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Travões de disco a trás

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Mestre
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26 Mar 2006
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Pois é tou mesmo decidido a colocar travões de disco a trás!

Então é o seguinte:

Que pinças de travão de disco aconselham?
Que discos de travão aconselham?

Ouvi falar que os do samurai davam e são ventilados!
 

Aleixo

UMM
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31 Mar 2006
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Não sei se isto te vai ajudar la muito...
OK !
Aqui vai outro transplante :

quote:Originally posted by filipeumm

Como prometido e por ser NATAL deixo aqui o meu ultimo part-time feito no UMM:D

Travões de disco atrás;)

Material utilizado:
-2 Pinças de travão de disco provenientes de um Citroen BX
-2 Discos de travão provenientes de um Suzuki Samurai
-4 Parafusos de rosca fina para fixação das pinças
-6 Parafusos e porcas de rosca fina para fixar o suporte da pinça á manga de eixo
-Chapa de 10mm de espessura (150mmx150mm)
-Chapa de 3mm “ “ (150mmx150mm)
-2 tubos de travão - 40cm e 110cm.
-cabos de travão de mão (com respectivas cabeças para as pinças e alavanca.Eu aproveitei os "velhos"

As novas peças(ainda em bruto)

- 2 espaçadores de 3mm (um para cada manga de eixo)
(Estes espaçadores vão ter a função de substituir o “espaço” onde estava montado o prato de suporte dos calços)
-2 suportes para fixação das pinças de travão ( iguais, um para cada roda)

Para os discos entrarem no semi-eixo tive que alargar os furos para entrar nos pernos e desbastar o semi-eixo no topo.


Nota: Para os discos entrarem no semi-eixo também se pode em vez de desbastar o semi-eixo desbastar os discos, mas acho que é trabalho mal feito porque o disco fica com uma parede mais fina logo menos resistente, e depois de cada vez que tivermos que por discos temos de ir sempre ao torneiro.

Agora a montagem


Os novos parafusos

O semieixo e o espaçador

O suporte da pinça

O disco e a pinça

E depois do voo de ensaio:D:D

Eu sei que devia ter rectificado os discos e posto pastilhas novas:blush:

O resultado é muito bom,já consegui bloquear as 4 rodas no alcatrão:D:D , o carro ficou a travar certinho sem necessitar de afinações, apenas sangrar o circuito e afinar o travão de mão.
É um "upgrade" que aconselho!!
TEM É QUE SER FEITO POR ALGUEM QUE SAIBA O QUE ESTÁ A FAZER!!
LEMBREM-SE QUE OS TRAVÕES DE UM VEICULO SÃO O MAIS IMPORTANTE PARA ANDARMOS EM SEGURANÇA!!!

UMM AbraçUMM

Filipe Pinheiro

Tópico de onde foi retirado :
http://ummadeira.forumco.com/topic~TOPIC_ID~350

Também existe esta página... mas não sei se é a mesma coisa porque isto foi feito num cournil.

http://antoniomigsilva.planetaclix.pt/Tambor_Disco.htm !

 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Boas.

Preciso de alguem que me faça as falanges de suporte para as pinças de travão, uma vez que vou colocar trvões de disco atrás. Se alguem souber de uma oficina que já tenha feito isso agradecia que me dessem o contacto.


Abraço


Pedro
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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boa noite pedro fala com o markilhas

quote:Originally posted by markilhas

boas , venho deixar aqui fotos de dois modelos de apliques po diferencial de tras, para aplicar travoes de disco com pinças do citroen bx....ja se encontra no meu cournil a bastante tempo , e aplicado em muitos ummistas com bastante satisfaçao..
qualquer duvida ou interesse contactei-me....
umm abraço pedro marques







boas pessoal, isto fica com visto com parafusos e os aplikes em 75euros, mas qualquer coisa digam por pm...
abraço


espero que ajude

cUMMprimenTTos








O que e nacional e bom. UMM sempre.
Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Boas.

Ajuda imenso, eu sabia que havia alguem fazia mas já não me lembrava.
Vou entrar em contacto.


AbraçUMM


Pedro
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Pessoal acho este topico 5 * e acho que está muito bem documentado, mas filipe no teu caso como é que prendeste o espaçador ao semieixo e depois os tubos de travão que ligam a bomba vão ligar a onde na outra extremidade e já agora o travão de mão deixa de funcionar ? desculpem estas perguntas se forem uma beca silly mas são duvidas que gostaria de ver respondidas
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Boas Pedro
Ficas com o travão de mão,porque estas pinças do BX têm uma alavanca para esse efeito.
O espaçador fica preso da mesma forma como estava o prato de suporte das maxilas.
Os tubos de travão mantens o sistema todo original á excepção de as pontas que iam ligar aos bombites que têm que ser trocadas, pois a rosca não é compativel com a entrada das pinças do BX.
Depois de ter montado é que soube que se usar os discos de um Samurai 1.3 não é preciso desbastar os semi-eixos,os meus eram de um 1.0.E entretanto tambem troquei todas as borrachas das pinças por causa do tipo de oleo de travões.
Passados 7 meses com discos atrás fui á IPO e passou á 1ª sem afinações e sem ter que ir com o carro todo travado até lá:D.
O unico senão é que fica-mos com menos poder de travagem de travão de mão,mas suficiente para segurar o carro e passar nas IPO, a superficie de contacto é menor das pastilhas para os calços.


