (vw golf e jetta), tens que comprar 2 kits pq as bombas do UMM são de dois pistons cada (duplas).
PG
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Como tem havido dúvidas sobre os kit's de reparação, das bombas do BX, de como são compostos e de como são aplicados, puxa-se este velho tópico para cima para tirar dúvidas.
 
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