• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Tracção ligada

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Olá amigumms

Mais uma vez preciso da vossa sabedoria. Há pouco tempo mudei os diferencias de um dos Bichumm´s, e nos meus passeios ando sempre com os cubos ligados, mudando 4x4 para 4x2 na manete sempre que ando mais um pouco em alcatrão (sei que não é saudavel).
A questão é que com os novos Dif. o moço recusa-se a andar no alcatrão, seja em 4x4 ou 4x2 com os cubos ligados, além de não conseguir desengatar a manete com os cubos ligados.
Não acontecia antes, nem em nenhum dos outros BichUMM's, por isso a minha curiosidade.
Obrigado pela vossa paciencia
UMM AbraçUMM
Paulo Cebola

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Palavras tuas:
"cubos ligados,mudando 4x4 para 4x2 na manete"
e depois
"não conseguir desengatar a manete com os cubos ligados."

Embora te contradigas de certezinha que, quando mudaste o diferencial não tiveste em conta a sua relação, ou tens entre eixos medidas diferentes de pneus.

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Olá
A relação do Diferencial está correcta, os pneus tambem 235/15 era o que ambos os modelos tinham.
O que faço é ligar os cubos antes do passeio e sempre que estamos em terra ligo a tracção 4x4 na caixa, quando faço troços de alcatrão que não sejam longos, apenas desligo a caixa, passando para 4x2, ficando os cubos ligados em 4x4.
O caso é que em terra porta-se 5 estrelas e no alcatrão ele não quer andar seja e 4x4 ou 4x2 na caixa e com os cubos ligados em 4x4.
Com os cubos ligados (4x4) ele tambem não desliga na caixa, ou seja, tenho que desligar os cubos e só depois passar na caixa para 4x2 o que dá uma trabalheira quando existem vários cortes com alcatrão entre os trilhos.
UMM AbraçUMM

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Isso é sintoma de relações trocadas!

Tens a certeza que são iguais? Vai lá contar os dentes das rodas de coroa e do pinhão sff.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Registo
11 Jun 2008
nao digo que seja a mesma coisa, nem duvido do que dizes, mas acontecia-me exactamente o mesmo quando troquei o eixo da frente por um com discos, e foi aí que descobri que tinha relaçoes longas de origem (iguais as do umm turbo), e o dif que meti tinha relaçao curta! custou-me a perceber aquilo, mas abre as tampas dos 2 dif's e confirma o que la tens, no meu contei muitas vezes mesmo, até ter a certeza do que la tinha:clown:

www.UMMistas.com
UMM power,a potência laranja

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Não existe outro sintoma para isso te acontecer além dos pneus com altura de piso diferente ou relações diferentes no diferencial.

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Bom dia,
Obrigado pelas vossa dicas, vou abrir tampas e confirmar. Só achei estranho ele andar bem em terra (a qualquer velocidade), e prender em alcatrão. Assim que tiver um tempinho vou ver pois mais vale gastar uns trocos em vavulina que que partir uns dentes.he he he.
Mais uma vez obrigado e assim que souber dou noticias.
UMM AbraçUMM
Paulo

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Quem sabe...SABE.
Após conversa com o mecanico foi confirmada a troca apenas do Dif. da frente em vez dos dois, pois achou que o de traseiro estava bom.
Moral é que a troca deu-se porque o traseiro não fazia bloqueio. Agora tenho um 4/88 à frente e um 5/38 (avariado) no Dif. traseiro.
É só mais trabalho, tempo gasto e PIOR, o bicho parado. BESTIAL.
Mais uma vez obrigado.
Paulo

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Olá a todos,
Afinal tive que pedir desculpa ao mecanico. Embora o moço só tivesse trocado o dif. da frente (com a relação curta)os dif. traseiros que era suposto mudar tinham a relação mais longa. Isto quer dizer que houve alguem que já tinha feito asneira.
Agora tenho que mudar novamente o dif. da frente e o dif. traseiro que não faz o bloqueio.
Aproveitanto a deixa, alguem me pode dizer o porquê do bloqueio deixar de funcionar, e se é preferivel reparar ou mudar o Diferencial.
UMM AbraçUMM
Paulo

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mas que grande trabalheira para aí vai!!!

Quanto à questão do autoblocante do diferencial traseiro ter deixado de funcionar, isso em condições normais deve-se ao facto das anilhas do autoblocante estarem gastas...

Se o grupo cónico do diferencial estiver bom, aconselho-te à substituição das tais anilhas, se optares pela troca do diferencial, dificilmente conseguiras faze-lo por um que ainda tenha o bloqueio a funcionar!

Resta saber se o teu mecânico está devidamente habilitado e preparado para fazer a troca das anilhas do sistema autoblocante, trata-se de um trabalho complexo e que exige uma grande dose de paciência, para alem de algumas ferramentas especiais visto que as anilhas exercem muita pressão até serem colocadas no sitio!

Depois da substituição das anilhas ainda tens que procurar uma valvolina especial com as características exigidas pelos diferenciais com autoblocante!...NADA de usar a tradicional valvolina 80/90 ou corres o sério risco de partir anilhas e destruir o diferencial...

Pode parecer estranho as anilhas novas correrem um maior risco de partirem quando comparadas com as anilhas velhas!

…Mas é precisamente por serem novas que o esforço a que estão sujeitas é muito mais exigente!

Boa sorte.

Cumprimentos.

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Ok, obrigado pela resposta... Em breve terei um diferncial 4/88 Dana 30 para oferecer à melhor oferta, he he he , pois não me interessa ficar com uma coisa que não me serve e que poderá dar jeito a alguem.
UMM abraçUMM
Paulo

Top Inferior