Filipe Pinheiro
 

pajomoro

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15 Mai 2006
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Ora Boas!!
AmigUMMs,
há muito que leio sobre este tópico e vejo que arrajaram inúmeras soluções para este problema, desde sistemas de travões da citroen e suzuki até ás mais caseiras mas, vejo que todas elas acabam com outro problema que é a utilização dos discos e bombitos do veículo originário que, no conjunto das suas características, nada têm a ver com os nossos meninos! Ora bem, e se eu vos desse uma solução que utiliza os discos e bombitos dos nossos meninos e que tem o accionamento do travão de mão por cabo?!! Não é tanga, o sistema existe e a única aplicação que teriam de fazer já vocês a inventaram, que seria o suporte da bomba que também tem por finalidade vedar o diferêncial e que também pode ser feita através do recortar da base da poli que encosta neste. Digo-vos ainda que é um sistema da Bendix e que equipava um topo de gama de há vinte e tal anos e que só vieram meia dúzia deles para o nosso burgo por serem demasiado caros. Não vos posso adiantar mais informações pois a pessoa que descobriu esta maravilha está a restaurar (é mais fazer pois começou de um da sucata) um Alter II, e quer testá-lo devidamente para depois o aplicar no meu do qual tirarei fotos para documentar o processo. Pelos conhecimentos de mecânica e viaturas de alguns de vós, sei que já sabem de que viatura é retirado este sistema mas, peço-vos que não avançem com nada pois temos a possibilidade de o testar numa viatura que está a ser construida do zero sem submetermos os nossos meninos a dissabores e, no caso deste sistema falhar, gastarmos de igual forma desnecessáriamente €uros que nos dão tanto jeito para outras coisas. Espero brevemente poder abrir o resto do jogo pois era sinal que o meu bichum já não tinha medo de travar depois de ir aos tratamentos de lama. Peço desculpa pelo testamento e por não vos poder adiantar mais nada mas fica desde já aguçado o apetite
UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
 

Samuel

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28 Mar 2006
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Olá estou a pensar fazer este upgrade ao meu carro a minha duvida e saber que cabos de travão usar se os do BX ou os da UMM

UMM abraço
Samuel Sousa
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Podes usar os do UMM mas tem que por uns serra cabos.Se usares os do BX tens que furar(passar a 12mm) onde eram os afinadores dos cabos de origem para caberem lá as bichas do BX.É o que tenho,são um pouco mais compridos mas para mim fica melhor os do BX


Filipe Pinheiro
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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viva alguem tém contacto do markilhas (pedro marques) por causa dos apoios para as bombas
obrigado
 

ajoaovm

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30 Abr 2006
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Boas, o contacto bem como a imagem das peças e algumas explicações, estão num topico anterior.
Fica aqui o meu contacto 914285562 ou msn: [email protected] sou eu que fabrico os suportes.
O PMarques testa o material.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

triquiti

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2 Abr 2006
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Boas

Alguem me arranja a referencia dos discos do samurai dos de 93 pra cima. É que eu comprei uns e não cabem no semi-eixo e quem me vendeu os discos disse para lhe arranjar a referencia dos discos para nao estar a mandar vir outra vez os discos e virem iguais.

Abraço
Ricardo Ribeiro
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Pois Ricardo esses discos são iguais aos que eu tenho,por isso é que tive de desbastar os semi-eixos...Esses discos que tens são de um santana ou samurai 1000.Acho é estranho fornecerem esses discos se pediste uns para o Samurai1.3 de 93...


Filipe Pinheiro
 
Registo
16 Out 2006
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Portugal
Boas,
Provavelmente, esse sistema resolvia o meu
problema de travagem. Mas não tenho "estaleca" para me meter num trabalho desses.
Vou continuar a andar devagarinho e a 200 metros
do carro da frente.

Um Abraço

Paulo Leite
A União (Metalo Mecânica) faz a força
 

UMMario

UMM
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31 Out 2006
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Acho que existem uns Kit's à venda de travão disco para as nossas maquinas, mas nao sei valores..quando souber deixo aqui..cUMMps

Uma Maravilha do Monte!!!
 
Registo
30 Mar 2006
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Tuvalu
Olha se comprares o material sem ser em kit garanto-te que fica mais barato é só uma questão de procurares.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058
 

UMMario

UMM
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31 Out 2006
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Boas!! como sabem aqui e mais dificil de encontrar certo tipo de material...é uma questão de ver o que se adapta melhor..Obrigado pela dica, cUMMps

Uma Maravilha do Monte!!!

Clube UMM - Sócio Nº 113
 
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